Autor Tópico: Conversão de transmissão por corrente por transmissão por Correia.  (Lida 1969 vezes)

Abril 06, 2021, 09:00:07, 09:00
Lida 1969 vezes

António Teles

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 475
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Sh350
  • Localidade: Loures
Boas,
A transmissão por corrente apesar de funcional é um processo sujo para o utilizador e para a mota, obrigando a constantes intervenções para manter a corrente lubrificada e a otras tantas intervenções para manter pelo menos a jante limpa.
Haverá possibilidade de trocar a corrente por uma correia?
Já alguém fez?
A ver se paro quieto?! 🏍

Abril 06, 2021, 09:37:25, 09:37
Responder #1

nfkart

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 310
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Carpe Diem!
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: S1000 XR
  • Localidade: Barcarena
Boas,

Não deve ser uma transformação nada fácil, dado que intervem com diversos orgãos da mota.

Sugiro-te a utilização do Scotoiller E-system, sistema de lubrificação automático, eu tenho na minha moto e tenho mais amigo que têm, e funciona na perfeição, não tens de te preocupar com nada, apenas em encher o deposito de oleo que dura uma eternidade, e e faz com que os kits de transmissão durem muito mais que o normal.

Foram os 250 euros mais bem empregues que dei! e é a versão topo de gama, existe outra mais barata, mas não tem o mesmo grau de fiabilidade!

Boas Curvas :sportbike:

Abril 06, 2021, 13:38:13, 13:38
Responder #2

Luis Salgueiro

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1790
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT

Haverá possibilidade de trocar a corrente por uma correia?
Já alguém fez?

Eu já fiz !  :tornarseanjinho:


Abril 06, 2021, 17:24:18, 17:24
Responder #3

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Ha kits de transformação para alguns modelos... tanto para colocar Correia onde havia corrente como para o contrário

Acho desanconselhavel.... tanto pela alteração as características da moto, como pelo facto que a Correia também tem as suas desvantagens

O sujo e a manutenção e algo que faz parte... se o companheiro nao gostar de fazer, pague para alguém fazer por si  :nice:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Abril 06, 2021, 18:01:45, 18:01
Responder #4

António Teles

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 475
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Sh350
  • Localidade: Loures
......
O sujo e a manutenção e algo que faz parte... se o companheiro nao gostar de fazer, pague para alguém fazer por si  :nice:

Eh,eh,eh. Nem sequer essa hipótese me tinha passado pela cabeça!?!🥸
A ver se paro quieto?! 🏍

Abril 06, 2021, 18:33:41, 18:33
Responder #5

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
A cada 1000 ou 1500 passa na oficina e pede para limpar, esticar e lubrificar.  ;)


Sistemas automáticos de lubrificação não funcionam na oerfeicao e sujam muito  :nice:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Abril 06, 2021, 18:51:58, 18:51
Responder #6

nfkart

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 310
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Carpe Diem!
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: S1000 XR
  • Localidade: Barcarena

Sistemas automáticos de lubrificação não funcionam na oerfeicao e sujam muito  :nice:

O scotoiller nao suja nada! para mim é perfeito! estamos a falar na versão E-System

Abril 06, 2021, 22:08:29, 22:08
Responder #7

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Nunca usei, já poderei e não comprei porque vi muitas queixas de que sujava.


E hoje em dia, a minha preferência pessoal vai para a lubrificação por stay, não só a aplicação e mais homogénea, como na minha opinião um bom spray tem características mais adesivas do que óleo

Mas e apenas uma opinião e estou a referir que acho o spray melhor, não estou a dizer que o scootoiler seja mau

Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Abril 06, 2021, 22:42:10, 22:42
Responder #8

António Teles

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 475
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Sh350
  • Localidade: Loures

Haverá possibilidade de trocar a corrente por uma correia?
Já alguém fez?

Eu já fiz !  :tornarseanjinho:


Bem esse kit ainda é carote, mas fica como de origem! :convivio:
A ver se paro quieto?! 🏍

Abril 06, 2021, 23:24:23, 23:24
Responder #9

Joao_Cruz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1430
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
Esse sistema de Correia,  foi o que me levou a optar pela F 800 ST na altura e digo te que é um descanso. Nem óleo, nem estica corrente,  nem tudo salpicado de óleo na parte traseira da moto. E 200 paus por uma Correia que dura +40 K km, fica ela por ela em relação à corrente.
Por mim, um dos grandes pontos fortes da F.
Tenho pena de não haver mais motos com este sistema.

Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk
« Última modificação: Abril 07, 2021, 15:02:25, 15:02 por Joao_Cruz »

Abril 07, 2021, 11:06:35, 11:06
Responder #10

nfkart

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 310
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Carpe Diem!
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: S1000 XR
  • Localidade: Barcarena
Nunca usei, já poderei e não comprei porque vi muitas queixas de que sujava.


E hoje em dia, a minha preferência pessoal vai para a lubrificação por stay, não só a aplicação e mais homogénea, como na minha opinião um bom spray tem características mais adesivas do que óleo

Mas e apenas uma opinião e estou a referir que acho o spray melhor, não estou a dizer que o scootoiler seja mau

Se um dia usares, vais ver que nao queres outra coisa!

Não tenho paciência para andar a colocar spray constantemente e mesmo que seja em Gel, caga sempre um pouco a garagem e temos de ter cuidado ao colocar senao vai para o pneu tambem!!!!

Os melhores sistemas são o Veio de Transmissão e a Correia, para pessoas como eu! ou entao como tenho agora uma moto com corrente o scotoiller! :nice: :sportbike:

Abril 07, 2021, 16:53:52, 16:53
Responder #11

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Se um dia usares, vais ver que nao queres outra coisa!

Desconhecia estes e-system que referes.
Fui ao site e confirmei que já não implica estar a "roubar" vácuo ao motor para funcionar.  :nice:
Era das aquelas coisas que nunca achei muita piada na versão "tradicional".

A questão do sujar deve depender muito da afinação.
O único gajo que conheço que tinha scottoiler instalado e usava moto regularmente tinha a jante sempre numa miséria.


Abril 07, 2021, 17:45:44, 17:45
Responder #12

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4595
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Eu ainda estou a aprender.
Mas as saudades de ter uma maxiscooter (com a respetiva correia) desaparecem assim que rodo o punho da mota.

É chato ter que andar a lubrificar e a limpar, atendendo que uso a moto todos os dias, imaginem o tempo que (agora) perco com a manutenção que é feita entre dois abastecimentos. Mais regular quando chove (todas as semanas). Já me estou a preparar para estes dias de chuva que ai estão.

No entanto surgem-me algumas dúvidas:
A minha mota sente-se bem o "travão do motor" e certamente por aselhice minha,  por vezes sinto o impacto que esse travão de motor faz na corrente. Não não é que sinta que vá saltar fora ou que ando a escafiar a mota, nada disso, mas nota-se claramente que a corrente é o "elo" mais fraco" no conjunto da mota e às forças que a mesma está sujeita.

Certamente terei que afinar a corrente brevemente, mas imagino a substituir a corrente para correia numa mota com esta potência/binário. Será que o desgaste seria mais acentuado/rápido? Seria seguro?
Bem sei que não dará em todos os modelos, e que, tal como aqui referiram: a mota esta construida de raiz para o uso de corrente. Não será que esta troca pode interferir no funcionamento de todo o conjunto?


Abril 07, 2021, 20:58:41, 20:58
Responder #13

SARider

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 822
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    "Ride Free, Ride Safe!"
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: V-Strom 650XT
  • Localidade: Sintra
Cada modelo é  projectado para usar um sistema de transmissão especifico. Só por esse facto, trocar uma transmissão de corrente por correia  não me parece boa ideia.
 No entanto há sempre vantagens e desvantagens em cada sistema.
 Transmissão por corrente é a solução mais eficiente e com menos perda de potencia para a roda(-3 a 5%), seguido dos sistemas de correia (-10%) e por ultimo as transmissões por veio(-30%). E como nem tudo são "rosas", teem como inconveniente o facto de necessitar de mais "mimos" e lubrificação, bem como mais ruidosas.
 Sistemas de lubrificação auto ou semi-auto,  quando bem ajustados são eficientes e uma boa ajuda na longevidade da transmissão. A quem não experimentou, so posso recomendar, desde que fujam das chinesices do ebay ou amazon. Cá em casa há duas motos com sistema semi-automático e depois de se aprender a dosear e a usar da melhor forma não suja mais a moto do que um spray. No entanto a limpeza da corrente continua a ser necessária, de forma a retirar contaminantes como areias e outros.
V-Strom650XT
Yamaha N-Max 125

Abril 09, 2021, 11:42:31, 11:42
Responder #14

Rodrigues1

  • Visitante
Quando tinha a CB500X procurei e sei que no Brasil vendem kit de correia para a Nc e Cb500x por 2000 reais o que equivale a 300 € mais os encargos do envio que neste momento não sei porque já se paga IVA por tudo.

A relação de transmissão já vem com polies adequadas ao modelo.

Também sei de cb500x com 140.000 kms sem mudar de correia, depende muito da condução

O investimento é carote mas depois é só mudar a correia, as polies duram uma eternidade e o que se poupa em sprays de limpeza e lubrificante acaba por pagar uma correia e a montagem é simples.

Defeitos: Perde um pouco de rendimento com correia e é mais barulhenta que a corrente.
« Última modificação: Abril 09, 2021, 11:43:43, 11:43 por Rodrigues1 »