Autor Tópico: Greve dos motoristas de matérias perigosas: Filas de carros para abastecer...  (Lida 12581 vezes)

Abril 18, 2019, 09:26:42, 09:26
Responder #50

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1555
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
...
Isto sem contar com o facto de que a esmagadora maioria deles (motoristas) esteve imensas horas de pé, em reinvindicação, sem descanso.
...

Tadinhos... estão demasiado cansadinhos para ir trabalhar sentados  :???:

Abril 18, 2019, 09:50:52, 09:50
Responder #51

tiagofo20

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 441
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB125F
  • Localidade: Guimarães
...
Isto sem contar com o facto de que a esmagadora maioria deles (motoristas) esteve imensas horas de pé, em reinvindicação, sem descanso.
...

Tadinhos... estão demasiado cansadinhos para ir trabalhar sentados  :???:
Podes candidatar-te a uma vaga de trabalho fácil

Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk


Abril 18, 2019, 13:54:41, 13:54
Responder #52

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1555
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
...
Isto sem contar com o facto de que a esmagadora maioria deles (motoristas) esteve imensas horas de pé, em reinvindicação, sem descanso.
...

Tadinhos... estão demasiado cansadinhos para ir trabalhar sentados  :???:
Podes candidatar-te a uma vaga de trabalho fácil

Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk

Não quero... é mal pago  ;)

Abril 29, 2019, 17:34:59, 17:34
Responder #53

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Querem lá ver...

...

Afinal a coisa ficou (como se costuma dizer por cá)....'em águas de bacalhau'.

A notícia é de hoje...  :-\


https://eco.sapo.pt/2019/04/29/sindicato-das-materias-perigosas-da-uma-semana-a-antram-ou-avanca-para-nova-greve/
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Abril 29, 2019, 17:49:07, 17:49
Responder #54

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Querem lá ver...

...

Afinal a coisa ficou (como se costuma dizer por cá)....'em águas de bacalhau'.

A notícia é de hoje...  :-\


https://eco.sapo.pt/2019/04/29/sindicato-das-materias-perigosas-da-uma-semana-a-antram-ou-avanca-para-nova-greve/

Como é que o nosso imperador vai resolver isto de vez é que é a questão…



Acho que tem que chamar o Asterix e o Obelix…
 :lolol: :lolol: :lolol:

« Última modificação: Abril 29, 2019, 17:51:36, 17:51 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Abril 29, 2019, 18:13:45, 18:13
Responder #55

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Abril 29, 2019, 18:39:10, 18:39
Responder #56

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Se não os aumentam não pagam mais quotas e lá se vai o Maserati. ;)

https://www.dn.pt/pais/interior/quem-e-o-advogado-de-maserati-que-dirige-os-camionistas--10810520.html

Se o senhor adquiriu o Maserati de forma legitima, conforme o seu vencimento ou através de herança de família, ninguém tem nada a ver com isso.

Mas o que parece que está a acontecer é:

-o povo ataca os políticos e governantes por andarem sempre a renovar a frota com dinheiros públicos
-o povo ataca a comunicação social por esta não fazer proceder de forma isenta
-o povo sofre as consequências com ataques da comunicação social ou com vinganças dos tais políticos sob forma de aumento de impostos de forma a que o povo não tenha capacidade de andar de Maserati… nem que tenha forma de juntar dinheiro para pensar sequer em ter um…

Mas é melhor não dar continuidade a aspectos políticos que nada têm de bom para o fórum…
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Abril 29, 2019, 20:56:25, 20:56
Responder #57

tiagofo20

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 441
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB125F
  • Localidade: Guimarães



Como é que o nosso imperador vai resolver isto de vez é que é a questão…



Acho que tem que chamar o Asterix e o Obelix…
 ol: ol: ol:

Acho que ele nem sequer deve meter o bedelho entre empresa e trabalhadores. Têm é de procurar forma de fazer chegar combustível a quem precisa.

Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk


Abril 30, 2019, 09:02:41, 09:02
Responder #58

tiagofo20

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 441
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB125F
  • Localidade: Guimarães

Abril 30, 2019, 09:25:31, 09:25
Responder #59

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Ja meti gasoleo suficiente para o mês de Maio ( o Corsazito gasta poucochinho  :megafeliz: :megafeliz: ). Gasolina na moto... está atestada, mas não vai chegar para o mês inteiro...

Acho bem que lutem pelos seus direitos. Se a unica maneira de se fazerem ouvir é incomodando um pouco... lá terá que ser.

Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Abril 30, 2019, 09:47:24, 09:47
Responder #60

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4591
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Com a devida vénia companheiro Nuno YB, não me parece que seja uma greve para incomodar um pouco. Acho que é uma greve para ser tida em conta na sua importância e "danos" que provocará na vida diária da maioria dos Portugueses e principalmente nos serviços essenciais, caso não cheguem a um consenso. Recordo que esta greve "secou" em dois ou três dias a maioria dos postos de abastecimento das grandes zonas habitacionais.

Também não tive problemas com o corsa (que gasta pouco, mas anda pouco) pois atestei uns dias antes, mas a maxi secou e esteve parada por dois dias.

Também concordo que lutem pelo que acham correto para a carreira de motoristas de produtos perigosos e salvaguardando os seus direitos.

Segundo a ANTRAM as propostas foram apresentadas ontem na reunião, pelo que o caderno final das reivindicações apenas foi conhecido ontem. O sindicato avançou com o aviso de greve caso o mesmo não seja aceite pela ANTRAM. Pela postura de ambas as instituições, parece-me que a greve vai mesmo acontecer.

« Última modificação: Abril 30, 2019, 10:14:03, 10:14 por JViegas »

Abril 30, 2019, 13:24:21, 13:24
Responder #61

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1555
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
As greves são tão mais eficazes quanto mais gente incomodar pois, se só incomodar o "patrão" (e mais ninguém) não chamam à atenção da população em geral e não conseguem apoiantes para a sua causa (nem que seja por simpatia "politicamente correcta").

A política seguida por Portugal durante muitos anos (à semelhança da política europeia) foi a de apostar nos transportes rodoviários e esquecendo o transporte ferroviário e marítimo. Como resultado existem um sem numero de auto-estradas (algumas onde só passa 1 carro quando o rei faz anos) e Portugal (à semelhança de outros países) fica refém de uma única classe de trabalhadores. Se o sistema de transportes estivesse distribuído de forma equilibrada por estes 3 meios, uma greve dos motoristas rodoviários teria bastante menos impacto na vida das pessoas.

Tendo dito isto, não significa que seja contra as greves ou outras formas de reivindicação mas, não concordo com aquilo que vi na tv durante a greve recente, onde os piquetes de greve ameaçavam e tentavam de forma agressiva impedir que os motoristas que não queriam aderir à greve fossem trabalhar. Quem quer fazer greve está no seu direito, mas não tem o direito de impedir que outros não façam greve e que queiram trabalhar.

Em 2007, salvo erro, houve uma greve geral de motoristas que começou em França e teve as suas consequências em Portugal e, se bem me lembro, na altura demorou quase 3 semanas a instalar-se uma situação critica no nosso País. Daí para cá alguma coisa piorou porque agora, em 2 dias, instalou-se o caos.

Abril 30, 2019, 13:47:35, 13:47
Responder #62

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4591
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Os combustíveis esgotaram porque o mediatismo que se assistiu na TV provocou a "corrida" às bombas, por quem teve medo de se lhe acabar o combustível para ir trabalhar e outros porque sim.
Logo a greve que seria "apenas mais uma" foi potenciada pelos consumidores que correram a abastecer as suas viaturas.

Lembro que este "caos" provocou a alteração dos percursos de alguns meios de transporte (ou seja, quem não utiliza o seu carro para se deslocar, foi igualmente prejudicado).

Destaco ainda que a aviação foi fortemente prejudicada, revelando igualmente outras fragilidades do "sistema" de abastecimento como o pjmartinho refere: não foi só a "corrida" aos postos de combustíveis pelo "consumidor normal", foram igualmente os grandes consumidores de um combustível específico que foi igualmente e grandemente prejudicado pela greve que provocou grandes falhas de abastecimento.

É igualmente interessante ver que estes sindicatos (incluo o dos enfermeiros) que, não obedecendo aos grandes braços sindicais dos partidos, conseguem resultados tão devastadores com uma "pequena" greve.

Vamos ver como as coisas correm e como o Governo vai intermediar esta crise em "lume brando".


Abril 30, 2019, 13:54:39, 13:54
Responder #63

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
O setor dos transportes é vital numa economia, por isso tem sindicatos tão fortes.
Com excepção deste caso os vários sindicatos dos transportes estão coordenados (excepto aviação)
As greves gerais, alguém se lembra delas? Era sempre nos transportes que se destacavam.
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Abril 30, 2019, 22:22:24, 22:22
Responder #64

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4591
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
O setor dos transportes é vital numa economia, por isso tem sindicatos tão fortes.
Com excepção deste caso os vários sindicatos dos transportes estão coordenados (excepto aviação)
As greves gerais, alguém se lembra delas? Era sempre nos transportes que se destacavam.

Sim. Concordo. Tenho um amigo que se transporta de uma região limitrofe de Lisboa para o centro e na greve da CP e Metro, era um martírio chegar ao trabalho e chegar a casa, com atrasos, supressão de comboios, etc. etc.
Lembro-me que as greves aconteciam ali para os dias após a compra dos passes e os efeitos que tinha em milhares de pessoas.

Tem "graça" que nunca mais ouvi falar desse pessoal desses setores. O que se terá passado? Será que já está tudo bem. Espero bem que sim.

Maio 10, 2019, 07:53:05, 07:53
Responder #65

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Que alguém avise as alminhas que já estão a correr para os postos de combustível, que faltam ainda 15 dias para aquilo que é ainda tão só e apenas uma data de pré-aviso de greve...

Caramba...assim com esta corrida desenfreada quase 15 dias antes não será excessivo?  :nempenses:


Link...


"(....)É melhor prevenir do que remediar.” É assim que Graça Júlio explica a sua ida à bomba nesta quinta-feira. Mesmo sabendo que ainda faltam uns bons dias para a paralisação, Graça quer garantir que fica com o deposito cheio, porque “nas vésperas é capaz de haver muita gente”. (....)

O.M.G.  :-\
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Maio 10, 2019, 08:15:19, 08:15
Responder #66

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Esta informação vale o que vale, mas gostaria de a deixar aqui na mesma.

Conheço 3 ou 4 motoristas de longo curso e fui avisado já por quase todos que, a esta mais que certa greve dos transportadores de combustiveis, poderão juntar-se outras no ramos dos pesados de mercadorias. Ou seja, mesmo que haja a possibilidade de atestarem os camiões fora de Portugal, como fizeram na ultima greve dos combustiveis, poderão na mesma começar a faltar mercadorias nas prateleiras dos hipermercados, farmácias e afins devido á paralisação dos veiculos, com ou sem gasóleo.

O meu conselho ( E, MAIS UMA VEZ VOLTO A FRISAR, ESTA INFORMAÇÃO FOI-ME PASSADA EM CONVERSA INFORMAL COM 2 OU 3 MOTORISTAS DE LONGO CURSO, NÃO É VINCULATIVA E NÃO TEM GARANTIAS DE SER 100% FIDEDIGNA ): se têm alguma "necessidade especial" ( a minha filhota, por exemplo, é doente celíaca e tem uma alimentação muito condicionada, precisando para isso de alimentos especiais e que não abundam em quantidade nos hipermercados ), não custa nada comprarem duas ou três embalagens do que realmente precisam, em vez de comprarem apenas uma como é hábito.

Não estou a dizer para esgotarem os garrafões de agua, as grades de Sagres ou as latas de salcichas, atenção. Não precisam de começar a encher o abrigo como se viesse aí a 3ª Guerra Mundial.
Apenas, e se têm alguma condicionante que vos possa afectar em algum aspecto ( alimentação, medicação ), não custa prevenirem-se. Se não der em nada, tanto a dos combustiveis como as outras... ficam aviados para 2 ou 3 semanas...

Nota legal: não trabalho no ramo alimentar, não tenho nenhuma ligação a nenhuma cadeia de hipermercados ou qualquer outro sector do ramo comercial ( quer dizer... tenho uma espécie de sociedade com todos eles, mas é uma sociedade em que só eu é que lá meto os € ). Nada tenho a ganhar com este "aviso". Apenas, e como me deixaram este "heads up", achei que o devia partilhar.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Maio 10, 2019, 09:01:40, 09:01
Responder #67

tiagofo20

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 441
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB125F
  • Localidade: Guimarães
A eventual greve dos transportes de mercadorias não é nenhum segredo, já circulou informação nos media.
Concordo com os últimos 2 comentários, não há necessidade de ir a correr para as bombas (na verdade ainda não vi isso por estes dias) e em relação a bens lá de casa, se puderem a despensa bem composta com coisas que não se estragam, podem evitar algumas chatices.

Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk


Maio 10, 2019, 09:18:14, 09:18
Responder #68

Rodrigues1

  • Visitante
A minha opinião poderá parecer mania da conspiração mas a verdade é que o Povo está como os lobies nos querem,...com medo e oprimidos.

Os médias também contribuem para a tensão e medo que se vive no seio do Povo.

Bem tentamos disfarçar mas o estômago apertado não mente.

Dividir para reinar

Nota: Não sou partidário e odeio a política.

Maio 10, 2019, 09:21:54, 09:21
Responder #69

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Sinceramente não creio que venha a acontecer nada do género daquilo que aconteceu no passado.
Mesmo tendo já 'circulado' que a greve dos motoristas de matérias perigosas está marcada por tempo indeterminado.

É que mesmo que haja uma greve com grande adesão (juntando-se outros motoristas também com as suas reivindicações), não acredito que vá além de 3 dias (4 dias quanto muito...).

Esta greve até pode muito bem acontecer e não retiro validade àquilo que pretendem em termos salariais/condições de trabalho, mas estranho seria que nada se tivesse aprendido com o que se passou e não se chegasse a um acordo real e assinado entre patrões e empregados, num prazo muito curto de tempo.

“Já não voltamos a desmarcar nada, nem a alargar prazos. A Antram não pode andar a brincar connosco como andou a brincar com a Fectrans para assinar o Contrato Colectivo de Trabalho. Agora vamos até ao fim e não aceitamos nada abaixo de um remuneração base que corresponda a dois salários mínimos nacionais, os 1200 euros”
LINK...

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Maio 10, 2019, 09:25:29, 09:25
Responder #70

ricardmag

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 267
Parece-me um exagero passarem a ter um salário base que é +/- o dobro do que têm agora.
Não digo que não seja merecido, mas sim que é um salto muito brusco.

Cumprimentos
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's


Maio 10, 2019, 09:42:36, 09:42
Responder #71

meneses85

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 142
A minha opinião poderá parecer mania da conspiração mas a verdade é que o Povo está como os lobies nos querem,...com medo e oprimidos.

 em cheio :palmas: :palmas:

Maio 10, 2019, 09:49:49, 09:49
Responder #72

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Parece-me um exagero passarem a ter um salário base que é +/- o dobro do que têm agora.
Não digo que não seja merecido, mas sim que é um salto muito brusco.

Cumprimentos

Se lhes derem o que eles querem, não são eles que passam a ganhar muito, continua a ser a generalidade dos portugueses que ganham pouco.

É muito mau um gajo ganhar 5000€ mensais para dar pontapés numa bola, muito pior é ganhar 1200€ para andar com uma potencial bomba ás costas.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Maio 10, 2019, 10:03:40, 10:03
Responder #73

ricardmag

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 267
Não sei se é muito ou pouco. O mercado de trabalho é como no comercio, depende sempre da procura/oferta.
Por exemplo, se no mercado de trabalho há muitos designers o salário oferecido pelas entidades empregadoras vai baixar.
O que eu não acho muito coerente é andarem estes ultimos anos com esse salario base e agora de um momento para o outro quererem o dobro. Atenção que estou a fazer o papel de advogado do diabo. Até podiam ganhar 10000, para mim até era melhor indiretamente, via impostos pagos.
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's


Maio 10, 2019, 10:17:33, 10:17
Responder #74

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Não sei se é muito ou pouco. O mercado de trabalho é como no comercio, depende sempre da procura/oferta.
Por exemplo, se no mercado de trabalho há muitos designers o salário oferecido pelas entidades empregadoras vai baixar.
O que eu não acho muito coerente é andarem estes ultimos anos com esse salario base e agora de um momento para o outro quererem o dobro. Atenção que estou a fazer o papel de advogado do diabo. Até podiam ganhar 10000, para mim até era melhor indiretamente, via impostos pagos.

Eles não andaram todos estes anos a ganhar metade dos 1200€. Ganhavam "menos" que isso, que era complementado com subsidios vários, isenções de horários e outras regalias que não eram taxadas... e que agora passaram a ser. Ao levarem com os impostos em cima dessas regalias, o rendimento mensal baixou, e de que maneira.

Ou seja, eles querem ganhar o que já ganhavam... antes de lhes taxarem as tais regalias.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Maio 10, 2019, 10:19:08, 10:19
Responder #75

tiagofo20

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 441
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB125F
  • Localidade: Guimarães
Parece-me um exagero passarem a ter um salário base que é +/- o dobro do que têm agora.
Não digo que não seja merecido, mas sim que é um salto muito brusco.

Cumprimentos
Não  é um salto, vão ganhar o que já ganham, mas de forma garantida.

Ou seja, neste momento, se eles têm o azar de ir para a baixa ou então quando vão de férias, no final do mês as contas são feitas ao vencimento de 630€, e isso dói a quem está habituado a ganhar o dobro.

O trabalhador comum quando vai de férias, chega ao início do mês seguinte e entra o montante habitual (exceto subsídio de alimentação). Eles querem o mesmo.

Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk


Maio 10, 2019, 10:27:13, 10:27
Responder #76

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Parece-me um exagero passarem a ter um salário base que é +/- o dobro do que têm agora.
Não digo que não seja merecido, mas sim que é um salto muito brusco.

Cumprimentos
Não  é um salto, vão ganhar o que já ganham, mas de forma garantida.

Ou seja, neste momento, se eles têm o azar de ir para a baixa ou então quando vão de férias, no final do mês as contas são feitas ao vencimento de 630€, e isso dói a quem está habituado a ganhar o dobro.

O trabalhador comum quando vai de férias, chega ao início do mês seguinte e entra o montante habitual (exceto subsídio de alimentação). Eles querem o mesmo.

Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk

Junto isto ao que disse no post anterior. Essas regalias de que falei, não as ganham quando estão de férias e/ou de baixa médica.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Maio 10, 2019, 10:31:41, 10:31
Responder #77

ricardmag

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 267
Eu entendo essa questão do salário base ser baixo e acho muito bem que sejam aumentados.
Eu pessoalmente prefiro que tudo o que ganho seja salário base, por causa da baixa, subsídio de desemprego e férias e reforma.
Será que esse aumento nos impostos na componente variável é igual ao aumento que pretendem, ou seja, cerca de 600 euros?

"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's


Maio 10, 2019, 11:32:21, 11:32
Responder #78

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
A questão mesmo é se só querem incluir os extras na folha salarial ou se além disso querem continuar com os extras também
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Maio 10, 2019, 11:51:00, 11:51
Responder #79

tiagofo20

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 441
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB125F
  • Localidade: Guimarães
Ricardo, se não é igual anda lá muito próximo. Ainda há dias um colega meu estava ao telefone com um motorista de matérias perigosas e ele comentou quais os complementos que recebia e de quanto eram e a coisa realmente anda nos 1200€, ou mais, jogando depois com anos de casa e tal.

Na minha opinião ambas as partes deviam tentar chegar a um meio termo, na ordem dos 900 fixos e 300 variáveis, assim ninguém saía mal visto.

Da maneira que o sindicato pretende, além das empresas perderem dinheiro para impostos, também vão perder a chamada "faca e queijo na mão".

É que um dos complementos muitas vezes usados no salário desse setor são o quilómetros feitos e isso faz com que haja uma motivação da parte do trabalhador.

Imaginem se os comerciais do ramo imobiliário ou automóvel ganham o mesmo ao fim do mês quer vendam muito ou pouco. É caso para dizer que não estão para se chatear.

Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk


Maio 10, 2019, 12:35:29, 12:35
Responder #80

JEKU

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 74
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB 500X
  • Localidade: Lisboa
Cá vamos nós outra vez para a "loucura"...


Têm um ordenado base de 600€, ganham 1200€... (quanto é tributado?)

Parece-me a mim que a cena é que eles querem é subir o ordenado para perto dos tais (1200€), mas depois onde querem ainda aqueles 600€ de extras (horas, serviço, etc), coisa que parece-me desde logo impossível.

Enfim... novelas

Maio 10, 2019, 12:40:14, 12:40
Responder #81

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Falamos, falamos mas será que sabemos tudo?
Vejamos um exemplo;sabem o valor do pesado e carga à responsabilidade do condutor?
Ok eu digo,ultrapassa a vontade os 100.000€ so o veículo, sao obrigados a ter descanso pois senao dá porcaria e a culpa é deles,por isso o cartão (caixa preta) é adulterado.
Sabem o que é  conduzir 40 toneladas durante varios km sem parar e levar a carga que levam?
O meu pai andou 40 anos em Lisboa a fazer isso e eu soube dar o valor a miseria que vinha para casa mensalmente, pois no caso do meu pai eram aterros e desaterros,predios que tinham prazo para serem concluídos, estradas que tinham de estar prontas,os estádios de futebol,etc vi isso tudo ,e por 700€ por mes? Tinham de fazer horas e horas  para tirar1000€ e agora a reforma nem chega perto do ordenado mínimo .
Pensem nisso
Estou com eles ,sao veiculos caros ,cargas caras e perigosas demais para se levar uns tostoes ao fim do mês.
O governo ,ja foi dito,que podia resolver metade do problema com oleodutos,mas estamos atrasados uns bons anos pois no fundo ha sempre alguem a lucrar com isto tudo.
membro numero 16

Maio 10, 2019, 12:50:03, 12:50
Responder #82

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Marco, por aquilo que tem sido dito eles não levam actualmente apenas 630€ para casa.

