Autor Tópico: Falta de descanso central  (Lida 3479 vezes)

Janeiro 31, 2018, 11:50:55, 11:50
Lida 3479 vezes

Rui Jorge

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 146
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R 1200 GS
  • Localidade: Quinta do Anjo
Boas,
Tenho há pouco tempo a Vstrom e é a primeira mota sem descanso central que possuo (tive também uma virago 250, mas era relativamente leve e troquei-a rapidamente), o que coloca problemas em tudo o que tem a ver com a lavagem e lubrificação da corrente.
Quanto à lubrificação tenho feito aquele filme de dar umas sprayadas na secção visível da corrente, andar uns centímetros com a mota, novo spray, etc. É pouco prático mas tem safado. Agora lavar é que já não me estou a ver fazer o mesmo número.
Tenho visto vídeos na net que vão desde o uso de macacos de automóvel a sistemas artesanais feitos com madeira mas todos me têm colocado um problema- assentam em áreas da mota (motor - ou protecção do motor, escape) que não me parecem feitas para receber esses esforços.
Pessoal mais experiente neste tipo de situação consegue dar algumas ideias de como posso levantar a mota (pelo menos a roda traseira) com alguma segurança e de forma relativamente fácil?
Agradeço desde já os contributos

Abraço e boas curvas

Janeiro 31, 2018, 11:58:18, 11:58
Responder #1

carlos-kb

  • Visitante
Ou arranjas um cavalete... ou então uma solução caseira, que ainda que seja menos prática, é deveras mais barata...



Nota: Não existe descanso cebntral p a tua mota, nem como extra? A minha também não tem, mas estou seriamente a pensar comprar um (+/- 150 paus). Não por causa da lubrificação da corrente (que não tem), mas para fazer outras operações de verificação e ou manutenção.

Edit: Olha lá aqui:

http://www.cosmo-accessories.com/online-store/electronics-computers/dl-650-v-strom/centerstand650-55-info.html
« Última modificação: Janeiro 31, 2018, 12:00:29, 12:00 por carlos-kb »

Janeiro 31, 2018, 12:10:06, 12:10
Responder #2

Rui Jorge

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 146
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R 1200 GS
  • Localidade: Quinta do Anjo
Ou arranjas um cavalete... ou então uma solução caseira, que ainda que seja menos prática, é deveras mais barata...

http://www.cosmo-accessories.com/online-store/electronics-computers/dl-650-v-strom/centerstand650-55-info.html

Boa! é uma hipótese sim senhor, e mais barata do que estava a pensar. Entretanto vou experimentar a solução caseira.

Obrigado,
Um abraço

Janeiro 31, 2018, 14:08:31, 14:08
Responder #3

carlos-kb

  • Visitante
O problema do cavalete é também... ou um gajo tem muita prática para o conseguir meter sozinho, ou tem sempre de pedir ajuda a alguém para segurar a mota direita.

E em motos maiores ou mais pesadas, é um grande risco tentar fazê-lo sozinho.



Janeiro 31, 2018, 16:07:45, 16:07
Responder #4

Rui Jorge

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 146
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R 1200 GS
  • Localidade: Quinta do Anjo
Encontrei esta solução que sou capaz de tentar:


Janeiro 31, 2018, 18:18:40, 18:18
Responder #5

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386

O modelo de madeira já foi alvo de engenho por estes lados :  :corado:

http://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=606.msg8384#msg8384

Carlos, ponho o cavalete sozinho e sem problemas  :stuck_out_tongue: apenas faço um truque. Coloco a mota na horizontal, com o pé arrasto 2 ou 3 livro/revistas largos (pelo menos A4), que já estavam no chão para debaixo do apoio lateral e a mota fica suportada quase na vertical.
A partir daqui é fácil colocar o cavalete.
Fixa-se o lugar onde estavam os livros e depois da lubrificação colocam-se de novo na mesma posição, depois baixa-se a mota e fica apoiada nos livros. Endireita-se a mota para a vertical e arrastam-se os livros para o lado ou anda-se um pouco com a mota para a a frente, apoia-se no chão da garagem e  guardam-se os livros para a próxima vez  :nice:
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Janeiro 31, 2018, 19:21:07, 19:21
Responder #6

carlos-kb

  • Visitante

O modelo de madeira já foi alvo de engenho por estes lados :  :corado:

http://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=606.msg8384#msg8384

Carlos, ponho o cavalete sozinho e sem problemas  :stuck_out_tongue: apenas faço um truque. Coloco a mota na horizontal, com o pé arrasto 2 ou 3 livro/revistas largos (pelo menos A4), que já estavam no chão para debaixo do apoio lateral e a mota fica suportada quase na vertical.
A partir daqui é fácil colocar o cavalete.
Fixa-se o lugar onde estavam os livros e depois da lubrificação colocam-se de novo na mesma posição, depois baixa-se a mota e fica apoiada nos livros. Endireita-se a mota para a vertical e arrastam-se os livros para o lado ou anda-se um pouco com a mota para a a frente, apoia-se no chão da garagem e  guardam-se os livros para a próxima vez  :nice:

Lol.... Realmente moto2cool.... tu és mesmo um verdadeiro "engenhocas"!  :D



Só falta dizeres que a mota ainda lê os livros no tempo em que estes não estão a ser usados para amparar a mota direita. Uma SV culta e instruída calha sempre bem. :lolol:

Na minha quero mesmo comprar um descanso central (que é um extra da marca, havendo ainda alguns aftermarket). Pelo motivo de ser monobraço (um cavalete para monobraço é mais específico, caro e complicado de colocar) e depois.... porque não me quero meter a fazer grandes "avarias" sozinho com aquela gorda de 270 Kgs anunciados. Aliás, agora quando é para verificar os níveis (especialmente óleo ou coolant), meto-me em cima da mota, com ela direita, e com o telelé fotografo a zona do visor do óleo ou do vaso expansor do coolant. Pela foto verifico então o nível.  :tornarseanjinho:

Aqui a prova!!!  :D


Janeiro 31, 2018, 21:36:10, 21:36
Responder #7

claxav

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 24
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: S1000R
  • Localidade: VN Gaia
Na minha não tenho descanso central e como tb tenho de fazer a manutenção da corrente mandei vir um Abba stand com a opção dos rodados, assim além de levantar a roda traseira tenho a opção de levantar tb a roda frontal e ainda de movimentar a mota enquanto está com as rodas levantadas, para a arrumar em zonas apertadas é bastante conveniente.

Janeiro 31, 2018, 22:03:55, 22:03
Responder #8

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Ainda não vi se a SV lê os livros, mas atendendo ao facto de ela conhecer as estatísticas e ainda assim não gritar histericamente façam inspeções!, reduzam a velocidade!, tirem a carta! Quer dizer que ela é mais inteligente que um ministro, logo deve ler alguma coisa ;)

BTW, a minha SV apanha-se bem, apesar dos 197kg. A tua matulona será bem mais difícil :) ,mas lembraste-me de algo que não tinha dito. Faço aquilo com a mota paralela á parede do lado direito, com 15 cm do punho à parede. Se ela se desiquilibrar fica encostada, não estraga muito :(
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Janeiro 31, 2018, 22:09:33, 22:09
Responder #9

Cross

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 1110
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
Boas

Isto é o que eu uso... por 40 euros está mais que bom.



Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Fevereiro 01, 2018, 00:05:50, 00:05
Responder #10

pedroareias

  • Visitante
Os suportes de garagem podem ser mais racionais do que andarmos a ' transportar' no dia a dia o descanso central  que só é utilizado na garagem. Talvez façam mais sentido em muitos casos. Menos peso e resistência aerodinâmica.
« Última modificação: Fevereiro 01, 2018, 00:07:44, 00:07 por pedroareias »

Fevereiro 01, 2018, 00:49:23, 00:49
Responder #11

claxav

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 24
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: S1000R
  • Localidade: VN Gaia
Boas

Isto é o que eu uso... por 40 euros está mais que bom.


Colega Cross, por acaso tb andei a ver esse acessório, mas li coisas pouco favoráveis.

Exemplo de má utilização.



Fevereiro 01, 2018, 09:39:56, 09:39
Responder #12

Rui Jorge

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 146
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R 1200 GS
  • Localidade: Quinta do Anjo
Boas

Isto é o que eu uso... por 40 euros está mais que bom.



E compraste onde?

Fevereiro 01, 2018, 10:14:01, 10:14
Responder #13

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Isto é o que eu uso... por 40 euros está mais que bom.

É o mesmo preço dum cavalete.... com a enorme desvantagem que esse não permite tirar a roda.
 :-\

Fevereiro 01, 2018, 14:24:20, 14:24
Responder #14

Cross

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 1110
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
Isto é o que eu uso... por 40 euros está mais que bom.

É o mesmo preço dum cavalete.... com a enorme desvantagem que esse não permite tirar a roda.
 :-\

Sim eu sei que se pode arranjar ao mesmo preço mais ou menos. Mas o que necessito é um para monobraço traseiro e pino de suporte para VFR X. Neste caso são um pouco mais caros...
 Este que tenho acho que foi ainda mais barato numa promoção do motorbuykers, com promo code e mais não sei o que....

https://www.motobuykers.com/product/power-turn/

Também têm suporte traseiro mais barato.
https://www.motobuykers.com/product/soporte-trasero-11131127/

Boas

Isto é o que eu uso... por 40 euros está mais que bom.


Colega Cross, por acaso tb andei a ver esse acessório, mas li coisas pouco favoráveis.

Exemplo de má utilização.




Sim mas o erro deste foi por na roda da frente. Isto é só para usar na roda traseira.



Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Fevereiro 01, 2018, 14:41:37, 14:41
Responder #15

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Sim eu sei que se pode arranjar ao mesmo preço mais ou menos. Mas o que necessito é um para monobraço traseiro e pino de suporte para VFR X. Neste caso são um pouco mais caros...

Sim... embora procurando bem também se arranja!
Comprei um quando tinha a Speed...
Um luxo!

Depois quando comprei a bmw, o paralever é do lado oposto.  :D
Complicou um pouco as coisas. Com um tubo improvisei uma forma de o continuar a usar. Mas apenas para tarefas simples.


 

Fevereiro 01, 2018, 15:04:44, 15:04
Responder #16

carlos-kb

  • Visitante
Essa jante dessa R1200S é linda!   :feliz:

Só por isso (e outras mais)... não vales mesmo "nadinha"! :P