Autor Tópico: O inusitado caso Espanhol que levou à anulação de multas e devolução de pontos d  (Lida 781 vezes)

Fevereiro 02, 2020, 19:19:38, 19:19
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Sapiens21

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O inusitado caso Espanhol que levou à anulação de multas e devolução de pontos da carta




Não se passou em Portugal, mas se calhar até não seria coisa que deixaria de ter algum paralelelo com o que se verifica, aqui e acolá, também nas nossas estradas...

Ora a Dirección General de Tráfico aqui no país vizinho (Espanha) foi recentemente forçada a dar o braço a torcer no que toca a quase 16.000 multas passadas.

Tudo por causa de um radar que estava, segundo ficou provado, colocado de forma algo "abusiva" à saída de um túnel. Neste caso o túnel Angel Uriel (conhecido como Bolgachina), ao quilómetro 30.253 da A-66, em Oviedo.

Devem estar a perguntar-se qual era afinal o problema do radar e que levou a tamanho retrocesso nas multas passadas e...tinha que ver com o seu posicionamento. :)

Ou seja, a proximidade do radar ao sinal que indicava o fim de limitação de velocidade no túnel era tal, que todas as 15.884 multas foram arquivadas, dando-se início aos processos tendentes à devolução do dinheiro e respectivos pontos retirados da carta.

O radar, segundo noticiado, já mudou de local.
É que ao invés de estar noutro local da extensão do túnel, terão colocado o mesmo já no momento de suposta aceleração por indicação de fim de limitação de velocidade ali fixada. :)

Uma das notícias que dá destaque a este caso: Link
« Última modificação: Fevereiro 02, 2020, 19:21:26, 19:21 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
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Fevereiro 04, 2020, 15:51:04, 15:51
Responder #1

Nuno YB

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Para mim, abusivo é sempre que o metem escondido, seja em que local for.

Sou a favor do limite de velocidade, em certas zonas e ocasiões. Mas dissimulado atrás de um contentor de lixo, ou paragem de autocarro, apenas para caçar € do orçamento já de si baixo da maioria do povo português... epá, não!
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Fevereiro 04, 2020, 17:16:31, 17:16
Responder #2

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Neste caso por acaso não é dada indicação precisa (nem o contrário, a bem dizer) sobre se estaria escondido ou dissimulado.

Para referirem a proximidade à sinalética existente no local (vertical), fico com ideia que até estivesse minimamente visível.

No entanto, trata-se de local após a saída do túnel.  :-\
Ora um tipo quando sai do túnel fica encandeado ali por momentos, não sei se estão a ver a (possível) cena...  :zangadoregras:
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Fevereiro 04, 2020, 17:23:59, 17:23
Responder #3

danteMdie

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Em Espanha os radares estão MUITO mais visíveis. Das vezes que tenho andado de auto-estrada por lá, existem imensos placards fluorescentes e bem.


Fevereiro 04, 2020, 17:45:33, 17:45
Responder #4

Moto2cool

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O caso presente não se trata de um radar escondido mas sim situado numa zona onde poderia apanhar condutores em zona onde não existia restrição de velocidade.
 
Mas teria interesse em ver o resultado de uma ação colectiva contra o estado com base no princípio constitucional da boa fé contratando os radares escondidos
« Última modificação: Fevereiro 04, 2020, 18:03:39, 18:03 por Moto2cool »
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Fevereiro 04, 2020, 17:48:16, 17:48
Responder #5

Sapiens21

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A Dirección General de Tráfico aqui no país vizinho, até mesmo helicópteros tem ao serviço, com os "famosos" radares Pegasus.
As verbas destinadas ao controlo das estradas não são pequenos...mas também não o são as receitas.  ;)

Já agora, deixo-vos uma curiosidade sobre os radares fixos em Espanha e da "tolerância" que é dada...

Se um tipo tem o azar de ir acima da dita tolerância, é o chamado "já foste".

"(....)Actualmente, por ley, los radares fijos consideran un margen de error de 5 km/h cuando la velocidad es inferior a 100 km/h para que se produzca la infracción, y de un 5 por ciento cuando se supera este límite. Si bien, la activación real de los radares fijos está establecida por la DGT a partir de una velocidad superior a 7 km/h cuando el vehículo infractor circula por debajo de 100 km/h y de un 7 por ciento cuando supera esa cifra de velocidad.(....)"
Link
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