Autor Tópico: "Os motards não passam de um bando de marginais..."  (Lida 1902 vezes)

Maio 26, 2016, 00:39:23, 00:39
Lida 1902 vezes

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
"Os motards não passam de um bando de marginais…"


Esta e outras frases de semelhante natureza, ditas de forma frontal ou mais camuflada e entre dentes, são algumas vezes proferidas por quem ganhou uma certa aversão às motos, e por via disso mesmo acaba por associar um certo comportamento de "vândalo", com a maioria dos utilizadores deste meio de transporte.

Não é uma utopia ou exagero que agora aflorou repentinamente na sociedade…é mesmo real e existem mesmo pessoas que assim pensam e expressam a sua ideia sem travões, sempre que o assunto vem à baila!
 
Não digo que seja uma situação comum o ouvir-se este tipo de comentário, tão flagrante e difícil de engolir, nomeadamente aquele que encabeça o título deste tópico….mas, ele existe e manifesta-se em vernáculo puro, nas suas mais diversas formas de expressão!



Xiii, as motas é para quem não tem juízo!
Isso das motas é um perigo, são uns inconscientes!
Deixa-te disso, larga o vício e compra mas é um carro decente!
São todos iguais…é vê-los passar que nem loucos!
Motas? Nem que me pagassem…
Isso são uns criminosos. Essa malta é toda igual.



Aqui há uns anitos e antes mesmo de entrar para este Mundo das 2 rodas, o mais curioso é que até mesmo em família, se bem que com um certo cuidado no uso das palavras que me transmitiam, eram-me avançadas teorias carregadas de uma certa “protecção” em que me queriam ver, que levavam ao sentimento que o andar de moto era não só perigoso - o que já sabia - como também uma inconsciência em que apenas pessoas sem amor à vida se aventuravam…

E por certo alguns dos que lêem estas palavras, terão sentido ou ouvido determinados conselhos de alguns familiares, carregados de um quase proteccionismo fraternal, que os confrontou com algo que entendiam como sendo uma realidade abrangente e da qual nos deveríamos manter longe.




E a razão para tal entra-nos muitas vezes televisão adentro, focalizada em determinados aspectos…

Velocidades alucinantes, acidentes trágicos, inconsciências tomadas em 2 rodas, desrespeito pelas mais elementares regras de trânsito…enfim, mesmo nós sabendo que será felizmente uma pequeníssima minoria dos casos, tudo isto acaba por formar uma ideia de que somos todos iguais, somos todos uns vândalos, que nos transformamos repentinamente em indivíduos que não respeitam nada nem ninguém.

Ainda que este seja um sentimento que foi já totalmente rasgado, presentemente esquecido e não abordado no meu seio familiar, existe na sociedade quem não suporte o tema das motas e continue a encará-las quase como um objecto do demo….

Nesta linha, aproveito para também vos contar em breves linhas o que se passou há pouco tempo no meu trabalho, quando num acto perfeitamente fortuito, falava de motos com um colega e a que entretanto se juntou uma outra colega que se intrometeu na conversa…e que levou rapidamente a dar por findo o tema que ali abordávamos.

Segundo a mesma, as motos são um perigo constante e fez questão de frisar, arrematando logo para si a própria conclusão do assunto que eu ali debatia com um outro colega, que o seu filho haveria de ser ensinado e instruído a não gostar de motos….que nunca gastaria dinheiro em tal coisa…que ele sim haveria de ter juízo...

Enfim...

A minha ideia desta questão quanto à aversão dada às motos, depois de uma reflexão mais a frio, leva-me a concluir que tem por base um certo preconceito…
No fundo, é como tantos outros…preconceito da malta que gosta do tuning; preconceito da escolha ou orientação sexual, preconceito em relação à religião, preconceito em relação aos portadores de deficiência, etc…etc…

Criam-se estereótipos com facilidade, muitos deles que passam através de uma simples conversa, outros por via do que é generalizado através do que vêem nos noticiários, do que ouvem em casa, do que aprendem no recreio da escola…..pssss….o motard (eu sou dos que não vê mal nenhum na palavra) e a forma como é visto por determinadas pessoas, felizmente cada vez menos, é portanto o resultado de um certo preconceito que graça na sociedade e que por vezes nos levará a ser algo odiados na estrada.
A palavra agora usada é forte, eu sei, mas algumas ocorrências na partilha da mesma estrada e na vivência nem sempre sã entre os automóveis e as motos, acaba por resultar em episódios que são depois enfatizados e mancham sem necessidade a generalidade dos utilizadores de motociclos.


Mas não me parece que a inversão desta forma de pensar se resolva com um apontar do dedo da nossa parte, mas sim tomando a atitude correcta…day after day!

Na procura de uma nova ideia que se quer generalizada, há que procurar fazê-lo actuando e mostrando-o da melhor maneira:  respeito pelos demais utilizadores da via pública; participação em campanhas de valorização humana; discussão aberta de todos os temas e com espírito construtivo; correcção e atitude cortez na estrada; união e entreajuda em todos os momentos, sobretudo os mais difíceis…

Há sempre espaço para melhorar em todos os campos, que não restem dúvidas, e enquanto houver quem pense que os motociclistas são aquilo que deu título a este tópico, a melhor resposta que eu ou tu poderemos dar, será: Queres experimentar a dar uma volta? Prometo-te que vais gostar…

Se não formos nós a dar o exemplo, ninguém o dará por nós…


EDIT: Imagens para a elaboração deste tópico, obtidas em wordpress.com;  i.ytimg.com;  adsoftheworld.com
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama