Autor Tópico: Perguntem à PSP  (Lida 3111 vezes)

Fevereiro 06, 2017, 17:50:23, 17:50
Lida 3111 vezes

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Aqui fica o link para o quadro de multas da própria PSP.
http://www.multas.pt/psp-divulga-resumo-atualizado-de-infracoes-codigo-da-estrada.
Merece a pena acompanhar o site ;)
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Fevereiro 06, 2017, 18:08:49, 18:08
Responder #1

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Um preçário (leia-se "coimas"), capaz de causar um valente rombo na carteira de quem for visado.  :policia:

Obrigado pela partilha, companheiro.  :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Fevereiro 07, 2017, 23:41:58, 23:41
Responder #2

rodd

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 156
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900
  • Localidade: Torres Vedras
Obrigado pela partilha.

Boas curvas.

Fevereiro 25, 2019, 18:14:30, 18:14
Responder #3

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Desculpem reactivar um tópico tão antigo, mas era onde "cabia" esta notícia de hoje.

Isto porque:

"A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia vai promover o que pode ser visto como uma "greve de zelo". A ASPP apela a todos os agentes para que, a partir do dia de hoje e até ao dia 31 de Março, se abstenham de passar multas e coimas nos casos em que tal for possível."

https://www.rtp.pt/noticias/pais/aspp-promove-greve-de-zelo_v1131414
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Outubro 28, 2019, 16:20:02, 16:20
Responder #4

danteMdie

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 222
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: R1
  • Localidade: Porto
Como alguns sabem, tenho uma CBR600rr de 2008 e ainda tem o suporte de matrícula original - aka com o farolim traseiro no suporte de matrícula. Ou seja, horrível.

Estava a considerar trocar o suporte de matrícula e colocar um farolim traseiro com piscas embutidos. A minha questão aqui é: isto é permitido, é omisso ou simplesmente proibido por lei?

Aqui no link inicial tem como coima "veículo com iluminação que não obedeça às características ou modo de instalação legalmente fixados"... O que não me leva a concluir coisa nenhuma, porque não consigo encontrar legislação ou informação que me aponte numa direcção concreta.

Alguém daqui já foi multado ou advertido pela polícia por ter piscas embutidos no farolim traseiro?

Outubro 28, 2019, 17:20:03, 17:20
Responder #5

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5295
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Como alguns sabem, tenho uma CBR600rr de 2008 e ainda tem o suporte de matrícula original - aka com o farolim traseiro no suporte de matrícula. Ou seja, horrível.

Estava a considerar trocar o suporte de matrícula e colocar um farolim traseiro com piscas embutidos. A minha questão aqui é: isto é permitido, é omisso ou simplesmente proibido por lei?

Aqui no link inicial tem como coima "veículo com iluminação que não obedeça às características ou modo de instalação legalmente fixados"... O que não me leva a concluir coisa nenhuma, porque não consigo encontrar legislação ou informação que me aponte numa direcção concreta.

Alguém daqui já foi multado ou advertido pela polícia por ter piscas embutidos no farolim traseiro?

Esteticamente funciona bem e cativa qualquer um só que... para a polícia isso não é suficiente para considerar que tenha piscas...
Diria que se for para embelezar "a miúda" para arranjares um "bacalhau" mais pequeno, com farolim, luz matricula e dois piscas em separado para não vires a ter dissabores...

E já ouvi relatos de malta a ser multada por esses e outros "problemas"...

 :convivio:
« Última modificação: Outubro 28, 2019, 17:21:29, 17:21 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Outubro 28, 2019, 18:22:48, 18:22
Responder #6

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Alguém daqui já foi multado ou advertido pela polícia por ter piscas embutidos no farolim traseiro?

As motos que no presente tenho usado no dia-a-dia estão por acaso com os "bacalhaus" originais.
Mas toda a minha vida tive motos com suportes alterados...
E curiosamente NUNCA tive qualquer aborrecimento!

A única multa que tive até hoje relacionada com o veículo foi por detectarem barulho acima do legal... no escape duma moto com poucas semanas e acabada de terminar rodagem!
Isto em 2004. E no que parecia ser uma operação dedicada exclusivamente a isso. Enquanto lá tive ninguém escapou.
Nunca mais vi ou assisti a nada do género.

Cheguei a ser mandado em operações stop com regularidade.
Cheguei a andar sem piscas, sem reflector e só com o um espelho esquerdo mais pequeno. Além de escapes que faziam bastante barulho.
Nunca me disseram nada!

Cheguei uma vez a ser mandado parar em Mafra numa moto que nem espelhos tinha... mas porque a luz de presença estava "fraquinha"!
(e realmente estava, pois levou uma de 24V provisória que por não fundir como as anteriores tornou-se definitiva)
Quando me mandaram parar disseram que não havia problema nenhum. Que a luz estava lá. E só abordaram só a alertar por razões de segurança!
Rapidamente percebi que só fui mandado parar porque queriam ver melhor a passageira.

A única situação que presenciei de alguém arranjar problemas com "modificações" foi de um conhecido que decidiu responder de forma menos correcta ao polícia quando este lhe perguntou se "aquela matrícula era para fugir alguém"! Tivesse respondido de outra forma e o resultado certamente seria outro.

A minha opinião vale o que vale, mas cada vez mais acredito que a maioria não se preocupa muito com o assunto.
Ou têm ordens especificas para martelar e vão para algum local facturar (como fazem todos os anos pela concentração de Faro)... ou nem sequer ligam muito ao tema.
No entanto, acho que hoje em dia começam a ser menos tolerantes. Mas se os piscas, luzes, espelhos e reflector estiverem lá... seja no suporte original ou não, também não vão fazer drama.
Começam cada vez mais a olhar de lado é com os escapes. Porque há malta que abusa.
E mesmo nestes, cada caso é um caso.
Já fui mandado parar dezenas de vezes com a minha bmw sem dbkiller no akrap e nem ligam a isso.
Já com o termi da ducati a história e outra. Já olharam de lado vezes suficientes para me lembrar que se não lhe enfiar a rolha... um dia destes vou pagar por isso.

Quanto a piscas piscas embutidos no farolim traseiro... penso que se aplica a mesma receita.
Se estiverem prai virados... multam. Mas o mais provável é nem ligarem muito a isso até um dia que algum acorde mal disposto.
Conheço quem use disso há anos...

Eu só não colocaria piscas integrados porque acho um bocado azeiteiro!   :D
Ilegal por ilegal continuo a preferir piscas pequenos e bonitos mas no sitio certo.

Outubro 28, 2019, 21:19:15, 21:19
Responder #7

danteMdie

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 222
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: R1
  • Localidade: Porto
Ok then! Obrigado pelo feedback! ; )

Outubro 28, 2019, 23:19:12, 23:19
Responder #8

rookie

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 143
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: T-max 500
  • Localidade: Leiria
no meio disto tudo dou um pequeno conselho, deixa ficar a moto original...terás mais vantagem em vez de a alterares... primeiro, não andarás aflito sempre que te aproximas da policia, depois, as inspecções mais dia menos dia estarão aí à porta... poderá ser uma dor de cabeça, para a malta que tem alterações, e faróis auxiliares...

Outubro 29, 2019, 11:07:49, 11:07
Responder #9

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
...depois, as inspecções mais dia menos dia estarão aí à porta...

Sim. Mais tarde ou mais cedo será uma realidade.
Até porque... desde 2006 que "estão aí à porta"!
 :)

Outubro 29, 2019, 18:00:16, 18:00
Responder #10

danteMdie

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 222
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: R1
  • Localidade: Porto
no meio disto tudo dou um pequeno conselho, deixa ficar a moto original...terás mais vantagem em vez de a alterares... primeiro, não andarás aflito sempre que te aproximas da policia, depois, as inspecções mais dia menos dia estarão aí à porta... poderá ser uma dor de cabeça, para a malta que tem alterações, e faróis auxiliares...

