Eu não consigo perceber o valor da palavra "Hornet" mas deve ser uma problema meu. A primeira Hornet era vulgar. A segunda geração era horrível.
Citação de: Gentleman rider em Outubro 06, 2022, 13:27:48, 13:27Eu não consigo perceber o valor da palavra "Hornet" mas deve ser uma problema meu. A primeira Hornet era vulgar. A segunda geração era horrível.A vulgaridade surgiu com a massificação.A massificação surgiu porque foi bem sucedida a rejuvenescer um segmento de mercado que estava moribundo.Quando surgiu não era vulgar.Há 20 anos atrás qualquer puto queria uma Hornet.Foram surgindo opções melhores dentro da mesma gama de preços. Mas a maioria continuavam a querer a Hornet.É este o valor da palavra.No presente assiste-se a algo parecido, mas menos expressivo, com as MT.
A estética é sempre subjectiva. Mas que diabo, só me ocorre a palavra "desastre" para qualificar este novo modelo. Concordo que há qualquer coisa de aspecto low cost aqui.Quanto ao impacto da Hornet original nos anos 90, estou com o dfelix, foi imenso e isso pouco tem a ver com os méritos mecânicos ou ciclísticos à época.Era a moto desejada pela generalidade dos aceleras que queriam uma naked.A Monster era quase um fato de alta costura caro, delicado, e cheio de manias (hello, desmo) - lembro-me de ver as primeiras em Itália em meados dos anos 90 - e a Speed Triple era uma moto de nicho, como todas as primeiras Triumph da era do "renascimento" Bloor com o motor modular. Só comprava uma Triumph quem por qualquer razão não gostava/embirrava com japonesas, o mercado da Triumph em Portugal era o bico do funil. Claro que entretanto muita água correu debaixo da ponte e isso mudou.
Citação de: VCS em Outubro 06, 2022, 15:09:39, 15:09A estética é sempre subjectiva. Mas que diabo, só me ocorre a palavra "desastre" para qualificar este novo modelo. Concordo que há qualquer coisa de aspecto low cost aqui.Quanto ao impacto da Hornet original nos anos 90, estou com o dfelix, foi imenso e isso pouco tem a ver com os méritos mecânicos ou ciclísticos à época.Era a moto desejada pela generalidade dos aceleras que queriam uma naked.A Monster era quase um fato de alta costura caro, delicado, e cheio de manias (hello, desmo) - lembro-me de ver as primeiras em Itália em meados dos anos 90 - e a Speed Triple era uma moto de nicho, como todas as primeiras Triumph da era do "renascimento" Bloor com o motor modular. Só comprava uma Triumph quem por qualquer razão não gostava/embirrava com japonesas, o mercado da Triumph em Portugal era o bico do funil. Claro que entretanto muita água correu debaixo da ponte e isso mudou.Tenho sempre muita dificuldade para entender porque, quando se fala em mercado, muitos falam do mercado português como se fosse representativo de alguma coisa. Tiram-se ilações do mercado português sobre o sucesso de uma moto? De que forma?A Street Triple liderou as vendas no Reino Unido. É uma moto extremamente popular em França que é o mercado que mais paixão tem por motos nakeds.A Ducati Monster foi durante vários anos a moto mais vendida em Itália. E vendeu bem em todos os grandes mercados europeus. E japonês. A Monster actual vende muito bem em Itália, na Alemanha, em mercados com mais poder de compra do que o nosso que se vira para as motos chinesasAs duas motos foram grandes sucessos comerciais. Provavelmente não para a escala da Honda mas certamente nenhuma marca europeia recusaria os números de venda da Monster ou da Street Triple.
Entendi.Portanto um habitante do Bangladeche também avalia o sucesso da street triple pelas unidades que ela vendeu no seu mercado.Ou alguém que viva no Cazaquistão.Faz sentido
Em 1999 a Suzuki Bandit 600 com o seu motor SACS estava desactualizada mas a Hornet não fez mais do que melhorar essa fórmula.
A Monster ou a Street Triple mudaram o segmento das nakeds. A Hornet não.
A influência da MT07 é tão grande no segmento que até a Honda, eterna defensora dos motor de 4 cilindros em linha, optou ....
Tenho sempre muita dificuldade para entender porque, quando se fala em mercado, muitos falam do mercado português como se fosse representativo de alguma coisa.
Porque é que as vendas da Street Triple em UK são representativas ?
Será que as vendas da UMM (jipes) em Portugal são representativas ? Foi um sucesso em Portugal. E daí ?Como se vê, dá para tudo.
Citação de: VCS em Outubro 06, 2022, 15:42:57, 15:42Porque é que as vendas da Street Triple em UK são representativas ?Deixa-me pensar... espera um pouco... será que as vendas da Street triple no UK são representativas porque o mercado inglês é MUUUUIIITOOO maior do que o português? Não sei, é só uma ideia parva.Será que as vendas da Monster em Itália, Alemanha e Japão são mais relevantes do que em Portugal, Bangladesh e Cazaquistão juntos?Talvez porque os mercados italiano alemão e japonês são dos maiores do mundo em motos de alta cilindrada enquanto que o Português, bangladesh ou cazaquistão são muito mais pequenos?Não sei, novamente, foi só uma ideia parva que tive. Citação de: VCS em Outubro 06, 2022, 15:42:57, 15:42Será que as vendas da UMM (jipes) em Portugal são representativas ? Foi um sucesso em Portugal. E daí ?Como se vê, dá para tudo.Claro, até dá para concluir que por essa razão evidente a UMM vendeu muito mais do que o Land Rover Defender ou Toyota Land Cruiser.Que importa o que o UMM vendeu nos EUA, Alemanha ou Austrália?
