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Inspeção obrigatória a motociclos...o eterno 'será que sim, será que não'

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Sapiens21:

Inspeção obrigatória a motociclos...o eterno 'será que sim, será que não'Título do tópico editado para o adaptar à realidade[\b][\size]





Como por certo muitos se lembrarão, corria sensivelmente o mês de Abril ou Maio deste ano e falava-se com muita propriedade sobre o assunto das inspecções aos motociclos, nomeadamente que em Outubro deste ano a medida iria tornar-se obrigatória para motos com cilindrada superior a 250cc.

De tal forma foi este assunto encarado como certo, que até mesmo a Associação Nacional de Centros de Inspeção Automóvel veio prontamente dizer que considerava a medida como insuficiente e pretendia incluir também todos os veículos de duas rodas com mais de 50cc.

Argumentou-se mesmo que as estatísticas demonstravam uma relação entre falhas mecânicas ocorridas em motociclos...e os acidentes rodoviários.

Ora bem...

O tempo passou, o tema bastante debatido caiu em esquecimento nos fóruns onde encheu paginas e páginas de discussão, os Centros de Inspecção que se tinham preparado devem ter ficado numa espécie de "limbo" e a medida que tanta polémica gerou...parece ter ficado na gaveta.

Nao me entendam mal!
Não estou com este tópico a querer trazer a polémica de volta e muito menos a querer com isto trazer o tema ao de cima ou a querer dar seguimento a algo que ficou parado no tempo...
Nada disso!!

Mas não sou de me ficar a admirar as questões, sendo elas "convenientes" ou não, pelo que tudo isto não deixa de ser estranho e merecedor de alguma reflexão.

Como é que uma medida destas e que levou mesmo a investimentos em Centros de Inspecção, passados agora pouco mais de 6 meses e já fora do prazo indicado...cai assim no esquecimento?  :pensador:

Será que isto assim sucede por força da união demonstrada nas manifestações dos motociclistas e que decorreram em vários pontos do país? Será que foi o Governo que não viu viabilidade na medida? Será que aquilo que se ganhava monetariamente (na perspectiva governativa), não compensava os "trabalhos"? Será que foram as associações e afins  - onde incluo naturalmente a Federação Portuguesa de Motociclismo - que demonstraram por A + B que a medida era prematura, ineficaz ou mal concebida?

dfelix:

--- Citação de: Sapiens21 em Novembro 29, 2016, 00:43:40, 00:43 ---Como é que uma medida destas e que levou mesmo a investimentos em Centros de Inspecção, passados agora pouco mais de 6 meses e já fora do prazo indicado...cai assim no esquecimento? 

--- Fim de Citação ---

Levou mesmo a investimentos em Centros de Inspecção?
Quantos conheces que estejam adaptados a essa realidade?

Há uns tempos algum engraçado meteu esta imagem a circular nas redes sociais alegando que em Mafra já existia um centro preparado...



Surgiu logo uma vaga de indignação... até alguém descobrir que era uma montagem a partir desta imagem...



 :D


--- Citação de: Sapiens21 em Novembro 29, 2016, 00:43:40, 00:43 ---Será que isto assim sucede por força da união demonstrada nas manifestações dos motociclistas e que decorreram em vários pontos do país?

--- Fim de Citação ---

ah ah ah


--- Citação de: Sapiens21 em Novembro 29, 2016, 00:43:40, 00:43 ---Será que foi o Governo que não viu viabilidade na medida? Será que aquilo que se ganhava monetariamente (na perspectiva governativa), não compensava os "trabalhos"?

--- Fim de Citação ---

É a explicação mais lógica


--- Citação de: Sapiens21 em Novembro 29, 2016, 00:43:40, 00:43 ---Será que foram as associações e afins  - onde incluo naturalmente a Federação Portuguesa de Motociclismo - que demonstraram por A + B que a medida era prematura, ineficaz ou mal concebida?

--- Fim de Citação ---

FPM? ah ah ah   :D


O tema dos IPO para motos já cá anda desde 2002... chegando mesmo a avançar um projecto piloto nos Açores.
Normalmente a cada dois anos surge novamente notícias que estão mesmo quase a começar.
Googlando um pouco descobre-se noticias identicas desde o tempo do jurássico.

O tema só passou a ser preocupante quando foi anunciado como directiva europeia.
Que entretanto por falta de consenso por decidir até 2020... mas sem se saber nada de concreto sobre como ficaram as coisas por cá.

Águas de bacalhau, certamente...



Sapiens21:
Nem me tinha apercebido que aquilo que escrevi até tinha a sua piada. Mas adiante...

Respondendo à questão colocada e porque por um lado não corri os Centros de Inspeção de Norte a Sul do país, e por outro lado tinha lido sobre o assunto logo pouco tempo depois de isto ter despoletado, aqui fica um artigo no Jornal de Notícias e outro do Expresso e que abordam o tema do investimento.

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/transportes/detalhe/motos_tambem_vao_ter_de_ir_a_inspeccao_a_partir_de_outubro__jn


http://expresso.sapo.pt/sociedade/2016-05-11-Inspecao-obrigatoria-para-motas-a-partir-de-250cc

"Segundo o presidente da ANCIA, devido aos centros terem feito investimentos avultados para acolher as inspeções às motas e por isso em vez dos 80 mil veículos de duas rodas com 250cc queriam passar a acolher todas as motas a partir de 50cc."

Se foi ou não feito, de que forma foi aplicado e se foi ou na percentagem alegada, eu não tenho de o saber...mas abordei o assunto no texto como tentativa de perceber o que motivou a que tanta celeuma tivesse dado afinal um resultado prático de...esquecimento do assunto e um discreto "arrumar na gaveta" desta medida.

João_Santos:
Muitos Centros de Inspecção da CIMA aqui pela Zona Centro fizeram Obras de adaptação.

João  :scooter: :scooter:

Clemente Vicente:

Boas,

acho que sim devem de meter mais despesas em cima dos portugueses, elas já são poucas, devem de pensar que nós temos uma máquina para fazer notas, dou um exemplo, nos automóveis em França a inspeção é de 2 em 2 anos, aqui como é um povo rico é feita todos os anos e como esta existem outras semelhantes, não consigo dar um exemplo aqui em Portugal que seja melhor do que  em  outro país da UE,  pobre povo sofredor.....

 :convivio:

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