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Primeira mota

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Dr.maia:
Olá, estou a acabar de tirar a carta de condução de mota A2 e ainda não sei bem que mota escolher, também não sei se começo por uma 125 ou se começo por uma 300. Eu gosto do estilo das naked e das super sport, em relação ás super sport sei que tenho de ter muita experiencia.
Espero que me consigam ajudar com a vossa experiencia?

JustGil:

--- Citação de: Dr.maia em Maio 11, 2022, 22:03:23, 22:03 ---Olá, estou a acabar de tirar a carta de condução de mota A2 e ainda não sei bem que mota escolher, também não sei se começo por uma 125 ou se começo por uma 300. Eu gosto do estilo das naked e das super sport, em relação ás super sport sei que tenho de ter muita experiencia.
Espero que me consigam ajudar com a vossa experiencia?

--- Fim de Citação ---

Viva! Também tenho a carta A2 e também a tirei ano passado(com 18anos).
Quanto à mota ideal, irá depender de alguns fatores como: será mota para o dia-a-dia ou só para o fim de semana; se a maior parte do percurso é citadino ou não; se irá andar com passageiro... entre outras.
A meu ver, se estás a tirar a carta A2, talvez uma mota entre 300cc e 500cc seja o ideal, são motas com uma potência razoável para o quotidiano, regra geral são leves e de fácil manobra, não têm consumos muito elevados, e já dão para fazer uns passeios por aí  :yeah:
Quando tirei a carta A2, andei um tempinho com uma Yamaha XJ6 de 1998(limitada a 25kw), gostava imenso do ronco dos 4 cilindros, porém era muito pesada para a manobrar a baixa velocidade(deixei-a cair 2x, sendo nela que tive a minha 1ª queda que felizmente não foi nada de grave). Entretanto, consegui arranjar uma CB300R, que cumpre com os requisitos que eu necessito para o meu quotidiano, como consumos baixos(3.1l/100); perfeita para o suso citadino e para alguma autoestrada(dá para acompanhar bem o fluxo dos automóveis e tenho a possibilidade de os ultrapassar), e principalmente, é uma mota bastante leve(144kg em ordem de marcha), fora que dá para os meus passeios e de vez em quando, curtir umas curvinhas na N108.
De resto, irá depender(como referi anteriormente) do que pretendes fazer com a mota.
A meu ver, uma 125cc até é porreira, nomeadamente em espaço urbano, mas em autoestrada não as acho muito seguras, pois grande parte delas, apresenta alguma dificuldade em acompanhar o fluxo dos restantes automóveis(em manter uma velocidade de 110km/h-120km/h), para além disso, gosto de ter a possibilidade de realizar ultrapassagens, principalmente quando fico atrás de algum camião ou autocarro que deita bastante fumo ou algo do género.
Creio que outros membros também poderão ajudar nesta escolha.
Boa sorte e tudo de bom!  :nice:

Canonista:
Como o JustGil referiu do ponto de vista da emoção, não há nada como uma 4 cilindros...
Pelo barulho, potência, aceleração, adrenalina.

Do ponto de vista da razão e para deslocação do dia a dia, cada vez me convenço mais que, 300 - 350 cm3 é a cilindrada certa.
Práticas de manobrar, económicas nos consumos, económicas na manutenção e isentas de IUC.

Para um recém encartado, ainda têm outra vantagem, são mais tolerantes e permitem uma mais fácil evolução na curva de aprendizagem.

Dr.maia:

--- Citação de: JustGil em Maio 11, 2022, 22:50:12, 22:50 ---
--- Citação de: Dr.maia em Maio 11, 2022, 22:03:23, 22:03 ---Quanto à mota ideal, irá depender de alguns fatores como: será mota para o dia-a-dia ou só para o fim de semana; se a maior parte do percurso é citadino ou não; se irá andar com passageiro... entre outras.

--- Fim de Citação ---

Bom dia!

Em relação á mota irá ser para o dia-a-dia e de vez em quando para fazer uns passeios.
Eu raramente irei andar com passageiro.

Um amigo meu mandou me um anúncio no OLX de uma yhamaha R6(limitada a 25kw), tive a ver o peso da mota e os consumos e acho que será muito pesada para além de que acho que não será uma boa ideia para primeira mota mesmo limitada.
O que me chamou a atenção nessa mota foi mesmo o design e o barulho dos 4 cilindros.
--- Fim de Citação ---

JViegas:
Haaaa os 4 cilindros... como resistir...
Eu não... não consigo e conduzo uma no dia-a-dia  :diabolico:

Alguns irão dizer-te que tudo não passa do controlo do punho direito e da nossa cabeça, eu não concordo pois vai tudo da experiência que tens e por mais limitada que a mota esteja existem outros pontos e que tu até já referiste que é o peso.

Nas manobras a baixas velocidades, circular entre filas de trânsito ou retirar a mota de um local apertado de estacionamento, o peso da mota tem uma grande influência, mas lá está: é tudo uma questão de experiência (na minha opinião naturalmente).

Eu passei de uma 300cc para uma 650cc, ganhei em velocidade e prazer em conduzir mas perdi a manobrabilidade e a economia no uso diária da mesma.

Com certeza que as tuas aulas práticas não irão ser numa 300cc... provavelmente numa 650cc ou 700cc e isso já te dará uma ideia do que é andar diariamente com uma máquina dessas... no entanto e respondendo à tua dúvida e já que estás a tirar a carta eu começava por uma 300cc, sem sombra de dúvida (na minha opinião claro).

Não sei que trajetos irás fazer nem o orçamento disponível mas uma 125cc será principalmente para percursos pequenos e velocidades cruzeiro maioritariamente fora das vias rápidas. Não quero dizer que uma 125cc chega e sobra, aliás existem companheiros que fazem milhares de kms em 125cc sem problemas.

Bem vindo, boa sorte com a carta e boas escolhas.

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