Autor Tópico: Ducati Multistrada V4 Rally 2023  (Lida 1199 vezes)

Outubro 01, 2022, 23:05:50, 23:05
Lida 1199 vezes

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Ducati Multistrada V4 Rally 2023






A bem-sucedida maxitrail da Ducati recebe um novo membro na família...a Multistrada V4 Rally 2023, na qual se destaca o seu lado mais aventureiro.

Existem inúmeros pontos que merecerão o seu destaque, mas um deles é inquestionável...o motor!

Estamos a falar do V4 90º, 16V, 1.158cc e que desenvolve 170 CV.
Possui um sistema que desactiva cilindros em condução urbana ou quando a moto circula em velocidades mais lentas, sendo só reativado quando lhe dão gás... :diabolico:

Esta nova Multistrada V4 Rally 2023 é oferecida em três versões:
 
   - Adventure Radar, equipada com Cruise Control Adaptativo e Detecção de Ângulo Morto;

   - Adventure Travel & Radar, que adiciona malas laterais em alumínio, punhos e bancos aquecidos;

   - Full Adventure, que completa estes equipamentos com silenciador Akrapovic e guarda-lamas dianteiro em fibra de carbono.




"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Outubro 07, 2022, 09:21:12, 09:21
Responder #1

belzebuh

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 384
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: Multistrada 950S
Está fixe, mas deve valer uma entrada de uma casa!

Outubro 07, 2022, 15:09:01, 15:09
Responder #2

Gentleman rider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 335
  • Localidade: Lisboa
Acho muito engraçado como a Ducati reconhece publicamente que esta moto não faz sentido nenhum. Isto é, como o V4 Grandturismo não tem lugar numa moto Aventura. É possível circular com dois cilindros desactivados.

Este motor gasta francamente mais do que os motores da suas rivais biclíndricas. Por essa razão a Ducati dá a hipótese de conduzir esta moto com um parallel twin, como se de uma Africa Twin se tratasse.

Também não me parece que o comprador típico deste género de moto alguma vez vá sentir necessidade de 170cv.

A Ducati vende uma moto V4 mas que consegue ser uma 2 cilindros para melhor poder cumprir o seu papel  8)

Outubro 07, 2022, 16:15:05, 16:15
Responder #3

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Acho muito engraçado como a Ducati reconhece publicamente que esta moto não faz sentido nenhum. Isto é, como o V4 Grandturismo não tem lugar numa moto Aventura. É possível circular com dois cilindros desactivados.

Este motor gasta francamente mais do que os motores da suas rivais biclíndricas. Por essa razão a Ducati dá a hipótese de conduzir esta moto com um parallel twin, como se de uma Africa Twin se tratasse.

Também não me parece que o comprador típico deste género de moto alguma vez vá sentir necessidade de 170cv.

A Ducati vende uma moto V4 mas que consegue ser uma 2 cilindros para melhor poder cumprir o seu papel  8)

Quem tem dinheiro para comprar uma moto destas tem direito a também gostar de condução picante, não é exclusivo da malta suburbana com motos de mais 10anos, tanto que muitos dos casos até têm condições de andar a pagar advogados para resolução de multas de excesso velocidade...
Também são meninos para fazer offroad com estas motos mesmo que saibam do preço que pagaram por elas...

Esta opção que indicaste parece ser lógica e genial e só é pena não conseguirem ter opção de temporariamente de reduzir peso apesar de redução de altura ao solo já ser uma grande ajuda...
« Última modificação: Outubro 07, 2022, 16:21:02, 16:21 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Outubro 07, 2022, 19:24:44, 19:24
Responder #4

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Acho muito engraçado como a Ducati reconhece publicamente que esta moto não faz sentido nenhum. Isto é, como o V4 Grandturismo não tem lugar numa moto Aventura. É possível circular com dois cilindros desactivados.

Este motor gasta francamente mais do que os motores da suas rivais biclíndricas. Por essa razão a Ducati dá a hipótese de conduzir esta moto com um parallel twin, como se de uma Africa Twin se tratasse.

Também não me parece que o comprador típico deste género de moto alguma vez vá sentir necessidade de 170cv.

A Ducati vende uma moto V4 mas que consegue ser uma 2 cilindros para melhor poder cumprir o seu papel  8)


Não é possível circular com 2 cilindros desligados. 

Quando a moto esta parada e a trabalhar ao ralenti, ela desliga 2 cilindros para haver uma geração de calor menor e menos incomodo para o condutor. Apenas por isso os cilindros sao desligados. Nao e possivel circular em modo "2 cilindros paralelos". Assim que aceleras acima do ralenti os 4 cilindros voltam a vida. Esse sistema já e usado na Panigale V4 pelo mesmo motivo



Mas estas correto quanto ao consumo de gasolina, é superior ao da 1260 e ate ao LC8 da KTM para performances muito semelhantes a este ultimo.


Quanto ao sentido, isso nao discuto a tua opinao  :D :D embora neste momento no "datafolha" de motos que observei a circular nos Alpes, deve estar em 2 lugar absoluto a ser a GS o que me surpreendeu de sobremaneira.

Neste momento estou a procura de uma para comprar, ainda so consegui apanhar uma V4 normal à venda e desapareceu mais rápido do que manteiga no focinho do meu cao  :tornarseanjinho: vamos ver se tenho mais sorte no futuro  :toma:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Outubro 07, 2022, 19:38:31, 19:38
Responder #5

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Fui ler sobre esse assunto e o que encontro é que de facto são desactivados...até em andamento. :pensador:

É o que dizem.  :confused:

"(....)Mais conforto para condutor e passageiro e maior autonomia, graças ao depósito de combustível de 30 litros e à nova estratégia de desativação de combustão ampliada, pela primeira vez numa moto de produção, que desliga a bancada traseira de cilindros do V4 Granturismo, mesmo em andamento.(....)"

LINK:. https://www.andardemoto.pt/moto-news/62654-ducati-reiventa-a-multistrada/
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Outubro 07, 2022, 19:53:08, 19:53
Responder #6

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa


Sim, desliga o bloco traseiro porque é o bloco que esta imediatamente abaixo do banco do condutor.

No inverno ate é agradável, no verao em cidade nao é nada agradavel  :tornarseanjinho: :D :D


 
Esta situacao, é uma situação em que a marca acaba por ganhar ma imagem por parte do publico, como se pode ver pelo post do companheiro, por querer tornar a conducao da moto mais agravel  :D


Ja conduzi varias vezes a Panigale V4 (e tu ate ja viste as fotos de algumas que ja conduzi) sempre em cidade e a verdade é que a moto aquece mas nao a ponto de se tornar insuportável. Uma Multistrada Enduro 1200 aquece bem mais. E uma KTM 1290 Superadventure ainda aquece mais  :D :D e entao uma Kawazaki Z900 ainda aquece mais  :zangadoplus: :toma:


Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Outubro 07, 2022, 21:16:06, 21:16
Responder #7

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...


(....)
Esta situacao, é uma situação em que a marca acaba por ganhar ma imagem por parte do publico, como se pode ver pelo post do companheiro, por querer tornar a conducao da moto mais agravel  :D

(....)

Não creio que resulte má imagem. Pelo menos na minha modesta opinião.  :nice:

Porventura não será de excluir uma certa necessidade da sua inclusão, para ajudar a cumprir as cada vez mais apertadas normas/testes de emissões.

Já agora....

Intervalos de manutenção a cada 60.000 kms e mudança de lubrificante de motor a cada 15.000 km/24 meses) são excelentes.
Isto é um ponto muito positivo para a mecânica da máquina.  :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama