Autor Tópico: Taxa de álcool na condução: Zero! para todos os países da UE. A proposta do ETSC  (Lida 1415 vezes)

Outubro 29, 2019, 12:53:46, 12:53
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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Taxa de álcool na condução: Zero!! para todos os países da UE.
A proposta do European Transport Safety Council



Num pequeno vídeo hoje publicado e intimamente relacionado com o título deste tópico, o Conselho Europeu de Segurança em Transportes propõe estabelecer um "limite" que é muito simplesmente de taxa de álcool no sangue zero!! durante a condução....e em todos os estados membros da UE.


Aqui fica para verem:


« Última modificação: Outubro 29, 2019, 13:04:35, 13:04 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Outubro 29, 2019, 13:32:06, 13:32
Responder #1

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Penso que foram simpáticos, mas mesmo assim não serão eficazes.
O melhor mesmo para evitar acidentes é trânsito é propor a abolição do trânsito em qualquer tipo de veículo
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Outubro 29, 2019, 13:39:28, 13:39
Responder #2

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
????

Talvez não tenha percebido, mas julgo que estás a ser irónico..

---------------------------------------------------------------------

Por agora e como indicado é meramente uma proposta, mas indo para a frente (coisa que não me surpreenderia!), vai levar a que se tenha muuuito mais cuidado quando se pensa e verbaliza o habitual "é só uma cervejita...isto não me acusa nada":zangadoregras:  :policia:
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Outubro 29, 2019, 14:04:27, 14:04
Responder #3

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Outubro 29, 2019, 14:24:59, 14:24
Responder #4

TMXR

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Penso que foram simpáticos, mas mesmo assim não serão eficazes.
O melhor mesmo para evitar acidentes é trânsito é propor a abolição do trânsito em qualquer tipo de veículo


para chegar aos objectivos deles que é 0 mortos, nao ha outra solucao!
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Outubro 29, 2019, 15:08:41, 15:08
Responder #5

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Para chegar a zero mortos (ou perto disso) é implantar totalmente o desejo de alguns em que passem a ser todos...veículos autónomos.
O que levará décadas, diga-se.

Aí sim a coisa pode chegar a uma inversão nessa ordem de grandeza, mantendo a possibilidade dada aos utilizadores dos veículos de...continuar a beber. :)
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Outubro 29, 2019, 18:56:24, 18:56
Responder #6

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Não sei se os veículos autonomos seriam suficientes, já sempre a possibilidade de avaria.

Já estou a imaginar um filme "A revolta dos veículos autonomos" em que eles se vingam da humanidade trancando as portas e atirando-se ao mar com os passageiros :) :) :)
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Outubro 29, 2019, 19:45:07, 19:45
Responder #7

2low

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Para chegar a zero mortos (ou perto disso) é implantar totalmente o desejo de alguns em que passem a ser todos...veículos autónomos.
O que levará décadas, diga-se.

Aí sim a coisa pode chegar a uma inversão nessa ordem de grandeza, mantendo a possibilidade dada aos utilizadores dos veículos de...continuar a beber. :)

Nesse dia, deixará de fazer sentido as pessoas terem veículos próprios quando podem usufruir de uma rede publica de veículos autónomos...
E até já existem alguns transportes públicos autónomos em algumas cidades Europeias...
Se o objectivo for acabar com a liberdade de cada um então colocarão TODOS os veiculos autonomizados mas acreditando que não se estará a caminhara para uma nova ditadura em que nos limitam a liberdade... "entre escolher conduzir ou por cansaço colocar em modo automático, mas aqui existe escolha e a liberdade não está limitada..."

Sobre o álcool, com tanta tecnologia deveria haver sensores nos volantes/guiadores que impossibilitavam do veiculo sequer ligar quando o sensor verificar um nível de álcool no sangue acima do permitido ou que utopicamente falando, em que o sensor consegue verificar caso a caso (porque temos todos fisionomias diferentes, em que há pessoas que basta um copito para estarem impossibilitadas de conduzir e o mesmo pode acontecer inversamente...) - e aqui não me parece ser um ataque à liberdade de cada um, simplesmente quando o próprio não tem capacidade de distinguir quando não está apto a conduzir, o "sistema avisa-o..." e minimiza danos para terceiros...

MAS como errar é humano e como as maquinas são programadas por humanos... haverá sempre acidentes e com mortos, seja em modo "manual" ou em "automático" - tal como já aconteceram diversos acidentes com Tesla em modo automático... portanto, novamente não me parece a solução...

Acredito que as pessoas é que têm de deixar de ser egoístas e pensarem apenas no seu umbigo e terem noção quando devem ou não conduzir um qualquer veiculo para não colocarem em risco terceiros!

Sobre a proibição total de álcool, deveria haver sempre uma tolerância mínima - acabar de vez com essa tolerância é diminuir a liberdade! Julgo eu de que...

« Última modificação: Outubro 29, 2019, 19:47:18, 19:47 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Outubro 29, 2019, 19:45:34, 19:45
Responder #8

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Não sei se os veículos autonomos seriam suficientes, já sempre a possibilidade de avaria.

Já estou a imaginar um filme "A revolta dos veículos autonomos" em que eles se vingam da humanidade trancando as portas e atirando-se ao mar com os passageiros :) :) :)


Existe sempre a possibilidade de ser falível.

Os veículos autónomos ainda são uma realidade suficientemente distante se pensarmos na massificação dos mesmos.
Levará o seu tempo...

Mas mesmo sendo falíveis as máquinas, por vezes sou levado a crer que os humanos, no seu geral, não o serão menos.
Aliás, existiria um diferencial tal, que os números de vítimas na estrada seria de certeza inferior ao que temos nos dias de hoje.

Pelo menos as máquinas não andavam "bêbedas".  :)
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Outubro 29, 2019, 19:58:21, 19:58
Responder #9

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(....)
MAS como errar é humano e como as maquinas são programadas por humanos... haverá sempre acidentes e com mortos, seja em modo "manual" ou em "automático" - tal como já aconteceram diversos acidentes com Tesla em modo automático... portanto, novamente não me parece a solução...

(....)


Temos de ter presente que estamos apenas no campo das hipóteses e, mais do que isso, a falar de uma realidade distante o bastante para que nem a forma de pensar seja nessa altura a mesma que temos agora.

Não são apenas as máquinas e a tecnologia que evoluem de uma forma incrível, mas também a forma de pensar a vai acompanhando...

Daqui por 30 ou 40 anos, aquilo que hoje se pode ver como um atropelo à liberdade (e que não coloco em causa esse pensamento), "amanhã" pode ter uma ideia global totalmente diferente, alicerçada por um bem comum da erradicação - se tal for possível, ou perto disso - de vítimas em acidentes rodoviários.

Mas não nos vamos aborrecer agora com um amanhã que levará décadas de mudança.

Vamos viver o agora, com os cuidados que bem sabemos que se devem ter...desde logo começando por não beber álcool quando se vai conduzir. :)
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Outubro 29, 2019, 21:43:38, 21:43
Responder #10

Moto2cool

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Fala-se muito do alcool, mas existem outras substancias que contribuem para comportamentos errados na condução. Talvez com mais impacto que o alcool
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Outubro 30, 2019, 07:24:22, 07:24
Responder #11

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Sem dúvida que poderão haver vários motivos para uma condução que seja tudo menos...segura.

Consumo de álcool, desgaste mental e cansaço acumulado, consumo de estupefacientes, distúrbios mentais, "agressividade natural" e com tendência para pouca tolerância para com os demais utilizadores de uma mesma via pública.

Enfim, há muito motivos de facto.

Mas aquele que mais rapidmente (e eficazmente no local de abordagem) uma autoridade poderá aferir com recurso ao aparelho...sera o álcool no sangue.

Ainda esta semana um deles foi apanhado com uma taxa absurda, apesar de estar longe dos records conhecidos.

Uma pessoa assim nem se pode dizer que conduz um veículo. De condução deve ter muito pouco...

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Outubro 30, 2019, 08:08:43, 08:08
Responder #12

Nuno YB

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Não vejo como é que essa medida poderá fazer diminuir os mortos na estrada, muito sinceramente.

Já contei aqui que, este ano quando voltava de férias, fiz mais de 200 klm sem ver uma patrulha da GNR ou PSP. Perguntei a um amigo da BT da GNR se não seria mais eficaz a presença nas estradas com mais patrulhas visiveis do que os radares escondidos. Ele respondeu que, simplesmente, " não há efectivos suficientes para quase nada".

O que vai acontecer então, se essa medida do "zero alcool" for aprovada?
- O desgraçado que tenha bebido UMA cerveja, e que tenha o azar de encontrar uma dessas raras patrulhas, leva multa e pontos fora.
- O Zéi das iscas, que se embebeda diariamente forte e feio, vai continuar a embebedar-se forte e feio, porque esse têm quase sempre sorte e nunca encontram a tal rara patrulha.

Eu conheço, pessoalmente, pessoas que se embebedam e conduzem diariamente. Já tiveram o "azar" de ser caçados... mas que, com a frequencia que o fazem, é uma sorte serem apanhados. Há uns anos o meu bairro era conhecido por ter TODOS os fins de semana uma patrulha da GNR a fazer operação nos acessos. Actualmente, passam-se MESES sem ver um agente da GNR, excluindo aqueles dois que passam por cá semanalmente, durante o dia e a cavalo.

Concordo, em absoluto, com essa "medida zero". Mas não vai ser eficaz se não houver fiscalização e vão continuar a morrer pessoas na estrada... com o fim de semana passado, mais 3 jovens mortos devido ao alcool.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Outubro 30, 2019, 12:00:52, 12:00
Responder #13

dfelix

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Em termos práticos poderá dar alguns resultados.
Mas duvido que sejam evidentes.

Porque na prática será respeitada sobretudo pelos que já por si são "conscientes".
Ou seja, a malta que já actualmente não bebe. Ou não deixa de beber um ou dois copos... mas no momento adequado passa para a água.
E alguns desses não vão beber. Outros vão transitar para a água mais cedo.

Todos os que, tal como o da notícia anterior, agarram no volante com 4,69g/l vão continuar a fazer.
Pelo menos até serem apanhados.
E para serem apanhados implica fiscalização. E a fiscalização implica agentes na rua a gastar boquilhas plásticas certamente compradas 10x mais caro que o suposto por algum ajuste directo.


Outubro 30, 2019, 12:17:57, 12:17
Responder #14

Rodrigues1

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Outubro 30, 2019, 12:26:50, 12:26
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Calma... :)

Não é necessário haver tanto receio.

Primeiro porque ainda será somente uma proposta (apesar de não ver mal nenhum no avançar da mesma...bem pelo contrário).

Segundo, porque não vai passar a ser proibido beber. Pode-se continuar a beber à vontadex...ou quase vá.
O que sim é proibido (ou altamente desaconselhável) é beber álcool e depois ir conduzir um veículo.  :nice:
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Outubro 30, 2019, 13:15:26, 13:15
Responder #16

Nuno YB

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É melhor que avance e o mais rápido possivel. Não é aquela média a acompanhar a bifana em Vendas Novas que me faz falta, empurro a bifana com coca-cola sem problema.

Por mim, em relação ao alcool e a outras infrações, era tolerancia zero e menos 12 pontos na carta.

O grande problema que eu vejo aí, á semelhança do que acontece com o uso do telemovel, é a falta de fiscalização. Para meter um radar escondido, são precisos dois agentes. Para fazer uma operação mais acentuada á escala nacional, são precisos 2000. 2000 agentes que existem mas que, se forem "desviados" para essas ações de fiscalização, deixam o resto do país ás "escuras".
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Outubro 30, 2019, 13:56:09, 13:56
Responder #17

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Não me opondo, tenho sempre dificuldade em ver o estado entrar na vida privada das pessoas.
Da mesma maneira que se espera bom senso das pessoas a beber, também se espera bom senso do estado a limitar.
O que está aqui em causa, afastando o fundamentalismo, é qual o grau de diminuição que o álcool provoca nos vários níveis. Não acredito que se beber um copo de vinho à refeição fique incapacitado para conduzir.

PS- bifana com coca cola não é bifana, é uma espécie de bifana :)
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Outubro 30, 2019, 14:17:16, 14:17
Responder #18

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(....)
Não acredito que se beber um copo de vinho à refeição fique incapacitado para conduzir.
(....)

Talvez...talvez um copo de vinho (e estou a pensar num simples copo de 150-200ml de capacidade), juntamente com a refeição, não acuse.

Se bem que e como bem sabemos, também depende de pessoa para pessoa. :)
« Última modificação: Outubro 30, 2019, 14:19:46, 14:19 por Sapiens21 »
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Outubro 30, 2019, 14:20:58, 14:20
Responder #19

Nuno YB

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Não me opondo, tenho sempre dificuldade em ver o estado entrar na vida privada das pessoas.
Da mesma maneira que se espera bom senso das pessoas a beber, também se espera bom senso do estado a limitar.
O que está aqui em causa, afastando o fundamentalismo, é qual o grau de diminuição que o álcool provoca nos vários níveis. Não acredito que se beber um copo de vinho à refeição fique incapacitado para conduzir.

PS- bifana com coca cola não é bifana, é uma espécie de bifana :)

Um copo de vinho, á partida, não afecta todas as pessoas da mesma maneira. Mas sim, existem pessoas que com apenas um copo de vinho ficam incapacitadas para a condução. O nivel de alcool no sangue é igual para todos, sejam consumidores principiantes ou crónicos. Mas a maneira como esse nivel se manifesta não é igual para todas as pessoas.

Alem disso, o estado não quer intrometer-se na vida das pessoas em relação á quantidade de alcool que ingerem. O que o estado quer é que essa quantidade não afecte a segurança do consumidor, enquanto condutor, e a segurança das outras pessoas que estão na estrada. Como disse o Sapiens, podes beber até cair, não podes é conduzir depois de beber.
Essa conclusão deveria ser facil de atingir por qualquer um,sem haver a necessidade de introduzir coimas e ações de fiscalização. Infelizmente, isso não é possivel. O numero de mortos do acidente perto de Evora já aumentou para 4, um dos feridos graves acabou por falecer ontem... vitima de um acidente provocado por alcool...

E tens razão, bifana com coca-cola é uma "espécie" de bifana. Mas, se essa lei for avante... é uma espécie de bifana legal...
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Outubro 30, 2019, 23:11:56, 23:11
Responder #20

rookie

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permita-me discordar camarada, todos se podem divertir e manter empregos.
nomeiam 1 condutor e os outros bebem, na próxima festa trocam...

Que nunca tenha o azar (bato na madeira) de alguém próximo de si (não precisa de ser familiar, basta amigo/ conhecido ou mesmo um simples vizinho mas dos bons) perca vida por causa de um condutor desses, a partir desse dia, nunca mais vai ter a mesma opinião...

Coitado de quem perde a vida sem culpa nenhuma  :zangadoplus: :zangadoplus:

só tenho pena que os tribunais e a ANSR (consoante a situação) não aplique as penas mais gravosas para o pessoal aprender!!!

Tolerância Zero :zangadoregras:

PS:muitas pessoas não fazem ideia das figuras que fazem quando estão acompanhadas com alcool
foi só o desabafo :)

Outubro 31, 2019, 07:41:46, 07:41
Responder #21

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Podes crer.
Partilho dessa opinião e chamada de atenção final, já que não é somente algo que se resume ao muito problemático tema de conduzir um veículo após ingerir bebidas alcoólicas.

As figuras que se fazem são demasiado tristes e já assisti a cenas mesmo... mesmo lamentáveis.  :(

O efeito é mais rápido do que se pensa, pelo que eventualmente verbalizar "...isto num tirinho chego a casa e as cervejas que bebi à bocado não me farão nada", pode ser um erro tremendo se levado a efeito.

Vivo numa cidade Universitária e não há ano em que não veja cenas tristes.

Pode-se dizer "É pá sao jovens. Também dão as suas cabeçadas de vez em quando. Deixa-os viver."

Tudo bem!
Não deixa de ser verdade...

Mas depois as tais cenas tristes nalguns casos ampliam-se quando pegam num veículo, o enchem de malta amiga também todos bem regados...e acontece aquilo que faz sofrer os pais para sempre.  :-X

Recordo a este título que segundo estudos já levados a cabo, o álcool leva entre 5 a 15 minutos a fazer efeito se for ingerido fora da refeição.
Passa para 30 a 60 minutos com a presença de alimentos.

Acontece tudo muito rápido, mais ainda numa altura em que o juízo está toldado pela bebida e nem tem noção do tempo já passado e do seu estado para pegar num veículo.
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Dalai Lama

Outubro 31, 2019, 09:05:01, 09:05
Responder #22

Nuno YB

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Que nunca tenha o azar (bato na madeira) de alguém próximo de si (não precisa de ser familiar, basta amigo/ conhecido ou mesmo um simples vizinho mas dos bons) perca vida por causa de um condutor desses, a partir desse dia, nunca mais vai ter a mesma opinião...

Coitado de quem perde a vida sem culpa nenhuma  :zangadoplus: :zangadoplus:

só tenho pena que os tribunais e a ANSR (consoante a situação) não aplique as penas mais gravosas para o pessoal aprender!!!

Tolerância Zero :zangadoregras:

PS:muitas pessoas não fazem ideia das figuras que fazem quando estão acompanhadas com alcool
foi só o desabafo :)

Só complementar: penas mais pesadas e visita obrigatória ao Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão,

Talvez vendo as "figuras tristes" das vitimas de acidentes com alcool comecem a fazer menos figuras tristes quando saem á noite.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Outubro 31, 2019, 09:53:07, 09:53
Responder #23

dfelix

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Por mim bastava o "teste do 4" e conseguirem caminhar em cima duma linha direita.
Quem não conseguir se equilibrar é porque não está apto para conduzir.
Tenha alcool no sangue ou não!

Outubro 31, 2019, 10:19:16, 10:19
Responder #24

JViegas

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Bebo socialmente e frequentemente às refeições de reunião de família.

Nunca conduzi bêbado e já deixei de conduzir, dando o lugar à mulher quando já estou "contente", pois a minha resistência ao álcool já não é a que tinha na minha juventude. Ou seja, existe um auto controle.

Mas será suficiente?
Será que numa noite onde "abuse" e queira conduzir, poderei estar a colocar-me em risco? A mim e a terceiros?
Será que a tolerância "0" me irá influenciar?

Mas saber que posso ser "apanhado" nas malhas da lei porque acuso um ou dois copos de vinho que bebi à refeição, provoca-me alguma apreensão.  :pensador:

Se concordo com a redução para "0"?
Por aquilo que escrevi não.

A legislação relacionada com este tema é suficiente?
Penso que sim. Já dá para perder pontos e ir parar à prisão.

Mas nada paga uma vida perdida ou trucidada/amputada, pelos erros de terceiros ou por nossa incúria.

Então o que está a falhar?
Formação pessoal/cívica?
A "cultura da bebida" que está incutida na sociedade?
Na fiscalização?
Na aplicação da lei?

Fará então sentido apurar os motivos do que impor a taxa "0" na estrada?
« Última modificação: Outubro 31, 2019, 10:20:32, 10:20 por JViegas »