Já levam os tais para cima de 1.200€, ainda que pagos 'por fora'.

Aqui a questão é outra...

Tem que ver com a vontade de ser esse já o valor base...acrescido de um subsídio que designam por "manuseio de matérias perigosas".

É no fundo isto que parece estar em causa e na base das negociações, sem prejuízo de haver mais uma ou outra reivindicação.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Maio 10, 2019, 12:56:26, 12:56
Responder #83

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Marco, por aquilo que tem sido dito eles não levam actualmente apenas 630€ para casa.

Já levam os tais para cima de 1.200€, ainda que pagos 'por fora'.

Aqui a questão é outra...

Tem que ver com a vontade de ser esse já o valor base...acrescido de um subsídio que designam por "manuseio de matérias perigosas".

É no fundo isto que parece estar em causa e na base das negociações, sem prejuízo de haver mais uma ou outra reivindicação.
Pois,tal como ha superficies que pagam subsídios de caixa ,outros nao,a quem mexe com dinheiro....
membro numero 16

Maio 10, 2019, 15:39:36, 15:39
Responder #84

tiagofo20

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 441
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB125F
  • Localidade: Guimarães

Maio 10, 2019, 16:53:18, 16:53
Responder #85

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4591
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Espero que se encontre um compromisso entre as partes, de forma a garantir parte ou a totalidade dos direitos dos trabalhadores e a garantia de prestação dos serviços prestados.

Maio 10, 2019, 17:53:55, 17:53
Responder #86

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Entretanto parece haver um pre acordo. Ver se é desta.

https://www.rtp.pt/noticias/pais/motoristas-mantem-pre-aviso-de-greve-ate-acordo-efetivo-ser-assinado_v1146675

Parece que vai prevalecer o 'bom senso' no meio disto tudo.
Os patrões agora que não se cortem do pré-acordo que por aí se tenha alcançado.

Vá lá...

É que eu já me preparava para ir abastecer a dispensa com 50 garrafões de água, 100 latas de sardinha e atum, mais outras tantas de salsichas, umas sacas de batatas e outros géneros diversos...e de caminho trazia um depósito de 200L de combustível.

Assim uma pessoa sempre fica mais descansada.  :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Maio 17, 2019, 08:28:51, 08:28
Responder #87

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Podemos estar todos descansados...motociclistas e não motociclistas.

Chegaram a um acordo que dizem ser 'histórico', não havendo assim greve e, por conseguinte, não faltando combustível nos depósitos... :)

https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/sindicato-de-motoristas-de-materias-perigosas-desconvoca-greve-e-anuncia-acordo-historico
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Maio 17, 2019, 11:55:22, 11:55
Responder #88

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4591
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Podemos estar todos descansados...motociclistas e não motociclistas.

Chegaram a um acordo que dizem ser 'histórico', não havendo assim greve e, por conseguinte, não faltando combustível nos depósitos... :)

https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/sindicato-de-motoristas-de-materias-perigosas-desconvoca-greve-e-anuncia-acordo-historico

Retirado do site que indicas:

"Há um acordo para a progressão salarial que começa em janeiro com uma remuneração base que começa em 1.400 euros por mês e inclui um prémio especial para os motoristas de matérias perigosas, sendo que se partia de 630 euros fixos e passa-se para 1.400 euros fixos divididos por várias rubricas", detalhou.

Por outro lado, o vice-presidente da SNMMP acrescentou que "ficou decidida uma progressão anual em 2021 e 2022, que ronda os 100 euros/ano, acrescida de uma indexação ao aumento do salário mínimo nacional".

Parece-me um bom acordo.  :pensador:

Julho 15, 2019, 22:41:30, 22:41
Responder #89

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Não sei se acaso têm acompanhado as últimas notícias, inclusivamente a abrir telejornais, mas....parece que os motoristas de matérias perigosas entregaram pré-aviso de greve para 12 de Agosto.

