Autor Tópico: Kawasaki Ninja ZX-10R e Ninja ZX-10RR (2021)  (Lida 1035 vezes)

Novembro 23, 2020, 20:09:17, 20:09
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Sapiens21

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Kawasaki Ninja ZX-10R e Ninja ZX-10RR (2021)





Já sabíamos que era hoje a apresentação...

...e aí estão as novas Ninja ZX-10R e Ninja ZX-10RR.

Depois de ganhar o sexto título mundial de superbike (e fazê-lo de forma consecutiva!), a Kawasaki - em estreita colaboração com a Kawasaki Racing Team - apresenta assim este seu novo capítulo na já lendária família Ninja.

Apesar da actualização para Euro5, a Kawasaki conseguiu (por aquilo que li), que o seu bloco não perdesse potência e, como se não bastasse, vem carregadinha de electrónica...

As ajudas à condução são mais que muitas, com Up/Down Quick Shifter, Sport Traction Control, Launch Control, Cornering ABS, ajuste do efeito travão motor, suspensões electrónicas da Ohlins, Kawasaki Cornering Management Function e ainda 4 modos de condução que compreendem Sport, Road, Rain e um modo totalmente customizável.

Um canhão cuja previsão de chegada ao mercado está apontada para o 2° trimestre de 2021. :cool:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Novembro 23, 2020, 23:05:36, 23:05
Responder #1

dfelix

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Todos os anos a kawasaki surpreende-me pelo design.
2021 não será excepção.
 :D


Novembro 23, 2020, 23:47:16, 23:47
Responder #2

Sapiens21

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Vão surgindo aos poucos mais alguns detalhes da máquina... :nice:

Quanto à frente, especialmente quando vista ligeiramente perfilada...presumo que seja o que a leva a não consiguir reunir consenso quanto ao design.  :)

Mas até me atrai aquela diferença do que existe na concorrência. Tem por ali algo que me faz recordar o "alien vs predator" e que numa moto superdesportiva, não resulta mal num certo angry look que transmite.




Ok...faltará por aqui um ou outro esquema de vinis para lhe dar mais alma.



Isto, para ser mais preciso...  :)









E o vídeo, publicado pela própria Kawasaki...
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
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Dalai Lama

Novembro 25, 2020, 17:29:56, 17:29
Responder #3

2low

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Têm passado por aqui e por ali, um vídeo desta nova ZX10RR no circuito de Jerez e que indica algo como "que a concorrência se ponha em sentido".

MAS não existe melhoramento aparente da motorização, tanto que as especificações são as mesmas deste modelo ainda actual, com 200cv e taxa compressão 13,0:1, cilindro/pistão 75x55 e injecção DFI 47 Mikuni...

Existe sim diferenças na caixa de velocidade (e kit transmissão diferente) e a maior diferença vai para uma "suposta eficiência" em termos de "downforce aerodinâmico" (carenagens tipo asa) que lhe confere melhores prestações...

MAS será que é capaz de se bater com a concorrência?!

Em todo o caso, é um modelo que tem um design que primeiro se estranha e depois entranha-se!
Começo a não desgostar...  :D
« Última modificação: Novembro 25, 2020, 17:44:58, 17:44 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
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Novembro 28, 2020, 23:32:49, 23:32
Responder #4

2low

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Na continuação...

Atendendo que a ZX10RR terá uma edição limitada (inicial) de 500unidades, e face às suas características, quase todas vão parar a equipas que concorrem nas variadas provas de motociclismo.
Já o preço parece que a versão normal rondará os 17.000€ e esta versão de "molho sacana" não deverá ultrapassar muito os 25.000€ poderá ser uma grande ajuda ao sucesso do modelo, tanto que facilmente se pode comparar com os preços da concorrência...

Mas esta nova ZX10RR realmente é um modelo que apesar da Kawasaki achar que não necessita de melhoria em termos de mecânica (mantendo o mesmo motor 1000cc de 200cv) para lhe garantir sucesso nessas mesmas provas de motociclismo, contudo está implícito um enorme esforço no aperfeiçoar das questões aerodinâmicas em que este novo design lhe confere como um acrescento de quase +20% em downforce entre outras tantas melhorias.
Mas ainda assim houve pequenos ajustes na mecânica que para a questão de cumprir o Euro5, recorreu a um novo sistema de escape mais comprido (e feio) e as rotações do motor passaram agora de 14.300rpm para 14.700rpm  :yeah: :yeah: :yeah:
Como disse algures... primeiro estranha-se... depois entranha-se!

O modelo que saiu em 2011/2012 cativou-me bastante e apesar de uma ligeira diferença no design face aos modelos precedentes mas parece que desde inicio foi uma moto que lhe faltou algo... é tão simples...
Pronto... quem gosta de andar muito depressa deve apreciar pois não há tempo para olhar para as paneleirices que a concorrência foi dando...
Mesmo a BMW S1000RR só recentemente passou a ter um desses painéis de bordo todos sofisticados, as TV's...  :D
Mas essas ZX10R de 2011/2012 até recentemente tinham aquele painel de bordo basico com uma parte superior bem supimpa e adequado ao uso, aquela barra que transmitia a rotação da moto que ia do amarelo/laranja ao encarnado até piscar a luz para mudar de mudança... simples e eficiente!

Voltando à aerodinâmica da Kawasaki em geral... uma pequena brincadeira:

A Kawasaki desenha motos com o vento e a Suzuki parece que com uma katana vai cortando aqui e ali até obter o resultado...
 :lolol:



« Última modificação: Novembro 28, 2020, 23:39:25, 23:39 por 2low »
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Novembro 30, 2020, 12:30:23, 12:30
Responder #5

dfelix

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As motos para competir em campeonatos de produção têm de ser homologadas segundo os regulamentos.
E há "números mínimos" de vendas para que seja considerada uma moto de produção e não um protótipo.

A maioria dos fabricantes certamente não teria dificuldade em homologar a versão standard pelo numero de vendas.
O problema é que...
Por vezes a versão mais comum não é competitiva ao nível de equipamento.
Ou tem specs que não seguem os regulamentos. Como acontece na Ducati e aconteceu nas Aprilias.

Daí que muitos construtores lancem estas "SP" apontadas para obter estes "mínimos" de vendas e possibilitem a homologação do modelo com equipamento mais competitivo.
Ou no caso das italianas, specs devidamente adequadas ao regulamento, e não necessariamente superiores.

É curiosa a referencia ás 14.700 rotações do motor.
Deduzo que seja para a versão standard.
Porque as versões de competição estão sujeitas a "limites" conforme resultados.
Se o motor for considerado "novo" será permitida essa rotação. Mas se for o mesmo ou evolução terá os limites que possam ser anteriormente impostos.
Isto porque há uns anos para cá adoptaram um algoritmo que define o limite imposto conforme os resultados, como forma de balancear a competitividade entre os fabricantes.

O modelo que saiu em 2011/2012 cativou-me bastante e apesar de uma ligeira diferença no design face aos modelos precedentes mas parece que desde inicio foi uma moto que lhe faltou algo... é tão simples...

IMHO, o problema do design das kawasakis não é "faltar algo"... mas ter elementos de mais!
Demasiados ângulos, arestas, vértices, riscas, cortes, tampinhas, etc...
E em cima disto aplicam pinturas com faixas, riscas e letras de diferentes fontes.
Muitas vezes cores contrastantes e aguerridas que simplesmente não combinam.

O resultado torna-se ruidoso e confuso ao olhar.

Depois olha-se para algumas italianas com design de referência e observa-se o oposto.
Linhas simples, fluídas e orgânicas.
É que nem com os esquemas de cores inventam muito.  :D
E quando inventam, como acontece com as edições especiais, o resultado é sempre pior que o original.

"less is more"...
« Última modificação: Novembro 30, 2020, 12:32:30, 12:32 por dfelix »