Autor Tópico: IUC 2024 - Roubo|  (Lida 1507 vezes)

Janeiro 03, 2024, 12:22:19, 12:22
Lida 1507 vezes

nfkart

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Imposto Sobre Veículos 2024 para motos novas com:

120cc até 250cc - 73,78€

251cc até 350cc - 91,63€

351cc até 500cc - 122,57€

501cc até 750cc - 184,45€

Mais de 750cc - 245,14€


Imposto Único de Circulação 2024 para motos com matrícula posterior a 1996:

De 120cc até 250cc - 6,19€

Mais de 250cc até 350cc - 8,76€

Mais de 350cc até 500cc - 21,18€

Mais de 500cc até 750cc - 63,62€

Mais de 750cc - 138,15€


Janeiro 03, 2024, 12:55:59, 12:55
Responder #1

pacama79

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Janeiro 03, 2024, 13:54:02, 13:54
Responder #2

Joao_Cruz

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Esses valores estão mal.
No site das finanças estão os valores corretos.

Janeiro 03, 2024, 14:22:11, 14:22
Responder #3

Svitre

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https://www.deco.proteste.pt/dinheiro/impostos/noticias/aumentos-iuc-2024

Citar
Com a aprovação da proposta de Orçamento do Estado para 2024, já não se registará uma subida mais acentuada no IUC respeitante aos automóveis ligeiros de passageiros e de utilização mista com peso bruto até 2500 quilos, que tenham sido matriculados entre 1981 e 30 de junho de 2007, assim como para os motociclos, ciclomotores, triciclos e quadriciclos que tenham sido matriculados depois de 1992.

Mantém-se, contudo, o aumento generalizado, em cerca de 3%, em relação ao que os veículos abrangidos estavam a pagar até aqui.

Janeiro 03, 2024, 14:29:55, 14:29
Responder #4

Svitre

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Esses valores estão mal.
No site das finanças estão os valores corretos.

Isto ☝️

No Portal das Finanças (https://sitfiscal.portaldasfinancas.gov.pt/iuc/consultarIUC/consultaIUCANO) a informação é a seguinte:

Consulta de Taxas de 2024

Categoria E
Taxa anual em euros (segundo ano de matrícula do veículo)

Escalão de Cilindrada (em centímetros cúbicos)   

                      A partir de 1997        Entre 1992 e 1996

Até 119   ---------------0,00 €        0,00 €
De 120 até 250   ---------6,19 €        0,00 €
De 251 até 350   ---------8,76 €        6,19 €
De 351 até 500   -------21,18 €        12,53 €
De 501 até 750   -------63,62 €        37,47 €
Desde 751 -----------   138,15 €        67,76 €

Janeiro 03, 2024, 14:47:51, 14:47
Responder #5

2low

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Não tivesse o governo ido ao ar e estaríamos a pagar uma verdadeira roubalheira pelo iuc, que já de si é de luxo, das nossas motos.

O que vale é que já vai havendo novas sondagens  :pensador: e pelos vistos a malta deve ser mesmo burra (e se ter esquecido de todas as peripécias)  :toma: em pensar votar nos mesmos que nos têm levado à pobreza e minimizando as possibilidades de nos deslocarmos de motociclo!

Este governo e o PS merece um valente cartão vermelho nas próximas eleições.
De salientar que é o governo e o partido que não gosta de nós, motociclistas e dos nossos meios de transporte - motociclos porque são responsáveis por:
- após uma mega-manifestação anterior dos motociclistas continuaram sem mexer no IUC (para baixar e dividir em mais escalões de cilindrada) e mantiveram a situação do escalão das portagens inalterado.
- têm vindo a manter vontade de ir com as IPO avante quando lá fora estão a voltar atrás
- tudo tem sido feito normalmente pela calada e quando a malta está de férias é quando saiem os despachos de assinaturas de novos DL, sem qualquer vontade de criar debate ou por referendo (votação). O CM tem sido a via pela qual normalmente vamos sabendo mas com esta entidade igualmente a tender contra os motociclos.
- de resto não é preciso mencionar mas seria bom lembrar apenas daquilo que nos toca enquanto motociclistas e que se enquadram no forum