A questão aqui é que colocar um suporte de matrícula devidamente homologado não trará problemas. De resto... Nem tenho mais nada assim que chame a atenção na minha mota : p

Outubro 30, 2019, 14:29:45, 14:29
Responder #11

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
no meio disto tudo dou um pequeno conselho, deixa ficar a moto original...terás mais vantagem em vez de a alterares... primeiro, não andarás aflito sempre que te aproximas da policia, depois, as inspecções mais dia menos dia estarão aí à porta... poderá ser uma dor de cabeça, para a malta que tem alterações, e faróis auxiliares...

A questão aqui é que colocar um suporte de matrícula devidamente homologado não trará problemas. De resto... Nem tenho mais nada assim que chame a atenção na minha mota : p

O que é um suporte de matricula devidamente homologado? É aquele que a propria marca disponibiliza no catálogo de acessórios? É algum de outra marca qualquer, tipo Rizoma?

Vê este video, talvez te ajude a tirar algumas duvidas.

Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Outubro 30, 2019, 15:40:13, 15:40
Responder #12

Raminhos

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 425
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Um vídeo que foi posto (nem sei de há 1 semana e entretanto foi retirado) do CHASE ME NOW em que foi multado e inspecção B por causa do escape mas espelhos, suporte curto e manetes não fizeram parte da mesma. Embirraram com o escape.

Será sempre um risco.

Outubro 30, 2019, 18:21:06, 18:21
Responder #13

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Acredito que, em Lisboa e no Porto, seja mais facil levar porrada por causa do barulho. E, se o "oficial de justiça" estiver mal disposto, pode ainda pegar pelos espelhos, piscas e suporte de matricula.

Felizmente, no resto do país, as forças de segurança fecham muito mais os olhos a essas questões ( exceto quando sai alguma "campanha de prevenção" que incide sobre os motociclistas ).
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Outubro 30, 2019, 19:06:41, 19:06
Responder #14

NFRod

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 305
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Já percebi que o melhor é meter já uns cobres de parte. Estive a ler alguns comentários e é surreal...

Já tinha lido sobre isto mas a maneira que eles têm de verificar que não houve alterações às características originais é ir ao PC pesquisar pelo nome da mota. Acho isto ridiculo... Lá está a minha mota no google tem vidro transparente, banco atrás etc. Como está agora com peças que vieram incluídas no pack desportivo da mota já não está como o "Google" a mostra. E depois estas multas é com base no pagar e se te quiseres queixar é depois... Enfim

E pelo que disseram também nesses comentários ir à "inspecção B" com a mota é tirar fotos à mota, assinar uma declaração em como está original e arrotar mais uns €. Assim vale a pena

Outubro 30, 2019, 20:13:41, 20:13
Responder #15

Lourenço

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 816
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
  • Localidade: Lisboa
Há grande confusão entre homologado e autorizado a colocar em determinado veículo. Claro que pode existir excesso de zelo, mas porque é que cada vez que acontecem estas cenas há comentários do género, porcaria  de país, só em Portugal esta caça á multa, vergonhoso, etc. quando por um lado sabemos que Portugal é um dos países europeus mais tolerante, menos fiscalizador, com menor rácio de autuações e por outro sabemos que a lei existe com o intuito de salvaguardar minimamente a segurança dos veículos e de todos nós.

Em alguns países nossos vizinhos as motos não saiam dali sem que fossem retirados os apêndices, noutros eram confiscadas, noutros ficavam com o dono como fiel depositário siando dali só em cima de um reboque impedidas de circular com apreensão de documentos e com prazo apertado para inspeção, como me aconteceu na Bélgica com um carro por causa de luzes de dia não regulamentares apesar de homologadas.

Em Portugal as poucas vezes que fui parado sozinho ou em grupo e que houve problemas foi sempre devido a alguma brincadeira tipo o cavalinho do vídeo ou falta de respeito com algum agente, de resto sempre observei uma grande margem de tolerância e dei comigo a pensar que deviam parar mais vezes para controlar documentos e órgãos principais para ver se pelo menos os roubos de motos abrandavam.

Aquele cavalinho foi feito num local onde invariavelmente há policiamento e até operações stop seguidas a radares instalados, não há alfacinha que não as tenha visto por ali em frente ao Colombo e ao longo da Avenida Lusíada.

Existe uma grande confusão é verdade e a lei por vezes presta a diversa interpretação mas há na generalidade conhecimento acerca de como averbar determinadas alterações de veículo e salvo uma prova irrefutável não acredito nas historias de top cases autuadas como nunca fui autuado nem conheço nenhuma situação com a box no tejadilho do carro. Já por exemplo o transporte de bicicletas na traseira que aumenta a largura total do veiculo é autuado e é lógico.

Quando começarem as inspeções, se começarem, vai ser mais rigoroso e na generalidade vamos ter saudades destes tempos. Passou-se na restante europa á décadas, não vejo forma de não ser assim por cá a não ser devido ao centralismo brutal do poder decisivo nestas matérias dependente do poder politico mas aos poucos essa descentralização acontece e deixaremos de estar tanto nas mão de politicos caça votos para ficarmos entregues a técnicos frios sem cor e com vontade de mostrar serviço.

Outubro 31, 2019, 09:01:47, 09:01
Responder #16

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Há grande confusão entre homologado e autorizado a colocar em determinado veículo. Claro que pode existir excesso de zelo, mas porque é que cada vez que acontecem estas cenas há comentários do género, porcaria  de país, só em Portugal esta caça á multa, vergonhoso, etc. quando por um lado sabemos que Portugal é um dos países europeus mais tolerante, menos fiscalizador, com menor rácio de autuações e por outro sabemos que a lei existe com o intuito de salvaguardar minimamente a segurança dos veículos e de todos nós.

Em alguns países nossos vizinhos as motos não saiam dali sem que fossem retirados os apêndices, noutros eram confiscadas, noutros ficavam com o dono como fiel depositário siando dali só em cima de um reboque impedidas de circular com apreensão de documentos e com prazo apertado para inspeção, como me aconteceu na Bélgica com um carro por causa de luzes de dia não regulamentares apesar de homologadas.

Em Portugal as poucas vezes que fui parado sozinho ou em grupo e que houve problemas foi sempre devido a alguma brincadeira tipo o cavalinho do vídeo ou falta de respeito com algum agente, de resto sempre observei uma grande margem de tolerância e dei comigo a pensar que deviam parar mais vezes para controlar documentos e órgãos principais para ver se pelo menos os roubos de motos abrandavam.

Aquele cavalinho foi feito num local onde invariavelmente há policiamento e até operações stop seguidas a radares instalados, não há alfacinha que não as tenha visto por ali em frente ao Colombo e ao longo da Avenida Lusíada.

Existe uma grande confusão é verdade e a lei por vezes presta a diversa interpretação mas há na generalidade conhecimento acerca de como averbar determinadas alterações de veículo e salvo uma prova irrefutável não acredito nas historias de top cases autuadas como nunca fui autuado nem conheço nenhuma situação com a box no tejadilho do carro. Já por exemplo o transporte de bicicletas na traseira que aumenta a largura total do veiculo é autuado e é lógico.

Quando começarem as inspeções, se começarem, vai ser mais rigoroso e na generalidade vamos ter saudades destes tempos. Passou-se na restante europa á décadas, não vejo forma de não ser assim por cá a não ser devido ao centralismo brutal do poder decisivo nestas matérias dependente do poder politico mas aos poucos essa descentralização acontece e deixaremos de estar tanto nas mão de politicos caça votos para ficarmos entregues a técnicos frios sem cor e com vontade de mostrar serviço.

Menos fiscalizador, sim. Mais tolerante, não.

Temos das leis mais sem nexo da Europa, fruto de um código da estrada desactualizado e completamente á margem das tecnologias e modificações introduzidas nos ultimos 20 anos na industria automovel e motociclista. Já não falando em estudos que comprovam por "A mais B" que certas maneiras de circular na estrada são mais seguras do que as actuais permitidas no código.

