Autor Tópico: O desacreditar gratuito de uma marca ou modelo…  (Lida 1722 vezes)

Maio 26, 2016, 00:20:49, 00:20
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Sapiens21

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O desacreditar gratuito de uma marca ou modelo…


Decidi sentar-me um pouco no sofá, com o portátil em cima das pernas e reflectir um pouco sobre assuntos que não são de ontem ou de hoje, são recorrentes e de vez em quando lá vão surgindo sem filtros a segurá-los ou a atenuar a sua impetuosidade.

E vou ser directo e sem artificialismos de palavras.…é muito fácil desacreditar uma marca, é muito fácil depreciá-la, retirar-lhe o crédito e a reputação que foi sendo alicerçada ao longo de anos! É mesmo muito fácil fazê-lo…

Recentemente e numa situação algo cómica no trabalho, ouvi uma expressão de origem brasileira que não mais esqueci e que me parece encaixar-se na perfeição neste contexto que aqui trago em forma de tópico: "Melhor seria se meus acertos fossem tão comentados quanto meus erros.". Depois de pensar bem no sentido das palavras neste âmbito das 2 rodas, o que é um facto é que é por demais evidente a facilidade com que se pode amarrotar o nome de uma marca, a facilidade com que as palavras surgem para denegrir um nome…e como tal situação consegue transportar consigo uma onda de comentários que lhe sucedem.

Isto é válido para qualquer marca e não apenas um restrito punhado delas!

Uma marca, ou modelo, ou mesmo uma motorização muito específica, quando é assolada por algum problema, deverá também e em certa medida atender-se ao contexto em que a mesma surgiu e de permeio ver se tal situação abrange todas ou apenas algumas unidades da mesma forma e com os mesmos sintomas. Há casos e casos e não tomá-los como um todo generalizado é meio caminho andado para começar a destrinçar as situações…aliás, o que me parece relevante desde já dizer é que, e isto é a minha opinião, se deve evitar pegar em determinada situação e com ela dar um certo sentido que tal se abrange na totalidade a uma gama de modelos de determinada marca. Algo do género: "…pois, é da marca X e então não me admiro nada". Ou então algo como "O que me espanta é como é que ainda se compram modelos da marca X"

Isto que aqui escrevo não é assim tão difícil de acontecer e quem estiver atento consegue interpretar certos sinais aqui e ali.
Se acaso alguém colocar um tópico, neste fórum ou noutro qualquer, a tecer rasgados elogios a determinada marca (moto, automóvel, telemóvel, etc..) vejam a quantidade de comentários e comparem-nos com aqueles que surgem se o tópico desse mesmo fórum for a denegrir essa marca!

Porém, aqui entra uma outra variável não menos importante e que é a opinião pessoal!! Essa tem um valor intrínseco a si mesma e, mais ainda, se provém de experiência anterior passada pela mesma ocorrência ou semelhante.

Não é fácil perceber os sinais provenientes de quem dá uma opinião descomprometida com marcas e conseguir daí destrinça-los de outros que usam o mesmo espaço para mandar abaixo uma marca ou modelo. O leitor que busca determinada informação e se vê perante um tópico em que graça este tipo de situação, pode e leva-o mesmo a repensar a sua ideia inicial, até porque e como disse mais atrás por outras palavras…é muito fácil empolar pequenas coisas que acabam por ser levadas para um todo e com isso arrastando o nome de uma marca.

Aprilia, BMW, Daelim, Gilera, Honda, Keeway, Kymco, Peugeot, Piaggio, Kawasaki, Suzuki, SYM, Yamaha, etc… são todas elas marcas que têm um separador próprio neste fórum e todas elas (sem excepção) tiveram em determinada altura unidades que sofreram de determinado problema ao longo da sua utilização.

Um fórum é o espaço útil e correcto para se exporem as situações que vão ocorrendo, não se devendo esconder ou deixar de comentar as mesmas…mas fazê-lo sem entrar no jogo do descrédito gratuito, fazê-lo sem ser na versão do “picar e fugir”, no sentido de que tudo o que acontece tem por base uma marca cujas situações ocorridas, mesmo que pequenas, são todas farinha do mesmo saco.
Os problemas existentes devem e têm de ser divulgados! E aí não existe uma vírgula que se lhe coloque…mas, enquanto membros bem informados e cada vez mais conscientes, devemos ser também correctos e sinceros na informação que por cá é divulgada e partilhada.

Não sou nenhum santo e também já tive a minha dose de inconsciência e do…segue atrás do que os outros dizem, mas quanto mais leio mais tomo consciência que a Internet e a informação nela contida tem de ser, em muitos casos, absorvida com um crivo e uma boa dose de relativização.

Quando ouvires dizer muito bem…desconfia! Quando ouvires dizer muito mal….desconfia ainda mais!

O meu conselho descomprometido, de quem tem uma actividade profissional sem qualquer ligação com motos, carros, vendas ou…marcas, é que se pensares em comprar determinado modelo de uma qualquer marca, deves de facto ler opiniões em fóruns e testes, mas não deixes de também por ti mesmo ir testar e formar a tua própria ideia!

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama