Autor Tópico: Famel e-xf  (Lida 1465 vezes)

Março 23, 2021, 09:08:40, 09:08
Lida 1465 vezes

Pikadavila

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 12
  • Marca Motociclo: Vortex
  • Modelo Motociclo: Rx1 125
  • Localidade: Sagres
Bem Malta, não podíamos deixar de falar na mítica famel xf, agora parece que vai sair a Nova e-xf com motor elétrico com uma autonomia de 70kms, travões de disco com sistema cbs, velocidade máxima de 70 km/h e um preço de 4100€.
Compreendo que seja urgente a ajuda ao planeta e estou totalmente de acordo com a opinião de ser elétrica, mas ao mesmo tempo estamos a pegar numa marca com história, o famoso barulho do escape e outras coisas que marcam a grande famel, para não falar que era o único transporte de muita gente há uns belos anos atrás devido ao preço não ser assim tão caro relativamente a um automóvel. E agora pegar na xf, meter uns faróis led, meter um deposito falso, e um motor que não faz barulho... Peço desculpa mas não é a mesma coisa malta!

Março 23, 2021, 09:53:53, 09:53
Responder #1

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Esta e-XF que surgiu imagens há poucos dias... parece ser o "retrofit" duma XF original que certamente estava para restauro.



Basta olhar para o quadro e facilmente se percebe que é o original, com os respectivos encaixes do motor.
Tal como depósito e alguns outros componentes.
Outros foram substituídos por equipamento aftermarket que se vendem nos sites do costume.

Um dos erros comuns em torno da "actual FAMEL" é achar-se que se trata de um construtor.
Quando na realidade é o hobbie de alguém que adquiriu os direitos da marca.
E que tem se entretido a desenhar uns protótipos.

Foi pena o que surgiu há uns tempos com um minareli e quadro em treliça não tenha vingado.
Porque seria uma 125 lançada no momento certo devido à lei das 125.
Mas obviamente o projecto tratava-se de "demasiada areia para a camioneta" daquilo que é a "actual FAMEL".

A ideia de duma FAMEL eléctrica em 2021 também é interessante.
Porque surge num momento certo da electrificação.
Porém... aquilo que foi apresentado não deixa de ser uma tentativa de procurar investidores para que eventualmente se possa fazer algo de jeito no futuro.

Se o individuo que está por detrás da marca conseguir um numero simpático de encomendas e assegurar a entrega destas XF convertidas... será positivo.
Poderá ser o principio de alguma coisa maior.
Algo tão difícil de se conseguir num país bastante adverso sem investidores e onde predomina o bota-abaixo do público.

Março 23, 2021, 11:38:14, 11:38
Responder #2

VCS

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 939
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
  • Localidade: Lisboa
Esta e-XF que surgiu imagens há poucos dias... parece ser o "retrofit" duma XF original que certamente estava para restauro.



Basta olhar para o quadro e facilmente se percebe que é o original, com os respectivos encaixes do motor.
Tal como depósito e alguns outros componentes.
Outros foram substituídos por equipamento aftermarket que se vendem nos sites do costume.

Um dos erros comuns em torno da "actual FAMEL" é achar-se que se trata de um construtor.
Quando na realidade é o hobbie de alguém que adquiriu os direitos da marca.
E que tem se entretido a desenhar uns protótipos.


Concordo inteiramente. Há uns anos quando surgiu um video / reportagem na TV sobre o ressurgimento da Famel pareceu-me que a abordagem era demasiado amadora para ser verdade. Em tudo.
Salva-se o entusiasmo e dedicação do responsável por pôr o projecto em andamento, que é justo reconhecer. Mas temos que convir... não é bem assim que as coisas se fazem se a intenção for ter um projecto industrial com cabeça, tronco e membros. É pena, porque o capital de simpatia da Famel (não é mais do que isso) é grande em Portugal.

