Autor Tópico: Preparação e pintura de jantes de moto  (Lida 6708 vezes)

Novembro 21, 2017, 18:51:01, 18:51
Lida 6708 vezes

Sapiens21

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Preparação e pintura de jantes de moto






Muito provavelmente estarás dentro de um vasto número de pessoas que, para certas coisas, prefere mandar fazer.

E eu sou igual, confesso. Além de que isto de pintar umas jantes até seria daquelas coisas que nunca te vias a fazer na vida...mas...bem, talvez depois de veres o vídeo mudes (um pouco) de opinião.

Não estamos a falar da complexidade na descodificaçao de um ADN, pelo que algum empenho, atenção, calma, bons produtos a aplicar e...eventualmente aprender com o erro e algum falhanço que implique começar de novo, também fazem parte. :)

Se acaso és daqueles que não troca de moto frequentemente e a mesma vai acumulando alguns anos que a levam a precisar de "certas atenções", ou então pretendes simplesmente restaurar uma moto aos poucos como um projecto pessoal, então a visualização deste vídeo pode dar uma ajuda.

Todas as jantes terão o seu grau de dificuldade e esta do vídeo acima porventura até será das que dá um pouco mais de trabalho de preparação - visto ser uma jante raiada - mas assim pelo menos ficam com ideia mais abrangente daquilo onde se metem...caso decidam avançar. ;)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Novembro 21, 2017, 19:12:11, 19:12
Responder #1

2low

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Pintar jantes ou qualquer outra peça de uma moto dá é bastante trabalho, porque entre limpeza com lixagem da zona a pintar, usando depois primeiro um primário e depois várias camadas de tinta com lixagens intermedias e por fim a camada de verniz em duas ou tres de maos com ainda lixagem entre elas, o resultado final acaba por ser quase tão caro ou mais caro que mandar fazer, isto se o resultado que queremos é uma coisa perfeita!

As tintas e primário(s) que aconselho são os da Motip.

Quantas mais camadas de tinta e camadas de verniz que existam, melhor será o resultado final.

Um dos problemas que há, com a falta de experiência, é pegarmos num spray, darmos uma primeira camada e insistirmos para que fique totalmente coberta como se fosse a camada definitiva... dessa forma preenchemos as peças com muita tinta e que depois escorre bastante, com bastante trabalho de lixagem para disfarçar esses escorrimentos...

Existem depois algumas tecnicas, de conhecimento geral de pintores ou por experiencia de cada pintor, para encontrar defeitos na pintura e de como proceder para corrigir esses "defeitos" e/ou para pinturas personalizadas tipo frisos com uso de fitas proprias...

Mas no geral, acho que este trabalho de pintura não se enquadra no "poupar dinheiro" mas sim no de apenas saber que se fará algo com as próprias mãos - o gosto pela coisa.

Depois claro, há os atamancos que sim, poupa-se bastante dinheiro mas o resultado é .....  quase sempre....


Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Novembro 21, 2017, 19:29:46, 19:29
Responder #2

Sapiens21

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(....)
Mas no geral, acho que este trabalho de pintura não se enquadra no "poupar dinheiro" mas sim no de apenas saber que se fará algo com as próprias mãos - o gosto pela coisa.
(....)

E se leres novamente...nem sequer se fala em "poupar dinheiro" no tópico, mas sim o de se fazer por si mesmo sem mandar fazer a outros.  :)

E claro...a possibilidade de erro no que toca a pinturas, é elevada.
Mas também...nada como errar! Também se aprende com os erros e o fazermos por nós mesmos dá outro valor ao trabalho.

Porém, quando vemos que não dá mesmo (e nem sequer coloco em hipótese a pintura integral de uma moto, mas simplesmente uma peça), então o melhor é mesmo entregar o trabalho a quem o sabe fazer.  :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
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Dalai Lama

Novembro 21, 2017, 20:25:22, 20:25
Responder #3

pedroareias

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Motip? Mas estás a brincar com aguarelas? Produtos em "spray" ????

E depois há "pérolas" como estas:
"Quantas mais camadas de tinta e camadas de verniz que existam, melhor será o resultado final."


E os solventes presos? E a adesão ao substrato?

Os únicos produtos que funcionam têm 2 componentes (resina e endurecedor) e são profissionais.
Requerem equipamento profissional e protecção (máscaras para isocianatos).

Poliésters, epóxis, uretanos, etc. Mesmo a chamada "tinta de água" pode e deve levar activador.

Algumas casas que as vendem são:

AS Borrego https://www.asborrego.pt/

LTintas http://www.ltintas.pt/

Acrilac http://www.acrilac.com/cat.html

etc....

As marcas de promotores de aderência, primários, aparelhos, betumes, vernizes, etc mais comuns são:

Standox http://www.standox.com/corporate/en_GB.html

Spies-Hecker http://www.spieshecker.com/corporate/en_GB.html

Glasurit https://www.glasurit.com/en-int/

U-Pol http://www.u-pol.com/uk/en-uk/home

Roberlo http://en.roberlo.com/


As marcas de pistolas mais comuns são:

SATA: https://www.sata.com/

Anest Iwata: http://anestiwata.com/

Devilbiss: http://www.devilbisseu.com/en-gb/

ANI: www.ani.it


Compressores, lâmpadas de infravermelhos, ....


Pintar jantes ou qualquer outra peça de uma moto dá é bastante trabalho, porque entre limpeza com lixagem da zona a pintar, usando depois primeiro um primário e depois várias camadas de tinta com lixagens intermedias e por fim a camada de verniz em duas ou tres de maos com ainda lixagem entre elas, o resultado final acaba por ser quase tão caro ou mais caro que mandar fazer, isto se o resultado que queremos é uma coisa perfeita!

As tintas e primário(s) que aconselho são os da Motip.

Quantas mais camadas de tinta e camadas de verniz que existam, melhor será o resultado final.

Um dos problemas que há, com a falta de experiência, é pegarmos num spray, darmos uma primeira camada e insistirmos para que fique totalmente coberta como se fosse a camada definitiva... dessa forma preenchemos as peças com muita tinta e que depois escorre bastante, com bastante trabalho de lixagem para disfarçar esses escorrimentos...

Existem depois algumas tecnicas, de conhecimento geral de pintores ou por experiencia de cada pintor, para encontrar defeitos na pintura e de como proceder para corrigir esses "defeitos" e/ou para pinturas personalizadas tipo frisos com uso de fitas proprias...

Mas no geral, acho que este trabalho de pintura não se enquadra no "poupar dinheiro" mas sim no de apenas saber que se fará algo com as próprias mãos - o gosto pela coisa.

Depois claro, há os atamancos que sim, poupa-se bastante dinheiro mas o resultado é .....  quase sempre....
« Última modificação: Novembro 21, 2017, 20:29:25, 20:29 por pedroareias »

Novembro 21, 2017, 20:39:03, 20:39
Responder #4

2low

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(...)Os únicos produtos que funcionam têm 2 componentes (resina e endurecedor) e são profissionais.
Requerem equipamento profissional e protecção (máscaras para isocianatos).
(...)

Acho que não devem haver por aqui muitos pintores profissionais e com estufas de pintura.
Portanto, dentro do esquema amador "Do it Yourself ", Motip é uma boa referência.

Quanto aos esquemas "profissionais", de certeza que há quem se aventure com todos esses nomes esquisitos?
Se no forum, só for permitido informação MESMO profissional então calarei-me para sempre, não é mesmo a minha área...

« Última modificação: Novembro 21, 2017, 20:44:40, 20:44 por 2low »
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Novembro 21, 2017, 20:45:16, 20:45
Responder #5

pedroareias

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Lá está.

Existem produtos de 2 componentes que não precisam de estufa de pintura.

Já agora, normalmente a "estufa" é uma cabine.

Aliás alguns na TDS (Technical Data Sheet) mencionam que não podem ser aquecidos.

Só para mencionar vernizes, o Spies-Hecker 8800, o U-Pol Rapid e o Roberlo Kronox 1100 não precisam de estufa.

O Kronox 1100 desaconselha o calor no processo de cura.

