Autor Tópico: Serei o bota de elástico?  (Lida 10585 vezes)

Julho 23, 2020, 18:51:02, 18:51
Lida 10585 vezes

Vitor_F_Silva

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 414
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Grab life by the handlebars
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V7 III Stone Night Pack
  • Localidade: Lisboa
Como é do conhecimento geral, recentemente tem havido maior número de operações policiais de controlo específico a motociclos.

É precisamente nesta altura que os artistas que trocam tudo e um par de botas nas motas (e depois são agrafados) vêm chorar para as redes sociais e vociferar que "isto só acontece com as motos", "caça à multa" e (a minha preferida ) "são as multas às motas que vão pagar a crise da pandemia e o novo banco".

Ora, é que aqui que entra o meu bota-de-elastiquismo. Estes artistas que modificam coisas que não lembram ao bôda, não fazem a mínima ideia se o que estão a alterar é legal ou ilegal, não merecem as multas? Merecem.

Querem fazer alterações? Facam-nas. Mas certifiquem-se que estão a cumprir a lei. Para, em alturas destas, não levarem com a talocha (muitos deles ainda têm a coragem de impugnar as multas!).

Deixo dois exemplos, num deles até dou razão ao companheiro (só para não pensarem que sou completamente quadrado e sei que também existe excesso de zelo).

Um artista com uma mota mais desportiva, com bolha, decide sacar a bolha fora e meter uma placa completamente opaca, a imitar carbono, no lugar da mesma. Acto contínuo, encosta e arrota 250€. Ora. Se a bolha é de acrílico ou outro material transparente, deve ser transparente por algum motivo não? Pode até não ser por questões de visibilidade mas se está lá e é transparente... Pelo menos uma bolha fumada, não (que mesmo assim não sei se dá multa...)?!

Outro companheiro com uma Kawasaki (sem alterações, era um modelo recente) foi multado porque o DUA mencionva a cor da moto como sendo verde. E, como tem uns pormenores a preto, à letra da lei, deveria mencionar verde e outras. Esta sim acho que é uma multa que merece toda e qualquer impugnação. Salvo erro o DUA quando é emitido deve sê-lo de acordo com as características do veículo!

Um gajo ainda vai comentar "Quem não deve não teme", nessas tais redes sociais, e é enxovalhado .

Enviado do meu CLT-L29 através do Tapatalk

Maçaric@s Danad@s do Asfalto, Membro nº 4

Julho 23, 2020, 18:57:54, 18:57
Responder #1

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1931
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
bota-de-elastiquismo delicioso!

Fiquei boquiaberto...



Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Julho 23, 2020, 19:17:14, 19:17
Responder #2

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Quando falaste aí do exemplo da cor da moto e do que deveria ter everbado, por acaso ocorreu-me aqui uma dúvida que não me lembro de ter já lido uma explicação sobre se é ou não legal....

Digo isto porque existem algumas motos/scooters que vejo paradas sobretudo junto às entradas das escolas secundárias, que têm autocolantes...

E são do mais variado possível.

Aliás, encontram-se à venda na net kits de autocolantes e já vi nalgumas scooters esse tipo de prática por alguns jovens.

Tipo estes...



Ora a minha questão é...
A utilização de autocolantes (poucos ou muitos) está também de alguma forma proibida quando o DUA não indique outras cores, certo?

É que existem por exemplo motos desportivas que já têm os seus autocolantes, mas da mesma forma existem modelos que têm cor única.
Colocar autocolantes num modelo cujo DUA indique uma cor única, é meio caminho andado para se ser multado, ou não será bem assim?  :pensador:

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 23, 2020, 19:21:38, 19:21
Responder #3

Vitor_F_Silva

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 414
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Grab life by the handlebars
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V7 III Stone Night Pack
  • Localidade: Lisboa
Quando falaste aí do exemplo da cor da moto e do que deveria ter everbado, por acaso ocorreu-me aqui uma dúvida que não me lembro de ter já lido uma explicação sobre se é ou não legal....

Digo isto porque existem algumas motos/scooters que vejo paradas sobretudo junto às entradas das escolas secundárias, que têm autocolantes...

E são do mais variado possível.

Aliás, encontram-se à venda na net kits de autocolantes e já vi nalgumas scooters esse tipo de prática por alguns jovens.

Tipo estes...



Ora a minha questão é...
A utilização de autocolantes (poucos ou muitos) está também de alguma forma proibida quando o DUA não indique outras cores, certo?

É que existem por exemplo motos desportivas que já têm os seus autocolantes, mas da mesma forma existem modelos que têm cor única.
Colocar autocolantes num modelo cujo DUA indique uma cor única, é meio caminho andado para se ser multado, ou não será bem assim?  :pensador:
Óptima pergunta. Mas se mencionar a cor x e outras... Digo eu que deve estar legal, não? Sejam de origem ou after market.

Enviado do meu CLT-L29 através do Tapatalk

Maçaric@s Danad@s do Asfalto, Membro nº 4

Julho 23, 2020, 19:34:15, 19:34
Responder #4

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
A minha questão é se acaso estiver mencionado uma só cor no DUA, se os autocolantes são ou não uma alteração ilegal.

Eu estou inclinado para que sejam ilegais à luz da lei, mas...  :pensador:

Se mencionar também "e outras", aí já a coisa talvez não seja tão transparente na apreciação, parece-me.  :confused:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 23, 2020, 20:22:40, 20:22
Responder #5

Lourenço

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 816
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
  • Localidade: Lisboa
há leis, muitas leis, complicadas algumas, ambiguamente propícias a interpretações diversas e ao surgimento efémero do estrelato de alguns advogados ao serviço de quem pode.

Na origem de muitas leis estão por vezes pessoas que estão desconectadas da realidade em causa e com relutância em ouvir quem sabe.

Quem fica com a vida complicada somos todos nós e a quem por vezes é exigível que as fiscalize dando a cara arrecadando incompreensão.

Mas, as leis são para cumprir e quando não concordamos com elas há que juntar forças e altera-las, existem meios previstos para tal, assim haja vontade de intervenção cívica coletiva.

Há sociedades em que já se realizam referendos, várias vezes por ano, decorrentes de iniciativas coletivas e onde os eleitos se habituaram já a ouvir quem sabe o que por si só acaba por evitar que mais referendos existam. Onde o deputado eleito está lá para nos servir. Por cá a maioria não sabe que deputado elegeu, nunca o contactou, na autarquia ou na Assembleia.

Em Portugal e outros o que fazemos é contestar individualmente, não cumprir, fazer batota, permitir a mediocridade, cada um por si, auto colocando-nos á margem, anulando a força interventiva e democrática que poderia emergir da sociedade de forma coletiva, organizada, esclarecida e com conhecimento de causa, dentro do sistema para o mudar por dentro.

Enquanto isso, a maior parte das vezes queixamo-nos da aplicação da lei porque desenvolvemos uma cultura de batota devido á quantidade de leis mal paridas e complexo de impotência cívica por falta de interesse e vontade coletiva.
« Última modificação: Julho 23, 2020, 20:25:22, 20:25 por Lourenço »

Julho 23, 2020, 20:23:57, 20:23
Responder #6

Rodrigues1

  • Visitante
Citar
Um gajo ainda vai comentar "Quem não deve não teme", nessas tais redes sociais, e é enxovalhado .

Lembro-me de ter dito isso algures num tópico Operação moto

Se se referem a mim estou simplesmente a borrifar para isso

Se não for comigo,..borrifo-me na mesma



Citar
Quem não deve não teme

Hoje de manhã calhou-me a mim e a muitos mais em Vila Verde dos Francos.

Tudo em ordem e segue tranquilo

Ia a caminho da serra de Montejunto

Só comentei aqui no CP-moto, se foi parar às redes sociais é cobardia por não me responderem no mesmo Fórum
« Última modificação: Julho 23, 2020, 21:00:09, 21:00 por Rodrigues1 »

Julho 23, 2020, 20:40:15, 20:40
Responder #7

ThatsMe

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1375
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Kawasaki
  • Modelo Motociclo: Versys 1000 SE GT
  • Localidade: Porto
Como é do conhecimento geral, recentemente tem havido maior número de operações policiais de controlo específico a motociclos.

É precisamente nesta altura que os artistas que trocam tudo e um par de botas nas motas (e depois são agrafados) vêm chorar para as redes sociais e vociferar que "isto só acontece com as motos", "caça à multa" e (a minha preferida ) "são as multas às motas que vão pagar a crise da pandemia e o novo banco".

Ora, é que aqui que entra o meu bota-de-elastiquismo. Estes artistas que modificam coisas que não lembram ao bôda, não fazem a mínima ideia se o que estão a alterar é legal ou ilegal, não merecem as multas? Merecem.

Querem fazer alterações? Facam-nas. Mas certifiquem-se que estão a cumprir a lei. Para, em alturas destas, não levarem com a talocha (muitos deles ainda têm a coragem de impugnar as multas!).

Deixo dois exemplos, num deles até dou razão ao companheiro (só para não pensarem que sou completamente quadrado e sei que também existe excesso de zelo).

Um artista com uma mota mais desportiva, com bolha, decide sacar a bolha fora e meter uma placa completamente opaca, a imitar carbono, no lugar da mesma. Acto contínuo, encosta e arrota 250€. Ora. Se a bolha é de acrílico ou outro material transparente, deve ser transparente por algum motivo não? Pode até não ser por questões de visibilidade mas se está lá e é transparente... Pelo menos uma bolha fumada, não (que mesmo assim não sei se dá multa...)?!

Outro companheiro com uma Kawasaki (sem alterações, era um modelo recente) foi multado porque o DUA mencionva a cor da moto como sendo verde. E, como tem uns pormenores a preto, à letra da lei, deveria mencionar verde e outras. Esta sim acho que é uma multa que merece toda e qualquer impugnação. Salvo erro o DUA quando é emitido deve sê-lo de acordo com as características do veículo!

Um gajo ainda vai comentar "Quem não deve não teme", nessas tais redes sociais, e é enxovalhado .

Enviado do meu CLT-L29 através do Tapatalk



Completamente de acordo.

Há multas parvas, mas não tenho pena de quem é multado por ter escapes com 100000dB, vidros pretos, lâmpadas de led e afins.

Julho 23, 2020, 23:42:25, 23:42
Responder #8

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa

Um artista com uma mota mais desportiva, com bolha, decide sacar a bolha fora e meter uma placa completamente opaca, a imitar carbono, no lugar da mesma. Acto contínuo, encosta e arrota 250€. Ora. Se a bolha é de acrílico ou outro material transparente, deve ser transparente por algum motivo não? Pode até não ser por questões de visibilidade mas se está lá e é transparente... Pelo menos uma bolha fumada, não (que mesmo assim não sei se dá multa...)?!



Mau exemplo:


Ducati Multistrada 1260:



Ducati Multistrada 1260 Pikes Peak





Nao é por ter uma cupula de carbono que nao pode andar na estrada ou ser homologado para tal
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Julho 24, 2020, 00:37:01, 00:37
Responder #9

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Como é do conhecimento geral, recentemente tem havido maior número de operações policiais de controlo específico a motociclos.

É precisamente nesta altura que os artistas que trocam tudo e um par de botas nas motas (e depois são agrafados) vêm chorar para as redes sociais e vociferar que "isto só acontece com as motos", "caça à multa" e (a minha preferida ) "são as multas às motas que vão pagar a crise da pandemia e o novo banco".

Ora, é que aqui que entra o meu bota-de-elastiquismo. Estes artistas que modificam coisas que não lembram ao bôda, não fazem a mínima ideia se o que estão a alterar é legal ou ilegal, não merecem as multas? Merecem.

Querem fazer alterações? Facam-nas. Mas certifiquem-se que estão a cumprir a lei. Para, em alturas destas, não levarem com a talocha (muitos deles ainda têm a coragem de impugnar as multas!).

Deixo dois exemplos, num deles até dou razão ao companheiro (só para não pensarem que sou completamente quadrado e sei que também existe excesso de zelo).

Um artista com uma mota mais desportiva, com bolha, decide sacar a bolha fora e meter uma placa completamente opaca, a imitar carbono, no lugar da mesma. Acto contínuo, encosta e arrota 250€. Ora. Se a bolha é de acrílico ou outro material transparente, deve ser transparente por algum motivo não? Pode até não ser por questões de visibilidade mas se está lá e é transparente... Pelo menos uma bolha fumada, não (que mesmo assim não sei se dá multa...)?!

Outro companheiro com uma Kawasaki (sem alterações, era um modelo recente) foi multado porque o DUA mencionva a cor da moto como sendo verde. E, como tem uns pormenores a preto, à letra da lei, deveria mencionar verde e outras. Esta sim acho que é uma multa que merece toda e qualquer impugnação. Salvo erro o DUA quando é emitido deve sê-lo de acordo com as características do veículo!

Um gajo ainda vai comentar "Quem não deve não teme", nessas tais redes sociais, e é enxovalhado .

Enviado do meu CLT-L29 através do Tapatalk



Completamente de acordo.

Há multas parvas, mas não tenho pena de quem é multado por ter escapes com 100000dB, vidros pretos, lâmpadas de led e afins.

Sobre as lâmpadas LED, julgo que estejas equivocado... talvez quisesses dizer "xenon"...
(acho bem mais preocupante aqueles que alteram o farol da moto para ficar com as duas lampadas ligadas - por questões esteticas ser feio as motos zarolhas - e ficam sempre só com máximos ligados ou sem máximos...)

Actualmente já não existe produção de lâmpadas de halogéneo e tudo o que está a ser comercializado é o que (ainda) existe de stock!
(Bem... os chineses até podem estar a produzir na mesma... fazem sempre o que querem e ninguém os regula...)
Preparam-se que muito brevemente se fundirem a lâmpada do mínimo ou médio ou um pisca terão de substituir por lâmpada LED...

 :backup.to.topic:

Próxima semana vou verificar se há forma de colocar no livrete a topcase e malas laterais e se há algum parâmetro para os piscas LED ou se esses são considerados semelhantes...
Prefiro gastar 30/50€ e ficar de consciência tranquila do que ficar sem vontade de andar de moto sempre que há uma destas operações...
(não tenho nada a esconder mas enerva só de pensar que possam fazer os possiveis para a malta pagar uma qualquer multa... tipo... o espelho está a tremer... o pneu está mais gasto de um dos lados... e cenas parvas que comparando com outras que se ouvem...é o vale tudo para...)
Vá lá... que já não são tão parolos a imitar nomes de código de filmes de hollywood... "operação gemini" ou algo parecido... mas era assim até à pouco tempo atrás...
« Última modificação: Julho 24, 2020, 00:45:24, 00:45 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Julho 24, 2020, 00:46:28, 00:46
Responder #10

ThatsMe

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1375
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Kawasaki
  • Modelo Motociclo: Versys 1000 SE GT
  • Localidade: Porto
Como é do conhecimento geral, recentemente tem havido maior número de operações policiais de controlo específico a motociclos.

É precisamente nesta altura que os artistas que trocam tudo e um par de botas nas motas (e depois são agrafados) vêm chorar para as redes sociais e vociferar que "isto só acontece com as motos", "caça à multa" e (a minha preferida ) "são as multas às motas que vão pagar a crise da pandemia e o novo banco".

Ora, é que aqui que entra o meu bota-de-elastiquismo. Estes artistas que modificam coisas que não lembram ao bôda, não fazem a mínima ideia se o que estão a alterar é legal ou ilegal, não merecem as multas? Merecem.

Querem fazer alterações? Facam-nas. Mas certifiquem-se que estão a cumprir a lei. Para, em alturas destas, não levarem com a talocha (muitos deles ainda têm a coragem de impugnar as multas!).

Deixo dois exemplos, num deles até dou razão ao companheiro (só para não pensarem que sou completamente quadrado e sei que também existe excesso de zelo).

Um artista com uma mota mais desportiva, com bolha, decide sacar a bolha fora e meter uma placa completamente opaca, a imitar carbono, no lugar da mesma. Acto contínuo, encosta e arrota 250€. Ora. Se a bolha é de acrílico ou outro material transparente, deve ser transparente por algum motivo não? Pode até não ser por questões de visibilidade mas se está lá e é transparente... Pelo menos uma bolha fumada, não (que mesmo assim não sei se dá multa...)?!

Outro companheiro com uma Kawasaki (sem alterações, era um modelo recente) foi multado porque o DUA mencionva a cor da moto como sendo verde. E, como tem uns pormenores a preto, à letra da lei, deveria mencionar verde e outras. Esta sim acho que é uma multa que merece toda e qualquer impugnação. Salvo erro o DUA quando é emitido deve sê-lo de acordo com as características do veículo!

Um gajo ainda vai comentar "Quem não deve não teme", nessas tais redes sociais, e é enxovalhado .

Enviado do meu CLT-L29 através do Tapatalk



Completamente de acordo.

Há multas parvas, mas não tenho pena de quem é multado por ter escapes com 100000dB, vidros pretos, lâmpadas de led e afins.

Sobre as lâmpadas LED, julgo que estejas equivocado... talvez quisesses dizer "xenon"...
(acho bem mais preocupante aqueles que alteram o farol da moto para ficar com as duas lampadas ligadas - por questões esteticas é feio as motos zarolhas - e fiquem sempre com maximos ligados ou sem maximos...)

Actualmente já não existe produção de lâmpadas de halogéneo e tudo o que está a ser comercializado é o que (ainda) existe de stock!
(Bem... os chineses até podem estar a produzir na mesma... fazem sempre o que querem e ninguém os regula...)
Preparam-se que muito brevemente se fundirem a lâmpada do mínimo ou médio ou um pisca terão de substituir por lâmpada LED...

 :backup.to.topic:

Próxima semana vou verificar se há forma de colocar no livrete a topcase e malas laterais e se há algum parâmetro para os piscas LED ou se esses são considerados semelhantes...
Prefiro gastar 30/50€ e ficar de consciência tranquila do que ficar sem vontade de andar de moto sempre que há uma destas operações...
(não tenho nada a esconder mas enerva só de pensar que possam fazer os possiveis para a malta pagar uma qualquer multa... tipo... o espelho está a tremer... o pneu está mais gasto de um dos lados... e cenas parvas que comparando com outras que se ouvem...é o vale tudo para...)
Vá lá... que já não são tão parolos a imitar nomes de código de filmes de hollywood... "operação gemini" ou algo parecido... mas era assim até à pouco tempo atrás...

Expliquei-me mal. Queria-me referir aos que colocam lâmpadas LED em óticas preparadas para halogéneo.

Quanto a isso que dizes, em que te baseias? É que os espelhos das óticas preparadas para halogéneo não são, de todo, adequados para LEDs... Não é simplesmente tirar uma e meter outra.
Precisamente por causa disso é que vejo tanta mota que parece que tem um pequeno sol dentro do farol, são feixes de LED a apontar para tudo o que é sítio.

Julho 24, 2020, 00:58:51, 00:58
Responder #11

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Como é do conhecimento geral, recentemente tem havido maior número de operações policiais de controlo específico a motociclos.

É precisamente nesta altura que os artistas que trocam tudo e um par de botas nas motas (e depois são agrafados) vêm chorar para as redes sociais e vociferar que "isto só acontece com as motos", "caça à multa" e (a minha preferida ) "são as multas às motas que vão pagar a crise da pandemia e o novo banco".

Ora, é que aqui que entra o meu bota-de-elastiquismo. Estes artistas que modificam coisas que não lembram ao bôda, não fazem a mínima ideia se o que estão a alterar é legal ou ilegal, não merecem as multas? Merecem.

Querem fazer alterações? Facam-nas. Mas certifiquem-se que estão a cumprir a lei. Para, em alturas destas, não levarem com a talocha (muitos deles ainda têm a coragem de impugnar as multas!).

Deixo dois exemplos, num deles até dou razão ao companheiro (só para não pensarem que sou completamente quadrado e sei que também existe excesso de zelo).

Um artista com uma mota mais desportiva, com bolha, decide sacar a bolha fora e meter uma placa completamente opaca, a imitar carbono, no lugar da mesma. Acto contínuo, encosta e arrota 250€. Ora. Se a bolha é de acrílico ou outro material transparente, deve ser transparente por algum motivo não? Pode até não ser por questões de visibilidade mas se está lá e é transparente... Pelo menos uma bolha fumada, não (que mesmo assim não sei se dá multa...)?!

Outro companheiro com uma Kawasaki (sem alterações, era um modelo recente) foi multado porque o DUA mencionva a cor da moto como sendo verde. E, como tem uns pormenores a preto, à letra da lei, deveria mencionar verde e outras. Esta sim acho que é uma multa que merece toda e qualquer impugnação. Salvo erro o DUA quando é emitido deve sê-lo de acordo com as características do veículo!

Um gajo ainda vai comentar "Quem não deve não teme", nessas tais redes sociais, e é enxovalhado .

Enviado do meu CLT-L29 através do Tapatalk



Completamente de acordo.

Há multas parvas, mas não tenho pena de quem é multado por ter escapes com 100000dB, vidros pretos, lâmpadas de led e afins.

Sobre as lâmpadas LED, julgo que estejas equivocado... talvez quisesses dizer "xenon"...
(acho bem mais preocupante aqueles que alteram o farol da moto para ficar com as duas lampadas ligadas - por questões esteticas é feio as motos zarolhas - e fiquem sempre com maximos ligados ou sem maximos...)

Actualmente já não existe produção de lâmpadas de halogéneo e tudo o que está a ser comercializado é o que (ainda) existe de stock!
(Bem... os chineses até podem estar a produzir na mesma... fazem sempre o que querem e ninguém os regula...)
Preparam-se que muito brevemente se fundirem a lâmpada do mínimo ou médio ou um pisca terão de substituir por lâmpada LED...

 :backup.to.topic:

Próxima semana vou verificar se há forma de colocar no livrete a topcase e malas laterais e se há algum parâmetro para os piscas LED ou se esses são considerados semelhantes...
Prefiro gastar 30/50€ e ficar de consciência tranquila do que ficar sem vontade de andar de moto sempre que há uma destas operações...
(não tenho nada a esconder mas enerva só de pensar que possam fazer os possiveis para a malta pagar uma qualquer multa... tipo... o espelho está a tremer... o pneu está mais gasto de um dos lados... e cenas parvas que comparando com outras que se ouvem...é o vale tudo para...)
Vá lá... que já não são tão parolos a imitar nomes de código de filmes de hollywood... "operação gemini" ou algo parecido... mas era assim até à pouco tempo atrás...

Expliquei-me mal. Queria-me referir aos que colocam lâmpadas LED em óticas preparadas para halogéneo.

Quanto a isso que dizes, em que te baseias? É que os espelhos das óticas preparadas para halogéneo não são, de todo, adequados para LEDs... Não é simplesmente tirar uma e meter outra.
Precisamente por causa disso é que vejo tanta mota que parece que tem um pequeno sol dentro do farol, são feixes de LED a apontar para tudo o que é sítio.

Baseio-me apenas no que será se não for já a realidade!
As lâmpadas de halogéneo foram proibidas de serem fabricadas - medidas lá dos amigos do ambiente, queixa-te a eles!
A malta tem é de colocar lâmpadas LED que sejam o mais semelhantes com as de origem...
Em 2018...https://expresso.pt/sociedade/2018-09-02-O-fim-das-lampadas-de-halogeneo-A-proibicao-obriga-a-escolhas-mais-responsaveis
Sobre o que dizes, é verdade que a refracção da luz de halogéneo é diferente do LED mas é inevitável que um dia deixe de haver lâmpadas de halogéneo para substituir...
A policia não multa se tiveres lâmpada LED de cor branca mas multa-te se tiveres LED mais azulada, tal como o normal das lâmpadas Xenon... (estas ultimas por estarem descritas no código de estrada, com sistema auxiliar de limpeza de farois (automoveis) que obviamente não existe nos motociclos... se bem que alguns que julgo que da BMW sairam de fabrica mesmo com XENON)

Mas sobre ficares ofuscado, julgo que não sejam dos faróis com lâmpadas LED mas sim das luzes auxiliares... essas sim, encadeiam e de que maneira... não suporto ter malta atrás com esses holofotes ligados a reflectir no espelho e "destabilizar" a minha concentração na condução...
 
« Última modificação: Julho 24, 2020, 01:10:37, 01:10 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Julho 24, 2020, 08:23:03, 08:23
Responder #12

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Essa questão sobre as lâmpadas é pertinente, mais ainda numa altura (que não se sabe precisar muito bem quando) em que as IPO passarão a abranger os motociclos.

E uma das coisas que imagino que será verificada é precisamente a iluminação.

A preparação de ópticas para halogéneo, não funciona da mesma forma quando a simples troca de lâmpadas se faz para Led.

No entanto e quanto à proibição de venda que leio atrás, parece-me que a mesma foi circunscrita pela União Europeia às lâmpadas usadas em casa.
Ou seja, com fins habitacionais, ou uso em escritórios, etc...

Digo isto porque se continuam a vender lâmpadas de halogéneo para automóveis e motociclos, sem qualquer tipo de problema ou impedimentos.

Assim, estejam descansados que continuará a haver lâmpadas para as vossas motos...provavelmente por muito tempo ainda.  ;)

---------------------------

Óptimo texto lá atrás, @Lourenço.  :convivio:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 24, 2020, 12:33:14, 12:33
Responder #13

ThatsMe

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1375
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Kawasaki
  • Modelo Motociclo: Versys 1000 SE GT
  • Localidade: Porto
Mas sobre ficares ofuscado, julgo que não sejam dos faróis com lâmpadas LED mas sim das luzes auxiliares... essas sim, encadeiam e de que maneira... não suporto ter malta atrás com esses holofotes ligados a reflectir no espelho e "destabilizar" a minha concentração na condução...
 

Não, falo mesmo de quem usa lâmpadas LED em óticas cheias de espelho para halogéneo. Conheço vários casos assim, um deles tem a luz a apontar para a estrada (no escuro vê-se claramente que a afinação do farol está perfeita) e mesmo durante o dia não consigo ir à frente dele porque me encandeia completamente.

Óticas tradicionais não podem levar com LED.

Julho 24, 2020, 14:45:58, 14:45
Responder #14

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Comprei está moto vermelha e decidi meter estes autocolantes






O estado tem o direito de me sacar 120 ou 250 € por os ter colado na moto?


Não...


Porque a moto e minha

Porque paguei a moto, e uma parte substancial dos valor pago foi em impostos

Porque para andar com a moto já pago 125€ anuais eu e um valor dos mais elevados da UE para impostos de circulação

Porque já algo uma das gasolinas mais caras da Europa

Porque viajo de Badajoz a Barcelona sem pagar um tostão e aqui entro numa SCUT que não tem alternativas viárias. Ando 100 metro e mamo logo com um beep da via verde

Porque o estado criminosamente sobrecarrega com impostos as únicas alternativas em segurança a estradas que tem indicies de sinistraLidade elevadíssimos (n125 por exemplo...)




Serei só eu a achar que estou anterior muito pouco em troco daquilo que pago e e aue toda esta “prevenção rodoviária” e uma hipocrisia?

Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Julho 24, 2020, 15:25:26, 15:25
Responder #15

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Percebo a tua revolta.
De facto aqui é tudo taxado e essa das Scuts é mesmo flagrante.

Até para o turismo é mau...
Vem um tipo por exemplo do extremo de Espanha, em Gerona e...assim que pretende circular por algumas vias em Portugal para ir passar uns dias ao Algarve, leva com uns quantos pórticos para pagar. :zangadoregras:

Num dia em que vejo nos noticiários que Portugal volta a estar afastado dos corredores aéreos do Reino Unido, designadamente no que isso representa em termos de p€rdas e desemprego...pergunto-me se não haverá forma de dar a volta de outra maneira.

Sei que chegou a haver recentemente uma solicitação ao Governo para haver pelo menos isenção de pagamento temporária em algumas vias, como medida de apoio ao turismo e assim cativar o mercado espanhol.
Deixa ver no que vai dar...  :-\

Quanto à afixação de películas, nomeadamente das que não são transparentes, não estranharia nada que fosse coisa com que implicassem num dia de operação moto, "convidando" mesmo a que uma pessoa se dirija ao IMTT para fazer a anotação no Documento Único Automóvel.
Películas essas que devem ter de se munir de uma série de conformidades, pois caso contrário...  :you.bet:


"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 24, 2020, 15:43:41, 15:43
Responder #16

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1931
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Este é o meu antigo carro de serviço, o novo vai ser também decorado com o logo da empresa, tal como este existem milhares de carros cobertos a vinil com logos, imagens, lettering e publicidade diversa (nos autocarros)...

A minha mota diz que é azul mas ela tem um dístico cromado e umas aplicações em cinza metalizado. Vou ser multado?

Como diabo se aplica essa multa a uma mota?

P. S. É melhor o CPmoto fazer uma alteração aos estatutos ou qualquer dia ainda há alguém a ser multado porque tem o autocolante e depois imputa responsabilidade ao Clube.

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Julho 24, 2020, 17:19:22, 17:19
Responder #17

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Percebo a tua revolta.
De facto aqui é tudo taxado e essa das Scuts é mesmo flagrante.

Até para o turismo é mau...
Vem um tipo por exemplo do extremo de Espanha, em Gerona e...assim que pretende circular por algumas vias em Portugal para ir passar uns dias ao Algarve, leva com uns quantos pórticos para pagar. :zangadoregras:



Sim... gera-me revolta.


Sinceramente, gera-me mesmo revolta.

Ja sei que não tarda muito aparece aí um companheiro a informar que na Suíça ou Alemanha e assim ou assado.

Pois é... mas as estradas la não são o que são cá, os ordenando-se não são o que são cá, nem a desordem e o que cá, nem a corrupção e a que e cá!

Nem na Suíça ou na Alemanha tem há 45 anos, 2 associações criminosas disfarçadas de paritidos políticos a governar.


Portanto... se damos uma enorme tolerância e desconto a quem nos governa e também porque não acrescentar a quem garante a nossa segurança (muitas vezes de forma incompetente) também convinha não ter Este tratamento assimétrico.


Mas já sabemos: quando não há dinheiro, quando há “objectivos” já sabemos a vem bater a porta e a carteira....

E cá estamos nós para aguentar estoicamente o “estalo”, vendo que quando a “polícia” assenta um “estalo” noutro bairro e com um cidadão de outra raça ou etnia, até Belém desce a dar beijinho e pedir desculpa  :toma:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Julho 24, 2020, 17:24:07, 17:24
Responder #18

NFRod

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 305
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Compreendo alguns argumentos e eu mudei o rabo da mota que me parece estar aceitável mas acredito que algum dia irei ter problemas com isso. A meu ver, sem motivo. A minha matrícula é mais visível que muitas tirinhas de matrícula que vão na vertical. A minha tem um pequeno ângulo apesar de o reflector acabar atrás da linha do pneu. Mas, segundo a lei, posso ser multado.

Eu comprei a mota com acessórios desportivos. Um deles é uma capa para o banco. Comprei nova, paguei por isso. Mas se a mota diz que está preparada para duas pessoas e for mandado parar com a capa do pendura colocada, segundo a lei, podem multar.

Falaram em escapes e eu concordo que há pessoal que abusa. Mas eu queria comprar um escape próprio para a mota, com certificação e legal para estrada. Porque não posso só trocar? É assim tão importante um projecto de um engenheiro e pagar a alteração quando o escape já tem certificação e foi desenvolvido para a mota?

Na minha opinião todo o material que tiver aprovação de uma entidade europeia poderíamos colocar sem problemas. O problema é que há coisas que chamam mais a atenção do que outras.

Julho 24, 2020, 18:07:29, 18:07
Responder #19

SARider

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 822
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    "Ride Free, Ride Safe!"
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: V-Strom 650XT
  • Localidade: Sintra
Bem... tentando responder á questão colocada no tópico....
 Sim, parece ser um caso claro de "Bota de elástico" !

 Querer  legitimar uma contra ordenação só porque alguém colocou uma bolha opaca é na minha opinião auto explicativo. Afinal na maior parte dos motociclos, o vidro frontal ou "bolha" não tem bem o mesmo propósito do que um para-brisas de um enlatado.

Mas nada como colocar á votação, poupava-se tempo e palavras.

 Infelizmente não adiantava de muito, porque ser "bota de elástico" num forum, é somente uma questão de opinião que devemos obviamente respeitar...  O problema é mesmo a forma predatória como alguns dos agentes de autoridade interpretam, ou são obrigados a interpretar a  sua função.  Acredito que a maioria não seja assim, mas infelizmente alguns dos exemplos que por aí vemos (não é necessário procurar muito), mesmo que sejam uma minoria, não abonam nada á imagem da instituição que representam.

Enfim... a tradição nunca muda...

V-Strom650XT
Yamaha N-Max 125

Julho 24, 2020, 18:09:42, 18:09
Responder #20

Ruben Nunes

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 31
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Virago 535
  • Localidade: Tomar
Compreendo alguns argumentos e eu mudei o rabo da mota que me parece estar aceitável mas acredito que algum dia irei ter problemas com isso. A meu ver, sem motivo. A minha matrícula é mais visível que muitas tirinhas de matrícula que vão na vertical. A minha tem um pequeno ângulo apesar de o reflector acabar atrás da linha do pneu. Mas, segundo a lei, posso ser multado.

Eu comprei a mota com acessórios desportivos. Um deles é uma capa para o banco. Comprei nova, paguei por isso. Mas se a mota diz que está preparada para duas pessoas e for mandado parar com a capa do pendura colocada, segundo a lei, podem multar.

Falaram em escapes e eu concordo que há pessoal que abusa. Mas eu queria comprar um escape próprio para a mota, com certificação e legal para estrada. Porque não posso só trocar? É assim tão importante um projecto de um engenheiro e pagar a alteração quando o escape já tem certificação e foi desenvolvido para a mota?

Na minha opinião todo o material que tiver aprovação de uma entidade europeia poderíamos colocar sem problemas. O problema é que há coisas que chamam mais a atenção do que outras.

Eu tambem penso igual, se compramos peças e teem aprovação Europeia "E" porque não podemos por?? E pagamos IVA dessas peças

Ate já ouvi dizer que a policia se quiser implica ate com os punhos  :napodeser:

Julho 24, 2020, 22:49:04, 22:49
Responder #21

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1931
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Vamos lá ver se este texto trás alguma luz sobre este assunto:

Li e partilho :
(Texto de Jorge Simas)

"Fiscalização de motociclos.

Boa tarde, muito se tem falado ultimamente sobre a fiscalização de motociclos por parte das autoridades nomeadamente GNR E PSP. Têm surgido casos completamente aberrantes de contra ordenações relativas a alguns componentes sistemas e acessórios que usamos nos nossos motociclos e estou a lembrar-me especificamente do caso do vidro escuro ou da tampa do banco do pendura.

1ª parte, motociclos com componentes sistemas ou acessórios homologados.

Devo começar por dizer que somos obrigados por lei e devemos utilizar nos nossos motociclos componentes, sistemas e acessórios devidamente homologados. Estando estes componentes, sistemas ou acessórios homologados, a sua utilização não constitui infração ao código da estrada nomeadamente o Artigo 114º alínea 5 que remete para a alínea 3 que por sua vez remete para o regulamento que esta redigido no decreto Lei nº 86-A/2010 e que é uma transposição para a ordem jurídica interna da diretiva nº2009/108/CE da comissão Europeia e que por sua vez é uma alteração da diretiva 97/24/CE de 17 de Junho de 1997 que é relativa a determinados elementos ou características dos veículos a motor de duas ou três rodas.

Confusos? Acredito que sim, é com este tipo de novelo legislativo que muitas vezes somos lesados nos nossos direitos. No essencial o que esta descrito é que os estados membros da união Europeia são obrigados a autorizar a utilização de componentes sistemas ou acessórios homologados noutros estados membros. Estes componentes sistemas e acessórios não alteram as características construtivas ou funcionais do motociclo precisamente porque estes factos são a base da sua homologação. Por outro lado também não carecem de averbamento no DUA (Documento Único Automóvel ) vulgo livrete porque mais uma vez não constitui alteração as características construtivas ou funcionais do motociclo.

A situação de averbamento de escape no livrete a posterior da compra da moto simplesmente não existe. Quando muito poderá haver algumas motas com escape averbado no livrete mas que foi colocado pela marca na altura da venda.

Se houver por aqui alguém que tenha conseguido averbar um escape no livrete a posterior da compra da moto, faça o favor de mostrar uma foto do mesmo e descrever todo o processo.

Na prática o que isto tudo quer dizer é que se por exemplo tiverem montados na vossa moto um escape racing homologado com marcação visível, este é perfeitamente legal, não carece de averbamento no livrete nem tem que ser acompanhado pela ficha de homologação.

Se o agente mesmo assim passar o auto de contra ordenação, não paguem a coima, façam o depósito e impugnem o auto onde basta referir o nº de homologação de escape e para finalizar metam um processo jurídico ao agente em causa por forma a haver consequências para o mesmo.

Isto é valido para qualquer componente, sistema ou acessório devidamente homologado e com marca visível como por exemplo espelhos ou piscas de led.

Não percam tempo a tentar homologar escapes ou outro componente sistema ou acessório não homologados, só o fabricante é que o pode fazer tal como esta descrito no site do IMTT.

2ª parte, motociclo com componentes sistemas ou acessórios não homologados

1- Em relação as características construtivas ou funcionais de um veículo, um agente da PSP ou GNR têm autoridade e competência para constatar o não funcionamento ou ausência de alguns sistemas ou componentes obrigatórios que qualquer motociclo tem que ter para circular legalmente em estrada como por exemplo, espelhos e piscas ou o bom estado dos pneus.

2- Um agente da PSP ou GNR tem autoridade e competência para fiscalizar os dados do documento único automóvel (DUA) em relação ao motociclo que esta a ser fiscalizado ou seja; apenas os dados que lá estão podem ser alvo de fiscalização incluindo o que esta descrito na alínea 1.

3- Um agente da PSP ou GNR não têm autoridade ou competência para declarar que determinado sistema ou componente altera as caraterísticas construtivas ou funcionais de um motociclo se este sistema ou componente não estiver descrito no DUA, exemplo; vidro, escape, suporte de matrícula, piscas de led, etc.

O agente tem que mostrar prova de que as características construtivas e funcionais estão alteradas confrontando o motociclo fiscalizado com o certificado de conformidade do veículo (COC) a data da matrícula.

Um condutor não pode ser autuado com base numa suposição de um agente, tem que haver prova de infração tal como acontece com os radares que são certificados e onde se poderá ver em caso de infração por excesso de velocidade todos os dados relativos cometidos em relação a infração como por exemplo a certificação do radar, a velocidade registada no momento e uma foto do veículo infrator onde se veja claramente a matrícula. Um agente da autoridade não é um técnico certificado inspetor de motociclos.

Na prática o quê é que isto quer dizer? Vamos imaginar a seguinte situação; somos mandados parar numa qualquer operação stop e temos instalado na mota um escape racing não homologado. O agente diz que vamos ser autuados por infração ao artigo 114º alínea 5 e consequentemente artigoº 115º alínea 1 e seremos mandados para inspeção B com base no artigo 116º alínea 2.

Podemos imediatamente contrapor o agente dizendo que tem de fazer prova de alteração das características construtivas e funcionais do motociclo coisa que ele simplesmente não consegue fazer, não podemos ser autuados só porque o sr. Agente diz que a mota não esta de origem, as leis não funcionam com base em suposições senão estava mos todos a mercê das autoridades.

Em relação ao escape a única coisa que o agente pode fazer é tentar aferir a nível de ruido que o escape emite e se não ultrapassa em mais de 1db o limite averbado no livrete mas mesmo assim a medição de ruido nunca poderá ser efetuada em condições a beira da estrada porque não respeita o que esta descrito em regulamento próprio relativamente a homologação de escapes ( artigos 308º e 309º do DL nº86-A/2010 ).

Em relação a inspeção B, não havendo infração do nº5 artigo 114, não poderá haver lugar a inspeção B.

Um agente da autoridade deve limitar-se a fiscalizar a documentação do motociclo, do condutor e pouco mais. Se de qualquer forma for passado auto de contra ordenação, não paguem a coima, façam o depósito e impugnem o auto com o argumento de falta de prova ou contraponham que o veiculo se encontrava no seu estado original, o agente não tem forma de comprovar o contrario e finalizem com processo jurídico ao sr. Agente.

Para concluir devo dizer publicamente que devemos tratar as autoridades com todo o respeito e educação que eles merecem. A esmagadora maioria dos agentes da PSP e militares da GNR são pessoas bem formadas, educadas e de boa índole muitos deles motociclistas como nós e que não se revêm nos atos de alguns poucos colegas que mancham a farda que envergam e envergonham a instituição que representam. Na maioria das operações stop todo se resolve com um pouco de conversa, raramente se verifica caça a multa e muito raramente somos autuados por um imbecil com excesso de zelo como aconteceu com a dono da Hayabusa que levava uma tampa no lugar do pendura situação que também pode ser resolvida pedindo no IMTT a alteração de lotação de “2” para “1 a 2”."

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Julho 24, 2020, 23:08:48, 23:08
Responder #22

Rodrigues1

  • Visitante
Excelente trabalho companheiro JoãoPVCarvalho
 :palmas:

Obrigado

Julho 24, 2020, 23:14:01, 23:14
Responder #23

SARider

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 822
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    "Ride Free, Ride Safe!"
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: V-Strom 650XT
  • Localidade: Sintra
Bom texto!

Só a ideia de a qualquer momento ver os nossos direitos lesados por aqueles que deveriam garantir exactamente o oposto é por si só inacreditável...

Impugnar auto, mover processos contra agentes.... Maior parte do pessoal limita-se a pagar a multa e seguir em frente. Fica mais barato e teem menos chatices.
V-Strom650XT
Yamaha N-Max 125

Julho 25, 2020, 13:49:22, 13:49
Responder #24

Ruben Nunes

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 31
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Virago 535
  • Localidade: Tomar
Bom texto JoaoPVCarvalho 👏

.... Maior parte do pessoal limita-se a pagar a multa e seguir em frente. Fica mais barato e teem menos chatices.

Verdade, maior parte do pessoal não se está para ter chatisses e perder tempo, mas talvez aí esteja o problema, se talvez todos nós fizéssemos o contrário talvez esses polícias já não faziam o que fazem

Julho 25, 2020, 19:43:10, 19:43
Responder #25

Vitor_F_Silva

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 414
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Grab life by the handlebars
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V7 III Stone Night Pack
  • Localidade: Lisboa

Um artista com uma mota mais desportiva, com bolha, decide sacar a bolha fora e meter uma placa completamente opaca, a imitar carbono, no lugar da mesma. Acto contínuo, encosta e arrota 250€. Ora. Se a bolha é de acrílico ou outro material transparente, deve ser transparente por algum motivo não? Pode até não ser por questões de visibilidade mas se está lá e é transparente... Pelo menos uma bolha fumada, não (que mesmo assim não sei se dá multa...)?!



Mau exemplo:


Ducati Multistrada 1260:



Ducati Multistrada 1260 Pikes Peak





Nao é por ter uma cupula de carbono que nao pode andar na estrada ou ser homologado para tal
Mas se isso estiver homologado para circular assim... A questão é que a do artista claramente não estava!

Enviado do meu CLT-L29 através do Tapatalk

Maçaric@s Danad@s do Asfalto, Membro nº 4

Julho 25, 2020, 19:49:42, 19:49
Responder #26

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1931
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Companheiros o que tem de estar homologado são as peças em si e não as peças na mota...

Já deixei tudo explicadinho por um advogado/motard uns posts mais acima.

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Julho 26, 2020, 09:07:03, 09:07
Responder #27

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Companheiros o que tem de estar homologado são as peças em si e não as peças na mota...

O problema é que multam pelas supostas alterações não constarem no DUA...

Portanto entre o que "tem de estar" aos olhos dos agentes (e ordens que seguem) e o que "tem de estar" de acordo com esta interpretação das leis vale o que vale...
É sempre bom estar informado e ter argumentos.
Mas do outro lado têm a faca e o queijo na mão...

Julho 28, 2020, 01:13:49, 01:13
Responder #28

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Vamos lá ver se este texto trás alguma luz sobre este assunto:

Li e partilho :
(Texto de Jorge Simas)

"Fiscalização de motociclos.

Boa tarde, muito se tem falado ultimamente sobre a fiscalização de motociclos por parte das autoridades nomeadamente GNR E PSP. Têm surgido casos completamente aberrantes de contra ordenações relativas a alguns componentes sistemas e acessórios que usamos nos nossos motociclos e estou a lembrar-me especificamente do caso do vidro escuro ou da tampa do banco do pendura.

1ª parte, motociclos com componentes sistemas ou acessórios homologados.

Devo começar por dizer que somos obrigados por lei e devemos utilizar nos nossos motociclos componentes, sistemas e acessórios devidamente homologados. Estando estes componentes, sistemas ou acessórios homologados, a sua utilização não constitui infração ao código da estrada nomeadamente o Artigo 114º alínea 5 que remete para a alínea 3 que por sua vez remete para o regulamento que esta redigido no decreto Lei nº 86-A/2010 e que é uma transposição para a ordem jurídica interna da diretiva nº2009/108/CE da comissão Europeia e que por sua vez é uma alteração da diretiva 97/24/CE de 17 de Junho de 1997 que é relativa a determinados elementos ou características dos veículos a motor de duas ou três rodas.

Confusos? Acredito que sim, é com este tipo de novelo legislativo que muitas vezes somos lesados nos nossos direitos. No essencial o que esta descrito é que os estados membros da união Europeia são obrigados a autorizar a utilização de componentes sistemas ou acessórios homologados noutros estados membros. Estes componentes sistemas e acessórios não alteram as características construtivas ou funcionais do motociclo precisamente porque estes factos são a base da sua homologação. Por outro lado também não carecem de averbamento no DUA (Documento Único Automóvel ) vulgo livrete porque mais uma vez não constitui alteração as características construtivas ou funcionais do motociclo.

A situação de averbamento de escape no livrete a posterior da compra da moto simplesmente não existe. Quando muito poderá haver algumas motas com escape averbado no livrete mas que foi colocado pela marca na altura da venda.

Se houver por aqui alguém que tenha conseguido averbar um escape no livrete a posterior da compra da moto, faça o favor de mostrar uma foto do mesmo e descrever todo o processo.

Na prática o que isto tudo quer dizer é que se por exemplo tiverem montados na vossa moto um escape racing homologado com marcação visível, este é perfeitamente legal, não carece de averbamento no livrete nem tem que ser acompanhado pela ficha de homologação.

Se o agente mesmo assim passar o auto de contra ordenação, não paguem a coima, façam o depósito e impugnem o auto onde basta referir o nº de homologação de escape e para finalizar metam um processo jurídico ao agente em causa por forma a haver consequências para o mesmo.

Isto é valido para qualquer componente, sistema ou acessório devidamente homologado e com marca visível como por exemplo espelhos ou piscas de led.

Não percam tempo a tentar homologar escapes ou outro componente sistema ou acessório não homologados, só o fabricante é que o pode fazer tal como esta descrito no site do IMTT.

2ª parte, motociclo com componentes sistemas ou acessórios não homologados

1- Em relação as características construtivas ou funcionais de um veículo, um agente da PSP ou GNR têm autoridade e competência para constatar o não funcionamento ou ausência de alguns sistemas ou componentes obrigatórios que qualquer motociclo tem que ter para circular legalmente em estrada como por exemplo, espelhos e piscas ou o bom estado dos pneus.

2- Um agente da PSP ou GNR tem autoridade e competência para fiscalizar os dados do documento único automóvel (DUA) em relação ao motociclo que esta a ser fiscalizado ou seja; apenas os dados que lá estão podem ser alvo de fiscalização incluindo o que esta descrito na alínea 1.

3- Um agente da PSP ou GNR não têm autoridade ou competência para declarar que determinado sistema ou componente altera as caraterísticas construtivas ou funcionais de um motociclo se este sistema ou componente não estiver descrito no DUA, exemplo; vidro, escape, suporte de matrícula, piscas de led, etc.

O agente tem que mostrar prova de que as características construtivas e funcionais estão alteradas confrontando o motociclo fiscalizado com o certificado de conformidade do veículo (COC) a data da matrícula.

Um condutor não pode ser autuado com base numa suposição de um agente, tem que haver prova de infração tal como acontece com os radares que são certificados e onde se poderá ver em caso de infração por excesso de velocidade todos os dados relativos cometidos em relação a infração como por exemplo a certificação do radar, a velocidade registada no momento e uma foto do veículo infrator onde se veja claramente a matrícula. Um agente da autoridade não é um técnico certificado inspetor de motociclos.

Na prática o quê é que isto quer dizer? Vamos imaginar a seguinte situação; somos mandados parar numa qualquer operação stop e temos instalado na mota um escape racing não homologado. O agente diz que vamos ser autuados por infração ao artigo 114º alínea 5 e consequentemente artigoº 115º alínea 1 e seremos mandados para inspeção B com base no artigo 116º alínea 2.

Podemos imediatamente contrapor o agente dizendo que tem de fazer prova de alteração das características construtivas e funcionais do motociclo coisa que ele simplesmente não consegue fazer, não podemos ser autuados só porque o sr. Agente diz que a mota não esta de origem, as leis não funcionam com base em suposições senão estava mos todos a mercê das autoridades.

Em relação ao escape a única coisa que o agente pode fazer é tentar aferir a nível de ruido que o escape emite e se não ultrapassa em mais de 1db o limite averbado no livrete mas mesmo assim a medição de ruido nunca poderá ser efetuada em condições a beira da estrada porque não respeita o que esta descrito em regulamento próprio relativamente a homologação de escapes ( artigos 308º e 309º do DL nº86-A/2010 ).

Em relação a inspeção B, não havendo infração do nº5 artigo 114, não poderá haver lugar a inspeção B.

Um agente da autoridade deve limitar-se a fiscalizar a documentação do motociclo, do condutor e pouco mais. Se de qualquer forma for passado auto de contra ordenação, não paguem a coima, façam o depósito e impugnem o auto com o argumento de falta de prova ou contraponham que o veiculo se encontrava no seu estado original, o agente não tem forma de comprovar o contrario e finalizem com processo jurídico ao sr. Agente.

Para concluir devo dizer publicamente que devemos tratar as autoridades com todo o respeito e educação que eles merecem. A esmagadora maioria dos agentes da PSP e militares da GNR são pessoas bem formadas, educadas e de boa índole muitos deles motociclistas como nós e que não se revêm nos atos de alguns poucos colegas que mancham a farda que envergam e envergonham a instituição que representam. Na maioria das operações stop todo se resolve com um pouco de conversa, raramente se verifica caça a multa e muito raramente somos autuados por um imbecil com excesso de zelo como aconteceu com a dono da Hayabusa que levava uma tampa no lugar do pendura situação que também pode ser resolvida pedindo no IMTT a alteração de lotação de “2” para “1 a 2”."

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Tinha a ideia que o Tmaxer já tinha colocado esta mensagem algures talvez noutro tópico mas como alguém apresentou este texto directamente a um agente e lhe pediu para dizer o que achava, vou transcrever o que foi o seu comentário:

"Tenho a dizer DUAS coisas:
.
1) Sobre esta questão, quer o “argumentário” do auto quer o do autuado podem, PERFEITAMENTE, ser levados a consideração superior para análise, até para efeitos de fixação, CLARA E SEM BASE PARA DÚVIDAS, daquilo que é legalmente exigível.
2) Os agentes de autoridade cumprem ORDENS. Tão só. Nessa condição, dever-se-á indagar a entidade que dá às ordens e não quem as executa.
"

Uma outra pessoa deixou igualmente um comentário pertinente:
"Quando os alvos ficarem à míngua, o poder terá então a capacidade discricionária de despedir os caçadores de profissão, acredito que ainda vou chegar a esse tempo e, sabe-se lá, sorrir (se tiver saúde)"

Tal como e julgo ter sido o Dfelix a comentar algures, isto cheira a "provocações" para talvez tornar o tema motociclismo com maior visibilidade e vir a ser debatido no paralamento para depois seguir os trâmites normais e os tais "chorões" das associações envolvidas nas inspecções aos motociclos que parece estarem famintos... coitadinhos!
Se assim for "jogo sujo", que a sujeira seja bem grande e do lado de cá para equilibrar a coisa e para os famintos quando conseguirem o que pretendem já estarem com os ossos à vista e os abutres por perto!

E para finalizar, uma imagem que enquadra os agentes de autoridade neste país:


« Última modificação: Julho 28, 2020, 01:57:56, 01:57 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Julho 28, 2020, 10:44:04, 10:44
Responder #29

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Tal como e julgo ter sido o Dfelix a comentar algures, isto cheira a "provocações" para talvez tornar o tema motociclismo com maior visibilidade e vir a ser debatido no paralamento para depois seguir os trâmites normais e os tais "chorões" das associações envolvidas nas inspecções aos motociclos que parece estarem famintos... coitadinhos!

Referi isso porque parece existir aqui um padrão.

Aliás, não passou muito tempo da ultima investida destes lobbies, que com a ajuda da comunicação social promoveram uma imagem de sinistralidade totalmente falsa baseando-se em dados manipulados.
Ironicamente, a retórica acabou por ser desmontada por várias personalidades, inclusive pelo Miguel Tiago que na altura era deputado.

Isto até culminou numa manifestação que certamente te recordas porque ambos estivemos presentes.


Julho 28, 2020, 12:24:16, 12:24
Responder #30

Rodrigues1

  • Visitante
Mesmo que um acessório não tenha selo ou gravação do número da homologação basta andar com o certificado da empresa que vende ou fabrica os acessórios.

Certificado esse que menciona o ISO 9001 e assinado ou carimbado ou seja todos os acessórios vendidos por essa empresa estão à partida homologados.

Eu tenho o certificado GIVI que a empresa Italiana teve a gentileza de me enviar, logo o vidro que tenho montado está homologado e não alterei as medidas por isso mesmo.

Os faróis de nevoeiro, piscas e ótica têm a gravação no vidro de homologação, até os refletores das malas têm a referência gravada.

As malas e top case têm a referência no interior igual á factura, se a Honda tem certificado ISO 9001 logo as malas estão homologadas.

Estarei certo ou errado ??


« Última modificação: Julho 28, 2020, 13:43:40, 13:43 por Rodrigues1 »

Julho 28, 2020, 14:10:25, 14:10
Responder #31

SARider

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 822
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    "Ride Free, Ride Safe!"
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: V-Strom 650XT
  • Localidade: Sintra
..., se a Honda tem certificado ISO9001 logo as malas estão homologadas.

Estarei certo ou errado ??

Acho que  ISO9001 certifica empresas e não produtos.
 A homologação de produtos, significa que estes  teem  certificação Europeia CE, ou ECE (sector automovel), DOT (EUA), JIS(Japao), AS (Austrália), ou normas locais como TUV ou NBR...
 Por exemplo, a  Honda, assim como outras marcas de renome, embora possuam certificação ISO9001,  comercializa modelos em certos mercados, que não na Europa (e vice versa), devido a restrições ambientais ou de outro tipo, que impeçam a sua homologação.

Mas de qualquer forma, uma Top Case GIVI, por exemplo, terá o seu certificado ECE( papel), e deverá ser visível algures a gravação do símbolo na própria mala.
Da mesma forma que vidros frontais, punhos, espelhos, ponteiras de escape, etc.   Se não tiverem homologação, nem deveria ser permitido a sua venda no espaço europeu, ou então é dada a informação clara que não é apto para uso de estrada (Ex. para uso em competição).
  Luzes, piscas, espelhos etc, mesmo que homologados, teem que respeitar as normas na montagem, Por ex: (desculpa o exemplo parvo...) não seria permitido um farol de nevoeiro branco virado para a traseira ou orientado de forma a encadear peões ou outros veiculos..


Agora peças de origem da moto, como sejam baquet, vidro fumados ou opacos e outros que venham de origem, são homologados porque o conjunto (moto de origem) foi homologado. De outra forma não teria sido possível comercializar o mesmo quando novo.
 
E agora mais a brincar...
Isto tudo e mais "um par de botas" em nada altera a situação, quando nos deparamos com alguém com farda, cuja mentalidade (ou ordens directas superiores) é do tipo:
-" O xôr guarda  poide até nem xabere  porque razãum  te extá multar, mas tu xabes de certeza porque é que estas a ser multado!   Pagaxe a coima e mai nada!"

Paz!!!   :convivio:


 
 
 
 
« Última modificação: Julho 28, 2020, 14:13:47, 14:13 por SARider »
V-Strom650XT
Yamaha N-Max 125

Julho 28, 2020, 14:36:08, 14:36
Responder #32

Rodrigues1

  • Visitante
..., se a Honda tem certificado ISO9001 logo as malas estão homologadas.

Estarei certo ou errado ??

Acho que  ISO9001 certifica empresas e não produtos.
 A homologação de produtos, significa que estes  teem  certificação Europeia CE, ou ECE (sector automovel), DOT (EUA), JIS(Japao), AS (Austrália), ou normas locais como TUV ou NBR...
 Por exemplo, a  Honda, assim como outras marcas de renome, embora possuam certificação ISO9001,  comercializa modelos em certos mercados, que não na Europa (e vice versa), devido a restrições ambientais ou de outro tipo, que impeçam a sua homologação.

Mas de qualquer forma, uma Top Case GIVI, por exemplo, terá o seu certificado ECE( papel), e deverá ser visível algures a gravação do símbolo na própria mala.
Da mesma forma que vidros frontais, punhos, espelhos, ponteiras de escape, etc.   Se não tiverem homologação, nem deveria ser permitido a sua venda no espaço europeu, ou então é dada a informação clara que não é apto para uso de estrada (Ex. para uso em competição).
  Luzes, piscas, espelhos etc, mesmo que homologados, teem que respeitar as normas na montagem, Por ex: (desculpa o exemplo parvo...) não seria permitido um farol de nevoeiro branco virado para a traseira ou orientado de forma a encadear peões ou outros veiculos..


Agora peças de origem da moto, como sejam baquet, vidro fumados ou opacos e outros que venham de origem, são homologados porque o conjunto (moto de origem) foi homologado. De outra forma não teria sido possível comercializar o mesmo quando novo.
 
E agora mais a brincar...
Isto tudo e mais "um par de botas" em nada altera a situação, quando nos deparamos com alguém com farda, cuja mentalidade (ou ordens directas superiores) é do tipo:
-" O xôr guarda  poide até nem xabere  porque razãum  te extá multar, mas tu xabes de certeza porque é que estas a ser multado!   Pagaxe a coima e mai nada!"

Paz!!!   :convivio:


Ao certificar a empresa do mesmo modo certifica os produtos que vende porque a empresa é examinada por especialistas que passam os certificados.

É evidente que acessórios mal colocados que não repeitem as normas de boa condução serão punidos por exemplo médios demasiado altos.

Apesar de alguns acessórios de origem que vêm montados de fábrica a pedido ou não do cliente se não tiverem gravado o logotipo da marca ou uma gravação de homologação são considerados ilegais aos olhos da autoridade por não haver provas de autencidade, digam-me por exemplo qual o vidro que trás gravação de homologação ? O vidro Honda de origem não trazia nada, apenas o logotipo Honda mas muitos nem isso trazem, agora pergunto como se prova que esse vidro veio de origem e autorizado para o modelo CB500X ??

Se tiverem um certificado Honda e o vidro tiver gravado o logotipo é considerado homologado por ter sido fabricado por uma empresa que possui o certificado ISO 9001

Claro que por mais que nos forçamos a andar legais haverá sempre Agentes ( infelizmente ) que recebem ordens para multar ao mínimo detalhe apesar de contrariados,...sim porque sei de alguns que também são Motards e vivem na minha aldeia.

Não culpo os Agentes que por vezes trabalham em condições precárias e à torreira do sol mas sim a fonte dessas ordens que por sua vez recebem ordens de outra fonte que todos sabemos quais são.

Julho 28, 2020, 14:55:44, 14:55
Responder #33

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa


Mas de qualquer forma, uma Top Case GIVI, por exemplo, terá o seu certificado ECE( papel), e deverá ser visível algures a gravação do símbolo na própria mala.
Da mesma forma que vidros frontais, punhos, espelhos, ponteiras de escape, etc.   Se não tiverem homologação, nem deveria ser permitido a sua venda no espaço europeu, ou então é dada a informação clara que não é apto para uso de estrada (Ex. para uso em competição).
  Luzes, piscas, espelhos etc, mesmo que homologados, teem que respeitar as normas na montagem, Por ex: (desculpa o exemplo parvo...) não seria permitido um farol de nevoeiro branco virado para a traseira ou orientado de forma a encadear peões ou outros veiculos..


Agora peças de origem da moto, como sejam baquet, vidro fumados ou opacos e outros que venham de origem, são homologados porque o conjunto (moto de origem) foi homologado. De outra forma não teria sido possível comercializar o mesmo quando novo.
 



Uma dos argumentos mais falaciosos que assisto à ano no mundo automovel é esse, e comecou por ser usado pelos "tunnings" para tentar justificar a legitimidade e legalidade dos seus carros, que era "o material que comprei pagou IVA, por isso é legal e esta homologado".


Ora... ERRADO. a factura apenas pode provar a propriedade legitima  de um acessorio.

A sua legalidade depende da homologacao ou do facto do acessorio cumprir as normas de determinado pais ou espaco economico. Vou dar um exemplo, ha 20 anos, um para choques que estivesse homologado na Europa nao estava nos Estados Unidos (um exemplo mais contemporaneo e de 2 rodas pode ser o da norma de capacetes ECE vs DOT)


Qualquer empresa pode fabricar pecas que nao estejam homologadas e vende-las. Por exemplo, motos de competicao nao precisam de escapes, rodas ou farois que estejam homologados para estrada (contudo, poderao ou nao ter de cumprir homologacoes desportivas ou regulamentos da ADN ou campeonato especifico)



portanto, posso perfeitamente ir agora ao Ebay e comprar um escape novo para uma moto que corra no campeonato ingles de Superbikes  e o vendedor passar-me factura e pagar IVA. mas esse escape nao esta homologado para uso em estrada.




Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Julho 28, 2020, 15:20:39, 15:20
Responder #34

SARider

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 822
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    "Ride Free, Ride Safe!"
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: V-Strom 650XT
  • Localidade: Sintra

A sua legalidade depende da homologacao ou do facto do acessorio cumprir as normas de determinado pais ou espaco economico. Vou dar um exemplo, ha 20 anos, um para choques que estivesse homologado na Europa nao estava nos Estados Unidos (um exemplo mais contemporaneo e de 2 rodas pode ser o da norma de capacetes ECE vs DOT)


Qualquer empresa pode fabricar pecas que nao estejam homologadas e vende-las. Por exemplo, motos de competicao nao precisam de escapes, rodas ou farois que estejam homologados para estrada (contudo, poderao ou nao ter de cumprir homologacoes desportivas ou regulamentos da ADN ou campeonato especifico)



Exacto caro TMaxer, foi mais ou menos isso que quis dizer...
 Lá porque a empresa é certificada ISOxpto, não quer dizer necessariamente que um seu determinado produto esteja homologado para uso de estrada.

O exemplo dos para-choques é muito bom... Há uns anos percebia-se claramente quais os automóveis importados dos EUA ou Canadá. Para-choques horrorosos, luzes laterais amarelas sempre ligadas e matriculas do tipo  "camioneta da fruta" .
« Última modificação: Julho 28, 2020, 15:32:55, 15:32 por SARider »
V-Strom650XT
Yamaha N-Max 125

Julho 28, 2020, 16:16:17, 16:16
Responder #35

SARider

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 822
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    "Ride Free, Ride Safe!"
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: V-Strom 650XT
  • Localidade: Sintra

...O vidro Honda de origem não trazia nada, apenas o logotipo Honda mas muitos nem isso trazem, agora pergunto como se prova que esse vidro veio de origem e autorizado para o modelo CB500X ??

 E como se prova o seu contrário?  Então não é suposto ter que se provar a "ilegalidade"? Não teem os srs agentes que ter medidores de teor alcoólico, medidores de dBA ,  radares ou balanças para provar infração? Ou somos todos prevaricadores até prova em contrário?


Se isso fica ao critério do agente, então o melhor é esquecer o assunto  e continuar a disfrutar das 2 rodas do modo que mais prazer nos der, porque se tiver que se levar a talhada, ela virá na mesma.... Ao menos, antes isso do que uma "perna partida".









V-Strom650XT
Yamaha N-Max 125

Julho 28, 2020, 22:09:55, 22:09
Responder #36

snap

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 152
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CBF1000
  • Localidade: Paredes
Continuamos e falar em ilegalidades???

Não é obrigatório andar com 2 tiras reflectoras no capacete?
Nem nos capacetes das escolas de condução vejo isso....

Julho 29, 2020, 16:38:26, 16:38
Responder #37

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Mesmo que um acessório não tenha selo ou gravação do número da homologação basta andar com o certificado da empresa que vende ou fabrica os acessórios.
(...)
Estarei certo ou errado ??

O que está a acontecer no presente é que se as "alterações" não estiverem averbadas no DUA, não têm qualquer valor.
Simplesmente passam multa por alterações ás características do veículo.
E um prazo para uma inspecção B de forma a garantir que volte a circular "legalmente".

O caso da hayabusa que já se faltou atrás é o derradeiro exemplo de como tudo isto é irrelevante.
Não estamos a falar sequer de um extra. Mas de um componente que a moto trás de origem.
Ou seja, o IMTT homologou a circulação de um veículo que trás de série um acessório que permite comutar entre o banco e a tampa.
No entanto, as autoridades por o DUA indicar 2 lugares, e apenas ter um disponível... aplicaram coima.

Isto é mais ou menos como alguém ser multado por andar com o banco traseiro do carro rebatido.
A maioria dos carros permite isso. São homologados assim. E de repente o agente implicar porque naquele momento o carro tem no DUA lotação de 4/5 e só está com 2 lugares disponíveis.  :)


E como se prova o seu contrário?  Então não é suposto ter que se provar a "ilegalidade"? Não teem os srs agentes que ter medidores de teor alcoólico, medidores de dBA ,  radares ou balanças para provar infração? Ou somos todos prevaricadores até prova em contrário?

Fui multado em 2004 por excesso de ruído numa moto que tinha comprado nova poucas semanas antes.
Escape de origem. A acabadinha de terminar a rodagem.

Na altura as autoridades tinham recebido uns brinquedos novos para medir os dBs.
E enquanto lá estive ninguém escapou. Felizmente não voltei a ver nem tomar conhecimento de nenhuma dessas operações.
Provavelmente porque terá havido queixas.
Para todos os efeitos, as leituras de dB são acumulativas e portanto nestas operações eles não estão a ler só o ruído que sai do escape, mas a soma desse com um ruído envolvente.

O problema neste momento é que os critérios são muito redutores:
O que aos olhos do agente parecer alteração é suficiente para passar muita e redireccionar para a entidade competente inspeccionar o que naturalmente terá custos para o condutor/proprietário.

Há muita coisa que não está sequer legislada, como vidros, top cases, malas, etc.
Portanto, depende da boa disposição de quem avalia decidir se aquilo é legal ou não.
Porém há coisas que estão legisladas. Nomeadamente a iluminação que num qualquer anexo do código da estrada indica tamanhos, o local onde deve estar fixado e distâncias a que devem ser vistas. Porém, nada disso é tomado em conta, pois se o agente implicar que aquele pisca não é o de origem, mesmo que esteja no local certo e tenha dimensões aprovadas... pode ser visto como uma alteração.

Não é obrigatório andar com 2 tiras reflectoras no capacete?

Prai desde finais de 90 que não é obrigatório.
Na altura adoptaram as ECE 22 e deixaram cair essa responsabilidade da extinta DGV.
Que diga-se de passagem, só tinha como homologados uns penicos de fabrico nacional.  :)

Por cá eliminou-se, mas não quer dizer que outros países tenham deixado cair.
Para circular em França tens de os colar...

(por acaso tenho uns autocolantes desses por casa, que vinha, no Roof. Habitualmente as marcas francesas trazem-nos na caixa)


« Última modificação: Julho 29, 2020, 23:50:33, 23:50 por dfelix »

Julho 29, 2020, 17:00:21, 17:00
Responder #38

NFRod

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 305
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Por isso é que os meus dois sharks trouxeram umas fitas adesivas que eu não percebi para que serviam ahah. Sempre a aprender

Julho 29, 2020, 21:27:26, 21:27
Responder #39

snap

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 152
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CBF1000
  • Localidade: Paredes
Pensei que a lei ainda estivesse em vigor.

Ainda bem, não via qualquer utilidade nisso, dava pouco nas vistas...

