Autor Tópico: KTM 1290 Super Duke R (2020)  (Lida 1897 vezes)

Novembro 07, 2019, 01:30:53, 01:30
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2low

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                                                      KTM 1290 Super Duke R (2020)

Falar genericamente da KTM e de algum modelo em particular não é algo que se faça com grande facilidade, quer dizer... pode-se mas perde-se muito!
A marca tem um ADN próprio e que apenas a utilização da cor laranja sobre aprontamentos pretos ou brancos lhe confere um lado bem carismático e agressivo (e mais "latino").
[as cores evocam sentimentos próprios]

Se a Yamaha lançou em tempos uma excelente campanha de marketing a que chamou de "o lado negro do Japão" e que ainda hoje colhe frutos dela, a KTM não tem precisado desse tipo de campanhas para demonstrar o real lado negro da força...
...e aqui posso fazer um comparativo com o "Starwars", do (real) lado negro da força se pode encontrar Ducati/MV Agusta/KTM/Aprilia, ali entre as forças a Yamaha e Triumph e depois do lado da "Força" se pode ver a Kawasaki e BMW... [curioso paralelismo da quantidade de marcas com a quantidade de sabres de luz da seguinte imagem]



Posto isto, vamos então olhar para a renovada roadster Super Duke R (2020)...





E conforme o debatido no tópico da sua antecessora https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=4393.0 , parece que se estava a adivinhar as melhorias:

- redução de peso para 189kg ( -6kg que modelo de 2019)
- redução de 2kg (estrutura principal), com aumento no diâmetro das estruturas tubulares mas reduzindo-se as espessura das mesmas
- redução de peso da zona do banco/suporte matricula e nas próprias jantes
- aumento de potência para 180cv (9500rpm) e binário para 140Nm (8000rpm) (com base do mesmo motor bicilindrico de 1301cc de 2019)
- novo painel TFT (com controlo de variados parâmetros)
- melhoria da tracção através de novo braço oscilante, mais longo e reposicionado

Mais info:
https://moto-station.com/moto-revue/actu/nouveaute-2020-ktm-1290-super-duke-r-bete-sauvage/456882
https://www.moto.it/fiere/ktm-1290-super-duke-r-a-eicma-2019-foto-dati-e-prezzi.html
https://www.motorradonline.de/naked-bike/ktm-1290-super-duke-r-2020-naked-bike/
« Última modificação: Novembro 07, 2019, 10:39:33, 10:39 por 2low »
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Novembro 07, 2019, 07:12:18, 07:12
Responder #1

Sapiens21

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Esse motor 1301cc LC8 twin-cylinder deve estar inquestionavelmente bem mais feroz do que quando andei na GT há uns 3 anos atrás.

A redução de peso também deve traduzir-se numa relação peso-potência impressionante para um modelo como este, sem carenagens que posam valer e onde a velocidade possível se atira para números exorbitantes.
Ou um tipo se agarra bem quando acelera forte, ou está feito...especialmente se tiver o anti-whellie desligado.

Ali o quadro tubular, dá ideia de estar pintado num laranja ainda mais vivo do que já era, mas globalmente as diferenças no look da moto não são nenhum choque com a anterior, nem de perto.

Tornaram foi ainda mais Diabo da Tasmânia aquilo que já o era.  :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Novembro 07, 2019, 10:56:20, 10:56
Responder #2

2low

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O depósito passou de 18L para 16L, que ajudando na redução de peso dos 195kg parq 189kg a seco, poderá significar duas coisas:

- a autonomia agora foi reduzida, servindo de momento de acalmia ao condutor para controlar os ímpetos maquiavélicos 

ou

- a gestão do motor foi aperfeiçoada, reduzindo-se o consumo de combustível apesar do aumento de potência e binário


Já a outra cor disponível, laranja e com uma zona significante num azul turquesa, este azul poderá ser lido como uma manta de um capuchinho azul (o lado da força) sobre um lobo mau (o lado negro da força), não?!


(foto retirada da www.motorradonline.de, link também disponível no tópico inicial)
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Novembro 08, 2019, 05:14:03, 05:14
Responder #3

MotardFeio

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« Última modificação: Fevereiro 25, 2020, 21:56:42, 21:56 por MotardFeio »
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Novembro 09, 2019, 10:54:05, 10:54
Responder #4

2low

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O video promocional oficial tem como titulo "cuidado com a besta"

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Novembro 09, 2019, 12:30:22, 12:30
Responder #5

dfelix

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- a autonomia agora foi reduzida, servindo de momento de acalmia ao condutor para controlar os ímpetos maquiavélicos 

ou

- a gestão do motor foi aperfeiçoada, reduzindo-se o consumo de combustível apesar do aumento de potência e binário

Ou simplesmente as alterações estruturais obrigaram a roubar espaço ao depósito.  :)


Novembro 22, 2019, 18:52:07, 18:52
Responder #6

Ricardo_Rodrigues

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A alteração mais significativa foi a adição de um linkage shock em vez do anterior amortecedor direto ao braço.
De resto tem o motor mais elevado, radiator muito maior por causa da mistura pobre para cumprir euro 5, nova electronica, e pouco mais.
Uma correção o torque não  foi aumentado para 140nm, o torque do lc8 era 143nm na superduke gen1, 140 na gen2 e 140 agora na gen3.

Esta versao é mais orientada a pista, e abandona a essencia supermotard que sempre marcou as duke e superduke, agora é uma hypernaked com poucas preocupações com utilização "street".

Março 07, 2021, 00:11:06, 00:11
Responder #7

Sapiens21

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Recall: KTM – 1290 Super Duke R




"KTM – 1290 Super Duke R, model year 2020. The wiring harness in the lower part of the rear end may be damaged due to errors in the assembly process. This may lead to chafing of the wiring harness, leading to increased risk of fire."

Tradução: A cablagem na parte inferior da extremidade traseira pode ser danificada devido a erros no processo de montagem. Isso pode causar atrito na cablagem eléctrica, aumentando o risco de incêndio.

Fonte: Fema (Federation of European Motorcyclist's Association
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