Cf.
http://www.spieshecker.com/corporate/en_GB/products/passenger-cars/clears/8800.html
http://pt.roberlo.com/produtos/automotivo/produtos-complementares/vernizes/kronox-1100/
http://www.u-pol.com/us/en/product/rapid-system/coatings/clearcoats/rapid-system-clearcoat

(...)Os únicos produtos que funcionam têm 2 componentes (resina e endurecedor) e são profissionais.
Requerem equipamento profissional e protecção (máscaras para isocianatos).
(...)

Acho que não devem haver por aqui muitos pintores profissionais e com estufas de pintura.
Portanto, dentro do esquema amador "Do it Yourself ", Motip é uma boa referência.

Novembro 21, 2017, 20:58:31, 20:58
Responder #6

2low

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Lá está.

Existem produtos de 2 componentes que não precisam de estufa de pintura.

Já agora, normalmente a "estufa" é uma cabine.

Aliás alguns na TDS (Technical Data Sheet) mencionam que não podem ser aquecidos.

Só para mencionar vernizes, o Spies-Hecker 8800, o U-Pol Rapid e o Roberlo Kronox 1100 não precisam de estufa.

O Kronox 1100 desaconselha o calor no processo de cura.

Cf.
http://www.spieshecker.com/corporate/en_GB/products/passenger-cars/clears/8800.html
http://pt.roberlo.com/produtos/automotivo/produtos-complementares/vernizes/kronox-1100/
http://www.u-pol.com/us/en/product/rapid-system/coatings/clearcoats/rapid-system-clearcoat

(...)Os únicos produtos que funcionam têm 2 componentes (resina e endurecedor) e são profissionais.
Requerem equipamento profissional e protecção (máscaras para isocianatos).
(...)

Acho que não devem haver por aqui muitos pintores profissionais e com estufas de pintura.
Portanto, dentro do esquema amador "Do it Yourself ", Motip é uma boa referência.

com tanta coisa que tenho a aprender, tens portfolio? gostava de ver.
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Novembro 21, 2017, 21:05:31, 21:05
Responder #7

pedroareias

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Está no DIY aqui do fórum: http://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=182.0
E não estou a ensinar nada.

É conhecimento geral, ainda há 10 minutos inseri 2 vídeos de um tipo a pintar uma Vespa.
« Última modificação: Novembro 21, 2017, 21:11:36, 21:11 por pedroareias »

Novembro 21, 2017, 21:08:43, 21:08
Responder #8

António Teles

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Reconheço o esforço do jovem pintor deste filme, que quase me achei capaz de pintar as jantes, raios e cubos da minha Skygo. Mas depois de ler os comentários vou repensar sobre as minhas habilidades de pintor, mas mantendo-me activo na leitura destes topicos.
A ver se paro quieto?! 🏍

Novembro 21, 2017, 21:10:45, 21:10
Responder #9

pedroareias

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É ter calma e produtos bons. Eu inseri um vídeo de uma Vespa a ser pintada.

Com latas de spray sai tudo em meses.

Reconheço o esforço do jovem pintor deste filme, que quase me achei capaz de pintar as jantes, raios e cubos da minha Skygo. Mas depois de ler os comentários vou repensar sobre as minhas habilidades de pintor, mas mantendo-me activo na leitura destes topicos.

Novembro 22, 2017, 02:02:33, 02:02
Responder #10

jmartins13

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Bolas, pinturas é daquelas áreas tramadas. E preciso muito know-how e muito domínio de tudo para ter resultados profissionais.
Só o afinar da espessura da tinta já tem que se lhe diga..

Pessoalmente, não por necessidade de poupar o dinheiro, mas por teimosia de querer fazer e aprender, já me atirei a pintar as jantes de um Ford Capri que tive em 2009, em combinação de preto/aluminio polido  (filme, lol), e as que tenho na HD, as jantes lenticulares da FatBoy, tb fui eu que pintei na base do DIY. Ambas têem-se aguentado bem, mesmo com as lavagens à pressão, nada a assinalar.

É preciso muita paciência e perfeccionismo para pinturas, confesso que não me atrai muito. Meia volta lá tenho que lacar umas coisas em MDF na Carpintaria, mas sempre que se justifique, entrego a quem faz disso vida e consegue resultados profissionais.

Cada macaco no seu galho :)

Novembro 22, 2017, 09:39:47, 09:39
Responder #11

pedroareias

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Pois, tens razão, Jmartins13.

Talvez tenha sido excessivamente contundente, mas praticamente tudo o que nos rodeia, desde motos, automóveis, navios, bicicletas, é pintado com produtos (tintas, primários, etc) catalizados, ou de 2 componentes.

Mesmo o interior dos automóveis, os botões, consolas, portas, etc, quando é pintado é-o recorrendo a produtos catalizados.

A BMW agora até usa verniz mate cerâmico para os botões do interior dos automóveis.

Isto é um bocadinho como o WD-40 para remover riscos. As "latas", sejam Motip, SprayMax, Dinitrol, etc aparentemente resolvem o problema.

Passadas semanas ou meses torna-se claro que não resolvem e só criam problemas.

Para fazer uma analogia com as colas:

Uma cola catalizada é a Araldite, que é uma resina epóxida.
Uma cola não catalizada é a cola branca.

Todos nós já reparámos que, apesar de dar mais trabalho, a Araldite é superior como adesivo à cola branca.

Mais uma vez, não estou a "ensinar" nada, isto é do conhecimento geral.

Tento é evitar que façam asneiras que depois saem caras. Eu próprio já as fiz há 5 anos e escrevi longamente sobre isso.


Bolas, pinturas é daquelas áreas tramadas. E preciso muito know-how e muito domínio de tudo para ter resultados profissionais.
Só o afinar da espessura da tinta já tem que se lhe diga..

Pessoalmente, não por necessidade de poupar o dinheiro, mas por teimosia de querer fazer e aprender, já me atirei a pintar as jantes de um Ford Capri que tive em 2009, em combinação de preto/aluminio polido  (filme, lol), e as que tenho na HD, as jantes lenticulares da FatBoy, tb fui eu que pintei na base do DIY. Ambas têem-se aguentado bem, mesmo com as lavagens à pressão, nada a assinalar.

É preciso muita paciência e perfeccionismo para pinturas, confesso que não me atrai muito. Meia volta lá tenho que lacar umas coisas em MDF na Carpintaria, mas sempre que se justifique, entrego a quem faz disso vida e consegue resultados profissionais.

Cada macaco no seu galho :)

Novembro 22, 2017, 09:56:38, 09:56
Responder #12

dfelix

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Mais uma vez, não estou a "ensinar" nada, isto é do conhecimento geral.

Já agora...
O que sugeres (como forma amadora mais eficaz) para remover riscos?

Já tentei vários produtos "polish" mas sem sucesso.

Novembro 22, 2017, 10:36:50, 10:36
Responder #13

JViegas

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Mais uma vez, não estou a "ensinar" nada, isto é do conhecimento geral.

Já agora...
O que sugeres (como forma amadora mais eficaz) para remover riscos?

Já tentei vários produtos "polish" mas sem sucesso.

Idem

Até já tentei no enlatado (que agora é preto). fonix que qualquer risco nota-se ainda mais.  :irritado:

Novembro 22, 2017, 10:45:07, 10:45
Responder #14

pedroareias

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Amigos:

Pois, penso que não há soluções simples.

Depende da profundidade. A minha mulher noutro dia disse que tinha feito um "risco" e tinha uma amolgadela no guarda lamas que nem a porta do passageiro abria.

Na maioria dos casos, é despolir (todo o painel) com lixas de água 600 e 1000 (3M por exemplo), usar um glaze putty para preencher os "vales" dos riscos, alisar, pintar e esbater a pintura no painel e re-aplicar o verniz.

Ou seja, uma repintura de todo o painel. Se querem um "desenrasque" podem fazer um retoque com um diluente de esbatimento, mas ao sol vai notar-se a diferença.

Mesmo um "pro" menciona o problema dos "retoques":


Eu tenho os produtos e equipamento, mas o tempo escasseia. Nem para andar de moto tenho tempo.