(....)Depois o IUC passa a ser o mesmo de um V12 a gasolina porque quem se dá ao grande luxo de ter um veículo eléctrico a consumir fortunas em electricidade pode perfeitamente pagar 400€ de IUC e assim sucessivamente.(....)
Fui ao centro da cidade e dei com os dois PCR (postos de carregamento rápido) ali instalados, em perfeito estado e, aparentemente, totalmente funcionais e sem sinais de vandalismo.O dado curioso nesta situação foi estar um Audi A4 1.9Tdi com uns valentes anos em cima, a ocupar o lado mais à direita, inviabilizanfo carregamentos por esse lado.Como estava lá dentro o dono, a mexer no telemóvel, decidi não o "flagrar", como dizem os brasileiros...
Pois...e os outros que também precisam é que se lixam.Estes postos modernos imagino que devem conseguir carregar as baterias de um veículo eléctrico (4 rodas) em 2-3 horas.Se os deixam dias inteiros...
Se lá passar o dia todo ligada essa plug-in hybrid, fazendo disso um hábito regular, é uma gaita para todos os outros. Uma coisa é o tempo previsto para carregamento. Outra é fazer daquilo um lugar de estacionamento exclusivo... Até porque a bateria dessa hibrida (mais pequena que a de um "eléctrico puro") não deve ir além de uns 50Kms de autonomia em uso contínuo...até ligar a bomba de combustível.
Esse é o mais rápido no mercado?Espero que já estejam a modernizar o aspecto da coisa, com planos para tal...ou já com alguns instalados e diferentes q.b. Parece um valente "caixote"...com tudo o que de inestético representa um paralelepípedo de cor metálica e 2m de altura.
Esses novos (que começam então a ser agora instalados) são bem mais interessantes visualmente. Aliás, não têm mesmo nada a ver. Um desses de 350Kw que inciam agora instalação pela Europa, em quanto tempo carregarão p.ex. um dos novos Nissan Leaf 3 (62kWh)? E uma BMW C-Evolution?Apenas para ter ideia...
(....)A rapidez de carga destes super carregadores não vai diminuir a longevidade (número de ciclos) das baterias mesmo sendo ventiladas?
E os motores de combustão, é bom recordar, vão chegar a uma altura em que, por diversos factores, se tornarão demasiado onerosos e complexos de produzir, já que a tecnologia necessária para os desenvolver, por forma a cumprir a diminuição das emissões para os valores exigidos, vai torná-los demasiado complexos e excessivamente caros de produzir.
(....)Ou seja, teoricamente os veículos eléctricos deveria ser bem mais baratos de produzir, o que acaba por não se revelar na prática.(....)
(....)Quanto tempo falta para chegarmos lá não sabemos, pelo meio há uns Trumps e outros que mais.