O que ainda nos "safa" é não termos uma fiscalização adequada. E quando digo "adequada", não me refiro só á falta de fiscalização. As leis estão sujeitas á interpretação de cada agente, ou juiz. O que para um dá coima, para outro não dá nada. Um crime de violencia doméstica merece uma condenação por parte de um juiz, recorrendo da decisão e tendo outro juiz a julgar o mesmo caso, pode dar absolvição. As leis não são "preto no branco", estão sujeitas á interpretação e "boa ou má vontade" do agente que encontramos na estrada.

Não digo que, no caso do video, as coimas não tenham sido consequencia de outros factores. Já vi outros casos ( o Dfelix, por exemplo, com tantos anos de condução de motociclos, quase não teve chatices por causa das modificações ) em que os prevaricadores sairam de cena só com uma "palmadinha no pulso".

Eu mesmo, nas poucas vezes que me mandaram parar, pediram só a documentação, não viram escapes, espelhos ou sequer luzes. Se, no caso dos escapes, estou claramente ilegal ( devido ao som ), nos espelhos, piscas e luzes tambem estou... apesar de os espelhos serem melhores que os originais ( mais curtos, mais rigidos, que permitem muito menos vibração e melhor visibilidade ), dos piscas de led ( que, apesar de serem mais pequenos, são muito mais visiveis que os originais ) e do farol dianteiro e traseiro ( tambem em led, com as mesmas vantagens dos piscas ) me darem mais segurança e visibilidade.

Muito provavelmente, se me deslocasse mais vezes a Lisboa ou se lá residisse, não andaria com estas modificações. Morando onde moro e com uma deslocação ou duas por ano a Lisboa, é o "deixa andar". A moto fica mais "eficiente", mais segura e, sinceramente, mais bonita.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Outubro 31, 2019, 11:05:15, 11:05
Responder #17

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Vê este video, talvez te ajude a tirar algumas duvidas.

Não me parece que o que tenha "chamado a atenção" fosse propriamente o suporte de matrícula...
Até porque se for o que aparece nas fotos desse 28rider_pt, seja de que marca for, não está no local devido além de aponta a matricula para a lua.  :D
Ainda assim, diria que há ali coisas muito mais fáceis para implicar.



Já tive e tenho motos bem menos "legais" que isto...
Não andar em carneirada provavelmente é o que me tem safado.
« Última modificação: Outubro 31, 2019, 11:06:21, 11:06 por dfelix »

Outubro 31, 2019, 11:32:17, 11:32
Responder #18

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5295
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
(...)
Já tive e tenho motos bem menos "legais" que isto...
(...)

Seu pirómano barulhento !

:lolol: 8) :convivio:
« Última modificação: Outubro 31, 2019, 11:34:05, 11:34 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Outubro 31, 2019, 11:44:24, 11:44
Responder #19

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Temos das leis mais sem nexo da Europa, fruto de um código da estrada desactualizado e completamente á margem das tecnologias e modificações introduzidas nos ultimos 20 anos na industria automovel e motociclista. Já não falando em estudos que comprovam por "A mais B" que certas maneiras de circular na estrada são mais seguras do que as actuais permitidas no código.

O nosso código ao longo das revisões que tem sofrido  segue na maior parte dos casos directivas da UE.
Obviamente que cada estado membro ainda tem soberania nesse aspecto.
Mas estão cada vez mais próximos no que diz respeito a regras e obrigações.
Para o bem e para o mal.

O aumento da fiscalização a que se assiste não é uma invenção nossa.

Muito provavelmente, se me deslocasse mais vezes a Lisboa ou se lá residisse, não andaria com estas modificações.

Ou não...
E falo por mim no caso do escape.
Pois quando filtro entre carros, faz toda a diferença entre ao me aproximar de alguns condutores mais distraidos estes olharem para o espelho ou continuarem a escrever no whatsapp.

Mas é como tudo...
Se quiser problemas sei onde os procurar.
Basta ir para onde vai a "carneirada".
« Última modificação: Outubro 31, 2019, 11:45:32, 11:45 por dfelix »