Autor Tópico: Insólito Mecanico Yamaha Dt 50  (Lida 1821 vezes)

Março 31, 2020, 17:05:23, 17:05
Lida 1821 vezes

Rabelho

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 42
  • Marca Motociclo: Apeado
  • Modelo Motociclo: Apeado
  • Localidade: Viana do Castelo
Boa tarde a todos.

Antes de mais, espero que esteja tudo bem com vocês e com os vossos.
Direto ao assunto... ontem aquando de uma viagem de regresso a casa após um dia de trabalho, a minha Yamaha Dt 50, no final de uma reta em que puxei o que ela tinha para dar, desligou-se repentinamente e bloqueou a roda traseira. Tentei colocá-la a funcionar no local, sem sucesso. Depois de a trazer a mão durante algum tempo (10 min), voltei a tentar, desta vez de esticao pegando à primeira e aparentemente voltando ao normal funcionamento.  Hoje, levei-a para o trabalho e funcionou normalmente, embora tenha tido cautelas e não puxei muito.
Alguém me sabe dizer o que terá sido?

Cumprimentos a todos e cuidem-se

Março 31, 2020, 17:14:36, 17:14
Responder #1

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
O insolito nao tem nada de insolito.


A moto prendeu a roda traseira porque o pistao agarrou  ;)  :D

Pegou passado algum tempo porque como arrefeceu e como cilindro e pistao tem coeficientes de dilatacao diferentes, deixaram de estar presos e solidarios  :D :D :D



Pode continuar a andar "normalmente", mas cilindro, pistao ou segmentos poderao ter danos que impliquem perca de compressao (e uns risquitos "algures", etc etc)



Para evitar que isso se repita, ou corrige a carburacao ou usa um oleo de melhor qualidade ou entao quando vir uma recta muito grande tem de resistir à tentacao de puxar tudo   ::P:
« Última modificação: Março 31, 2020, 17:16:16, 17:16 por TMaxer »
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Março 31, 2020, 17:27:18, 17:27
Responder #2

VCS

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 939
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
  • Localidade: Lisboa
Chama-se a isso "agarrar", como explicou o TMaxer.

Em situações semelhantes ( a fundo, ou perto disso) convém ir sempre com 2 dedos na embraiagem. Por precaução, é melhor verificar o grupo térmico, como explicado (pistão, segmentos...)...
Numa 2 tempos em ritmo alegre (ou com tempo quente, ou óleos desadequados, ou...) aconselham-se sempre 2 dedos na embraiagem e gatilho rápido... se agarrar, na melhor das hipótese é um  susto, na pior... um acidente. 
« Última modificação: Março 31, 2020, 17:28:31, 17:28 por VCS »

Março 31, 2020, 18:01:38, 18:01
Responder #3

Rabelho

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 42
  • Marca Motociclo: Apeado
  • Modelo Motociclo: Apeado
  • Localidade: Viana do Castelo
Obrigado pelos esclarecimentos e pelas sugestões. Penso que esteja na altura de colocá-la numa oficina para repararem a mota, visto que ela já anda com andamento baixo há algum tempo.

Cumprimentos a todos


Abril 01, 2020, 10:18:55, 10:18
Responder #4

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Se não apresenta mais "barulhos" estranhos, terá sido só isso.

A minha, quando isso aconteceu, voltou a pegar ao fim de uns minutos, mas fazia um chavascal enorme. Alem do pistão agarrado, tinha gripado tambem os rolamentos da cambota.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Abril 01, 2020, 14:18:42, 14:18
Responder #5

Rabelho

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 42
  • Marca Motociclo: Apeado
  • Modelo Motociclo: Apeado
  • Localidade: Viana do Castelo
No que toca ao valor da reparação total do motor, ficaria entre que valores?

Cumprimentos

Abril 01, 2020, 14:19:54, 14:19
Responder #6

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Constipou-se a dobrar  :D

Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Abril 01, 2020, 19:48:52, 19:48
Responder #7

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
O mais espantoso disto tudo nem foi o facto de a moto ter voltado a pegar e, aparentemente, dar ideia de ter voltado ao normal.

Para mim foi sim....ires nesse momento a esgalhar (na DT50 imagino que se traduza em mais de 70kmh), a roda bloquear, a moto desligar-se...e mesmo assim estares aqui inteiro para contar o sucedido.  :tirarchapeu:

Imagino o susto....

Respect.  :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Abril 02, 2020, 01:41:21, 01:41
Responder #8

António Teles

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 476
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Sh350
  • Localidade: Loures
penso que essas motas tinham um sistema de proteção para não gripar que desligava a mota quando esta estava a atingir a temperatura de colapso. apos alguns minutos pegava normalmente.
o bloquear em andamento ……..????
A ver se paro quieto?! 🏍

Abril 02, 2020, 09:24:17, 09:24
Responder #9

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
penso que essas motas tinham um sistema de proteção para não gripar que desligava a mota quando esta estava a atingir a temperatura de colapso. apos alguns minutos pegava normalmente.
o bloquear em andamento ……..????

Nunca ouvi falar nisso. A minha, se tinha isso, estava avariado...
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Abril 02, 2020, 09:26:23, 09:26
Responder #10

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
No que toca ao valor da reparação total do motor, ficaria entre que valores?

Cumprimentos

A minha, alem de pistão e segmentos levou tambem rolamentos da cambota e mais umas coisas, custou-me cerca de 70 contos ( os actuais 350€ ). Com material e mão-de-obra, que aquilo ainda um "bocadinho" de trabalho...
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Abril 02, 2020, 11:57:04, 11:57
Responder #11

VCS

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 939
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
  • Localidade: Lisboa
Só abrindo dá para ter uma ideia.
Ás vezes faz uns riscos no pistão sem grande significado, noutros tem que ser "despolido" (como se diz na gíria"), noutros tem que levar pistão novo (e segmentos) porque não compensa levar ao torneiro, porque o "agarranço" deixou demasiadas marcas.
Se o problema estiver na parte inferior do motor (biela, rolamentos, cambota), pode ser pior ainda.
Por vezes continuar a andar nela é motivo para alastrar o problema, porque pequenas partes, como um segmento "partido", por exemplo, podem andar "à solta" e a  deixar marcas em tudo o que mexe. Às vezes isso ouve-se, mas depende muito da sorte também.
Um mecânico experiente e sério ajudará.

Quanto aos sustos, uma vez dei um estalo assustador quando agarrei a fundo no meu antigo kart 100cc, bati de traseira "meio de esgelha" com tanta força que empenei fortemente o eixo. Ainda hoje me doem as costas só de pensar nisso. E bato na barreira de pneus já com a desaceleração do bloqueio de rodas... mas ia a fundo... Naqueles karts (que podem ser bastante rápidos) não há nada a fazer, não há embraiagem, somos passageiros quando isso acontece.


Abril 02, 2020, 18:17:43, 18:17
Responder #12

Rabelho

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 42
  • Marca Motociclo: Apeado
  • Modelo Motociclo: Apeado
  • Localidade: Viana do Castelo
Muito bem. Fiquei esclarecido. Obrigado a todos os que comentaram.
Bons curvas.

Cumprimentos

Abril 02, 2020, 23:58:56, 23:58
Responder #13

JCSC

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 30
A minha DT LC se bem me lembro agarrou 2 ou 3 vezes.  :welcome: