Porquê os 80Km/h? Uma rodagem bem feita deve ser progressiva a todos os regimes e velocidade 👍
Companheiro, isso é para motores produzidos a 30 anos atrás. Só não tens que andar nos limites dos regimes do motor para deixar acamar os componentes uns com os outros sem problemas, não tem nada a ver com velocidades ou tipos de estrada etc...Aliás hoje em dia com as tolerâncias praticadas, a rodagem é mais para verificar que não existe um defeito de fabrico, que está tudo bem montado que esses mitos de durar mais etc.Boas curvas e aproveita a paisagem e não stresses com estas coisas.Sent from my SM-S918B using Tapatalk
Algumas notas sobre este tópico.1. A Tiger Sport 660 é a melhor moto do seu segmento. Tem as melhores suspensões, travões e chassis mais eficaz. Há quem possa achar o CP2 da Tracer7 superior. Para mim jamais um dois cilindros bate um 3 cilindros em emoção e prazer de condução.2. Comprar uma Triumph nova em Portugal não faz sentido pelas seguintes razões:Em geral os portugueses não gostam da marca pelo que são motos que desvalorizam mais do que as marcas japonesas.O cliente típico da Triumph em Portugal é mais velho e tem maior disponibilidade financeira pelo que, regra geral, são motos mais bem cuidadas e mantidas do que as japonesas.3. As Triumph são motos muito racionais com uma manutenção que não difere muito de uma moto japonesa. Não têm a especificidade de uma Ducati por exemplo. Qualquer bom mecânico habituado a motos japonesas faz a manutenção de uma Triumph.4. Quem considera o valor do IUC ou consumos ou manutenção para decidir por esta ou aquela moto não devia comprar moto em primeiro lugar. As motos são brinquedos caros de comprar e depois de manter. Têm consumíveis caros de desgaste rápido (pneus, corrente, pastilhas etc) e os impoderáveis das quedas que podem custar muito dinheiro a reparar mesmo se for a baixa velocidade. Manter uma moto com um orçamento apertado não é boa ideia.
Com 1.91mt de altura, vá direto pra imã R1250GS Premium e seus problemas acabam no instante.....Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk
Cheguei à conclusão que esta mota é muito apaixonante e segura. Acelera, curva ( Michelin GT5 180 atrás) e trava mais do que eu esperava.Mas...E há um grande "mas" depois das voltas todas (3200km em dois meses e pouco) que eu já dei a sós e com a bifa atrás.Não é confortável fora da cidade. Para mim!Ruído - Já lhe meti um vídeo touring da Puig e levo muito vento no capacete. O ruído acima dos 100km/h é demais para mim. Tampões da Alpine ajudam muito mas parece que tenho a cabeça debaixo de água. O intercom (Cardo) houve-se à justa no máximo. O vidro na posição mais alta abana um bocado no topo e por isso um defletor da Givi está fora de questão.Podia melhorar investindo num HJC RPHA91, mas vale a pena? A bifa não sofre do ruído como eu. Pudera, eu deflito o vento todo com 1,91m de altura!Banco - já lhe meti mais espuma e ficou mais macio. Mas a forma e o tamanho não é o ideal para tiradas maiores, para mim. Não me incomoda a distância da pendura, mas ela não vai bem. Não fiz test-drive com pendura. Erro de maçarico.Suspensão - espetacular para uma condução mais viva, apesar da frente afundar um bocado. Com pendura a coisa muda de figura. A muito útil regulação remota da pré carga traseira aumenta a rigidez. 20~30 clicks e sente-se todas as imperfeições do pavimento. Não gosto.A Triumph é espetacular e emocionante. Mas é um fato que não me assenta bem.E agora? Trocar (perder dinheiro) por uma bicha mais alta e macia?
O ruido nos ouvidos vai sempre existir a não ser que compres uma mota mais turística. Pode até nem resolver.... mas vai sempre existir o barulho do vento.
Ser-se gande, às vezes, é uma chatice Relativamente ao vidro... mais vale levar-se com o vento no corpo e capacete, mas é um vento "limpo" do que levar o vento todo "despejado" directamente no capacete por causa do vidro o que faz ainda mais barulho. Na minha mota tenho esse problema (levo com o vento directamente no capacete por causa do vidro) e notei alguma melhoria quando passei de um Scorpion para o HJC RPHA90s, mas não há milagres.Quanto à suspensão... a pré-carga não é para regular a "olhometro". Há por aqui uns posts sobre esse assunto.
Citação de: JViegas em Fevereiro 07, 2024, 09:35:06, 09:35O ruido nos ouvidos vai sempre existir a não ser que compres uma mota mais turística. Pode até nem resolver.... mas vai sempre existir o barulho do vento.Eu experimentei a baixar-me um bocado até o vento passar por cima do capacete e a diferença de ruído é brutal. É da noite para o dia. Mas vou desconfortavelmente curvado. Precisava de um vidro mais alto e nesta mota não dá.Os tampões são muito bons. Vêm uns touring e uns sport. Os touring chegam bem. Mas não gosto mesmo nada de por os tampões sempre, porque posso andar acima dia 90km/h, ou não. Numa viagem longa de autoestrada, tudo bem, já sei. Mas se saio do centro de Lisboa e tenho que fazer uma deslocação inesperada pela A5 ou IC19, não tenho tampões postos... Talvez alguém esteja a ler isto e pense que é idiota. Para mim, tendo andado toda a minha vida de carro, é um fator que não me encaixa. Adoro um bom som de escape, mas sem desconforto..Não há bancos Confort, a não ser que eu mande fazer um. E isso não resolve o problema das suspensões. A bifa fica com dores nas costas quando o piso é mau. Mesmo fazendo força nas pegas para amortecer um pouco o impacto.Amortecedor foi algo que eu pensei. Mas tal como o vidro, não oferece resultados garantidos e resolve apenas uma parte da equação.Tenho muita pena mesmo, mas estou inclinado para testar a dois a nova Transalp. A ver se resolvia questão este mês.
O manual assume que um peso "standard" para as pessoas que vão em cima da mota. Isso deve ser regulado para o peso certo e faz-se facilmente com recurso a uma fita métrica.Afinar a suspensão de uma mota
Citação de: zinko_pt em Fevereiro 07, 2024, 10:24:57, 10:24Citação de: JViegas em Fevereiro 07, 2024, 09:35:06, 09:35O ruido nos ouvidos vai sempre existir a não ser que compres uma mota mais turística. Pode até nem resolver.... mas vai sempre existir o barulho do vento.Eu experimentei a baixar-me um bocado até o vento passar por cima do capacete e a diferença de ruído é brutal. É da noite para o dia. Mas vou desconfortavelmente curvado. Precisava de um vidro mais alto e nesta mota não dá.Os tampões são muito bons. Vêm uns touring e uns sport. Os touring chegam bem. Mas não gosto mesmo nada de por os tampões sempre, porque posso andar acima dia 90km/h, ou não. Numa viagem longa de autoestrada, tudo bem, já sei. Mas se saio do centro de Lisboa e tenho que fazer uma deslocação inesperada pela A5 ou IC19, não tenho tampões postos... Talvez alguém esteja a ler isto e pense que é idiota. Para mim, tendo andado toda a minha vida de carro, é um fator que não me encaixa. Adoro um bom som de escape, mas sem desconforto..Não há bancos Confort, a não ser que eu mande fazer um. E isso não resolve o problema das suspensões. A bifa fica com dores nas costas quando o piso é mau. Mesmo fazendo força nas pegas para amortecer um pouco o impacto.Amortecedor foi algo que eu pensei. Mas tal como o vidro, não oferece resultados garantidos e resolve apenas uma parte da equação.Tenho muita pena mesmo, mas estou inclinado para testar a dois a nova Transalp. A ver se resolvia questão este mês.Viva Zinko,Os tampões é uma questão de hábito, também tenho uns da Alpine, e não consigo passar sem eles (até para distâncias mais curtas), os tampões nunca irão abafar o ruido na totalidade, a função deles é cortar aquela frequência que provoca a surdez do motociclista, eles permitem-te ouvir o intercomunicador, o motor, o escape, até os outros carros circundantes, nunca ficarás numa bolha, nem que tenhas um capacete de Astronauta! Em relação ao vidro, ia-te recomendar um defletor, eu tenho um da Puig, mas já vi que ñ ponderas essa opção, assim sendo, como és alto, fica difícil resolver esse problema!Sobre o trocar de mota, e já que tens alguns modelos em mente, e um deles é da mesma marca que tens, experimenta a 900GT que mencionas (desta vez com pendura) , e vê qual a avaliação que eles te fazem da tua mota, (dado que é praticamente nova), e vês se fazes um bom negócio, até pode ser que haja uma de serviço quase nova que te encha as medidas, e sempre pode atenuar um pouco o valor que tenhas de pagar!
Citação de: zinko_pt em Fevereiro 07, 2024, 00:29:15, 00:29Cheguei à conclusão que esta mota é muito apaixonante e segura. Acelera, curva ( Michelin GT5 180 atrás) e trava mais do que eu esperava.Mas...E há um grande "mas" depois das voltas todas (3200km em dois meses e pouco) que eu já dei a sós e com a bifa atrás.Não é confortável fora da cidade. Para mim!Ruído - Já lhe meti um vídeo touring da Puig e levo muito vento no capacete. O ruído acima dos 100km/h é demais para mim. Tampões da Alpine ajudam muito mas parece que tenho a cabeça debaixo de água. O intercom (Cardo) houve-se à justa no máximo. O vidro na posição mais alta abana um bocado no topo e por isso um defletor da Givi está fora de questão.Podia melhorar investindo num HJC RPHA91, mas vale a pena? A bifa não sofre do ruído como eu. Pudera, eu deflito o vento todo com 1,91m de altura!Banco - já lhe meti mais espuma e ficou mais macio. Mas a forma e o tamanho não é o ideal para tiradas maiores, para mim. Não me incomoda a distância da pendura, mas ela não vai bem. Não fiz test-drive com pendura. Erro de maçarico.Suspensão - espetacular para uma condução mais viva, apesar da frente afundar um bocado. Com pendura a coisa muda de figura. A muito útil regulação remota da pré carga traseira aumenta a rigidez. 20~30 clicks e sente-se todas as imperfeições do pavimento. Não gosto.A Triumph é espetacular e emocionante. Mas é um fato que não me assenta bem.E agora? Trocar (perder dinheiro) por uma bicha mais alta e macia?Ruido - além dos tampões alpine, o que funciona para mim é:com Sena integrado no máximo com os alpine fica com o volume perfeito (não se consegue ouvir um podcast, mas musica é na boa) https://www.motocard.com/pt/capacetes/schuberth-c4_pro_fragment_white.aspxSe conseguires chegar ao C5 ou ainda melhor ao E5, para abafar não existe melhor (são numeros de dB, não é opinião) conforto é top, mas igual a outra opções do mercadoa aerodinamica do vidro é fundamental e o spoiler ajuda muito a desviar o vento. experimentei vidro mais alto e o MRA com spoiler e, para mim funciona melhor o da MRA https://www.motocard.com/pt/vidros-frontais-2/mra-cupula_4025066163205.aspx?country=PT¤cy=EUR&mtc_source=google&mtc_medium=cpc&mtc_campaign=pmax&mtc_country=PT&gad_source=1&gclid=CjwKCAiAlJKuBhAdEiwAnZb7lS0WPIyy7dkU1cLcfE0BrvyEsk_9jCTWhbilI8piiPXzF4ZK8x7VkBoCLakQAvD_BwEBanco:https://www.jn-seatcovers.com/Mota mais alta por cilindrada:Yamaha T7Honda AT ou BMW F900GSKTM 1290 SARSou tendencioso, a unica mota que gosto da triumph é a bobber (não sou um gajo de cruisers, até porque tenho uma ADV, mas gosto do design)
Nunca conduzi nenhuma crossover/adventure que não fosse extremamente desconfortável por causa dos ruídos aerodinâmicos.A pior até hoje foi a Yamaha Tracer 9.Acredito que a Tiger 900 também seja má neste aspecto mas nunca conduzi.Eu recomendei não comprar uma moto nova como primeira moto e ainda menos comprar uma Triumph nova como primeira moto. Infelizmente é um erro que vai sair caro na troca.
