Autor Tópico: Honda eleva a fasquia das ajudas à condução  (Lida 1930 vezes)

Agosto 15, 2016, 23:50:17, 23:50
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Sapiens21

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Honda eleva a fasquia das ajudas à condução




Notícia integral obtida em: http://www.motociclismo.pt/

Patente registada no Japão detalha o que será o...Live Computer Instructor System

Atualmente o mundo das duas rodas vive uma era tecnológica em que os modelos de topo dos vários fabricantes permitem ao motociclista usufrir de ajudas à condução: controlo de tração, “anti-wheelie”, controlo de estabilidade, Race-ABS com função “cornering” e que evita o levantar da traseira em travagem, controlo do travão motor e, além de outras coisas, modificar o caráter do motor da moto através de vários modos de motor.

Mas a Honda, sempre na tentativa de liderar a revolução tecnológica no mundo das duas rodas, registou uma patente no Japão em que detalha o nível seguinte das ajudas à condução: o “Live Computer Instructor System”.

Este é um sistema eletrónico ao estilo de um co-piloto que pretende ajudar o motociclista a abordar as mais variadas situações de condução da melhor forma possível. Uma espécie de instrutor de condução sempre presente.

Com o Live Computer Instructor System a Honda quer que o motociclista seja avisado pela sua moto de, por exemplo, qual o melhor ângulo de inclinação para abordar uma determinada curva, se a força de travagem deve ser maior ou menor, ou se o acelerador pode ir mais aberto em aceleração.

Para que este sistema de aconselhamento “ao vivo” funcione, a Honda está a desenvolver e testar um conjunto de sensores instalados na moto e que incluem acelerómetro, giroscópio, sensores de inclinação, sistema de GPS, sensor de velocidade instantânea, um interface “touchscreen” e até uma videocamara pode ser instalada na moto para uma conectividade total.

De acordo com as poucas informações divulgadas na patente, o Live Computer Instructor System necessita que o condutor percorra inicialmente os seus percursos habituais, por exemplo casa / trabalho, sendo que o sistema analisa e grava os dados desse percurso. Da vez seguinte que a moto percorra esse mesmo percurso previamente gravado, o instrutor computorizado da Honda inicia o seu modo “co-piloto” e dará conselhos em tempo real, melhorando não apenas a segurança, como também o próprio condutor irá sentir melhorias na sua forma de conduzir a moto.

Será que este Live Computer Instructor System alguma vez chegará às motos de produção da Honda?


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Digamos que a moto primeiro aprende com a passagem em determinado percurso....depois disso passa a ser ela a ensinar o condutor como se faz ou se deve fazer.  :D
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
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Junho 11, 2020, 00:47:57, 00:47
Responder #1

2low

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Apesar deste tópico já ser de 2016 tem contudo ainda muito conteúdo bem à frente do seu tempo.

E precisamente sobre a interface touchscreen, parece-me que nunca virá a acontecer. (desconheço se a nova Goldwing terá por acaso esta funcionalidade touch, uma vez que será talvez o 2º modelo do mercado a implementar o "android auto".
 
Nos automóveis cada vez tem sido mais implementado essa possibilidade mas já começaram vários "especialistas" a criticarem e a colocarem essa possibilidade como meio para se aumentar as probabilidades de acidentes, tanto que qualquer ecran touch nos distrai pelo menos durante 1s.

https://targa67.motor24.pt/especialistas-garantem-ecras-tateis-podem-causar-acidentes/

Nas motos cada vez temos visto a assistir a interfaces comandadas por "botoneira centralizada" junto ao punho esquerdo.

Sobre o "Live Computer Instructor System" encontrei igualmente a seguinte informação: https://www.autoevolution.com/news/honda-patents-the-live-computer-instructor-system-103489.html#agal_3
« Última modificação: Junho 11, 2020, 00:49:30, 00:49 por 2low »
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Junho 11, 2020, 09:10:11, 09:10
Responder #2

Sapiens21

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(....)
E precisamente sobre a interface touchscreen, parece-me que nunca virá a acontecer. (desconheço se a nova Goldwing terá por acaso esta funcionalidade touch, uma vez que será talvez o 2º modelo do mercado a implementar o "android auto".
 
(....)

É verdade que de alguma forma pode potenciar  a distração, em virtude dos cada vez maiores e mais "chamativos" ecrãs colocados em motos recentes, carregados de informação e cores.

Mas não sei mesmo se é algo que "não virá a acontecer".

Para isso estou a lembrar-me das eléctricas mais recentes e onde a opção foi mesmo a de colocar ecrãs TFT touchscreen.

As Zero SR/F e a Harley-Davidson Livewire têm ambas e não sei se não passará a ser uma tendência nas eléctricas, com a massificação da sua produção e em diversas gamas e preços no mercado.

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Dalai Lama

Junho 11, 2020, 10:56:57, 10:56
Responder #3

Moto2cool

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A ideia é boa em tudo menos no Touch screen. Vamos ver o que realmente é oferecido, mas não acredito que Touch screen tenha utilidade em viagem, talvez para definições e revisões com a mota parada
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Junho 11, 2020, 11:04:07, 11:04
Responder #4

Sapiens21

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Em condução, tal como acontece num automóvel, é altamente desaconselhável estar a explorar os menús. Especialmente de forma demorada e que levem ao retirar os olhos da estrada de forma demorada.

Mas apesar da possibilidade de ter o touchscreen e de ser operável dessa forma, não creio que deixe de ter a possibilidade de alterar informações, de forma rápida, com comandos junto ao punho.
Ou seja, terá as duas possibilidades, parece-me.
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Dalai Lama

Junho 12, 2020, 11:02:15, 11:02
Responder #5

MotardFeio

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A Indian já tem disso nas motos...

https://www.indianmotorcycledaytonabeach.com/learn-more-about--ride-command-touch-screen-display

É perigoso. A não ser parado. Mas quem tiver isso vai usar em andamento, inevitavelmente.
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Junho 12, 2020, 14:02:15, 14:02
Responder #6

replicantz

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Mais que o potencialmente perigoso touch (que podem perfeitamente desactivar enquanto existir movimento da moto), estou curioso para saber como vão funcionar essas ajudas.

Serão uma data de gráficos /gauges no touch? Sinais sonoros?

Percebo o âmbito da coisa, de extrapolar os dados recebidos pelos vários sensores por forma a que o piloto consiga obter o melhor da máquina vs. trajecto. Já como vão informar das ações necessárias (ângulo inclinação, dosagem de  aceleração, travão, etc) é que não estou a ver como será.

Se for via o touch screen, voltamos ao mesmo problema, mesmo que não permitam mexer em movimento. A tendência será passar demasiados segundos a olhar para o touch... Especialmente nos primeiros tempos devido a necessária curva de aprendizagem.



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