Autor Tópico: Axiis: projecto de uma moto elétrica inteiramente produzida em...Portugal  (Lida 784 vezes)

Fevereiro 10, 2022, 23:02:12, 23:02
Lida 784 vezes

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Axiis: projecto de uma moto elétrica inteiramente produzida em...Portugal






Provavelmente e tal como me aconteceu a mim, nunca antes ouviste falar da empresa Axiis.

Trata-se de uma empresa que se dedica ao fabrico de componentes para motos de fora de estrada e já com uma larga experiência na construção de peças maquinadas.

Ora foi precisamente essa experiência adquirida e também muita vontade em fazer algo 'diferente', que lhes levou a encetar o projeto de uma moto eléctrica.

O modelo que resultou deste projecto tem características interessantíssimas e que dizem muito das suas capacidades.

Estamos a falar de um estilo supermoto, que conta com um motor elétrico que rende 134cv e uns impressionantes 720 Nm de binário.
Sim..isso mesmo. O 'zero' à direita na indicação do binário não está a mais.

Tem uma bateria de 12 kWh e a autonomia estimada para este modelo é de 250 kms em ambiente urbano.

Dada a experiência da marca e como não podia deixar de ser, o quadro, suporte da bateria e o monobraço oscilante são em alumínio maquinado. :nice:

Conta ainda com forquilha WP, amortecedor traseiro Öhlins, ficando a travagem bem entregue à Brembo.

Gostava que não fosse só uma unidade e que isto fosse escalado para uma produção com números relevantes, mas bem sei que não será fácil...



« Última modificação: Fevereiro 11, 2022, 06:55:20, 06:55 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Fevereiro 10, 2022, 23:12:34, 23:12
Responder #1

JustGil

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 458
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB300R
  • Localidade: Vila Nova de Gaia, Porto
Muito obrigado pela partilha de informação!  :nice:
Quanto ao género Supermoto, é um estilo que me vem encantando cada vez mais, sinceramente, não me importava de ter uma como 2ª mota, principalmente uma KTM SM 690 ou a Husqvarna 701, mas isso é demais para as minhas mãos e cart€ira.  :(
Quanto à empresa Axiis para mim era totalmente desconhecida, porém, vendo agora as especificações, aparenta ser um "foguetão", nomeadamente com esse torque monstruoso.  :yeah:

Fevereiro 11, 2022, 12:41:11, 12:41
Responder #2

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 902
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Esta gostava de ter na garagem!

Não sei é se me aguentava muito tempo com +700 Nm no punho direito e tão pouca borracha no chão!!!!!

 :love0001: :love0001: :love0001: :love0001: :love0001: :love0001:
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Fevereiro 11, 2022, 12:54:02, 12:54
Responder #3

Reiner

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 227
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200GS
  • Localidade: PASSOS MG Brasil
Esta gostava de ter na garagem!

Não sei é se me aguentava muito tempo com +700 Nm no punho direito e tão pouca borracha no chão!!!!!

 :love0001: :love0001: :love0001: :love0001: :love0001: :love0001:
Deve haver um erro nas especificações, é impossível tal torque com uma bateria tão pequena.....

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk


Fevereiro 11, 2022, 13:07:06, 13:07
Responder #4

Cross

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 1110
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
Esta gostava de ter na garagem!

Não sei é se me aguentava muito tempo com +700 Nm no punho direito e tão pouca borracha no chão!!!!!

 :love0001: :love0001: :love0001: :love0001: :love0001: :love0001:
Deve haver um erro nas especificações, é impossível tal torque com uma bateria tão pequena.....

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Boas companheiro,

Impossível?!?! "Já Archimedes dizia que com a alavanca longa suficiente e um fulcro onde apoiar que movia o mundo". Neste caso aplica mais o trabalho que deixou sobre roldanas mas é o mesmo :).
Não é nada que ver com baterias ou sequer um valor extraordinário, para isso serve as engrenagens.




Sent from my SM-G780F using Tapatalk
Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Fevereiro 11, 2022, 13:12:55, 13:12
Responder #5

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
(....)
Deve haver um erro nas especificações, é impossível tal torque com uma bateria tão pequena.....



