Autor Tópico: Faixa BUS  (Lida 3812 vezes)

Dezembro 15, 2016, 09:16:52, 09:16
Lida 3812 vezes

Clemente Vicente

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1780
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa
Boas,

Já existe sinalização em algumas fixas do BUS, como podem ver aqui,





Após esta noticia, já passou um ano e ainda não se sabe ao certo em que pé esta esta situação,  no caso de um agente mandar parar,

http://www.andardemoto.pt/moto-news/14367-motos-vao-poder-circular-nas-faixas-bus-em-lisboa/


 :convivio:
« Última modificação: Dezembro 15, 2016, 09:25:15, 09:25 por Clemente Vicente »
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Dezembro 15, 2016, 11:44:54, 11:44
Responder #1

Morgas

  • Visitante


Em Lisboa só podem circular nestas:


Av. Calouste Gulbenkian / Av. de Berna (entre a Praça de Espanha e o Largo Azeredo Perdigão)

e na

Rua Braamcamp (entre a Rua Rodrigo da Fonseca e a Rua Duque de Palmela)





Nota: Atenção com os fogareiros não gostaram muita da brincadeira.

Dezembro 15, 2016, 20:38:56, 20:38
Responder #2

salvador99

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 413
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    honda CB 500X
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: cb 500 X
  • Localidade: PÓVOA DE SANTA IRIA
Eu pelo sim pelo não só círculo no bus quando vou de autocarro, mas cada um faça o que entender melhor 😀😁😂

Enviado do meu MI 5 através de Tapatalk


Dezembro 15, 2016, 20:56:21, 20:56
Responder #3

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
A circulação no Bus depende de sinalização no pavimento. Pode não ser autorizada em todas as faixas Bus.
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Dezembro 15, 2016, 20:59:01, 20:59
Responder #4

João_Santos

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1964
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
Eu pelo sim pelo não só círculo no bus quando vou de autocarro, mas cada um faça o que entender melhor 😀😁😂

Enviado do meu MI 5 através de Tapatalk

Este teu desabafo tem segundo sentido. Ocupas a faixa toda....... e ninguém te pode ultrapassar.

João  :scooter: :scooter:

Junho 23, 2017, 19:17:08, 19:17
Responder #5

CB500X7

  • Visitante

Junho 24, 2017, 11:48:08, 11:48
Responder #6

Clemente Vicente

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1780
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa

Já ontem era  tarde

Partilhem a noticia para o  Facebook, para os automobilistas saberem que podemos circular  ...

http://sicnoticias.sapo.pt/pais/2017-06-23-Motociclistas-vao-poder-andar-em-mais-faixas-bus-de-Lisboa


 :convivio:




« Última modificação: Junho 24, 2017, 12:00:50, 12:00 por Clemente Vicente »
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Junho 24, 2017, 13:39:16, 13:39
Responder #7

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
"Atravancaram" as faixas das avenidas principais e agora mal se consegue passar entre os carros  :toma:

Liberalização dos bus para ontem!!!!!
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Junho 24, 2017, 20:15:56, 20:15
Responder #8

João_Santos

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1964
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
A Av. Fontes Pereira de Melo em Lisboa, segundo me disseram um iluminado Presidente da Câmara de Lisboa tirou uma faixa de cada lado, passou de 3 para 2. Será?

João  :scooter: :scooter:

Junho 24, 2017, 21:18:30, 21:18
Responder #9

Joao_Cruz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1430
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
E as faixas bus de acesso/saída de Lisboa?
Ponte 25/04, por exemplo.
Já não é Lisboa, mas as outras Câmaras, podem seguir o exemplo.
É que se querem incentivar o uso do veículo 2 rodas e retirar carros do centro de Lisboa, ajudaria nesses locais haver prioridade em alargarem a circulação aos nossos veículos.
Um abraço,
JpC
« Última modificação: Junho 26, 2017, 13:36:51, 13:36 por Joao_Cruz »

Junho 26, 2017, 11:53:01, 11:53
Responder #10

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
A Av. Fontes Pereira de Melo em Lisboa, segundo me disseram um iluminado Presidente da Câmara de Lisboa tirou uma faixa de cada lado, passou de 3 para 2. Será?

Continuas a ter as 2 vias + BUS de cada lado.
Alargaram foi o separador para poder levar relva e árvores e acrescentaram uma ciclovia.
Está mais agradável à vista.
E quando as árvores crescerem certamente vai ter um aspecto de verdadeira avenida, com mais "verde" e menos betão á vista.

Só que o espaço de circulação ficou mais apertado. E tornou-se muito complicado circular entre faixas, sobretudo com motos maiores ou com um guiador largo.

Nunca fez tanto sentido usar legalmente a faixa do bus como actualmente.


Há ali uns pequenos arruamentos nas perpendiculares da Av. da República em que novas ciclovias mataram a segunda faixa e tornou-se quase impossível passar entre os carros estacionados e parados.
Por outro lado, há imensos novos parques para motociclos ali.
Perdeu-se nuns aspecto e ganhou-se noutros.

Pobte 25/04, por exemplo.

A ponte parece-me impossível alargar mais do que já está...
E só não podemos circular na faixa da esquerda por razões óbvias do tipo de piso.

A Av da Ponte é que costuma ser aborrecido nas horas de ponta pois concentra ali muito transito.
O ideal era uma faixa para motociclos á direita, mas tenho sérias duvidas que arranjem espaço para isso mantendo uma berma onde possa encostar veículos em caso de avaria.
(o que acontece quase todos os dias)

« Última modificação: Junho 26, 2017, 11:55:24, 11:55 por dfelix »

Junho 26, 2017, 13:39:58, 13:39
Responder #11

Joao_Cruz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1430
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
Boas dfelix.
Não me referia ao tabuleiro em si, onde aí não há grande problema para circular (a não ser que haja mesmo acidente e está tudo MESMO parado).
Referia-me aos acessos. De Almada para Lisboa, existe uma faixa Bus desde a Rotunda Centro-Sul e poderiam permitir também a circulação aí de motociclos.
No sentido Lisboa-Almada, já não há muito a fazer, pois não existe qualquer faixa bus  :'(

Junho 26, 2017, 14:43:07, 14:43
Responder #12

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
De Almada para Lisboa, existe uma faixa Bus desde a Rotunda Centro-Sul e poderiam permitir também a circulação aí de motociclos.

Nunca senti grandes dificuldades nesse sentido.
E quando o faço é aos fins de semana e normalmente apanho muito transito, com todo o mundo a regressar ao final da tarde.
As faixas são largas e flui-se bem entre filas.
Poderá ser chato é para quem não tem via verde ter de pedir a alguém para passar á frente para efectuar pagamento.

No sentido Lisboa-Almada, já não há muito a fazer, pois não existe qualquer faixa bus  :'(

Aí é mau... e a policia costuma estar muitas vezes a controlar.
O que significa que se tem que ir entre os carros em vez de se poder usar a berma, que embora seja mais seguro é ilegal.



É dos locais onde mais faria sentido alargar a berma e introduzir uma faixa só para motociclistas.

Algo que dificilmente irá acontecer...
Não dá votos.


Junho 26, 2017, 16:49:14, 16:49
Responder #13

meneses85

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 142
Todos os dias utilizo a faixa do BUS no sentido Almada - Lisboa, assim que saio do túnel, nunca tive azar (já lá vi a PSP uma ou duas vezes mas nunca me disseram nada), mas conheço quem já foi abordado e ao qual o queriam autuar e ele com uma lei qualquer derivado da sinalização, conseguiu safar-se...

Junho 26, 2017, 19:18:26, 19:18
Responder #14

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386

Só que o espaço de circulação ficou mais apertado. E tornou-se muito complicado circular entre faixas, sobretudo com motos maiores ou com um guiador largo.

Nunca fez tanto sentido usar legalmente a faixa do bus como actualmente.


O estreitamento das vias vai deixar de permitir o filtering, mesmo o uso da via bus depende da circulação nessa via que pode estar entupida.
Trocava a via bus por largura suficiente para circular entre vias.
Esse vosso presidente não aproveita a tenra idade para fazer coisas novas, continua a ser mais do mesmo, arranjar formas de chegar mais depressa à fila de transito, e de caminho dar fortunas a ganhar ao empreiteiros.
Onde é que eu já vi isto?   :napodeser:
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Junho 26, 2017, 22:43:28, 22:43
Responder #15

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Trocava a via bus por largura suficiente para circular entre vias.

Sempre fiz ambos com conta, peso e medida.
A diferença é que agora circulo no BUS menos atento a fardas e ao primeiro buraco entre carros para que me possa enfiar.

Mesmo quando as vias era mais largas, a faixa do BUS sempre foi mais segura.
Excepto nas chuvas iniciais pois estas vias tendem a acumular mais gorduras que pingam dos autocarros.

É que o problema de andar entre faixas não é só estarem mais apertadas...
Os próprios carros estão mais largos. Toda a gente agora anda de Qashqai ou outro SUV.  :(


Junho 27, 2017, 10:47:59, 10:47
Responder #16

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4595
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Trocava a via bus por largura suficiente para circular entre vias.

É que o problema de andar entre faixas não é só estarem mais apertadas...
Os próprios carros estão mais largos. Toda a gente agora anda de Qashqai ou outro SUV.  :(

LoL

E quando estão mais chegados uns aos outros parados ao lado uns dos outros  :pensador:

Outubro 08, 2020, 14:18:48, 14:18
Responder #17

NFRod

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 305
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Pessoal venho aqui com a pá porque tenho ido mais vezes ao centro ultimamente e no outro dia numa faixa bus achei que devia estar a fazer cagada.

Até há pouco tempo achava que podia andar em qualquer faixa bus mas quando parei num semáforo a dizer bus e na estrada não tinha qualquer indicação de motociclo (como em algumas faixas) fez-me um click que se calhar não poder andar por ali.

Daí a minha questão. Estava errado em achar que em Lisboa já se podia circular em qualquer faixa bus?


Outubro 08, 2020, 14:52:07, 14:52
Responder #18

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Em Lisboa as faixas do BUS assinaladas são as que oficialmente foram abertas para o efeito numa espécie de "projecto piloto".

Um período de "teste" devido à existência de associações como o ACP que despreza as motos, a ACAM que é contra tudo o que seja transporte individual e a ANTRAL que defende sempre os privilégios do fogareiro.

Passaram alguns 5 anos e nunca mais se soube de nada...

Portanto, as faixas de BUS assinaladas são as correctas.
As restantes são toleradas pelos agentes de autoridade cujo bom senso vale o que vale.


Outubro 08, 2020, 19:01:22, 19:01
Responder #19

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Em Lisboa as faixas do BUS assinaladas são as que oficialmente foram abertas para o efeito numa espécie de "projecto piloto".

Um período de "teste" devido à existência de associações como o ACP que despreza as motos, a ACAM que é contra tudo o que seja transporte individual e a ANTRAL que defende sempre os privilégios do fogareiro.

Passaram alguns 5 anos e nunca mais se soube de nada...

Portanto, as faixas de BUS assinaladas são as correctas.
As restantes são toleradas pelos agentes de autoridade cujo bom senso vale o que vale.

Vejo muitos motociclistas que visitam a minha cidade a utilizarem as faixas de BUS, portugueses e estrangeiros. Eu próprio o faço, tendo já sido "apanhado" pelas autoridades.

Apesar de ser ilegal, nunca me chatearam... mas só mesmo porque não quiseram perder esse tempo ou porque tambem são motociclistas.

Não percebo que leis são estas, que permitem a circulação de motociclos nas faixas de BUS, por um periodo experimental e em certos locais, depois nunca mais ninguem fala sobre isso ( como se o projecto tivesse ficado numa gaveta de uma qualquer secretária que foi substituida e nunca mais ninguem soube dela ), e as mesma faixas em outras cidades constituem contra-ordenação... não dá para entender...
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Outubro 08, 2020, 19:57:30, 19:57
Responder #20

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1555
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
Eu tinha a ideia de que em Lisboa já estava generalizado (legalizada) a utilização da faixa do bus por motos, mesmo naquelas que não têm o simbolo da mota pintada no chão.

Outubro 08, 2020, 20:16:00, 20:16
Responder #21

IS

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 34
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: GSR 600
  • Localidade: Margem Norte Tejo
na entrevista que o Carmona deu ao andar de moto falaram disso e tambem fiquei com a ideia de ser legal.

Outubro 08, 2020, 20:29:54, 20:29
Responder #22

NFRod

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 305
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Eu também tinha ficado com essa ideia mas não sei pessoal. Então porque é que desenharam o motociclo em alguma vias e noutras pintadas recentemente deixaram por pintar? Não faz muito sentido haver a sinalização em algumas faixas bus e noutras não.

E a verdade é que pesquisar sobre esse tema não aparece nada. Aliás, o meu amigo Google é que indicou o tópico. Daí o desenterrou eheh

Outubro 08, 2020, 21:54:48, 21:54
Responder #23

Lourenço

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 816
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
  • Localidade: Lisboa
Se estou a ver bem o filme a circulação de motociclos e ciclomotores é considerada legal em todos os corredores de BUS de Lisboa, mesmo que não estejam adornados com o boneco.
Existirão algumas exceções enumeradas na proposta 442/CM/2017, que não encontro agora.

Recomendação 074/04 (CDS-PP) - Pela Circulação Universal de Motociclos e Ciclomotores nos Corredores BUS
18-06-2019
Agendada: 18 de Junho de 2019
Debatida e votada: 18 de Junho de 2019
Resultado da Votação: Aprovada por unanimidade
Ausência de um Deputado(a) Municipal Independente da Sala de Plenário
Passou a Deliberação: 277/AML/2019
Publicação em BM: 6º Suplemento ao BM nº 1322

https://www.am-lisboa.pt/302000/1/012324,000424/index.htm
https://www.am-lisboa.pt/documentos/1565691255N9eDD7nh3Eh69ON1.pdf
https://www.am-lisboa.pt/documentos/1560534901F9eBO6uc2Ay98SE8.pdf
https://www.am-lisboa.pt/503000/1/012318,000238/index.htm