Como alguns sabem, tenho uma CBR600rr de 2008 e ainda tem o suporte de matrícula original - aka com o farolim traseiro no suporte de matrícula. Ou seja, horrível.Estava a considerar trocar o suporte de matrícula e colocar um farolim traseiro com piscas embutidos. A minha questão aqui é: isto é permitido, é omisso ou simplesmente proibido por lei?Aqui no link inicial tem como coima "veículo com iluminação que não obedeça às características ou modo de instalação legalmente fixados"... O que não me leva a concluir coisa nenhuma, porque não consigo encontrar legislação ou informação que me aponte numa direcção concreta.Alguém daqui já foi multado ou advertido pela polícia por ter piscas embutidos no farolim traseiro?
Alguém daqui já foi multado ou advertido pela polícia por ter piscas embutidos no farolim traseiro?
...depois, as inspecções mais dia menos dia estarão aí à porta...
no meio disto tudo dou um pequeno conselho, deixa ficar a moto original...terás mais vantagem em vez de a alterares... primeiro, não andarás aflito sempre que te aproximas da policia, depois, as inspecções mais dia menos dia estarão aí à porta... poderá ser uma dor de cabeça, para a malta que tem alterações, e faróis auxiliares...
Citação de: rookie em Outubro 28, 2019, 23:19:12, 23:19no meio disto tudo dou um pequeno conselho, deixa ficar a moto original...terás mais vantagem em vez de a alterares... primeiro, não andarás aflito sempre que te aproximas da policia, depois, as inspecções mais dia menos dia estarão aí à porta... poderá ser uma dor de cabeça, para a malta que tem alterações, e faróis auxiliares...A questão aqui é que colocar um suporte de matrícula devidamente homologado não trará problemas. De resto... Nem tenho mais nada assim que chame a atenção na minha mota : p
Há grande confusão entre homologado e autorizado a colocar em determinado veículo. Claro que pode existir excesso de zelo, mas porque é que cada vez que acontecem estas cenas há comentários do género, porcaria de país, só em Portugal esta caça á multa, vergonhoso, etc. quando por um lado sabemos que Portugal é um dos países europeus mais tolerante, menos fiscalizador, com menor rácio de autuações e por outro sabemos que a lei existe com o intuito de salvaguardar minimamente a segurança dos veículos e de todos nós.Em alguns países nossos vizinhos as motos não saiam dali sem que fossem retirados os apêndices, noutros eram confiscadas, noutros ficavam com o dono como fiel depositário siando dali só em cima de um reboque impedidas de circular com apreensão de documentos e com prazo apertado para inspeção, como me aconteceu na Bélgica com um carro por causa de luzes de dia não regulamentares apesar de homologadas.Em Portugal as poucas vezes que fui parado sozinho ou em grupo e que houve problemas foi sempre devido a alguma brincadeira tipo o cavalinho do vídeo ou falta de respeito com algum agente, de resto sempre observei uma grande margem de tolerância e dei comigo a pensar que deviam parar mais vezes para controlar documentos e órgãos principais para ver se pelo menos os roubos de motos abrandavam.Aquele cavalinho foi feito num local onde invariavelmente há policiamento e até operações stop seguidas a radares instalados, não há alfacinha que não as tenha visto por ali em frente ao Colombo e ao longo da Avenida Lusíada.Existe uma grande confusão é verdade e a lei por vezes presta a diversa interpretação mas há na generalidade conhecimento acerca de como averbar determinadas alterações de veículo e salvo uma prova irrefutável não acredito nas historias de top cases autuadas como nunca fui autuado nem conheço nenhuma situação com a box no tejadilho do carro. Já por exemplo o transporte de bicicletas na traseira que aumenta a largura total do veiculo é autuado e é lógico.Quando começarem as inspeções, se começarem, vai ser mais rigoroso e na generalidade vamos ter saudades destes tempos. Passou-se na restante europa á décadas, não vejo forma de não ser assim por cá a não ser devido ao centralismo brutal do poder decisivo nestas matérias dependente do poder politico mas aos poucos essa descentralização acontece e deixaremos de estar tanto nas mão de politicos caça votos para ficarmos entregues a técnicos frios sem cor e com vontade de mostrar serviço.
Vê este video, talvez te ajude a tirar algumas duvidas.
(...)Já tive e tenho motos bem menos "legais" que isto...(...)
Temos das leis mais sem nexo da Europa, fruto de um código da estrada desactualizado e completamente á margem das tecnologias e modificações introduzidas nos ultimos 20 anos na industria automovel e motociclista. Já não falando em estudos que comprovam por "A mais B" que certas maneiras de circular na estrada são mais seguras do que as actuais permitidas no código.
Muito provavelmente, se me deslocasse mais vezes a Lisboa ou se lá residisse, não andaria com estas modificações.