Eu confesso que quando li também achei um valor elevadíssimo de binário, mas por outro lado estou cada vez mais habituado a ver isso nos v.e.

Temendo que tivesse errado nas especificações que tinha lido e depois por aqui deixado, foi pesquisar informação nacional e de facto falam em 720Nm.  :curtocircuito:

https://www.motor24.pt/motos/axiis-liion-e-a-supermoto-eletrica-construida-em-portugal/1550535/

EDIT: E um peso pluma de apenas 133kg!!!  :???: Isto significa que tem 1cv por cada kg de peso.
« Última modificação: Fevereiro 11, 2022, 13:15:39, 13:15 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Fevereiro 11, 2022, 13:13:20, 13:13
Responder #6

Reiner

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 227
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200GS
  • Localidade: PASSOS MG Brasil
Esta gostava de ter na garagem!

Não sei é se me aguentava muito tempo com +700 Nm no punho direito e tão pouca borracha no chão!!!!!

 :love0001: :love0001: :love0001: :love0001: :love0001: :love0001:
Deve haver um erro nas especificações, é impossível tal torque com uma bateria tão pequena.....

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Boas companheiro,

Impossível?!?! "Já Archimedes dizia que com a alavanca longa suficiente e um fulcro onde apoiar que movia o mundo". Neste caso aplica mais o trabalho que deixou sobre roldanas mas é o mesmo :).
Não é nada que ver com baterias ou sequer um valor extraordinário, para isso serve as engrenagens.




Sent from my SM-G780F using Tapatalk
Boas!!
Vc já percebeu alguém alavancando o mundo????
Na teoria tudo pode!!! Mas não funciona...um Porsche Taycam tem 1042NM......uma mota com um motorzinho de dentista consegue 720Nm...????
Espero estar errado....

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk


Fevereiro 11, 2022, 13:24:23, 13:24
Responder #7

Cross

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 1110
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
Esta gostava de ter na garagem!

Não sei é se me aguentava muito tempo com +700 Nm no punho direito e tão pouca borracha no chão!!!!!

 :love0001: :love0001: :love0001: :love0001: :love0001: :love0001:
Deve haver um erro nas especificações, é impossível tal torque com uma bateria tão pequena.....

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Boas companheiro,

Impossível?!?! "Já Archimedes dizia que com a alavanca longa suficiente e um fulcro onde apoiar que movia o mundo". Neste caso aplica mais o trabalho que deixou sobre roldanas mas é o mesmo :).
Não é nada que ver com baterias ou sequer um valor extraordinário, para isso serve as engrenagens.




Sent from my SM-G780F using Tapatalk
Boas!!
Vc já percebeu alguém alavancando o mundo????
Na teoria tudo pode!!! Mas não funciona...um Porsche Taycam tem 1042NM......uma mota com um motorzinho de dentista consegue 720Nm...????
Espero estar errado....

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk
Companheiro sem stress. Archimedes foi o maior!

Não é nada nada absurdo 750Nm!

https://www.yasa.com/products/yasa-750/


Sent from my SM-G780F using Tapatalk

Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Fevereiro 11, 2022, 14:01:55, 14:01
Responder #8

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4595
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Imagino fazer um arranque com esta mota numa estrada desimpedida.  :stuck_out_tongue_winking_eye:

Ao fim ao cabo, tanto torque que será quase impossível de controlar a mota em condução "normal".  :pensador:

Fevereiro 25, 2022, 11:51:11, 11:51
Responder #9

Lourenço

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 816
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
  • Localidade: Lisboa
A marca portuguesa vai sendo referenciada por alguns sites internacionais e tem despertado curiosidade
https://www.motoservices.com/actualite-moto/un-supermotard-de-134ch-pour-133kg-ca-vous-tente.htm

Axiis was founded in 2015 by three friends aiming to establish a premium motorcycle brand.
With our goal set, in the following years we released products that provided the financial stability to start developing our first motorcycle.
These profits alowed to invest in better in-house production facilities, creating the conditions to grow faster and improve our quality control.
As of now, we are established in the market with more than 20 products, and have satisfied costumers in over 70 countries.
Keeping our main goal in mind, during the past years we have been working hard on the development of our first electric Supermoto, which we are proud to announce.
We call it LIION.
https://www.axiis-ea.com/pages/history