Março 23, 2021, 16:18:39, 16:18
Responder #3

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Não sei a fonte dos dados indicados no início do tópico e até poderão estar correctos (não ponho em causa), mas do que já li sobre o tema, falavam em 100kms de autonomia.
Até mesmo em termos de velocidade máxima creio que será superior, atendendo a que teria praticamente 11kW de potência.

Isto pelo menos no seguimento do que foi dito por quem esteve no desenvolvimento desta e-xf..

https://www.radiovizela.pt/noticia-joel-sousa-quer-colocar-famel-com-as-duas-rodas-na-estrada

Agora se entre o desejo e a realidade a coisa fica substancialmente mais curta...  :-X
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Março 24, 2021, 09:55:26, 09:55
Responder #4

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Não sei a fonte dos dados indicados no início do tópico e até poderão estar correctos (não ponho em causa), mas do que já li sobre o tema, falavam em 100kms de autonomia.


A página oficial indica "até 80km".


Março 24, 2021, 16:48:39, 16:48
Responder #5

saraiva

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1026
  • Texto Pessoal
    E a mim que me importa?
  • Marca Motociclo: UM
  • Modelo Motociclo: Renegade Sport S
  • Localidade: Amadora
Partilho aqui um artigo do Observador acerca deste tema.

https://observador.pt/2021/03/22/lembra-se-da-famel-volta-ao-ataque-mas-electrica/

Se alguém quiser investir neste projeto, tenho o contacto do consultor que está a gerir esta ação de investimento/lançamento do produto.

Tenho ainda a infornação que as pre orders andam na casa das centenas.
« Última modificação: Março 24, 2021, 16:49:47, 16:49 por saraiva »
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.
Sym Jet14 0km --> 17147km | Keeway SuperLight 7041km --->10500km | UM Sport S 0km-->

Março 24, 2021, 22:36:24, 22:36
Responder #6

ALCLCF

  • Visitante
O preço é bom para as especificações anunciadas. Mas pelo aspecto é apenas brinquedo, aquilo para o dia a dia só com mochila às costas.

Março 24, 2021, 23:04:32, 23:04
Responder #7

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
👎👎

Então falavam (o próprio responsável do projecto) que ia ter cerca de 11kW e assim se iria 'equivaler' às melhores 125cc no mercado...e afinal terá apenas 5kW!?!? Bahhh :(
Menos de metade do que diziam.  :nempenses:

Ok....terá um nível de andamento um pouco acima da Vespa Elettrica em que andei há coisa de 3 anos atrás, mas mesmo assim...  :(



Andei precisamente nesta unidade da foto e para alcançar meros 48km/h, revelou-se uma tarefa árdua.
Mesmo para cidade, faltava-lhe um 'danoninho'.  :-X

Esta e-xf terá muito menos potência do que diziam inicialmente que iria ter, mas pronto...
Sempre dará para alcançar 70kmh, segundo dizem. :-\

« Última modificação: Março 24, 2021, 23:17:49, 23:17 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Março 25, 2021, 22:46:18, 22:46
Responder #8

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Mas pelo aspecto é apenas brinquedo, aquilo para o dia a dia só com mochila às costas.

O aspecto é do XF17...  :-\



Até porque é a mesma moto.
Mas com um motor eléctrico e alguns componentes melhorados.

Não deixa de ser curioso o "aspecto de brinquedo" de uma moto entre muitas outras homologas, chegou a ser o único transporte de muita gente e até mesmo famílias.  ;)

Outros tempos.
Em que não se comprava uma top case.
Prendia-se uma caixa da fruta.
 :)

Então falavam (o próprio responsável do projecto) que ia ter cerca de 11kW e assim se iria 'equivaler' às melhores 125cc no mercado...e afinal terá apenas 5kW!?!?

Essa seria a scooter que foi apresentada na web summit.. e que pelos visto ficou em águas de bacalhau.

Continuo a insistir no que referi lá atrás:
Um dos erros comuns em torno da "actual FAMEL" é achar-se que se trata de um construtor.
Quando na realidade é o hobbie de alguém que adquiriu os direitos da marca.
E que tem se entretido a desenhar uns protótipos.

Acredito que esta e-XF acaba por ser a forma de conseguir alguma coisa com aquilo que têm à mão.
E o resultado disto é que poderá abrir as portas para viabilizar novos projectos.

 

Março 26, 2021, 00:08:38, 00:08
Responder #9

ALCLCF

  • Visitante
Mas o tempo da caixa de fruta não colhe numa OS ;D

Neste tipo de ciclomotor/motociclo a bateria é suficientemente compacta para permitir espaço de arrumação interior.

Março 26, 2021, 10:28:09, 10:28
Responder #10

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4603
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Gostaria de ver a Famel a produzir novamente modelos a gasolina (mas isso é "saudosismo" meu), mas compreendo a opção pelo elétrico: atual e consciencializado com os problemas ambientais.

Será que vai para a frente? Espero bem que sim. Se sair um modelo a gasolina, talvez seja comprador.  :cool: (isto se não conseguir comprar uma que me anda a fugir há uns anos (o dono não quer vender).  :'(


Maio 04, 2021, 15:26:30, 15:26
Responder #11

Pikadavila

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 12
  • Marca Motociclo: Vortex
  • Modelo Motociclo: Rx1 125
  • Localidade: Sagres
Sim malta, eu também não acho mau de todo o projeto, e cada um faz aquilo que quer. Só acho a famel tem uma grande história e por um lado até é bom dar continuação mas de uma forma mais actual e amiga do ambiente. Claro que tem sempre prós e contras mas famel é famel..

Maio 12, 2022, 16:55:10, 16:55
Responder #12

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Já se sabe...o preço de comercialização.

Haverá um modelo com autonomia para cerca de 70km e outro com duas baterias de 1,8 kWh, que anuncia 120 kms de autonomia.

A versão de lançamento Embaixador, que terá produção limitada a apenas 300 numeradas, já pode ser reservada através do site da marca e mediante um pagamento no valor de 600€.

O custo da moto??

5.499 euros
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Maio 12, 2022, 17:09:42, 17:09
Responder #13

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Material totalmente europeu,nada asiático isso pode justificar um pouco não poder ser mais barata
membro numero 16

Maio 12, 2022, 17:12:47, 17:12
Responder #14

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4603
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Ao preço que alguns modelos reconstruídos estão a ser vendidos e se o comprador quiser algo mais recente talvez não seja tão descabido o preço, atendendo que é uma marca Portuguesa.

Maio 12, 2022, 19:45:36, 19:45
Responder #15

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Material totalmente europeu,nada asiático isso pode justificar um pouco não poder ser mais barata

Não me parece...

A E-XF que surgiu inicialmente (a que foi apresentada no vídeo do inicio deste tópico) era uma XF17 convertida para elétrica com componentes genéricos que compras facilmente pela internet.  ;)

A óptica é um farol LED que encontras em imensos outros "projectos de garagem".
E que podes mandar vir do Aliexpress aqui.

E o motor é um dos muitos kits como este.
Não admiraria que fosse esse mesmo tendo em conta as specs a formato dos raios.

Tal como estes dois componentes... todos os outros encontras facilmente se procurares.
A única coisa que parece ter envolvido algum trabalho foi o "bodywork", nomeadamente a tampa que acomodava as baterias.

Entretanto o que está no site oficial é uma nova E-XF consideravelmente diferente.



E o que temos para já são apenas estes renders 3D.
Esta sim, já parece ser algo desenhado de raíz que implicará o fabrico de diversos componentes específicos.
Ainda assim, duvido que no essencial tenham reinventado a roda.

« Última modificação: Maio 12, 2022, 19:48:49, 19:48 por dfelix »