Citação de: Gentleman rider em Outubro 06, 2022, 15:52:13, 15:52Citação de: VCS em Outubro 06, 2022, 15:42:57, 15:42Porque é que as vendas da Street Triple em UK são representativas ?Deixa-me pensar... espera um pouco... será que as vendas da Street triple no UK são representativas porque o mercado inglês é MUUUUIIITOOO maior do que o português? Não sei, é só uma ideia parva.Será que as vendas da Monster em Itália, Alemanha e Japão são mais relevantes do que em Portugal, Bangladesh e Cazaquistão juntos?Talvez porque os mercados italiano alemão e japonês são dos maiores do mundo em motos de alta cilindrada enquanto que o Português, bangladesh ou cazaquistão são muito mais pequenos?Não sei, novamente, foi só uma ideia parva que tive. Citação de: VCS em Outubro 06, 2022, 15:42:57, 15:42Será que as vendas da UMM (jipes) em Portugal são representativas ? Foi um sucesso em Portugal. E daí ?Como se vê, dá para tudo.Claro, até dá para concluir que por essa razão evidente a UMM vendeu muito mais do que o Land Rover Defender ou Toyota Land Cruiser.Que importa o que o UMM vendeu nos EUA, Alemanha ou Austrália? Ora aí está.
É sempre bom poder ensinar algo a alguém por mais básico que seja
E vão vende-las a quem ? pela pequena amostra aqui do tópico, ninguém parece convencido... Há dias estive na Motorway para ver a Forza 750 e fez-me confusão ver o vendedor sem uma única moto para mostrar ou entregar, com prazos de 5 meses para entregas e mesmo assim sem poder comprometer-se com esse prazo. É impressionante. Não admira que as usadas estejam a subir.Não sei como será com as entregas desta Hornet mas presumo que seja igual, porque os fornecedores são basicamente os mesmos na cadeia industrial, demora imenso tempo a substituir/deslocalizar se for o caso, e a falta de materiais emperra tudo o que está no "caminho crítico", como dizem os engenheiros.
(...) ao contrario da quase cansada NC750X/S que (...) mais atractivo do que o best seller da marca (NC750)
(...) ou preciso ir mudar graduação?
Citação de: 2low em Outubro 06, 2022, 20:33:48, 20:33(...) ao contrario da quase cansada NC750X/S que (...) mais atractivo do que o best seller da marca (NC750)O publico alvo desta Hornet 750 não é o das NC750.Citação de: 2low em Outubro 06, 2022, 20:33:48, 20:33(...) ou preciso ir mudar graduação?Urgentemente.
2.é um modelo novo cheio de "modernices" que todos agora gostam, ao contrario da quase cansada NC750X/S que ainda só conta com display digital3.vem com um preço mais atractivo do que o best seller da marca (NC750)
Mas o que é que uma coisa tem que ver com a outra (são segmentos e públicos diferentes)?
Citação de: 2low em Outubro 06, 2022, 20:33:48, 20:332.é um modelo novo cheio de "modernices" que todos agora gostam, ao contrario da quase cansada NC750X/S que ainda só conta com display digital3.vem com um preço mais atractivo do que o best seller da marca (NC750)Percebe-se que a Honda fez uma borrada a ressuscitar o nome "Hornet" quando já por mais do que uma vez vi este tipo de discurso "Hornet vs NC750x".
Não nos podemos esquecer de três coisas:1. A Hawk 75, e não a Hornet 750, vai ser o modelo baseado nests plataforma para quem se importa com o estilo. Claro que vai ser uma moto mais cara, provavelmente entre os €9.000 e os €9.500. Quem comprar a Hornet 750 importa-se, antes de outra coisa, com preço de aquisição e custos de manutenção.2. A Hornet 750 tem specs superiores à MT07. Algures entre a MT07 e a Tuono 660. A Honda terá tentado tudo para manter o preço o mais competitivo possível daí a moto ter um aspecto tão low cost. É a estratégia certa? Vamos ver como o mercado reage. Mas é certo que esta moto vai vender bem. Resta saber se vai disputar os tops de venda com a MT07.3. A Yamaha já estará a desenhar a nova MT07. A Hornet é a segunda moto que desafia o reinado da MT07, depois da Trident 660. E 8 anos depois, a Yamaha já deve ter percebido que é hora de equipar a sua best seller com embraiagem deslizante, TFT e uns riders modes para manter o público contente.
Acredito que esta hornet com o preço a que está possa roubar potenciais clientes de NC750x porque nem todos seguem o cliché de consumo...
Aliás... a nova transalp vai também roubar clientela à NC750x.
1. A Hawk 75, e não a Hornet 750, vai ser o modelo baseado nests plataforma para quem se importa com o estilo.