Isto parece não ter fim à vista... :-\

Segundo noticiado e daquilo que pude apanhar por alto, a questão prende-se com valores que o sindicato dos trabalhadores pretende negociar.

E estamos a falar de um aumento de 300€ mensais para 2020, juntamente com mais 200€ mensais a serem pagos dois anos depois.

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 16, 2019, 07:30:26, 07:30
Responder #90

tiagofo20

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 441
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB125F
  • Localidade: Guimarães
Para ajudar à festa, mesmo antes dos motoristas de matérias perigosas pensarem fazer uma 2ª greve, consta que os motoristas "normais" se prepararam também para uma greve, também em agosto. As razões serão idênticas.

Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk


Julho 16, 2019, 07:52:38, 07:52
Responder #91

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
E o assunto ganha contornos ainda mais preocupantes, quando se sabe desde ontem que terão apoio dos sindicatos espanhóis à greve, pois reinvindicam o mesmo e devem depois querer contar com o apoio dos portugueses quando fizerem o mesmo no seu país.
Dizem eles que será uma peça-chave para aumentar o impacto da paralisação, o que não me oferece dúvidas que assim seja.  :-X

Existe um artigo completo sobre este tema, que descreve toda esta situação negocial que parece estar a falhar por causa (essencialmente...) dos valores envolvidos e pedidos pelo sindicato dos motoristas de matérias perigosas.

https://www.google.com/amp/s/eco.sapo.pt/2019/07/15/greve-motoristas-e-patroes-nao-se-entendem-paralisacao-avanca-e-conta-com-camionistas-espanhois/amp/
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 16, 2019, 10:54:14, 10:54
Responder #92

tiagofo20

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 441
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB125F
  • Localidade: Guimarães
Claro que sim. Se os transportes pararem em Portugal e Espanha (em força) vários dias seguidos vamos sentir, e bem. E a Europa também vai sentir se os motoristas comuns pararem

Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk


Julho 25, 2019, 00:19:44, 00:19
Responder #93

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
As reuniões falhadas parecem continuar e hoje, por aquilo que ouvi na rádio, a coisa correu mesmo muito mal.

Houve mais uma reunião, julgo que neste caso também mediada pelo Governo, e...quando parecia possível evitar-se a greve, as coisas vão-se mantendo algo inconclusivas, inclusivamente no que concerne aos serviços mínimos.

Que opinião tens disto?

Se as coisas continuarem como estão e com a greve à vista, ponderas (à cautela), ir abastecer um par de dias antes do dia 12/Agosto?
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 25, 2019, 08:00:19, 08:00
Responder #94

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
As reuniões falhadas parecem continuar e hoje, por aquilo que ouvi na rádio, a coisa correu mesmo muito mal.

Houve mais uma reunião, julgo que neste caso também mediada pelo Governo, e...quando parecia possível evitar-se a greve, as coisas vão-se mantendo algo inconclusivas, inclusivamente no que concerne aos serviços mínimos.

Que opinião tens disto?

Se as coisas continuarem como estão e com a greve à vista, ponderas (à cautela), ir abastecer um par de dias antes do dia 12/Agosto?

Vou abastecer na altura normal: no final do mês em curso. O Corsa leva 40€ ( chega para o mês inteiro... que bom que é morar em meios pequenos  :yeah: ) e a moto leva o depósito cheio ( uns 24/25€, que não chega para o mês inteiro mas dá para 15 dias, mais ou menos ).

Poderia deixar os 40€ do Corsa reservados tambem para a moto mas, com filhos, tenho sempre que contar com o transporte de mais do que a minha pessoa. Assim, o Corsa tem sempre que ter combustivel para o mês inteiro, em função de ser necessário em qualquer altura. A moto... atesto o depósito e, depois de a usar durante a semana e de dar uma voltinha ao fim de semana, atesta-se outra vez... se houver combustivel. Se não houver... pára-se a moto e usa-se o Corsa, que é para estes possiveis contratempos que ele serve mesmo.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Julho 25, 2019, 09:04:59, 09:04
Responder #95

tiagofo20

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 441
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB125F
  • Localidade: Guimarães
Eu planeio ter de meter gota no inicio do mês nos 2 carros e mota lá de casa. Depois, mais próximo do dia 12 dependerá de como as pessoas vão agir. Se começarem com as filas longas prefiro dar um salto a espanha no fim de semana

Julho 25, 2019, 10:29:20, 10:29
Responder #96

EML

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 312
  • Marca Motociclo: Sym
  • Modelo Motociclo: Symphony 125 ST
  • Localidade: Norte
Eu costumo manter o carro e a mota atestados e atesto quando chega a um quarto. Agora vou ver se atesto quando chegar a meio depósito, mas espero que se resolva! Senão vai ser um stress, principalmente com a comida fresca! :animated-smileys-angry-049:
Boas curvas!
Sym Symphony 125 ST (8/2018) - 2,65 l/100 km (19690 Km - 02/10/2023)

Julho 25, 2019, 10:54:18, 10:54
Responder #97

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4591
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
As reuniões falhadas parecem continuar e hoje, por aquilo que ouvi na rádio, a coisa correu mesmo muito mal.

Houve mais uma reunião, julgo que neste caso também mediada pelo Governo, e...quando parecia possível evitar-se a greve, as coisas vão-se mantendo algo inconclusivas, inclusivamente no que concerne aos serviços mínimos.

Que opinião tens disto?

Se as coisas continuarem como estão e com a greve à vista, ponderas (à cautela), ir abastecer um par de dias antes do dia 12/Agosto?


Estarei em final de férias mas provavelmente terei que considerar abastecer mais cedo o carro e provavelmente irei a Espanha dada a proximidade.

Quanto à mota (que inicia funções quando eu começar a trabalhar) terei que ter em casa 10 lts para ela, pois cairá em plena greve o meu regresso ao trabalho. Talvez a deixe atestada antes de ir de férias.

Será "mau" para algumas pessoas pois uns estão a ir de férias e outros a regressar e devemos ter isso em conta.

Muito se tem falado sobre o que disse o secretário de estado e o possível "alarmismo", no entanto penso que fez bem, pois assim com alguma antecedência deveremos tomar precauções para não estarmos horas (eu não estive) em filas de espera nas bombas de gasolina.

Não acredito que haja acordo tão depressa, aliás, nem nos serviços mínimos estiveram de acordo quanto mais nas questões de fundo.

Será que irá durar muito... já se viu o que aconteceu na greve anterior...   :pensador:

Julho 26, 2019, 13:23:55, 13:23
Responder #98

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Hoje logo bem cedo começaram a dar conta nos noticiários que, no caso de a greve avançar mesmo no dia previsto, os postos de combustível poderão limitar o abastecimento para uso pessoal a 10L.
Como uso pessoal, entende-se o transporte em jerricans destinados ao transporte específico de combustível.

Ora eu tenho ideia de ter lido ou ouvido que na última greve que tinham feito, alguns postos chegaram a ter muita gente a encher bidons de chapa daqueles de 200L...
Pretende-se assim colocar algum controlo nesse tipo de situações....o que pessoalmente concordo em prol de não haver um esgotar super rápido dos tanques, designadamente por via de um desnecessário alarmismo.

No entanto, não deixo de ser sensível por exemplo a empresas de aluguer de veículos e que, em caso de prolongamento de período de greve e impasse de negociações dos motoristas com os patrões, ficam com veículos parados e os clientes sem aquilo que em muitos casos estaria já previamente pago.
Mas pior ainda serão viaturas de transporte de medicamentos, ou outras que de facto podem ter algum carácter urgente e poderão não ficar (desconheço) abrangidos pelos serviços mínimos.

A indicação que estão a passar é esta que podem ver aqui...


"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 26, 2019, 13:45:29, 13:45
Responder #99

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4591
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Os serviços mínimos serão para garantir a continuidade do funcionamento de serviços básicos.

Mas penso que estamos quase todos um pouco "à nora" sobre as verdadeiras consequências de uma greve destas.

Já tivemos o "sabor amargo" da primeira greve, com postos de abastecimentos esgotados, escoltas policiais a camiões que traziam combustível para o aeroporto, pessoas que tiveram que encontrar outros meios de mobilidade, etc. etc.

Imagino esta a ocorrer muito perto da mudança de "turno" de férias de agosto. Com o aeroporto a funcionar a pleno gás, com Portugal a arder e a necessidade de deslocar forças de combate a incêndio de um lado para o outro. O Governo de férias para intervir, a inflexibilidade dos patrões em negociar os termos dos trabalhadores, os trabalhadores na luta pelas suas condições.

Vai ser um verão interessante.  :pensador:

O racionamento será de certa forma uma boa opção de forma a permitir que todos recebam uma parte do liquido precioso.