Julho 29, 2020, 23:55:21, 23:55
Responder #40

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Por isso é que os meus dois sharks trouxeram umas fitas adesivas que eu não percebi para que serviam ahah. Sempre a aprender

Não os percas nem deites fora.
Um dia que faças uma viagem que implique passar por aquelas bandas já não terás que parar na primeira estação de serviço para os comprar.  ;)

Julho 30, 2020, 10:30:10, 10:30
Responder #41

Pianoman

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1308
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Honda NC750XD
    • Pianoman PT (Canal Youtube)
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750XD
  • Localidade: Charneca da Caparica
Daelim S3 125: Ago11->Jul12(14k) ; Maxsym 400i: Jul12->Mai13(21k) ; Maxsym 400i ABS: Jun13->Mai14(18k) ; Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  | 
Membro nº14

Agosto 04, 2020, 15:08:29, 15:08
Responder #42

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Mas sobre ficares ofuscado, julgo que não sejam dos faróis com lâmpadas LED mas sim das luzes auxiliares... essas sim, encadeiam e de que maneira... não suporto ter malta atrás com esses holofotes ligados a reflectir no espelho e "destabilizar" a minha concentração na condução...
 

Não, falo mesmo de quem usa lâmpadas LED em óticas cheias de espelho para halogéneo. Conheço vários casos assim, um deles tem a luz a apontar para a estrada (no escuro vê-se claramente que a afinação do farol está perfeita) e mesmo durante o dia não consigo ir à frente dele porque me encandeia completamente.

Óticas tradicionais não podem levar com LED.

Quando não houver H4 de halógeneo para uma moto de 2003, faço o quê, atiro a moto para a sucata?

Já uso lampada de led, em farol de halogeneo, há uns bons meses. Nunca colega nenhum se queixou disso, de dia ou de noite.

Quanto ao restodas alterações, já o disse aqui muitas vezes: se os espelhos permitem campo de visão suficiente, se os piscas piscam, se as luzes têm alcanca suficiente... porquê embirrar com isso?
Se me falarem nos escapes ( alguns, porque outros não fazem assim tanto ruido ), ainda percebo. Mas espelhos, piscas, suportes de matricula?

Epá...
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Agosto 04, 2020, 15:22:55, 15:22
Responder #43

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 902
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Vais ter lâmpadas tradicionais muito mais anos, mesmo depois de se deixar de fabricar faróis desse tipo.

E quando finalmente deixarem de fabricar essas lâmpadas, terás LED compatível e legal.

Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Agosto 04, 2020, 15:34:24, 15:34
Responder #44

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Vais ter lâmpadas tradicionais muito mais anos, mesmo depois de se deixar de fabricar faróis desse tipo.

E quando finalmente deixarem de fabricar essas lâmpadas, terás LED compatível e legal.

Será assim mesmo?

Recentemente desloquei-me a um grande armazem da minha cidade para comprar umas lampadas de halogeneo especificas para um candeeiro. O candeeiro em questão leva 6 lampadas e tinha 2 fundidas.
Tentei comprar 2 e mais 2 de reserva, ao que o vendedor me respondeu que já só tinha 3 em stock.
Perguntei quando mandava vir mais e o homem explicou-me que já não consegue aquele tipo de lampadas em lado nenhum.
Ora, se ele não consegue, busca-se na net... só que foi impossivel de as encontrar.
Ficou o candeeiro a trabalhar e com uma lampada de reserva, mas já sei que vou ter que mudar para led quando se acabarem aquelas.

Agora, há dois aspectos na questão das lampadas de halogeneo H4:

1- sendo utilizadas universalmente, haverá ainda em stock para muitos anos, não duvido.
2- uma vez que já saiu a probição para as produzir, para quando a proibição da sua venda?

Quanto á alternativa de um farol de LED para substituir o de halogeneo, que será legal num futuro mais ou menos proximo... porque não já? As vantagens vistas nos farois e lampadas de LED actualmente, só serão legais mais tarde? Porquê? Porque é que serão legais daqui a uns anos, devido á maior longevidade dos LEDs, mas são ilegais agora?

É isto que não se consegue perceber, o que é legal noutros países ( devido ás vantagens que acarretam em termos económicos e ambientais ), é passivel de multa em Portugal e noutros países? Qual a justificação para isto?
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Agosto 04, 2020, 15:41:54, 15:41
Responder #45

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 902
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Uma coisa são lâmpadas domésticas, outra são lâmpadas para automóveis/motos.

Quando um modelo de carro é descontinuado, por lei, as marcas são obrigadas a garantir peças de serviço por 10 a 15 anos, dependendo dos países.

Ora, ainda se fabricam motos com faróis "não"-LED, portanto, tá garantido mais uns anos valentes.
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Agosto 04, 2020, 16:04:48, 16:04
Responder #46

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Uma coisa são lâmpadas domésticas, outra são lâmpadas para automóveis/motos.

Quando um modelo de carro é descontinuado, por lei, as marcas são obrigadas a garantir peças de serviço por 10 a 15 anos, dependendo dos países.

Ora, ainda se fabricam motos com faróis "não"-LED, portanto, tá garantido mais uns anos valentes.

Percebo isso tudo, mas não seria a primeira vez que as leis são revistas/extintas/criadas segundo os interesses dos fabricantes.

Se, numa qualquer jogada estratégica das agencias ambientais em conjunto com os construtores, todos os veiculos a partir de ( imagine-se ) 2015 forem obrigados a terem iluminação de LED, isso seria mau para quem? Para os construtores? Para os governos? Claro que não, já se sabe quem iria arcar com as despesas da mudança...

Mas nem meti isso em questão. O que eu tentei dizer foi o seguinte:
Sabendo-se das vantagens dos LEDs, e sabendo tambem que já são legais em certos países devido a essas vantagens, porque é que um português não pode modificar a iluminação da sua moto para LED? É legal noutros países ( e, futuramente, legal em Portugal ), e ilegal em Portugal?

Vejo diariamente, ou quase, uma moto identica á minha, toda de origem, com lampadas de halogeneo na optica dianteira, nos piscas e no farol traseiro. Se de noite ainda se consegue ver a iluminação, de dia é quase impossivel ver a luz traseira, a dianteira parece que está apagada ( só se nota que está acesa em certos angulos ) e os piscas são quase imperceptiveis de ver o seu funcionamento.
porque raio não pode o homem mudar aquilo tudo, de modo a que fique mais visivel? Ok, percebo que mudar apenas a lampada da otica dianteira não seja o mais indicado. Mas, mudando o farol completo, porque não? É mais seguro para ele e para os outros estar quase invisivel?
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Agosto 04, 2020, 17:48:46, 17:48
Responder #47

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Se, numa qualquer jogada estratégica das agencias ambientais em conjunto com os construtores, todos os veiculos a partir de ( imagine-se ) 2015 forem obrigados a terem iluminação de LED, isso seria mau para quem? Para os construtores? Para os governos? Claro que não, já se sabe quem iria arcar com as despesas da mudança...

Se a partir de 2015 todos forem obrigados... todo o parque até 2014 não é.
Pois não é habitual este tipo de alterações ter efeitos retroativos.

Se nenhum veículo foi obrigado a adoptar normas euro mais recentes...
Se nenhum veículo foi obrigado a trocar por um formato de matricula mais recente..
Se nenhum automóvel foi obrigado a instalar cintos de segurança por ser fabricado num ano em que não era obrigatório..
Não me parece que de repente todo parque tenha necessariamente de passar a ser led.




Agosto 04, 2020, 19:01:26, 19:01
Responder #48

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Se, numa qualquer jogada estratégica das agencias ambientais em conjunto com os construtores, todos os veiculos a partir de ( imagine-se ) 2015 forem obrigados a terem iluminação de LED, isso seria mau para quem? Para os construtores? Para os governos? Claro que não, já se sabe quem iria arcar com as despesas da mudança...

Se a partir de 2015 todos forem obrigados... todo o parque até 2014 não é.
Pois não é habitual este tipo de alterações ter efeitos retroativos.

Se nenhum veículo foi obrigado a adoptar normas euro mais recentes...
Se nenhum veículo foi obrigado a trocar por um formato de matricula mais recente..
Se nenhum automóvel foi obrigado a instalar cintos de segurança por ser fabricado num ano em que não era obrigatório..
Não me parece que de repente todo parque tenha necessariamente de passar a ser led.

Expliquei-me mal. Não me referia a veiculos a partir de 2015, mas sim uma lei referente ao ano. Como se, por exemplo, fosse agora em 2020 publicada uma portaria que obrigasse todos os veiculos que circulam na via publica a usar iluminação de LED.

Isto, á partida, não tem lógica nenhuma... mas quase metade das leis promulgadas em Portugal tambem não a têm...

Dou apenas o exemplo, não relacionado com motos, da proibição de pesca ao Lagostim do Louisiana. É uma espécie não autoctone, invasora  e destruidora do ecossistema Ibérico, que fura paredões de barragens e entope condutas de abastecimento de água.

No entanto, em 2018 saiu uma portaria que proibe a sua captura, sendo a coima minima de 5000€.

Parece lógico? Tão lógico como uma portaria a obrigar TODOS os veiculos, independentemente do ano de fabrico, a equipar iluminação LED.

Além disso, e como disse mais atrás, se já é legal noutros países, porque não cá? Se até é uma caracteristica que contribui para a segurança? Só serão os LEDs mais seguros e económicos quando houver uma lei que assim o diga, até lá serão uma "modificação ás caracteristicas originais do veiculo"?
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Agosto 04, 2020, 19:17:21, 19:17
Responder #49

NFRod

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 305
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
As lâmpadas de halogéneo e led emitem luz de maneira diferente e isso é um problema para o holofote do carro. Se o teu holofote está preparado para halogéneo não podes trocar apenas para led. Eu sei que já disseste atrás que quem anda contigo não se queixa mas eu queixo. Não de ti claro eheh.

Vejo muita mota de noite que me cega com isso tanto em carros como em motas. Se calibrares para apontar para o chão menos mal para mim mas depois se calhar para ti também não consegues ver muito para a frente.

Eu também queria trocar as minhas lâmpadas de halogéneo do carro por led mas ou troco o holofote ou chumbo na inspecção. Ou tenho de andar sempre a trocar as coisas. E acho que está não tem só relação com alteração às características.