Autor Tópico: Um cidadão transalpino passou hoje por aqui neste motociclo.  (Lida 1697 vezes)

Agosto 09, 2019, 20:40:52, 20:40
Lida 1697 vezes

jpcontreiras

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 100
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Um cidadão transalpino passou hoje pela capital do baixo alentejo montado nesta bela máquina.




Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
« Última modificação: Agosto 09, 2019, 20:44:50, 20:44 por jpcontreiras »
https://www.facebook.com/joaopaulocontreiras
Membro n.º 332 do Clube Português de Motociclismo

Agosto 09, 2019, 21:29:43, 21:29
Responder #1

jpcontreiras

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 100
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
https://www.facebook.com/joaopaulocontreiras
Membro n.º 332 do Clube Português de Motociclismo

Agosto 09, 2019, 22:09:34, 22:09
Responder #2

carlos-kb

  • Visitante
Moto Guzzi Norge 1200. Ainda cheguei por breve tempo a ponderá-la para substituta da minha antiga F800ST.

Mas o facto de ter pouca potência e a questão da má representatividade da marca, em Portugal, fez-me rapidamente desistir da ideia.

Mas aprecio muito as máquinas de Mandello del Lario.
« Última modificação: Agosto 09, 2019, 22:10:48, 22:10 por carlos-kb »

Agosto 09, 2019, 23:05:21, 23:05
Responder #3

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Quem teve uma foi o Nilton...
Se a teve um ano... já não sei... mas entretanto só se o apanha com carros, virou para o outro lado da força...
http://motoportugal.pt/?p=444

Para quem quiser uma moto com andamento relaxado podia ser este um motociclo a ter em conta só que como se venderam tantos... mesmo que se queira... é preciso ter mesmo sorte de se apanhar uma no mercado de usados...

Olha... afinal... https://www.standvirtual.com/anuncio/moto-guzzi-norge-gt-1200-abs-ID8MJKst.html?utm_source=olx.pt&utm_medium=referral&utm_campaign=search_results_link

Curiosidades:
- as Norge1200 estão em risco de apanharem uma multa por circularem tal como foram comercializadas - aquele reflector redondo por baixo da matricula não é regulamentar...
- o painel de bordo é até parecido com o da minha moto

(foto retirada do anuncio acima indicado)


« Última modificação: Agosto 09, 2019, 23:14:08, 23:14 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Agosto 09, 2019, 23:11:23, 23:11
Responder #4

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Globalmente gosto muito da moto.  :nice:

Mas para o meu gosto pessoal, acho os espelhos cromados um pouco desenquadrados do restante design, já para não falar de verdadeiras hastes no lugar do guiador, que só devem encontrar rival nalgumas maxiscooters como a Sym MaxSym.

Uma Pan Europena e uma FJR 1300 também tem as suas "hastes", mas julgo que mais pequenas.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 09, 2019, 23:27:10, 23:27
Responder #5

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
(...)
Mas para o meu gosto pessoal, acho os espelhos cromados um pouco desenquadrados do restante design (...)

Olha que...
Os modelos menos recentes tinham espelhos cromados mas pelo menos a partir de 2013 (se não antes) já têm espelhos mais bonitos e pretos...
 :nice:

Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Agosto 09, 2019, 23:28:48, 23:28
Responder #6

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Bem mais ao meu gosto... :)

Pelo menos na moto em questão resulta, na minha modesta opinião...bem melhor que cromados.  :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 10, 2019, 00:40:25, 00:40
Responder #7

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Online
  • ****

  • 1555
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
Uma Pan Europena e uma FJR 1300 também tem as suas "hastes", mas julgo que mais pequenas.

A Pan tem os espelhos metidos na carenagem enquanto a FJR tem uns suportes todos estilizados "lá na frente"... nada no guiador.

Agosto 10, 2019, 00:57:56, 00:57
Responder #8

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
PJmartinho, o momento da minha referência às "hastes", quando feita lá atrás...não era relativa aos espelhos.  ;)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 10, 2019, 01:01:00, 01:01
Responder #9

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Online
  • ****

  • 1555
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia

Agosto 17, 2019, 23:26:25, 23:26
Responder #10

jpcontreiras

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 100
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Sempre gostei do design das italianas... Benellis, Aprilias, Gileras, Malagutis, Cagivas, Ducatis, MV Agustas e, claro, Moto Guzzis, como esta Norge 1200 GT.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
« Última modificação: Agosto 18, 2019, 04:49:49, 04:49 por jpcontreiras »
https://www.facebook.com/joaopaulocontreiras
Membro n.º 332 do Clube Português de Motociclismo

Agosto 18, 2019, 22:27:55, 22:27
Responder #11

Falcão

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 90
  • Marca Motociclo: Honda / Voge
  • Modelo Motociclo: Crosstourer 1200X DCT / 300 rally
  • Localidade: ALMADA
Uma bela GT com transmissão por veio, muito adequado para grandes tiradas!
Yamaha Cygnus 125 * Sym 125 Gts * Honda Silver Wing 400 * Honda Íntegra 700 * Honda Crosstourer 1200X * Royal Enfield Himalayan * Voge 300 rally

Outubro 30, 2019, 08:27:56, 08:27
Responder #12

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Não desgosto... mas preferia mil vezes uma FJR...
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Outubro 30, 2019, 11:22:09, 11:22
Responder #13

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
- as Norge1200 estão em risco de apanharem uma multa por circularem tal como foram comercializadas - aquele reflector redondo por baixo da matricula não é regulamentar...

Só agora reparei no que escreveste aqui.
O que me deixa a pensar em... porquê?  :pensador:

Estás a falar com conhecimento de causa?
Ou estás a supor da mesma forma como fizeste aqui?

Se reparares o reflector desta Norge italiana é o mesmo utilizado em outras motos da marca, incluindo a do Nilton e a V7 do Vitor_F_Silva.
E certamente o mesmo que estará na esmagadora maioria dos países que seguem os acordos internacionais. (ultima versão aqui)

Parece-me interessante perceber como chegas à conclusão que o reflector não é regulamentar.
Também me parece interessante se perceber até que ponto o IMTT emite certificado de homologação não só para um como para todas as outras motos do catálogo que partilham aquele componente!
 ;)

Teremos aqui uma nova teoria da conspiração?
 :D
Será que os senhores aceitam "luvas" da Guzzi para fechar os olhos a algo que aparentemente nem vai de encontro ao que diz o regulamento?
 8)


Outubro 30, 2019, 12:04:31, 12:04
Responder #14

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
- as Norge1200 estão em risco de apanharem uma multa por circularem tal como foram comercializadas - aquele reflector redondo por baixo da matricula não é regulamentar...

Só agora reparei no que escreveste aqui.
O que me deixa a pensar em... porquê?  :pensador:

Estás a falar com conhecimento de causa?
Ou estás a supor da mesma forma como fizeste aqui?

Se reparares o reflector desta Norge italiana é o mesmo utilizado em outras motos da marca, incluindo a do Nilton e a V7 do Vitor_F_Silva.
E certamente o mesmo que estará na esmagadora maioria dos países que seguem os acordos internacionais. (ultima versão aqui)

Parece-me interessante perceber como chegas à conclusão que o reflector não é regulamentar.
Também me parece interessante se perceber até que ponto o IMTT emite certificado de homologação não só para um como para todas as outras motos do catálogo que partilham aquele componente!
 ;)

Teremos aqui uma nova teoria da conspiração?
 :D
Será que os senhores aceitam "luvas" da Guzzi para fechar os olhos a algo que aparentemente nem vai de encontro ao que diz o regulamento?
 8)

Por uma questão meramente de curiosidade, irei entrar em contacto com o IMTT para retirar a duvida mas já verifiquei que a lei que indica que o reflector não poderá ser de formato triangular existe desde 2014.
Julgo que quando adquiri a minha primeira moto (Novembro 2010) a legislação era outra e realmente não seria permitida a circulação com o reflector redondo que vinha com a moto (durante uns tempos cheguei a andar irregularmente pois antes de colocar o reflector rectangular, andei umas semanas sem reflector - cortei...  :lolol:
Como entretanto apareceram novas directivas europeias houve necessidade de transpor para a legislação nacional, daí ter aparecido essa legislação de 2014...

Por desconhecimento dessa lei de 2014, estava convicto que as coisas eram como antes... o tal conhecimento de causa que indicas.
Mas como disse no inicio da minha intervenção, irei contactar o IMTT para qualquer duvida ficar esfumada...

Já agora... como estava à procura precisamente desta legislação encontrei outra que é pertinente... o uso de lâmpadas LED é ou não legal?!
https://www.motor24.pt/area-de-servico/os-farois-led-sao-legais/439024/
Novamente desconheço se entretanto apareceu nova legislação...

 :convivio:
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Outubro 30, 2019, 14:08:01, 14:08
Responder #15

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Supostamente ( e atenção á palavra "supostamente", porque agora não posso perder tempo a meter aqui links que o comprovem ), toda e qualquer alteração ás caracteristicas originais do veiculo, é ilegal.

Não interessa se são lampadas, jantes, reflectores, suportes de matricula, escapes, etc. Há marcas que oferecem opcionais, que estão homologados, para montar nas sua motos. Falo de escapes, piscas, suportes de matricula, etc. No entanto, e apesar de estarem homologados para circular na via publica, se não forem averbados no DUA dão direito a coima e inspeção B.

Existe aí pelo Forum ( ou no youtube, agora não me recordo ao certo ) um video de um passeio de várias MT-07 e 09 que foram mandadas parar numa operação da PSP e foram multados todos os que tinham o tal suporte de matricula, da marca e montado na oficina da marca.

Curiosamente, nunca vi ninguem ser multado por usar aquele pequeno ecrã deflector de vento que não vem de série em muitos modelos mas que os proprietários montam mais tarde para melhor proteção. Já não falando de outros ecrãs "gigantes" que alguns motociclistas tambem usam como modificação.

Portanto, é uma modificação das caracteristicas originais do veiculo ( á semelhança do escape, suporte de matricula, espelhos ou piscas, etc ) mas nenhum agente da autoridade "embirra" com isso. Ok, não interfere á partida com as condições de segurança do veiculo nem "dificulta" a visibilidade da chapa de matricula... mas, sendo uma alteração ás caracteristicas originais, não é ilegal?
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Outubro 30, 2019, 16:56:17, 16:56
Responder #16

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
Por uma questão meramente de curiosidade, irei entrar em contacto com o IMTT para retirar a duvida mas já verifiquei que a lei que indica que o reflector não poderá ser de formato triangular existe desde 2014.

Desde o jurássico que o triângulo está associado a reboques!
Mas... para todos os efeitos aquilo é redondo e não um triângulo. :)

Julgo que quando adquiri a minha primeira moto (Novembro 2010) a legislação era outra e realmente não seria permitida a circulação com o reflector redondo que vinha com a moto ...

Podes encontrar aqui uma lista das 22 alterações que foram feitas ao código da estrada desde que foi restruturado em 1994:
22ª versão (DL n.º 107/2018, de 29/11) *a mais recente
21ª versão(DL n.º 151/2017, de 07/12)
20ª versão(Lei n.º 47/2017, de 07/07)
19ª versão(DL n.º 40/2016, de 29/07)
18ª versão(Lei n.º 116/2015, de 28/08)
17ª versão(Lei n.º 72/2013, de 03/09)
16ª versão(DL n.º 138/2012, de 05/07)
15ª versão(DL n.º 82/2011, de 20/06)
14ª versão(Lei n.º 46/2010, de 7/09)
13ª versão(Lei n.º 78/2009, de 13/08)
12ª versão(DL n.º 113/2009, de 18/05)
11ª versão(DL n.º 113/2008, de 01/07)
10ª versão(DL n.º 44/2005, de 23/02)
9ª versão(Lei n.º 20/2002, de 21/08)
8ª versão(Rect. n.º 19-B/2001, de 29/09)
7ª versão (DLn.º 265-A/2001, de 28/09)
6ª versão(Rect. n.º 13-A/2001, de 24/05)
5ª versão (DLn.º 162/2001, de 22/05)
4ª versão(Rect. n.º 1-A/98, de 31/01)
3ª versão (DLn.º 2/98, de 03/01)
2ª versão (DLn.º 214/96, de 20/11)
1ª versão (DLn.º 114/94, de 03/05)
É um bom ponto de partida para confirmar o que indicas.  8)


Já agora... como estava à procura precisamente desta legislação encontrei outra que é pertinente... o uso de lâmpadas LED é ou não legal?!
https://www.motor24.pt/area-de-servico/os-farois-led-sao-legais/439024/
Novamente desconheço se entretanto apareceu nova legislação...

Fazem referencia ao Decreto-Lei n.º 16/2010.. que é interessante.
Pois remete para uma lista de requisitos de homologação CE de um modelo de veículo. E essa lista por usa vez redirecciona para as directivas conforme o que é verificado.
A das luzes por exemplo é esta.
A dos reflectores por exemplo é esta.

De qualquer forma aquilo são mesmo directivas que aparte de exigir a "homologação CEE" apenas definem regras como medidas, intensidades, etc.

A questão dos LED costuma ser complexa pois o método de funcionamento é diferente das lâmpadas de incandescência no sentido de que umas são projectadas e outras reflectidas.
Isto leva a que aquelas lâmpadas LED "compatíveis" que a malta mande vir da net tenha depois um resultado diferente do previsto.
Mas o mesmo pode acontecer com  lâmpadas de incandescência que também saiam fora dos parâmetros!

Na prática o avaliado na homologação são esses critérios de intensidade, distância, etc para com a directiva.
Se estiver dentro dos parâmetros definidos não entendo do drama!
 :-\

Supostamente ( e atenção á palavra "supostamente", porque agora não posso perder tempo a meter aqui links que o comprovem ), toda e qualquer alteração ás caracteristicas originais do veiculo, é ilegal.

O problema é... o que define exactamente as características legais do veículo?

Se os meus piscas aftermarket tiverem exactamente as mesmas dimensões, cor e estarem posicionados no local definido por homologação... até que ponto é uma alteração?
Se o meu escape aftermarket cumpre as emissões e dB's definidos no livrete... até que ponto é uma alteração?

Habitualmente é o que confirmam numa inspecção B.  :-\

Existe aí pelo Forum ( ou no youtube, agora não me recordo ao certo ) um video de um passeio de várias MT-07 e 09 que foram mandadas parar numa operação da PSP e foram multados todos os que tinham o tal suporte de matricula, da marca e montado na oficina da marca.

Andava por aí um video do género, mas em que a malta levou toda cacetada devido aos escapes.
Penso que junto ao CC Colombo. E diga-se de passagem que os akrap oficiais para a 07 sem dbKiller devem ser das coisas mais barulhentas que aí anda!
 :D

Agora suporte.. se for dos que colocam a matricula numa posição que não é a extremidade do veículo e não tenha lá o resto dos acessórios obrigatórios, mesmo sendo da marca dificilmente será "homologado".

Curiosamente, nunca vi ninguem ser multado por usar aquele pequeno ecrã deflector de vento que não vem de série em muitos modelos mas que os proprietários montam mais tarde para melhor proteção. Já não falando de outros ecrãs "gigantes" que alguns motociclistas tambem usam como modificação.

Quem diz ecrã/vidro, diz também top cases, malas lateriais, etc...  ;)

Mas lá está..
Vai fazer um quarto de século que ando de moto todos os dias, nunca sequer tive carro próprio, e a esmagadora maioria das motos que tive estavam todas ratadas..
Como referi aqui, a maioria andou sem piscas, só cum um espelho e praticamente todas levaram com escapes barulhentos. E nunca tive grandes chatices.

Mas... também nunca fui de carneiradas e acredito que se uns quantos domingueiros se juntem para um passeio cheios de tesão do mijo, reune-se condições adequadas para haver martelada em série.

As únicas vezes que senti implicação por parte dos agentes profissionais da multa aconteceu em situações que por inevitavelmente ter que atravessar as pontes em vésperas de concentração de Faro acabei por ser também mandado parar. E esses estavam lá só mesmo para isso.  :-\
« Última modificação: Outubro 31, 2019, 11:26:22, 11:26 por dfelix »