Por acaso tive acesso a este boletim de serviço precisamente no dia em que ele saiu (já há umas 3 ou 4 semanas)O meu comentário vai noutro sentido que não propriamente o mais esperado, vai no sentido do profissional mecânico que não faz parte dos quadros do concessionário e do "estoiro" que eles levaram quando começaram a fazer esta intervenção no cardan.Falo nomeadamente e por conhecimento pessoal de casa do meu amigo Fabinho da FS Motos da ZN de Sao Paulo que foi quase crucificado online quando há uns 6 ou 7 anos começou a fazer o furo. Li todo o tipo de comentários, a grande maioria pouco abonatórios, e agora passado 6 anos, a fabrica vem reconhecer o erro, e vem implementar a solução que muitos mecânicos fora da rede da concessionaria ja faziam ha esses 6 anos, no sentido apesar da em falta de reconhecimento da necessidade de manutenção por parte da fabrica, implementaram métodos de manutenção do cardan e criaram soluções para que se pudesse purgar a agua que la se pudesse acumular em caso de imersao desta zona da moto. Métodos esses que agora em 2022 foram adaptados pela fabrica mãe assim como a necessidade de lubrificar esta zona com massa especifica (que a BMW agora definiu nesse boletim)Os mais ignorantes dos fóruns, e sobretudo aqueles que sofrem a cegueira do odio a BMW e sobretudo a GS1200 (e sao muitos) por muito tempo vem com a conversa que este problema é apenas BMW. mas NAO É. Nos últimos 24 meses vi certamente uma meia dúzia de cardan gripados de outras marcas... Suzuki, Triumph, etc precisamente pelo mesmo problema do que aflige as BMW.Quem quiser continuar a ser tapadinho que continue, sob pena de apenas fazer figura daquilo que é: um ignoranteE também é bom para aquele pessoal que leio muito nas redes sociais que acha que só os mecânicos da marca é que sabem mexer na moto. Infelizmente aqui nao é possivel indicar regras, porque ha bons e maus profissionais, mas seguramente os melhores profissionais não os vão encontrar nas oficinas de marca PS: por volta de 2016 deixei um post noutro fórum, acerca de um ponto na transmissão da TMAX 530 que necessita de lubrificação sob pena de acontecer o mesmo tipo de oxidação eletroquímica que aflige a GS e muitas outras motos. Desde então já recebi o contacto de uma boa meia dúzia de companheiros que ignoraram o topico e o aviso ate ao momento em que foram "brindados" pelo infortunio e que vem a mim perguntar o que fazer.
- A marca saberia então desde há anos do problema...- A marca aparentemente nada terá feito neste tempo e ignorou a questão e relatos de proprietarios (pelo menos de forma oficial)...- Alguns bons mecânicos foram dando solução (eficaz) aos clientes...o que aconteceu não só com motos da BMW.- A marca, sabedora de uma simples solução, permaneceu em silêncio ao longo dos anos...O que terá ocorrido para esta mudança por parte da marca, com este recall tão massivo no número de unidades? Passados estes anos, existiu algo que despoletou agora a decisão?Questiono-me sobre o que sucedeu para este 'assumir de erro' tão tardio, se a solução (que conheceriam) era afinal até bastante simples e eficaz?
A melhor comparacao que posso dar e os veios de tranmissao dos carros...Estão la e a gente nem se lembra que elas existem ate ao dia em que estoira o fole... dai a despachar o veio vao 3 tempos O problema é mesmo esse... nao precisa de manutencao ate precisar e se quando precisar nao foi intervencionado rápido, é abrir a carteira e comprar o outro