Autor Tópico: Quanto custa manter uma moto?  (Lida 17267 vezes)

Junho 29, 2017, 10:00:13, 10:00
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lmferreira

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Uma pergunta muito comum para quem vai comprar moto é: Será que eu tenho dinheiro suficiente para sustentar a moto depois de comprá-la? Será que essa moto está de acordo com o meu orçamento? Essa dúvida pode ser esclarecida através da avaliação detalhada de todos os itens que compõe o custo de manutenção e propriedade da moto. Ou seja, quanto custa possuir e usar uma moto.
Imagine uma situação extrema em que uma pessoa compra uma moto e nunca a usa. A moto fica o tempo todo parada numa garagem. Mesmo sem gastar combustível, essa moto está gerando custos para o proprietário. O custo do selo de circulação, o custo do seguro, o custo da desvalorização ao longo do ano, o custo de manutenção mínima da moto (lavagem, lubrificação, etc), e custos que poderão aparecer.

Além desses custos fixos, que acontecerão quer o usuário ande na moto ou não, temos os custos variáveis. O principal custo variável é o consumo de combustível, mas existem outros como o consumo de óleo para o motor, o consumo de pastilhas de travao, o consumo da cremalheira, da corrente e do pinhão da transmissão (quando for o caso).
Obviamente, o custo variável será tanto maior quanto mais a moto andar. Mas ao mesmo tempo em que o custo variável aumenta o custo total, ele diminui o custo fixo por km rodado pois diluirá esses custos a cada novo quilometro adicionado ao odómetro.
O segundo valor é o preço da moto daqui a um ano. A maioria das motos desvaloriza de um ano para outro. Essa desvalorização é um dos principais custos de propriedade. Isso é particularmente cruel nas motos zero km que desvalorizam muito no primeiro ano (entre 20 a 30%). Marcas de moto com reputação inferior também desvalorizam bastante. Se a moto valorizar de um ano para outro (raro, mas acontece) tanto melhor! O custo de propriedade da moto será diminuído.
Em seguida informamos quatro valores em relação à manutenção: pneus, óleo, transmissão e travões. A ideia aqui é colocar quanto custa uma troca desses itens e quantos quilómetros eles duram. De posse desses números saberemos quanto custa por km rodado cada item desses.

Finalmente, quantos quilómetros a moto vai rodar por semana, qual o consumo médio de combustível da moto (km/litro) e o preço do litro de combustível. De posse desses números vamos saber quantos euros serão gastos com combustível por quilómetro rodado, ficando a saber quantos quilómetros gasta e saber a estimativa de quanto o dono irá pagar por semana, mês e ano para ter a moto.
Ficou fora dessa conta o valor da prestação do financiamento. Esse valor não faz parte do custo da moto e sim do valor da moto. O custo da prestação da moto na verdade é apenas os juros pagos do financiamento ou a taxa de administração. O valor do principal e o valor do bem não são custo.


Resumo de alguns pontos a ter em consideração no custo anual de uma moto, lembrando que o gasto anual de uma moto inclui despesas com: combustível, trocas de pneus, revisões, impostos e segurança

Quanto custa para encher o deposito da moto?
Para calcular esse valor, o primeiro dado a saber é o volume do depósito de combustível. As outras variáveis que entram nesse cálculo são o tipo de combustível e seu preço.

Quanto rende um deposito da moto?
Por exemplo uma moto que faça 25 a 45 quilômetros por litro de combustível, com um tanque de 16 L completo, pode rodar de 400 a até impressionantes 720 km. O desempenho, portanto, é bem superior ao de um carro. É claro que esses dados são bastante variáveis, dependendo de diversos fatores, como regulações, manutenções e até da aceleração mantida, mas as motos costumam, sim, ser bem mais econômicas que os veículos de quatro rodas.

Quanto custam os pneus de uma moto?
Os preços podem variar muito dependendo do modelo da moto e do fornecedor dos produtos. O custo anual com trocas de pneus vai variar conforme o uso que se faça da moto. É preciso estar atento a bolhas, cortes e/ou desgastes irregulares que possam ocorrer antes desse prazo e, se for necessário, substituí-los, por segurança.

Quanta custam as revisões da moto?
Cada fabricante/modelo possui uma tabela específica de manutenções programadas, geralmente aliadas à garantia do veículo. Nos motociclos, a primeira revisão costuma ser feita aos 1.000 km. A segunda revisão varia dependendo do fabricante, assim como as seguintes.
O baixo custo de manutenção pode também explicar o sucesso das líderes de mercado de algumas motos.

O imposto de circulação de moto é mais barato?
O imposto de circulação é uma quota que varia de 1% a 6% do valor do veículo.

Como economizar ainda mais no uso da moto?
Atualmente, há várias motos com injeção electrónica de combustível. Nesse caso, a rotação do motor é ajustada automaticamente por um módulo de controlo, de maneira que ocorra a melhor e mais económica queima de combustível. Em caso de não haver injecção electrónica, o ideal é evitar ligar a moto acelerando-a manualmente de forma que a moto consuma a quantidade certa de gasolina ao ligar.
Para gastar menos combustível e garantir bom desempenho da moto, também é necessário ficar atento às regulações e manutenções de todos os itens. Por exemplo, um filtro de ar sujo pode prejudicar o desempenho da moto e aumentar seu consumo. O baixo nível de óleo pode danificar o motor e gerar custos com reparos imprevistos. Pneus carecas podem trazer riscos à segurança e também gerar multas. Enfim, é importante estar sempre em dia com as manutenções e atento às condições da moto para evitar problemas e gastos maiores.
Outro ponto que pode ser observado para economizar combustível é a velocidade. Manter uma aceleração mais constante, sem travagens bruscas e sem retomadas a grandes rotações, ajuda a controlar o gasto de combustível. Portanto, a peça mais importante a regular é a sua mão. Mantendo uma velocidade constante, que evite grandes travagens e grandes acelerações, também evita gastos maiores (além de evitar acidentes).

Custos que não fazem parte dos custos da Moto

Carta de condução
Para conduzir uma moto é necessário ter carta de moto. Mas é sempre recomendável treinar até ganhar confiança, investindo, se necessário, em cursos extras de pilotagem.

Equipamentos
Tentar economizar com equipamentos de segurança não é uma boa ideia. Pesquise a procedência das marcas e prefira materiais de qualidade, planeando o seu orçamento para investir em sua segurança. Além do capacete (obrigatório), é bom ter botas, luvas e blusão para garantir o conforto em casos de chuva, por exemplo.

Segurança
Conduzir uma moto exige muito mais habilidade e atenção da parte do condutor. É necessário alguma preparação física, como por exemplo, para manobrar a moto quando estiver com motor desligado. E é indispensável que o condutor esteja sempre sóbrio, alerta e com reflexos apurados, atento a tudo à sua volta. Pilotando com consciência e responsabilidade, certamente os riscos de acidentes são tão reduzidos quanto os gastos com o veículo.
« Última modificação: Junho 29, 2017, 10:01:21, 10:01 por lmferreira »

Junho 29, 2017, 17:50:08, 17:50
Responder #1

Moto2cool

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Como já disse noutro tópico, não me parece que o factor económico justifique ter mota se mantivermos o carro. Agora se deixarmos de ter carro aí já o galo canta de outra maneira mas há quem que o tenha feito?
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Junho 29, 2017, 18:10:44, 18:10
Responder #2

João_Santos

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Por vezes manter o dono fica mais dispendioso que a moto.

Quando se gosta de andar com a moto impecável e bem calçada e cuidada, custo uns bons €€€€€.

João  :scooter: :scooter:

Junho 29, 2017, 18:17:33, 18:17
Responder #3

dfelix

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Como já disse noutro tópico, não me parece que o factor económico justifique ter mota se mantivermos o carro. Agora se deixarmos de ter carro aí já o galo canta de outra maneira mas há quem que o tenha feito?

O problema é que por muitas motos que tenhas em casa haverá sempre pequenas coisas que obrigam a recorrer ao carro.
Fazer as compras do mês, levar putos á escola, deslocações com bagagem e família ou amigos...
 :-\

Junho 29, 2017, 22:24:48, 22:24
Responder #4

lmferreira

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Mas mesmo tendo moto e carro e recorrendo ao carro, cada km que se faz de moto e não de carro é € metido ao bolso (pelo menos no consumo)...e como diz o ditado...grão a grão enche a galinha o papo :)

Junho 29, 2017, 23:46:16, 23:46
Responder #5

pjmartinho

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Mas mesmo tendo moto e carro e recorrendo ao carro, cada km que se faz de moto e não de carro é € metido ao bolso (pelo menos no consumo)...e como diz o ditado...grão a grão enche a galinha o papo :)

Infelizmente, nos tempos que correm, custa muito dinheiro ter o carro parado na garagem (ou à porta de casa) porque o IUC tem de ser pago quer o carro esteja em circulação, quer não esteja. Antigamente (estamos a falar até há uma dezena de anos atrás, sensívelmente) só se pagava o selo se a pessoa quisesse andar com o carro, e se decidisse ter o carro parado numa garagem não era preciso pagar o selo... mas como os nossos (des)governos necessitam de raspar o fundo ao tacho para poder pagar contas, agora temos de pagar a posse do carro e não, a sua utilização.

Junho 30, 2017, 00:40:55, 00:40
Responder #6

Sapiens21

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Respondendo directamente ao título do tópico, a minha resposta é: Depende!

E depende desde logo do motociclo, pois se a "factura" mensal ou anual é brutalmente diferente consoante o tipo de moto e cilindrada da mesma, não deixa de ser verdade que fazer contas com aquilo que é ou em muitos casos pode ser um aspecto pouco racional e muito emocional, tende a ser injusto.

Fazer muito uso do motociclo pode, em muitos casos (e novamente depende do motociclo em questão), ser bem mais económico que um médio familiar.

Mas não venham dizer que as manutenções são mais baratas que num carro, pois é capaz de não ser assim e em mais casos do que se pensa.

Como meio de transporte normal, uma "vulgar" CB125F cumpriria a tarefa de forma impecável, mas estaríamos a tomar a coisa de forma racional e dando números àquilo que definitivamente muitos não quererão saber deles para nada... ;)


EDIT: Excepto aqueles que utilizam a moto estritamente para uso de trabalho ou com o pensamento 100% focado em consumos..
« Última modificação: Junho 30, 2017, 00:52:26, 00:52 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
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Junho 30, 2017, 18:42:49, 18:42
Responder #7

Moto2cool

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Mas mesmo tendo moto e carro e recorrendo ao carro, cada km que se faz de moto e não de carro é € metido ao bolso (pelo menos no consumo)...e como diz o ditado...grão a grão enche a galinha o papo :)
Não necessariamente nem sempre o consumo da mota e o preço da gasolina a tornam mais económica que o carro a gasóleo. Depende da mota e do carro. Mas o consumo não é o único custo a analisar.
Já fiz essas contas todas e cheguei à conclusão: que se f#&"#@# as contas, ando de mota porque quero, gosto e posso. ;) Escusado será dizer que o saldo não era simpático para esta opção :) :) :)
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Junho 30, 2017, 20:16:52, 20:16
Responder #8

Sapiens21

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Se um gajo se mete a fazer contas, das 2...1.

Ou não sai de casa e vive uma ilusão de que assim é que é viver e não gasta um tostão.

Ou então tenta ser mais equilibrado e reconhece que, mesmo largando umas notas, ganha em aspectos que podem não ter preço.

Pronto está bem...sempre pode andar de bicicleta como terceira hipótese.  :D
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Julho 01, 2017, 12:30:57, 12:30
Responder #9

rodrigues

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Andar de bicicleta também fica caro, era raro o fim de semana que não gastava menos de 10€ somando as barritas energéticas ao pequeno almoço.

Fumar também fica caro e não vejo ninguém queixar-se.

Tudo tem o seu preço mas andar de mota é saudável com benefícios a curto prazo.

Julho 01, 2017, 12:49:50, 12:49
Responder #10

TMXR

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É melhor nao fazer contas... senao nao saia de casa  :D



Mas o dinheiro é um bem inútil e supérfluo, apenas serve para ser gasto, e se poder ser gasto para tornar mais pratico e agradável as nossas deslocacoes diarias, entao é bem gasto.
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Julho 01, 2017, 16:59:41, 16:59
Responder #11

Pianoman

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Aqui ficam os custos da minha mota desde 2015.
Não inclui IUC (56€ por ano) e Seguro obrigatório (108€ por ano).

São os custos só das revisões e manutenção ou só com combustível e apresento também o custo médio por quilómetro nessas condições.

Resta dizer que andei cerca de 20.000km em 2015 e uns 17.000km em 2016.
2017 vai com uns 7.000km neste momento.
« Última modificação: Julho 01, 2017, 17:02:20, 17:02 por Pianoman »
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Responder #12

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Em termos de manutenções, na caso da tua NC, os anos de 2015 e 2017 (que já entrou na segunda metade), parecem-me bastante razoáveis.  :)

Mas há motos que gastam isso só em pneus por ano.  :-X
E eu tenho um 190/50 ZR17 para troca até final deste Verão... :napodeser:
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Julho 01, 2017, 17:13:02, 17:13
Responder #13

Pianoman

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Em termos de manutenções, na caso da tua NC, os anos de 2015 e 2017 (que já entrou na segunda metade), parecem-me bastante razoáveis.  :)

Mas há motos que gastam isso só em pneus por ano.  :-X
E eu tenho um 190/50 ZR17 para troca até final deste Verão... :napodeser:
2015 foi bom porque beneficiou da oferta da mão de obra na primeira revisão e, assim de maior, só entrou o pneu dianteiro e a revisão dos 12.000km que foi barata.

2016 não foi tão bom porque já apanhou com muita coisa, como por exemplo, kit de transmissão, filtro de ar K&N e duas revisões (24.000 e 36.000km).

2017 está a ser bom porque, para além de um pneu e pastilhas atrás...ainda está a ser.
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Julho 01, 2017, 18:48:42, 18:48
Responder #14

mneves

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Pois eu também tenho tudo registado em aplicação ,só para ter uma ideia....
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Julho 01, 2017, 21:46:33, 21:46
Responder #15

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(....)Sapiens, que gosta de sensações ou curvas vai gastar mais obviamente..ali noutro forum que participo há quem gaste um pneu traseiro desportivo em 4000kms...um companheiro com quem já fiz umas curvas e percebe-se o porquê...é impressionante a forma com que rola :)

ou até especificamente quem faça track days gasta muito mais que isso ;)


Mas isso eu sei, caro Velasquez. Há quem os faça durar muito pouco..  :)
Por essa razão indiquei que há quem gaste (só em pneus) mais do que as manutenções da NC do Pianoman e que já incluem a própria troca de pneus, pelo que ele mencionou atrás.  :nice:

Mas ainda assim - quanto aos 4.000kms - é obra. É muita dinheiro em borracha.  :o
Em track days já é diferente da utilização fora de pista. A moto é para andar sempre sempre em altos regimes e gasta tudo o que pode (em termos de grip), nas curvas, acelerações e travagens a fundo.  :sportbike:
« Última modificação: Julho 01, 2017, 21:53:23, 21:53 por Sapiens21 »
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Julho 01, 2017, 21:50:04, 21:50
Responder #16

mneves

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Velázquez onde é que um diesel gasta menos manutenção que outro? Só se não a fizeres pois eu já tive 4 diesel e 10 gasolina e posso afirmar que mesmo sendo eu a fazer tudo,sai mais caro em tudo menos na bomba.
Mas isto sou eu ...
membro numero 16

Julho 02, 2017, 10:03:06, 10:03
Responder #17

Sapiens21

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A geração V, VI e VII duvido que tenha tamanha durabilidade de componentes.
Nunca levou velas?? Isso é impressionante... Esses nunca mais acabam.  :nice:

Em termos de motos, compara-se às velhinhas CB500 que firam feitas para manutenções reduzidas e grande durabilidade do material.

Nestes casos, manter o "velho", compensa.  :)
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Julho 24, 2017, 00:38:04, 00:38
Responder #18

AVPrendas

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A multi está com média por km de 0€88. Média de 5.79L/100Km onde a melhor foi 4.1L/100Km
Em revisões 350€. A dos 1000Km e a Anual.
ducati escreve-se com letra pequena

Fevereiro 19, 2021, 21:05:26, 21:05
Responder #19

SARider

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Quanto custa manter uma 600cc desportiva?
Uma >1000cc deve ficar em dobro...  : :you.bet:



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