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Silence S01

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Lourenço:
Avaliação ADAC (Allgemeiner Deutscher Automobil-Club)

A Silence S01, scooter espanhola equivalente 125 é a base da scooter Seat referida neste tópico https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=6677.0

Comparada com estas concorrentes
Govec Schwalbe L3e
Piaggio Vespa Elettrica 70
NIU NQi GT
Trinity Uranus R1
ficou em primeiro lugar nos quatro critérios
Usabilidade ao quotidiano
Ergonmia
Propulsão
Caraterísticas de condução

https://www.motoservices.com/actualite-vehicule-electrique/Silence-S01-le-meilleur-scooter-electrique-du-marche-selon-l-ADAC.htm

https://www.silence.eco/la-nueva-s01-de-silence/

Specifications
Brand          Silence
Model          S01
Speed          restricted top speed of 100 km/h
Power          9 kW (12.1 hp)
Weight          111 kg
Battery          LiFePo4 (LFP)
Battery Life       2,000 cyclesℹ
Range           127 km
Charge Time   5 hours

Preço 6 600 €

De origem são propostos os acessórios habituais, vidro alto, top case, duas alturas de sela, etc.



Sapiens21:
 :nice: :nice:

Pelo que dá para perceber pelas fotos, é muito parecida à S02 de que falei Aqui.

Aliás, creio que as diferenças principais residem naquilo que nao se vê. Baterias, motor eléctrico e outros componentes. :nice:

Um dado que merece destaque é este:

Battery Life:  2,000 cycles

Isto é muito bom!!
A fiabilidade dos componentes está agora a um nível cada vez melhor e a duração a longo prazo de um motociclo eléctrico duvido que fique aquém das mais fiáveis a combustão. Duvido muito..

Lourenço:
Este modelo tem travagem regenerativa. Os 2 000 ciclos será de facto muito bom, só o tempo o dirá, mesmo admitindo que com os hipotéticos 2 000 ciclos a bateria ainda esteja acima dos 75 % estaríamos perante mais de 160 000 km e depois uma fácil adaptação como bateria estacionária por muitos mais ciclos para utilização em apoio de painéis fotovoltaicos, por exemplo.

Para quem circula muito ou para as frotas a grande vantagem é o tipo de sistema de troca de bateria permitindo a rápida substituição por uma nova ou funcionar com baterias de reserva em carga.

Outra vantagem é, para quem habite em prédios (com elevador) ou possa carregar no escritório, poder deslocar a bateria até á tomada sem grande esforço.

Claro que estamos a falar de circulação urbana e pouco mais, mesmo sendo uma equivalente 125, mas alem da questão ambiental e das ZER, a questão financeira ligada ao forte investimento inicial será a comparar no longo prazo com os custos de "combustível", 0.8€/1€ vs 3.5€/4€ 100km mas sobretudo com o custo de revisões e material de desgaste e reposição. É só fazer as contas  ;)

Em "espanhol" um artigo referente á avaliação da ADAC
https://solomoto.es/silence-s01-mejor-scooter-electrico-del-mercado/

Sapiens21:
Mesmo que os 127kms de autonomia indicados pelo fabricante sejam mais uns 100 a 110kms realistas, acredito numa durabilidade que pode ir para perto de 200.000kms. :cool:

Os ciclos e se não estou em erro, contam-se de forma completa, ou seja, o carregamento de uma bateria de 50 a 100% só conta como meio ciclo. Se se fizerem 2 carregamentos desse género, aí sim conta como um ciclo completo de carga/descarga.

Em termos de degradação das baterias, se for como nas 4 rodas, é muito lento. O que é bom.
A não ser que se 'abusem' de sucessivos fast-chargers, por aquilo que vou sabendo...  :-X

Lourenço:
Neste caso, as cargas rápidas são "impossíveis", o carregador e/ou inversor estão embutidos no módulo da bateria, naquele carrinho extraível, externo só o cabo.

Creio que já existe um pequeno inversor como extra mas para poder utilizar a energia acumulada no sentido inverso para por exemplo iluminar uma tenda de campismo ou ligar alguns aparelhos eléctricos de fraca potência como um portátil.

Desconheço a margem de segurança no software para carga máxima e minima. Deverá estar um pouco abaixo por célula dos 4.1 V e acima dos 3.3 V.

De qualquer forma, com as atuais tecnologias de baterias, no sentido de conseguir uma maior longevidade e sobretudo em baterias cujo ideal térmico seja menos elaborado, é de bom tom utilizar a bateria numa amplitude cujos valores se situem entre 20 a 80% da sua capacidade e se ultrapassados este valores repôr ou utilizar o mais breve possível de forma a voltar dentro desta amplitude e sim, uma carga de 20 a 80% representa 60% de um ciclo na utilização da bateria enquanto esta ainda mantém uma capacidade próxima do seu máximo, em todo o caso acima de 75/85%, creio existir um valor convencionado.

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