(....)Mas no geral, acho que este trabalho de pintura não se enquadra no "poupar dinheiro" mas sim no de apenas saber que se fará algo com as próprias mãos - o gosto pela coisa. (....)
Pintar jantes ou qualquer outra peça de uma moto dá é bastante trabalho, porque entre limpeza com lixagem da zona a pintar, usando depois primeiro um primário e depois várias camadas de tinta com lixagens intermedias e por fim a camada de verniz em duas ou tres de maos com ainda lixagem entre elas, o resultado final acaba por ser quase tão caro ou mais caro que mandar fazer, isto se o resultado que queremos é uma coisa perfeita!As tintas e primário(s) que aconselho são os da Motip.Quantas mais camadas de tinta e camadas de verniz que existam, melhor será o resultado final.Um dos problemas que há, com a falta de experiência, é pegarmos num spray, darmos uma primeira camada e insistirmos para que fique totalmente coberta como se fosse a camada definitiva... dessa forma preenchemos as peças com muita tinta e que depois escorre bastante, com bastante trabalho de lixagem para disfarçar esses escorrimentos...Existem depois algumas tecnicas, de conhecimento geral de pintores ou por experiencia de cada pintor, para encontrar defeitos na pintura e de como proceder para corrigir esses "defeitos" e/ou para pinturas personalizadas tipo frisos com uso de fitas proprias...Mas no geral, acho que este trabalho de pintura não se enquadra no "poupar dinheiro" mas sim no de apenas saber que se fará algo com as próprias mãos - o gosto pela coisa. Depois claro, há os atamancos que sim, poupa-se bastante dinheiro mas o resultado é ..... quase sempre....
(...)Os únicos produtos que funcionam têm 2 componentes (resina e endurecedor) e são profissionais.Requerem equipamento profissional e protecção (máscaras para isocianatos).(...)
Citação de: pedroareias em Novembro 21, 2017, 20:25:22, 20:25(...)Os únicos produtos que funcionam têm 2 componentes (resina e endurecedor) e são profissionais.Requerem equipamento profissional e protecção (máscaras para isocianatos).(...)Acho que não devem haver por aqui muitos pintores profissionais e com estufas de pintura.Portanto, dentro do esquema amador "Do it Yourself ", Motip é uma boa referência.
Lá está.Existem produtos de 2 componentes que não precisam de estufa de pintura.Já agora, normalmente a "estufa" é uma cabine.Aliás alguns na TDS (Technical Data Sheet) mencionam que não podem ser aquecidos.Só para mencionar vernizes, o Spies-Hecker 8800, o U-Pol Rapid e o Roberlo Kronox 1100 não precisam de estufa.O Kronox 1100 desaconselha o calor no processo de cura.Cf. http://www.spieshecker.com/corporate/en_GB/products/passenger-cars/clears/8800.htmlhttp://pt.roberlo.com/produtos/automotivo/produtos-complementares/vernizes/kronox-1100/http://www.u-pol.com/us/en/product/rapid-system/coatings/clearcoats/rapid-system-clearcoatCitação de: 2low em Novembro 21, 2017, 20:39:03, 20:39Citação de: pedroareias em Novembro 21, 2017, 20:25:22, 20:25(...)Os únicos produtos que funcionam têm 2 componentes (resina e endurecedor) e são profissionais.Requerem equipamento profissional e protecção (máscaras para isocianatos).(...)Acho que não devem haver por aqui muitos pintores profissionais e com estufas de pintura.Portanto, dentro do esquema amador "Do it Yourself ", Motip é uma boa referência.
Reconheço o esforço do jovem pintor deste filme, que quase me achei capaz de pintar as jantes, raios e cubos da minha Skygo. Mas depois de ler os comentários vou repensar sobre as minhas habilidades de pintor, mas mantendo-me activo na leitura destes topicos.
Bolas, pinturas é daquelas áreas tramadas. E preciso muito know-how e muito domínio de tudo para ter resultados profissionais.Só o afinar da espessura da tinta já tem que se lhe diga..Pessoalmente, não por necessidade de poupar o dinheiro, mas por teimosia de querer fazer e aprender, já me atirei a pintar as jantes de um Ford Capri que tive em 2009, em combinação de preto/aluminio polido (filme, lol), e as que tenho na HD, as jantes lenticulares da FatBoy, tb fui eu que pintei na base do DIY. Ambas têem-se aguentado bem, mesmo com as lavagens à pressão, nada a assinalar.É preciso muita paciência e perfeccionismo para pinturas, confesso que não me atrai muito. Meia volta lá tenho que lacar umas coisas em MDF na Carpintaria, mas sempre que se justifique, entrego a quem faz disso vida e consegue resultados profissionais.Cada macaco no seu galho
Mais uma vez, não estou a "ensinar" nada, isto é do conhecimento geral.
Citação de: pedroareias em Novembro 22, 2017, 09:39:47, 09:39Mais uma vez, não estou a "ensinar" nada, isto é do conhecimento geral.Já agora...O que sugeres (como forma amadora mais eficaz) para remover riscos?Já tentei vários produtos "polish" mas sem sucesso.