Autor Tópico: Stark Varg...é Sueca e trata-se da mota de cross eléctrica mais potente no Mundo  (Lida 831 vezes)

Dezembro 18, 2021, 18:44:30, 18:44
Lida 831 vezes

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Stark Varg...é Sueca e trata-se da mota de cross eléctrica mais potente no Mundo





Tem vindo a ser habitual o aparecimento de marcas de motos de que nunca antes ouvimos falar...e a Stark Future será uma delas.

E foi esta mesma marca que apresentou agora a Stark Varg, a qual vem desde logo com um interessante "cartão de visita". :)

Trata-se da moto de cross elétrica mais potente no Mundo.

A produção da Stark Future, que como disse é de origem Sueca, tem curiosamente na cidade de Barcelona o local de onde sai a produção das suas motos elétricas de motocross.

E que moto meus caros!! :feliz:

O que alcançaram em termos de peso, é desde logo impressionante...

São apenas 110kg de peso, o que faz com que esta Stark Varg tenha uma relação peso-potência hiper favorável, com uns incríveis 1,37 kg/cv.

Sim, se estás já a fazer contas estamos a falar de 80cv para uma moto que é  'peso pluma'!!!

Como mera comparação, tem cerca de 30% a mais de potência do que muitas motos de 450cc de motocross e...o dobro de binário!!!

Quanto às baterias, trata-se de algo muito relevante no mundo do motociclismo, pois conseguiram que fosse tudo muito compacto e ao mesmo tempo capaz de disponibilizar o máximo de energia...são 6kWh para um peso de 32 quilos.

Podem ver mais informações desta marca Sueca, pesquisando por Stark Future. :nice:





"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 18, 2021, 22:28:11, 22:28
Responder #1

JustGil

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 467
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB300R
  • Localidade: Vila Nova de Gaia, Porto
Aparenta ser uma mota muito boa para enduro, principalmente com esse peso. Mas a minha questão é a seguinte...
Será que uma mota elétrica aguenta tanto pó, água e lama, como uma a combustão? Será que consegue fazer Hard Enduro?
Fiquei agora a pensar nisso  :pensador:

Dezembro 18, 2021, 23:07:00, 23:07
Responder #2

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Muito provavelmente...sim.
Julgo que consegue.

Se pensarmos no assunto, uma moto de cross a combustão que tenha muita entrada de água pelo escape, ao passar por um curso de água, também pode 'afogar'.

As baterias eléctricas e mais ainda numa moto deste género, serão seladas, pelo que não vejo como podendo estar pouco apta a suportar uns valentes abusos. :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 20, 2021, 10:53:08, 10:53
Responder #3

AndréAlves

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Online
  • **

  • 58
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Susuki
  • Modelo Motociclo: Intruder M800
  • Localidade: Guimarães
Versão standard (60cv) 11,900€ e versão alpha (os tais 80cv) 12,900€  ...

Em relação ao pó e lama, acredito que até aguente muito mais que uma combustão devido à simplicidade do que é um motor elétrico e um pack de baterias. Agora o preço  :wtf:

Dezembro 20, 2021, 12:45:50, 12:45
Responder #4

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Achas caro?

Digo isto porque os preços de uma moto de cross (de combustão) não andam muito longe desta ordem de valores, por comparação à versão standard.

Uma Yamaha WR450F não andará muito longe.

Ou uma Kawasaki KX450...

Para uma eléctrica e sabendo-se que a tecnologia ainda está na fase descendente de preços, até que não me parecem valores muito altos para o segmento de mercado aqui em questão. :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 20, 2021, 18:58:58, 18:58
Responder #5

AndréAlves

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Online
  • **

  • 58
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Susuki
  • Modelo Motociclo: Intruder M800
  • Localidade: Guimarães
Pois, é como dizes, a tecnologia ainda está na fase descendente de preços... Ou seja, hoje acho caro! Porque vejo uma concorrente nova talvez a 3 ou 4 mil euros abaixo, é menos receio para algo que vai andar aos trambulhões :D
Mas sem dúvida que com a continuidade e competitividade que ainda virá, vou deixar de achar caro

Dezembro 21, 2021, 12:08:10, 12:08
Responder #6

Gentleman rider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 335
  • Localidade: Lisboa
Stark Varg quer dizer Lobo Forte mas bem podia significar Game Changer porque é o que esta moto é.

