Autor Tópico: O futuro da Kawasaki será eléctrico...até 2035!  (Lida 1613 vezes)

Outubro 09, 2021, 20:13:34, 20:13
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Sapiens21

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O futuro da Kawasaki será eléctrico...até 2035!




Há pouquíssimos dias (dia 06/Nov. para ser mais preciso), houve um grande anúncio por parte da Kawasaki.

De tal modo significativo para a marca, que se trata de um anúncio que a fará mudar inteiramente face ao que conhecemos....

Trata-se do 'compromisso' de ter pelo menos todo o principal lineup de modelos...elétricos.

E isto não será algo que se fica seu país (Japão).
O objectivo da marca é que até 2035, inclusivamente nos mercados da Europa, EUA, Canadá e Austrália, a marca tenha praticamente todos os seus modelos já movidos a baterias eléctricas.

Veremos agora a reacção da restantes marcas, nomeadamente para perceber se também colocam uma meta concreta para uma mudança total.


Alguns links sobre o tema...

https://www.rideapart.com/news/539225/kawasaki-announces-electrification-plans-2035/

https://asia.nikkei.com/Spotlight/Environment/Ready-to-rumble-Kawasaki-motorcycles-to-go-all-electric-by-20352
« Última modificação: Outubro 09, 2021, 20:16:27, 20:16 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
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Dalai Lama

Outubro 11, 2021, 10:53:46, 10:53
Responder #1

JViegas

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Eles (Kawasaki) não estão naquela joint venture que diversas empresas assinaram no passado sobre a "normalização" de baterias para motas?

Pesquisei e não encontrei (penso que também teu post).  :confused:

Outubro 11, 2021, 14:01:19, 14:01
Responder #2

ALCLCF

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Finalmente? Será que é agora que um dos grandes avança para motas "a sério"?

Outubro 11, 2021, 14:18:02, 14:18
Responder #3

Lourenço

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Eles (Kawasaki) não estão naquela joint venture que diversas empresas assinaram no passado sobre a "normalização" de baterias para motas?

Pesquisei e não encontrei (penso que também teu post).  :confused:

Inicialmente a Kawasaki estava no grupo
https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=7914.msg98019#msg98019

Posteriormente parece ter saído
https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=8486.msg110206#msg110206

Outubro 11, 2021, 18:03:56, 18:03
Responder #4

saraiva

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    E a mim que me importa?
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Acho que não passa de ser pragmático e não tentar evitar o inevitável.
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.
Sym Jet14 0km --> 17147km | Keeway SuperLight 7041km --->10500km | UM Sport S 0km-->

Outubro 11, 2021, 18:46:12, 18:46
Responder #5

dfelix

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Finalmente? Será que é agora que um dos grandes avança para motas "a sério"?

Motos electricas "a sério", suponho.   ;)

Outubro 11, 2021, 19:01:39, 19:01
Responder #6

ALCLCF

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Finalmente? Será que é agora que um dos grandes avança para motas "a sério"?

Motos electricas "a sério", suponho.   ;)

Claro! :D

A treta das baterias swappable é boa para quem não quer ir além das "125-300cc"

Outubro 11, 2021, 22:50:43, 22:50
Responder #7

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As marcas estão a alinhar-se para essa mudança...

Uma das mais recentes é a da 'conjugação de esforços' (leia-se, desenvolvimento e injecção de capital) para o lançamento de modelos eléctricos de baixo custo e capazes de chegar ao maior número de pessoas.

Curiosamente com baterias que se podem retirar e carregar cómodo mente em casa, no escritório, etc..

Trata-se de uma 'partnership' entre a Honda, a Hero MotoCorp, a Bajaj Auto, a TVS Motor e a Ola Electric.
Para já a começar no gigantesco mercado Indiano, de onde são originárias a maioria das marcas.
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Outubro 11, 2021, 23:37:28, 23:37
Responder #8

ALCLCF

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Mas isso é um mercado que já existe e tem oferta.

Eu já passei pela fase das baterias removíveis e quero é capacidade em todos os sentidos....e só continuo a ver 3 marcas.
E ou começa a haver mais concorrência ou a próxima fase (refrigeração liq baterias) vai demorar, porque os grandes andam a "brincar às trotinetes"

Outubro 12, 2021, 08:07:40, 08:07
Responder #9

Sapiens21

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Em scooters ou modelos pequenos faz todo o sentido.
Em motos maiores...também eu tenho as minha dúvidas.
Nomeadmante na vontade dos próprios proprietários em ter algo do género.

Mas a respeito das mais 'pequenas' (de menor capacidade ou equivalentes às actuais 125cc), a empresa de Taiwan Gogoro ja se alinha como a principal a fornecer por lá aquilo que agora se vai designando por battery-swapping network.

Estamos a falar de um mercado gigantesco, claro...
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Dalai Lama

Outubro 12, 2021, 09:43:02, 09:43
Responder #10

ALCLCF

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Como é que fazem para quem faz km extra urbano em trabalho? Continuamos com ofertas limitadas que no final do dia foram pensadas para "vereneantes de fim de semana"?

São ideias opostas ao ramo automóvel, em que começaram por cima com carros "a sério", para passar a tecnologia para baixo.

Outubro 12, 2021, 18:02:36, 18:02
Responder #11

Lourenço

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Como é que fazem para quem faz km extra urbano em trabalho? Continuamos com ofertas limitadas que no final do dia foram pensadas para "vereneantes de fim de semana"?

São ideias opostas ao ramo automóvel, em que começaram por cima com carros "a sério", para passar a tecnologia para baixo.

No ramo automóvel também se começou por baixo (salvo raras excepções) tal como nas duas rodas.

Poderíamos recuar a 1850 mas nesta última e sucedida vaga e os mais representativos:

Em 2008/2010 Nissan Leaf, Tesla roadster, Chevrolet Volt, Smart, etc.

A seguir, Renault Twizy, Renault Elektro Clio, Citroen AX elétrico, Mitsubishi i-Miev, Ford Focus, Toyota RAV4, Tesla Model S, Honda Fit, Smart ForTwo. Peugeot iOn, Citroën C-ZERO, Volkswagen e-up e e-Golf, Renault ZOE. Renault Twingo, etc..

Quase tudo citadinos ou compactos, muitos deles já descontinuados.
Depois vieram os veículos de gamas superiores para justificar o custo de produção elevado; com alguns dos pioneiros as marcas afirmam ter perdido dinheiro.
Hoje, quando o mercado já aderiu, a rede de carregadores se expande, a tecnologia beneficia de alguma maturidade e os custos das baterias descem, há uma tentativa de voltar aos segmentos inferiores, desta vez com margem de lucro, por questões de concorrência, oportunidade, necessidade absoluta de cumprir limites legais de emissões e custos das licenças para poluir.

Se este ciclo nos ligeiros, pequenos caros para grandes caros e retorno a pequenos mas acessíveis e massificados, considerando só esta vaga desde 2008, demorará sensivelmente 20 anos (é o que alguns analistas referem) nos motociclos é mais difícil.

A ineficiência dos motociclos de combustão, considerando a varável peso, comparativamente aos ligeiros é enorme. Não é difícil encontrarmos no mercado motociclos com 20% do peso de um ligeiro a consumir mais de 60% que o mesmo ligeiro e isto para potencias equivalentes apesar de entregues e disponíveis de forma diferente.

Conseguir um sistema de bateria e periféricos que preservem a habitual disponibilidade de potencia num motociclo, com autonomia e facilidade de recarga equivalentes a um VE mas aproximando os rácios de peso do sistema no peso bruto dos mesmos motociclos e VEs começa a ser possível mas ainda muito caro.

Por outro lado, de uma forma geral e excluindo os pesados, não haverá grande diferença de numero de quilómetros percorridos em função dos segmentos de veículos e isto será variável em função dos países e dos seus mercados automóveis.

Nos veículos de duas rodas há uma grande diferença; o numero de quilómetros percorridos anualmente por veículo e também o numero desses mesmos veículos são muito maiores, muitas vezes mais, na classe dos ciclomotores e motociclos de baixa cilindrada e principalmente em ambiente urbano e peri urbano, frotas ou particulares, e é precisamente nestes segmentos que a eletrificação é mais fácil e avançou sendo que em algumas metrópoles a grande maioria dos quilómetros realizados por duas rodas o são já de forma elétrica.



Como curiosidade em 1890 existiam postos de carregamento nos USA. O modelo previa uma integração urbana, parecidos com os marcos dos correios.
Para recarregar, muio mais simples que hoje, não existiam lobbies nem Mobi.e, nem contratos, nem cartões nem APPs, bastava introduzir uma ou várias fichas pré compradas e optar pela intensidade de carga (de 25 à 80 A),





Outubro 12, 2021, 19:24:17, 19:24
Responder #12

ALCLCF

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Começou por baixo, mas ninguém quiz saber até haver hype, autonomia, performance, etc.....por isso (e apesar de claramente especulativa) há uma marca automóvel que se destaca em bolsa e que deixou as pessoas a falar sobre VE's

Adiante, temos de esperar pelas 3 que vão puxando a carroça da mobilidade elétrica em toda a sua amplitude ^

Outubro 12, 2021, 19:26:33, 19:26
Responder #13

Sapiens21

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(....)
Como curiosidade em 1890 existiam postos de carregamento nos USA. O modelo previa uma integração urbana, parecidos com os marcos dos correios.
Para recarregar, muio mais simples que hoje, não existiam lobbies nem Mobi.e, nem contratos, nem cartões nem APPs, bastava introduzir uma ou várias fichas pré compradas e optar pela intensidade de carga (de 25 à 80 A),



Fabuloso....  :nice:

Esse sistema, só por si, merecia tópico próprio.

Desconhecia a existência desse 'aparelhómetro', com tantos...tantos anos.  :have.idea:

Acabei por me interessar, pesquisar e ler um pouco sobre essa "engenhoca" que apareceu em 1899.
Em 1859 foi a bateria recarregável pelas mãos de um tal Gaston Planté.
« Última modificação: Outubro 12, 2021, 19:35:54, 19:35 por Sapiens21 »
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Outubro 12, 2021, 19:32:05, 19:32
Responder #14

2low

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No seguimento do que tinha colocado num outro tópico: https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=2964.msg111206#msg111206

A Kawasaki já tem protótipo do futuro motor com compressor a utilizar na linha H2 da marca, para já com um sistema Dual-Injection mas de futuro aparentemente será mesmo recorrendo a hidrogénio e obterá valores muito reduzidos na produção de gases "menos amigos do ambiente"...

https://www.cycleworld.com/story/motorcycle-news/kawasaki-reveals-hydrogen-fueled-bike-plans/?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=Kawasaki%20Reveals%20Hydrogen%20Bike%20Plans&fbclid=IwAR3IFGOYK3sbVMOZG2M9khX5nKU9adevULjlFJ6wgalnxEqpUKVL3t0chXQ

Recordo-me de algures alguém ter questionado onde eu tinha lido que a Kawasaki estaria a desenvolver motorizações híbridas e com recurso a hidrogénio...
Agora já é fácil encontrar informação solta para partilhar mas na altura consegui apanhar um ou outro link talvez a espalhar noticias que seriam para ser no segredo dos deuses...  :D
E também me recordo de se debater que o hidrogénio não seria utilizado nos motociclos...  8) :stuck_out_tongue_winking_eye:

Venham de lá as H2 com motores a H2 e outras motos eléctricas... e que sejam capazes de superar a concorrência para eu voltar a comprar uma Kawasaki decente!
(mas têm de mudar o design também... é que agora existe uma ausência de design... o design ficou para trás no túnel de vento, tal o vento... ahahahah)
« Última modificação: Outubro 12, 2021, 19:34:28, 19:34 por 2low »
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Outubro 17, 2021, 20:41:41, 20:41
Responder #15

2low

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O futuro da Kawasaki não passa apenas pelos modelos eléctricos e nem mesmo os que ali atrás chamei de "híbridos a hidrogénio".

A Kawasaki tem desenvolvido um protótipo híbrido com base duma ninja 300/400, com a motorização de combustão a funcionar em conjunto com um pequeno motor eléctrico e só agora apareceram as primeiras imagens desse protótipo:




Este tipo de motorização híbrida é aquela que já estamos "habituados" de ver nos automóveis, com as devidas diferenças das motorizações entre automóveis e motos...

Portanto, temos a Kawasaki bem ocupada a desenvolver tecnologia (e em várias frentes: eléctricas, "híbridas com hidrogénio" e "híbridas convencionais") e talvez daqui a 1 ou 2 anos começaremos a ver os primeiros novos modelos que vão nascer destas novas tecnologias...
« Última modificação: Outubro 17, 2021, 20:44:27, 20:44 por 2low »
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Outubro 17, 2021, 21:12:40, 21:12
Responder #16

JustGil

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O futuro da Kawasaki não passa apenas pelos modelos eléctricos e nem mesmo os que ali atrás chamei de "híbridos a hidrogénio".

A Kawasaki tem desenvolvido um protótipo híbrido com base duma ninja 300/400, com a motorização de combustão a funcionar em conjunto com um pequeno motor eléctrico e só agora apareceram as primeiras imagens desse protótipo:




Este tipo de motorização híbrida é aquela que já estamos "habituados" de ver nos automóveis, com as devidas diferenças das motorizações entre automóveis e motos...

Portanto, temos a Kawasaki bem ocupada a desenvolver tecnologia (e em várias frentes: eléctricas, "híbridas com hidrogénio" e "híbridas convencionais") e talvez daqui a 1 ou 2 anos começaremos a ver os primeiros novos modelos que vão nascer destas novas tecnologias...

Uma dessas é que eu gostava de ter, e se for compatível com a carta A2,melhor ainda !  :cool:
Pode ser que ainda demore um pouco mais para aparecerem, assim tenho mais tempo para juntar o meu dinh€irinho  :D

Outubro 17, 2021, 21:18:31, 21:18
Responder #17

2low

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(...)
Uma dessas é que eu gostava de ter, e se for compatível com a carta A2,melhor ainda !  :cool:
Pode ser que ainda demore um pouco mais para aparecerem, assim tenho mais tempo para juntar o meu dinh€irinho  :D

Eu vou começar a juntar dinheiro é para esta:



Sobre o tempo que vão demorar a aparecer, só em 2035 a marca prevê ter toda a gama electrificada e não há indicação contrária que até lá não vão aparecer modelos eléctricos/hibridos com ou sem hidrogénio, pelo que tenta juntar depressa o dinheiro... isto passa tudo num ápice!
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Outubro 17, 2021, 22:14:56, 22:14
Responder #18

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Fantástico design.

A vir assim eléctrica e assim mesmo como se vê na foto (mas que infelizmente quando passam para a produção o efeito 'uau' desvanece), seria fantástico.

Claro que as especificações e o preço teriam de atrair também.  :cost:
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Dalai Lama

Agosto 22, 2022, 20:16:54, 20:16
Responder #19

2low

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