Citação de: belzebuh em Fevereiro 08, 2024, 12:51:44, 12:51Citação de: zinko_pt em Fevereiro 07, 2024, 00:29:15, 00:29Cheguei à conclusão que esta mota é muito apaixonante e segura. Acelera, curva ( Michelin GT5 180 atrás) e trava mais do que eu esperava.Mas...E há um grande "mas" depois das voltas todas (3200km em dois meses e pouco) que eu já dei a sós e com a bifa atrás.Não é confortável fora da cidade. Para mim!Ruído - Já lhe meti um vídeo touring da Puig e levo muito vento no capacete. O ruído acima dos 100km/h é demais para mim. Tampões da Alpine ajudam muito mas parece que tenho a cabeça debaixo de água. O intercom (Cardo) houve-se à justa no máximo. O vidro na posição mais alta abana um bocado no topo e por isso um defletor da Givi está fora de questão.Podia melhorar investindo num HJC RPHA91, mas vale a pena? A bifa não sofre do ruído como eu. Pudera, eu deflito o vento todo com 1,91m de altura!Banco - já lhe meti mais espuma e ficou mais macio. Mas a forma e o tamanho não é o ideal para tiradas maiores, para mim. Não me incomoda a distância da pendura, mas ela não vai bem. Não fiz test-drive com pendura. Erro de maçarico.Suspensão - espetacular para uma condução mais viva, apesar da frente afundar um bocado. Com pendura a coisa muda de figura. A muito útil regulação remota da pré carga traseira aumenta a rigidez. 20~30 clicks e sente-se todas as imperfeições do pavimento. Não gosto.A Triumph é espetacular e emocionante. Mas é um fato que não me assenta bem.E agora? Trocar (perder dinheiro) por uma bicha mais alta e macia?Ruido - além dos tampões alpine, o que funciona para mim é:com Sena integrado no máximo com os alpine fica com o volume perfeito (não se consegue ouvir um podcast, mas musica é na boa) https://www.motocard.com/pt/capacetes/schuberth-c4_pro_fragment_white.aspxSe conseguires chegar ao C5 ou ainda melhor ao E5, para abafar não existe melhor (são numeros de dB, não é opinião) conforto é top, mas igual a outra opções do mercadoa aerodinamica do vidro é fundamental e o spoiler ajuda muito a desviar o vento. experimentei vidro mais alto e o MRA com spoiler e, para mim funciona melhor o da MRA https://www.motocard.com/pt/vidros-frontais-2/mra-cupula_4025066163205.aspx?country=PT¤cy=EUR&mtc_source=google&mtc_medium=cpc&mtc_campaign=pmax&mtc_country=PT&gad_source=1&gclid=CjwKCAiAlJKuBhAdEiwAnZb7lS0WPIyy7dkU1cLcfE0BrvyEsk_9jCTWhbilI8piiPXzF4ZK8x7VkBoCLakQAvD_BwEBanco:https://www.jn-seatcovers.com/Mota mais alta por cilindrada:Yamaha T7Honda AT ou BMW F900GSKTM 1290 SARSou tendencioso, a unica mota que gosto da triumph é a bobber (não sou um gajo de cruisers, até porque tenho uma ADV, mas gosto do design)Vou testar a TA750 e ver como fica de banco, suspensões e aerodinâmica.Calculo que precise de um vidro mais alto e/ou um defletor no topo clip-on.
Citação de: zinko_pt em Fevereiro 08, 2024, 16:45:15, 16:45Citação de: belzebuh em Fevereiro 08, 2024, 12:51:44, 12:51Citação de: zinko_pt em Fevereiro 07, 2024, 00:29:15, 00:29Cheguei à conclusão que esta mota é muito apaixonante e segura. Acelera, curva ( Michelin GT5 180 atrás) e trava mais do que eu esperava.Mas...E há um grande "mas" depois das voltas todas (3200km em dois meses e pouco) que eu já dei a sós e com a bifa atrás.Não é confortável fora da cidade. Para mim!Ruído - Já lhe meti um vídeo touring da Puig e levo muito vento no capacete. O ruído acima dos 100km/h é demais para mim. Tampões da Alpine ajudam muito mas parece que tenho a cabeça debaixo de água. O intercom (Cardo) houve-se à justa no máximo. O vidro na posição mais alta abana um bocado no topo e por isso um defletor da Givi está fora de questão.Podia melhorar investindo num HJC RPHA91, mas vale a pena? A bifa não sofre do ruído como eu. Pudera, eu deflito o vento todo com 1,91m de altura!Banco - já lhe meti mais espuma e ficou mais macio. Mas a forma e o tamanho não é o ideal para tiradas maiores, para mim. Não me incomoda a distância da pendura, mas ela não vai bem. Não fiz test-drive com pendura. Erro de maçarico.Suspensão - espetacular para uma condução mais viva, apesar da frente afundar um bocado. Com pendura a coisa muda de figura. A muito útil regulação remota da pré carga traseira aumenta a rigidez. 20~30 clicks e sente-se todas as imperfeições do pavimento. Não gosto.A Triumph é espetacular e emocionante. Mas é um fato que não me assenta bem.E agora? Trocar (perder dinheiro) por uma bicha mais alta e macia?Ruido - além dos tampões alpine, o que funciona para mim é:com Sena integrado no máximo com os alpine fica com o volume perfeito (não se consegue ouvir um podcast, mas musica é na boa) https://www.motocard.com/pt/capacetes/schuberth-c4_pro_fragment_white.aspxSe conseguires chegar ao C5 ou ainda melhor ao E5, para abafar não existe melhor (são numeros de dB, não é opinião) conforto é top, mas igual a outra opções do mercadoa aerodinamica do vidro é fundamental e o spoiler ajuda muito a desviar o vento. experimentei vidro mais alto e o MRA com spoiler e, para mim funciona melhor o da MRA https://www.motocard.com/pt/vidros-frontais-2/mra-cupula_4025066163205.aspx?country=PT¤cy=EUR&mtc_source=google&mtc_medium=cpc&mtc_campaign=pmax&mtc_country=PT&gad_source=1&gclid=CjwKCAiAlJKuBhAdEiwAnZb7lS0WPIyy7dkU1cLcfE0BrvyEsk_9jCTWhbilI8piiPXzF4ZK8x7VkBoCLakQAvD_BwEBanco:https://www.jn-seatcovers.com/Mota mais alta por cilindrada:Yamaha T7Honda AT ou BMW F900GSKTM 1290 SARSou tendencioso, a unica mota que gosto da triumph é a bobber (não sou um gajo de cruisers, até porque tenho uma ADV, mas gosto do design)Vou testar a TA750 e ver como fica de banco, suspensões e aerodinâmica.Calculo que precise de um vidro mais alto e/ou um defletor no topo clip-on.Fazes bem. Tendo em conta que existe a tenere a transalp nunca seria opção, pelo menos para mim
As suspensões não têm nada a ver, muito mais confortáveis mas o banco vai ter que levar com gel. Mas não é mau. Não sei se me apetece fazer uma viagem tão grande ao norte à JN Seats. E duvido que me façam com hora marcada. A ver na grande Lisboa.
Existirão sempre diferenças entre os modelos e espero que consigas encontrar sempre o equilíbrio necessário entre o que "perdeste" (Triumph) e a que tens agora (Honda).São filosofias diferentes e que independentemente do modelo que conduzas, é preciso que retires prazer nas tuas viagens.Boa sorte.
Citação de: zinko_pt em Março 07, 2024, 00:09:59, 00:09As suspensões não têm nada a ver, muito mais confortáveis mas o banco vai ter que levar com gel. Mas não é mau. Não sei se me apetece fazer uma viagem tão grande ao norte à JN Seats. E duvido que me façam com hora marcada. A ver na grande Lisboa.Na Lopes e Lopes em Sintra deixas lá o banco e eles enviam para a JN Seats, sem problema.... vai ter com o Nuno Baptista!