Para ajudar à confusão :https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/agentes-da-psp-e-gnr-nao-tem-autoridade-para-multar-alteracoes-em-motociclos
Nos artigos do Polígrafo já li um ou outro que foi bem mais "a fundo" nas questões, do que isto...Pareceu-me uma análise um pouco vaga para uma conclusão inequívoca de falsidade... Porque o cerne da questão não me parece ser somente o da legitimidade para multar, pois isso já se percebeu que o fazem. Acho que vai para lá disso...Assim, destaco isto que eles próprios escreveram e que, para mim, quer dizer bastante mais do que as conclusões do Polígrafo parecem concluir a final.."(....)O IMT sublinha que qualquer homologação de um destes sistemas concedido num país da União Europeia “é aceite por qualquer um dos restantes 26 Estados-membros” e que “não é possível nem necessário solicitar a homologação de um mesmo sistema ou componente em mais de um Estado-membro”.Relativamente à necessidade de averbação no livrete, o IMT indica que se a alteração no veículo consistir na colocação de “elemento de substituição”, devidamente “homologado e aprovado” para a marca e modelo do veículo e que “não altere as suas características regulamentares”, não carece de averbamento no Certificado de Matrícula, nem de aprovação pelo IMT.(....)"A questão que está no meio disto tudo é a interpretação...e sublinho interpretação que é feita para certos componentes instalados. E quando a questão é dada ao livre arbítrio de uma fácil interpretação da autoridade, a coisa parece-me que se torna muito nebulosa.Como aliás se tem verificado por alguns relatos já feitos.
(*) Dfelix, já sei que a tua, mesmo com o escape de origem que é homologado deve ser bem aborrecido ter que aturar tanto agente de autoridade desconfiado... o que indica o teu DUA, é superior aos meus 94dB às 4550rpm ?
Este tema leva-me igualmente a pensar nas inspeções às motas. Poderemos estar perto disso?Ou seja, será que o evidente aumento de fiscalização "sazonal" deste verão poderão estar aqui a "abrir" uma janela de oportunidade para que as inspeções avancem?Será que este é apenas o início?
Citação de: 2low em Agosto 18, 2020, 00:05:10, 00:05(*) Dfelix, já sei que a tua, mesmo com o escape de origem que é homologado deve ser bem aborrecido ter que aturar tanto agente de autoridade desconfiado... o que indica o teu DUA, é superior aos meus 94dB às 4550rpm ?No DUA da r1200s está 92dB às 4125rpm.Corresponde aos dados da "homologação nacional" do veículo com escape oem.A única anotação especial no documento é "PN=RT190/50ZR17" que corresponde à jante mais larga adequada ao pneu 190 que era na altura também extra opcional.O escape que tenho instalado é o akrapovic carbono/titânio comercializado como "genuine bmw part".Tem gravado a laser E1 0614 (9) que corresponde à certificação EC.Tem ainda referencia a uma certificação EN que quando tiver mais tempo irei apurar.Porém, não consta nas anotações especiais do DUA.O que significa que mesmo cumprindo a legislação europeia poderá ser considerado pelo agente como uma alteração ás características do veículo.Ainda não fui mandado parar com esta moto.Mas penso que seja uma questão de tempo até que aconteça. E o que nunca foi problema nos últimos 14 anos possa agora ser uma valente chatice.Este é exactamente o mesmo problema que tem acontecido com imensos proprietários de MT's cujo akrapovic comercializado oficialmente pela yamaha, supostamente homologado, e acompanhado pelo certificado de homologação não tem qualquer valor porque não constar no DUA.Citação de: JViegas em Agosto 18, 2020, 09:53:07, 09:53Este tema leva-me igualmente a pensar nas inspeções às motas. Poderemos estar perto disso?Ou seja, será que o evidente aumento de fiscalização "sazonal" deste verão poderão estar aqui a "abrir" uma janela de oportunidade para que as inspeções avancem?Será que este é apenas o início?Sim. Cada vez tenho maior certeza que é esse o objectivo.A tentativa de introduzir as IPO nas motos é uma brincadeira que dura há uns 14 anos.E já se assistiu a diversas estratégias. Esta parece ser a mais recente.
Lendo o artigo do Polígrafo, com base nas afirmações algo dubias do IMT, esse escape não é passivel de averbamento no DUA... porque está homologado... ou seja, se tem homologação, pode andar na via publica e nem sequer o podes averbar no DUA.
Em todo o caso o que deveria acontecer:
Do que acompanhei da discussão onde foi colocada a imagem acima, isto é um processo que custa cerca de 150 euros e demora cerca de 4 meses. Implica preencher um formulário do IMTT, anexar o cartão ou ficha de homologação cedida pelo fabricante e aguardar que um inspector chame para confirmar a alteração. (supostamente não é uma inspecção B)Resumindo, não basta instalar um escape homologado. Tem que ser averbado no DUA essa alteração.O que tem um custo. E envolve um processo que leva a questionar porque é que instituições portuguesas obrigam o utente a toda esta complicação e burocracia para aceitar algo que cumpre as leis europeias.
Corrijam-me se estiver enganado mas é um pouco à semelhança do que se faz na Alemanha, não basta ter o TUV, é preciso certificar o veículo.
Portanto a história da caça Portuguesa aos euros porque o país está de rastos cai por terra.
Tudo tem um ponto de equilibrio.Esse escape provavelmente nao estará homolgado e deve estar a debitar bastante mais ruido do que o limite e aí nao me verao a defender a compreensao policial porque a moto parece-me recenteOutra coisa, é teres um escape com homologacao Euro 3 ou 4 ou 5 em conformidade a tua moto e seres multado porque nao tens averbado no livrete.Ai acho uma estupidez tudo isto. Esta situacao da necessidade de averbacao foi criada por causa das viaturas de tunning. Eram carros que eram todos transformado e os donos faziam aquilo que queriam: metiam jantes e pneus de tamanhos que saiam da carroceria e roçavam nas cavas, modificavam a mecanica com turbos, com compressores volumetricos e com NOS, e faziam todo o tipo de alteracoes nas viaturas.Vivi um bocado desse fenomeno como outsider porque nunca me apelou minimamente esses meios, mas conheco personagens e alguns carros, e haviam pessoas a duplicar e a triplicar a potencia dos carros. Era perigoso e era necessario o Estado intervir.O problema do Estado é que sempre que intervem em coisas que nao tem interesse politico-partidario, resolveu que a solucao era matar uma mosca com uma bala de canhao. Ora, a mosca morreu (ou talvez nao, porque quem vive no submundo no tunning ja vive do outro lado da lei, mas enfim, isso ja seria outra conversa)O problema neste momento é o "buraco" que a bala de canhao criou e a quantidade de "colateral" que está gerar
As fotos por acaso pretendem visar os piscas, o farolim traseiro e o espelho retrovisor.Dada a idade do modelo nem reparei no escape mas por certo faz mais barulho do que deve.Escandaloso é o espelho retrovisor (por acaso não o viste?) que é tão diminuto que só reparei nele por mero acaso... Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk
(...)E estamos perante uma regularidade de fiscalizações exclusivamente a motociclos que já se pode considerar assédio e discriminação.
Hoje recebi isto...E não foi a primeira vez que me fazem esta pergunta nas últimas semanas.Sempre gente fora do contexto do motociclismo. Mas que por ligação profissional ou outro tipo de actividades lembram-se de mim como o "gajo das motos" e lançam esta questão.(...)
Não acredito em 90% dos testemunhos que li na net sobre estas OP às motas e seu desfecho.
...exigirmos que essa descriminação acabe relativamente aos rails de todas as estradas e autoestradas que por aí há, em que a grande maioria apenas serve o propósito discriminatório da segurança dos veículos de 4 rodas, ora se pagamos um valor abusivo e descriminatório de IUC face aos veículos de 4 rodas é o mínimo exigível!
Essas situações que indicas de subornos, foram há quantos anos?!?
Tenho cerca de 1000€ para receber em iuc cobrado indevidamente e já la vão uns 8 meses de esperaEntretanto, ass novas matrículas já renderam 2000 multashttps://pplware.sapo.pt/motores/atencao-as-chapas-de-matricula-2136-condutores-multados-este-ano/
Citação de: TMaxer em Agosto 22, 2020, 22:51:16, 22:51Tenho cerca de 1000€ para receber em iuc cobrado indevidamente e já la vão uns 8 meses de esperaEntretanto, ass novas matrículas já renderam 2000 multashttps://pplware.sapo.pt/motores/atencao-as-chapas-de-matricula-2136-condutores-multados-este-ano/Há que atingir a meta dos 86 milhões de euros previstos no OE a serem cobrados em multas. Se estiverem com dificuldades em atingir esse numero, ainda vão passar a multar quem não lavar o carro ou mota
A nota era sobre o carro ou o condutor?
Mais um dia, mais uma opinião
Tudo o que seja removível como as malas e top case por exemplo não creio que tenha de ser averbado no DUA porque se fôr seremos obrigados a andar sempre com o conjunto montado.Se ficar fixo por parafusos ou soldado ao chassis então sim.Mas isso sou eu a falar alto porque no meio de tanta confusão com decretos lei já nem sei o que digo.
Medidas ou dimensões no dicionário indica que são apenas três, a largura, a altura e o comprimento, e não há outras.
- mudar o escape, desde que não altere a largura, altura ou comprimento da moto (e desde que não ultrapasse o sim dB indicado no DUA), fica a questão resolvida
Um motociclista que se sinta injustiçado e que aceda a um advogado valente, coloca aqueles senhores no lugar e ainda alavanca uma boa indemnização para...
Não sei onde vão buscar essas alterações das medidas,..
Sou só eu que acho que, se os acessórios são comprados na marca, montados na marca e possuem homologação... deveria ser a marca a averbar os mesmos logo antes de a moto sair do stand?
Citação de: 2low em Agosto 30, 2020, 11:51:12, 11:51Medidas ou dimensões no dicionário indica que são apenas três, a largura, a altura e o comprimento, e não há outras.Distância entre eixos não?Citação de: 2low em Agosto 30, 2020, 11:51:12, 11:51- mudar o escape, desde que não altere a largura, altura ou comprimento da moto (e desde que não ultrapasse o sim dB indicado no DUA), fica a questão resolvida E as emissões?(...)Citação de: Rodrigues1 em Agosto 30, 2020, 14:32:00, 14:32Não sei onde vão buscar essas alterações das medidas,..Certamente estão no COC... daí a inspecção B.(...)
Acredito que dentro de um par de meses a polícia aperte o certo aos motociclistas e comece a aplicar multas a doer....Assim de repente, antevejo multas pelo transporte de materiais explosivos e perigoso para o ambiente sem licença para tal, que serão a gasolina que levam no depósito e óleo do motor e dos travões.Há também a multa pelos extras que não vem averbados no DUA, tal como o ABS, controlo de tração, quick shift....E algumas pela troca de itens original da moto, tais como os pneus e as pastilhas de travão. Ah pois é... gastaram os Pirelli originais e meteram uns Dunlop? Averbaram no livrete? Não?! Então e sacar do cartão e #verde #codigo #verde Vou ficar à espera para vir aqui ler os comentários a defender a aplicação da lei... Vou ali ao Pingo Doce comprar maus umas pipocas
Vou ficar à espera para vir aqui ler os comentários a defender a aplicação da lei...
Citação de: TMaxer em Agosto 31, 2020, 20:30:07, 20:30Vou ficar à espera para vir aqui ler os comentários a defender a aplicação da lei... Para se ser mandado parar é preciso sair com a moto da garagem.Portanto, quem anda pouco ou dá uma voltinhas por zonas menos "fiscalizadas" está menos sujeito.Acaba por ser algo que só.. acontece aos outros!E esses outros facilmente são entendidos como os terríveis prevaricadores que fazem as autoestradas a 400 com escape livre. Estilo o 2slow quando comprar a H2! Mas parece-me que aos poucos mais gente se começa a aperceber que as coisas estão muito complicadas.Que há enorme necessidade de facturar. E que o "quem não deve não teme" começa a ser aplicável pois as interpretações individuais dos agentes leva a que já não se sabia bem quando se de "deve" ou "não deve".