Quanto aos valores do IUC e apontamentos pessoais:
- rapidamente passámos do limiar pelo qual poderiamos achar justo para muito altas cilindradas - 125€ - e já estamos bem próximo dos 140€.
- todas as cilindradas deveriam pagar IUC e não deveriam algumas estarem isentas (incluindo 50cc e bicicletas, nem que seja 1€)
- a FMP deveria ter um papel mais activo na protecção do motociclismo em geral e não apenas sobre provas desportivas
- esta "inactividade" merecia uma reacção com a criação de uma espécie de sindicato do motociclista  :D

« Última modificação: Janeiro 03, 2024, 15:14:33, 15:14 por 2low »
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Janeiro 03, 2024, 17:03:45, 17:03
Responder #6

nfkart

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Janeiro 03, 2024, 21:15:18, 21:15
Responder #7

pacama79

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Certo, o ISV é elevado... tinha confundido com o IUC

Janeiro 04, 2024, 09:50:17, 09:50
Responder #8

JViegas

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Realmente comprar uma mota nova acima dos 500cc, para além do IVA o estado ainda arrecada valores superiores a 150 € por mota... bolas...

Janeiro 04, 2024, 16:22:13, 16:22
Responder #9

2low

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O ISV de motos acima de 750cc subiu de 225€ (2019)  para 245€ (2024), não me parece ter sido um aumento tão significativo, sabendo que desde 2011 o IVA está nos 23%, ainda estou para ver como as marcas acham adequados os aumentos que eles colocam anualmente...
Tudo bem, o salário mínimo aumentou mas que eu saiba a produção dos motociclos certamente que não é feita em Portugal e apenas poderá haver alguns ajustes de ordenados de stands/oficinas mas justificar aumentos de 1000€ anualmente, como?!
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Janeiro 04, 2024, 18:02:55, 18:02
Responder #10

TuCa

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não é que concorde com tanto imposto, taxa e taxinha
mas esses valores estão dentro do expectável, não identificaria como "roubo" relativamente ao ano anterior

Janeiro 05, 2024, 10:38:48, 10:38
Responder #11

JViegas

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Na minha opinião, o roubo não é "apenas" de um ano para o outro.

É o que está instituído à imensos anos:
(no caso apenas no mundo motociclista Português)

Valor da viatura + IVA + ISV + outros.
Depois anualmente:
1. Seguros que aumentam todos os anos (devido ao aumento da sinistralidade, quando nem fiscalização a sério temos por parte da autoridade.
Repararam quantos condutores apanharam este ano sem carta de condução no período de Natal e Ano Novo?
Porque é que temos que pagar todos os anos pela ilegalidade de todos aqueles que cometem acidentes, conduzindo um carro sem estarem habilitados?)

2. Portagens aumentam todos os anos. Porque os contratos de 30 ou 50 anos com as parcerias publico-privadas assim obrigam.

3. Imposto de circulação? Para quê? Para circular em estradas esburacadas, mal sinalizadas e pior ainda mal construídas?

Não devia o estado por exemplo, aos anos que cobram milhões aos condutores, pelo menos dar garantias de segurança nas vias por onde andamos com as nossas motas?
« Última modificação: Janeiro 05, 2024, 10:41:39, 10:41 por JViegas »

Janeiro 05, 2024, 12:28:10, 12:28
Responder #12

TuCa

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uma coisa que me leva a criticar muito as forças das autoridades é precisamente isso
só no natal e na pascoa e férias é que ha infratores?
não deveria existir com maior frequência operações stop ou o que quiserem fazer/chamar?

somente se preocupam em esconder radares! quando se gabam de fazer um trabalho preventivo,
ora preventivo seria andarem com carros caracterizados nas variadas ruas..
quem não verifica duas vezes velocidade, luzes, etc? quando vê um carro da autoridade ao longe...

depois ficam chateados quando dizemos que é caça à multa!


tema dos impostos, é algo absolutamente ridículo e começa logo pelo conceito de imposto de posse em vez do conceito do utilizador pagador
mota está parada em casa pelos mais variados motivos, não importa, imposto tem que pagar...

são temas, estes e muitos outros, com base em leis do seculo passado, que cada vez mais deixam de fazer sentido e só se vê uma preocupação no final de contas, que é sacar mais dinheiro ao povo!