As motos eléctricas de estrada têm dois grandes problemas:

1. Autonomia
2. Preço

Ora, autonomia não é uma questão numa moto de cross e o preço desta Varg não é muito diferente de uma concorrente ICE. Esta moto consegue concorrer com o que actualmente existe de uma forma que nenhuma moto eléctrica de estrada consegue.

E claro, uma MX eléctrica tem duas grandes vantagens sobre uma ICE:

1. qualquer moto MX 2T ou 4T é intensiva em manutenção mas na Varg a manutenção vai resumir-se à corrente e pouco mais. O prazer desta moto não será comparável a ouvir um motor 2T a gritar enquanto se vão trocando de relações na caixa mas eu troco algum prazer no uso pelo descanso de não ter de fazer manutenção a toda a hora.

2. silêncio. Para mim é uma grande qualidade numa moto offroad. Ok, eu gosto muito do som de um mono 2T ou 4T. Mas a maioria das pessoas detesta. E poder andar no campo a saber que não vou estar a incomodar BTTistas, caminheiros, moradores locais e animais com barulho e fumo para mim é uma excelente qualidade. E sinceramente, não deverá demorar muito tempo para que proibam o uso de motos offroad ICE.

« Última modificação: Dezembro 21, 2021, 12:09:17, 12:09 por Gentleman rider »

Dezembro 21, 2021, 14:49:48, 14:49
Responder #7

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 903
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
A proibição de motos com motor de combustão em Off-Road vai resolver o problema da poluição no Planeta.

Virem as atenções para os grandes cargueiros, paquetes e voos desnecessários de curta distância que se calhar rende mais. Esses sim, dos grandes poluidores que andam por aí.

Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Dezembro 21, 2021, 15:23:26, 15:23
Responder #8

Gentleman rider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 335
  • Localidade: Lisboa
A proibição de motos com motor de combustão em Off-Road vai resolver o problema da poluição no Planeta.

Virem as atenções para os grandes cargueiros, paquetes e voos desnecessários de curta distância que se calhar rende mais. Esses sim, dos grandes poluidores que andam por aí.

Nem se trata de poluir o planeta. Trata-se de respeitar as populações locais.

Por exemplo, eu sou favorável a sonómetros nas estradas que multem motos e carros cujo ruído esteja acima de um certo nível.

O ruído de um cargueiro ou paquete em alto mar não incomoda ninguém. A mesma coisa se passa com um avião a voar.

Uma moto de enduro a passar junto a uma aldeia incomoda toda a gente que lá viva. Ainda por cima poucos são aqueles que mantém as motos de origem, querem sempre torná-las mais ruidosas

Dezembro 22, 2021, 07:35:47, 07:35
Responder #9

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 903
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Se morares perto de um Aeroporto vais ver que mudas de opinião...   :yeah:

E entre o exagero do chamado "escapelivre" e a eléctrica que só "zumbe", existe muito "espaço" para motos a combustão não muito "incomodativas".

Venha de lá a "morte" aos motores a combustão pequeninos!
Entretanto na China...  é tudo a céu aberto e sem controlo nenhum para que se façam as tão necessárias baterias.
Como é lá do outro lado, "a mim não me afecta", só que afecta. E muito!

Deixar de poluir por várias zonas para apenas "deslocalizar" a maioria da poluição para um só "sítio", não é a solução.

Gostaria de saber qual é a solução, ficava rico ou aparecia numa vala, mas infelizmente não tenho essa clarividência.
Mas consigo analisar que este não é o caminho. Mas Burrocracia a quanto obrigas!!!

Claro, é a minha opinião, não é nenhuma verdade absoluta.

Gosto é da parte da quase ausência de manutenção, para mim enquanto "dono" sabe muito bem, para a sociedade como um todo, vai ser tramado... mais "lojas" a fechar.

Assunto complicado!

Abc e boas curvas!
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha