Autor Tópico: DUCATI: A evolução ao longo de +60 anos!  (Lida 2593 vezes)

Março 15, 2018, 00:34:46, 00:34
Lida 2593 vezes

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
DUCATI: A evolução ao longo de +60 anos!






Para apreciar....

São bem mais de 60 anos retratados por imagens de motos da Ducati e da eveolução da sua história...
Ao longo de uns quantos minutos de vídeo será possível apreciar as mudanças que foram sendo operadas nos diversos modelos.

É interessante ver aquela evolução no design. É quase "mind-blowing" a diferença que se constata entre algo existente por exemplo em 1950 para uma moto actual da marca... ;)

Do passado ao presente em alguns minutos...
« Última modificação: Julho 08, 2020, 14:50:14, 14:50 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Março 15, 2018, 17:01:06, 17:01
Responder #1

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Tanta evolução para depois a flagship ser batida na estrada portuguesa por uma Honda 1000RR :)  :)  :)  just kidding ;)
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Março 16, 2018, 13:13:54, 13:13
Responder #2

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...

Não será algo que só se verifica nos "tempos de hoje", parece-me :)

As marcas Japonesas desde há décadas que lançam modelos que se perfilam como extremamente rápidas e eficazes. Até para uma Ducati...

Se em alguns modelos é perfeitamente aceitável que o top-speed seja somente um número de entre outras questões mais valorizáveis, já noutros segmentos como o das desportivas...a conversa será outra.

Uma YZF-R1M ou uma GSX-R1000A, que têm motores de Litro, tenho a certeza que atraem muito mais que uma 959 Panigale (955cc) quando a vontade se centra em emoções ainda mais fortes e eficácia pura. Para ser mais real e não nos detremos numa comparação por cilindrada, até teríamos de "subir" o patamar da Ducati e ir para uma Panigale V4, tal a capacidade dos actuais motores de Litro das Japonesas antes mencionadas.

No que toca a design já é um tema complexo e aí cada um terá uma opinião que, mesmo bastante diferente, é válida como qualquer outra.

Quanto ao tal vídeo e de que me recordo perfeitamente, não serve propriamente de exemplo.  :nice: Sei que o mencionaste por graça.  :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Março 16, 2018, 14:45:25, 14:45
Responder #3

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
As marcas Japonesas desde há décadas que lançam modelos que se perfilam como extremamente rápidas e eficazes. Até para uma Ducati...

Só muito recentemente é que a Ducati começou a produzir motores capazes de concorrer com os japoneses ao nível dos números apresentados na ficha técnica.

Do ponto de vista técnico evidenciavam-se sobretudo pela elevada eficiência da ciclística.
Habitualmente combinada com uma escolha mais refinada de equipamento.
E um especial cuidado em obter baixo peso.

E é precisamente no momento em que os construtores japoneses começam a investir no handling... que a Ducati investe no sentido de espremer potências pico bastante impressionantes para um tipo de arquitectura que seria deficil abandonar por questões de tradição e branding.

Uma YZF-R1M ou uma GSX-R1000A, que têm motores de Litro, tenho a certeza que atraem muito mais que uma 959 Panigale (955cc) quando a vontade se centra em emoções ainda mais fortes e eficácia pura.

A "eficácia pura" e as "emoções" nem sempre andam de mãos dadas.

Uma moto pode ser extremamente rápida e eficiente e ainda assim revelar-se bastante sensaborona nessa coisa de despertar emoções.
A S1000RR é o exemplo mais flagrante que me ocorre.

Tal como é perfeitamente habitual motos "menos eficientes" revelarem-se bem mais mais emocionantes.
Coloco "menos eficientes" entre aspas porque muitas vezes nem o são. Podem é ser mais exigentes e menos intuitivas tornado-se um maior desafio espremer o seu potencial.


Março 16, 2018, 16:03:39, 16:03
Responder #4

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Nem eu digo (ou disse) o contráro.

A frase vinha num sentido e referia-se a dois modelos em concreto ali indicados. Não foi atirado de forma genérica para todas as motos.

Modelos esses que são tidos como "especiais" (o uso de aspas aqui é "assacanado") naquilo para o qual foram desenvolvidos.
Não vou por ora colocar aqui link algum para as suas capacidades ou para aquilo que as grandes publicações descrevem das mesmas, porque não vale a pena... :)

Por um lado está ao alcance de qualquer um a sua consulta num espaço chamado "Internet" e que apareceu na década de 80' e por outro lado podia - sei lá! - alguém pegar nisso para dizer que o que se escreve não vale de grande coisa porque se baseia naquilo que aqueloutro escreveu.


Ainda assim, parece-me oportuno mencionar que um espaço que aborda as motos pode ir um pouco mais longe do que essa limitação, furtando-se assim (na maioria das vezes) a um monólogo onde somente participaria quem testou determinado modelo.

Mas estou a divagar um pouco e bastante desviado até do que aqui se falava, além de que a interpretação do que escrevo pode dar alguma celeuma e não estou para isso... Nem com paciência. :)

O tema (evolução da Ducati desde os anos 50´) é interessante e existiram ao longo dos anos motos absolutamente fantásticas que vale a pena apreciar.

Como esta, p.ex....a Ducati 750 Super Sport e que já leva +25 anos desde que foi apresentada.


Linda, hem... ;)


"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Março 16, 2018, 18:36:25, 18:36
Responder #5

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
A frase vinha num sentido e referia-se a dois modelos em concreto ali indicados. Não foi atirado de forma genérica para todas as motos.

Há um pormenor nos modelos indicados que merece alguma atenção:

A YZF-R1M e a GSX-R1000A são modelos que obedecem os critérios de regulamentação da FIM para competições em campeonatos de produção.
Isto confere-lhes um estatuto de "verdadeiras" máquinas de corrida.
As diferenças entre aquela que sai do stand e as que que assistimos nos nacionais e mundiais de superbike só diferem ao nível da preparação.

Já a 959 Panigale nem por isso...
A última aposta da Ducati nas supersport foi com a 749.
O problema é que se tornou cada vez mais difícil produzir uma bicilíndrica 750cc capaz de competir com as tetracilindricas 600cc. E superar isto iria se traduzir num maior custo e uma pior experiência para o utilizador comum.
Por esta razão abandoram o plano desportivo e desde a 848 que passaram a previligiar uma utilização mais civil.

É que esta abordagem da "moto de corrida para andar em estrada" nem sempre funcionou bem...
A 1199 por exemplo foi bastante criticada por ser penoso circular em baixos regimes. Uma consequência da sua geometria optimizada para elevadas potências pico... algo que só foi resolvido com o aumento da capacidade na 1299.

Esta também é uma razão pela qual a Ducati tem feito imensa batota, apresentando nos modelos base e S a sua motorização orientada ao mundo real... e nas R algo projectado para fins desportivos.
(Desde as 1098 que as versões R são 1200cc por razões de homologação desportiva enquanto os modelos base já andaram pelos 1100, 1200 e quase 1300)

A actual V4 é outra que faz batota ao ser uma 1100cc.
Por estas razões iremos certamente continuar a ver a Ducati a ser representada pela Panigale R nos campeonatos deste ano.


Março 16, 2018, 18:42:00, 18:42
Responder #6

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
A Ducati também desperta emoções  :lolol: :lolol:

Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Julho 08, 2020, 12:19:22, 12:19
Responder #7

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888

Julho 08, 2020, 13:13:36, 13:13
Responder #8

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Incrível o que fazem essas décadas em termos de métodos de produção, maquinaria disponível, gestão do espaço...

O antes e o agora, são Mundos quase opostos. Impressionante o avanço das coisas.

Ainda assim, curiosamente, pelo segundo 54 deu para perceber que já teriam (será!?) salas de descanso do pessoal.

Ou é isso, ou estavam com os fones nos ouvidos a ouvir os "relatos" das corridas onde participavam as motos da Ducati.  :-\
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 08, 2020, 14:36:07, 14:36
Responder #9

saraiva

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1026
  • Texto Pessoal
    E a mim que me importa?
  • Marca Motociclo: UM
  • Modelo Motociclo: Renegade Sport S
  • Localidade: Amadora
Entretanto o vídeo original deu a alma ao criador. Este está adicionado aos vídeos a ver mais tarde..  :sportbike:
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.
Sym Jet14 0km --> 17147km | Keeway SuperLight 7041km --->10500km | UM Sport S 0km-->

Julho 08, 2020, 15:59:41, 15:59
Responder #10

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
O vídeo que lá estava originalmente já não o encontro.
Foi retirado por quem o colocou no YT na altura e retratava essencialmente a evolução no design entre a década de 50´ e o presente.

Como fizeste o apontamento para a sua ausência (e bem), coloquei outro relativo também à história da marca.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 09, 2020, 03:31:19, 03:31
Responder #11

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
O antes e o agora, são Mundos quase opostos. Impressionante o avanço das coisas.

Vê novamente o video com a devida atenção!  :D

Julho 09, 2020, 07:37:30, 07:37
Responder #12

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Mesmo com todo o lado verdadeiramente irónico com que as coisas foram descritas, o interior da fábrica como se vê no vídeo e os métodos de produção, maquinaria disponível e inspecção, são Mundos à parte face ao que existe nos dias de hoje.

A realidade do vídeo nesses tempos (mesmo com todas as piadas que por ali foram dadas), é bem diferente de agora, onde existe um ar mais clean no interior da fábrica, espaço e tecnologia ao dispor.

Nos dias de hoje até têm plantas a poucos metros da linha de montagem, para tornar o espaço mais zen....  :-\

Se isto não são Mundos opostos, então não sei...

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 09, 2020, 08:03:01, 08:03
Responder #13

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 903
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Tive a felicidade de ter uma visita guiada à fábrica da Ducati há 3 anos atrás.

Essa foto tá muito "limpinha" e com pouca gente/confusão...

Apesar da ducati ser indiscutivelmente uma referência no mundo das motos, ainda está a anos-luz de distância da organização de uma "boa" fábrica de carros.
Tem melhorado muito com o advento "Bosch" nas entranhas e desde que foi comprada pela Audi, mas ainda falta caminho para chegar a uma fábrica Japonesa de motos, daquelas de referência.

Os rolos limitavam-se a uma pequena sala, ao lado da linha de montagem. Nada de extraordinário, antes pelo contrário, com um aspecto algo amador.
Tiveram a gentileza de meter uma superllegera em cima dos rolos e metê-la a ensaiar - que orgasmo aquele som a sair da linha akrapovic!!!!!

Tem uma linha de montagem dedicada em esclusivo à linha scrambler e outra segunda linha para os restantes modelos.

Os operários andavam de calções, o que achei extraordinário!

Depois no final visitámos o museu (esse aberto ao público) que achei catita mas nada de especial.
Estavam lá exemplares das mais variadas motos ao longo dos tempos (uma belíssima supermono deixou-me encantado!) mas com pouco destaque individual, poderia melhorar...

A loja de marketing, tinha de tudo e mais um par de botas!

Trouxe uma caneca, uns ímanes, bonés e t-shirt's. Ainda pedi uma diavel S que lá tinham, mas já não tinha moedas... :feliz:
« Última modificação: Julho 09, 2020, 08:05:20, 08:05 por MotardFeio »
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Julho 09, 2020, 11:52:04, 11:52
Responder #14

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Se isto não são Mundos opostos, então não sei...

A beleza do vídeo está mesmo na ironia.
Já o vi dezenas de vezes. Não consigo parar de rir! :D


...ainda está a anos-luz de distância da organização de uma "boa" fábrica de carros.

Se calhar porque não fabrica carros!!!  :)

Tem melhorado muito com o advento "Bosch" nas entranhas e desde que foi comprada pela Audi, mas ainda falta caminho para chegar a uma fábrica Japonesa de motos, daquelas de referência.

Os rolos limitavam-se a uma pequena sala, ao lado da linha de montagem. Nada de extraordinário, antes pelo contrário, com um aspecto algo amador.

A marca já passou por diversas administrações e mantendo sempre direcção italiana com alguma independência.
Por acaso a actual administração está relacionada com industria automóvel. 
Mas poderia ser outra coisa qualquer.
Não sei até que ponto fará diferença.
É uma entrada na folha de excel.

Ter passado a ser uma subsidiária da lamborghini que por sua vez é subsidiária da audi, que por sua vez é subsidiária de uma AG homónima detida por outra AG maior... até pode sugerir muita coisa...

Mas na prática, a ducati é um "porco" que a vw comprou barato.
Sem grandes preocupações ele tem andado solto pelo quintal a alimentar-se.
Actualmente vale mais do dobro.
E quando chegar o momento certo... vende-o.
(ainda vai ser a Royal Enfield... escrevam o que digo!)

Talvez por isso se assiste maior interesse no grupo vw lembrar que a ducati faz parte do seu património que propriamente algo na ducati que pareça ser fruto deste relacionamento.
Porque tirando sponsorship ao nível da competição... não se tem visto nada.

Os únicos produtos revolucionários que a marca apresentou nestes anos assentam em projectos anteriores à aquisição. (nomeadamente o Stradale)
Ou fórmulas e receitas que já vêm dos tempos da Cagiva!


« Última modificação: Julho 09, 2020, 11:53:27, 11:53 por dfelix »

Julho 10, 2020, 12:59:26, 12:59
Responder #15

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 903
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
A ducati já teve de alterar, a contra-gosto, parte dos seus hábitos, tal como a lamborghini o fez no passado quando entrou para o grupo VW.
A contra-gosto, com muita resistência, mas nisso os alemães são certinhos.
Conheço pessoas que já trabalharam nas duas empresas, nas respectivas fábricas, e é daí que retiro parte da minha opinião.

Essa do se calhar porque não fabrica carros não percebi... tu fabricas algum dos dois?
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Julho 10, 2020, 13:55:35, 13:55
Responder #16

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Essa do se calhar porque não fabrica carros não percebi... tu fabricas algum dos dois?

Não faz sentido comparar a metodologia e organização duma linha de produção de motos com outra produção que não seja também ela de motos.

Mas é sempre bom divagarmos sobre o tema.
Com jeitinho ainda se descobre que algum modelo da ducati está a ser fabricado na Autoeuropa!
 :)

Julho 10, 2020, 14:06:28, 14:06
Responder #17

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
A minha evolução preferida na Ducati e quando saio de uma curva em 2 as 4 mil e encaro com uma recta, e tranco o punho... a “Evolução” de velocidade, rotações e música  são “una passada” como dizem os Espanhóis ... A única coisa que não evolui e o pneu traseiro e a gasolina no depósito  :lolol: :lolol: :lolol:





Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Julho 10, 2020, 14:24:29, 14:24
Responder #18

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 903
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Essa do se calhar porque não fabrica carros não percebi... tu fabricas algum dos dois?

Não faz sentido comparar a metodologia e organização duma linha de produção de motos com outra produção que não seja também ela de motos.

Mas é sempre bom divagarmos sobre o tema.
Com jeitinho ainda se descobre que algum modelo da ducati está a ser fabricado na Autoeuropa!
 :)

Repara, faz todo o sentido!

Tens carroçarias (onde soldas), tens pintura (onde pintas) e tens montagem (onde montas).
Depois tens qualidade, logística, centros de testes, finanças, compras, projectos, carros/motos especiais, armazéns, etc e tal

Tanto para motos como para carros. Já visitei dos dois tipos de fábricas, e conheço bem um deles.

Claro que existem especificidades dos diferentes veículos, mas a estrutura é semelhante, para algo que se quer industrial e "lean".

A ducati, pelos números de produção, ainda é média, mas a Honda (e eu falei nos japoneses no meu primeiro comentário) já tem esse nível em algumas das suas fábricas de motos, tal como a bmw (que tb contrói carros, embora não na mesma linha de montagem - só refiro isto porque pode haver alguém que precise...).

Onde os Italianos sempre falharam, os Alemães raramente claudicaram (e falamos de construção de carros/motos/camiões/etc desde que tenha rodas).

Juntando os odis mundos, potencialmente tens um produto superior em muitos aspectos.
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Julho 10, 2020, 14:33:39, 14:33
Responder #19

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Uma marca que soube evoluir e expandir a gama com a entrada de uns quantos milhões de proveniência Alemã.

Curisosamente chegou a ser bastante falado que a marca iria ser vendida (existe por cá tópico algures), mas como continuava a render muito bem, ficou tudo como estava...

Estamos a falar de uma marca que, dentro dos fabricantes de motociclos, será de certeza das de maior valor.

No fundo, o grupo alemão abandonou (pelos vistos definitivamente) os planos e sem ver a necessidade de compensar os gastos com o escândalo do Dieselgate.


NOTA: Tmaxer, acho que acabaste de desperdiçar uma foto que podia estar no próximo concurso. ;)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 10, 2020, 14:59:43, 14:59
Responder #20

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
 :fotografar:


La teremos de tirar outra  :D




Quanto ao tema, creio que a principal mudança na Ducati nos últimos anos, foi mais a fiabilidade da electrónica.

A Ducati tem uma qualidade de construção muito elevada. As motos tem muita tecnologia e geralmente as novas tecn9ogias são adoptadas assim que aparecem, enquanto que muitos construtores deixam as novidades amadurecer e baixar de precos para as democratizarem.

Há uns anos as motos tinham má fama e algum mau proveito a acompanhar, hoje em dia parece-me que estão muito melhores neste campo. Para mim e a evolução que mais aprecio. Agora se tal aconteceu com dinheiro VAG ou não não sei, talvez sim, até que ponto desconheço... na Lamborghini a entrada dos Alemães trouxe a resolução de muitos problemas de fiabilidade, e inquestionável que ter um “pai” rico e com acesso a know how ilimitado trás as suas mais valias  :D



Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Julho 10, 2020, 15:30:10, 15:30
Responder #21

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1563
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
A única coisa que não evolui e o pneu traseiro e a gasolina no depósito  :lolol: :lolol: :lolol:

Evoluem sim senhor... mas no sentido decrescente  ;)

Julho 10, 2020, 16:37:16, 16:37
Responder #22

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
A ducati, pelos números de produção, ainda é média, mas a Honda (e eu falei nos japoneses no meu primeiro comentário) já tem esse nível em algumas das suas fábricas de motos, tal como a bmw (que tb contrói carros, embora não na mesma linha de montagem - só refiro isto porque pode haver alguém que precise...).

A BMW é um exemplo curioso.
O logotipo é o mesmo. Mas a divisão motorrad operou sempre com total independência.

Não foi assim há tanto tempo que a divisão automóvel era reconhecida pela sua excelência, enquanto a motorrad estava moribunda, desactualizada em todos os aspectos e até quase falida!

É aqui que fico com dúvidas sobre até que ponto "nós" conseguimos mesmo compreender os alemães.
Porque na "nossa" lógica isto é tudo muito fácil de resolver!
Na "nossa" lógica assumimos que se o grupo está cheio de dinheiro... então pode segurar, investir, injectar capital, etc.
Grandes fábricas. Grandes linhas de montagens. Tudo à grande.
Como tanto gostamos!

Mas o que se assistiu foi a motorrad reerguer-se através de outsourcing e joint ventures com outros construtores.
Ou seja, gastando menos dinheiro possível.

A ducati, pelos números de produção, ainda é média, mas a Honda...

Tens noção que o posicionamento no mercado não é o mesmo, certo?

Uma marca que soube evoluir e expandir a gama com a entrada de uns quantos milhões de proveniência Alemã.

Tenho uma curiosidade enorme sobre o que está a ser feito com esses supostos milhões de proveniência alemã que tanto se fala em forums e comentários das redes sociais...

Pois deve estar para sair modelos incríveis!  :megafeliz:

Há uns anos as motos tinham má fama e algum mau proveito a acompanhar, hoje em dia parece-me que estão muito melhores neste campo. Para mim e a evolução que mais aprecio. Agora se tal aconteceu com dinheiro VAG ou não não sei, talvez sim, até que ponto desconheço...

A fiabilidade melhorou quando se começaram a livrar de certos fornecedores...  :D





Julho 10, 2020, 16:50:13, 16:50
Responder #23

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
(....)
Uma marca que soube evoluir e expandir a gama com a entrada de uns quantos milhões de proveniência Alemã.

Tenho uma curiosidade enorme sobre o que está a ser feito com esses supostos milhões de proveniência alemã que tanto se fala em forums e comentários das redes sociais...

Pois deve estar para sair modelos incríveis!  :megafeliz:
(...)

Supostos milhões?  :-\

Julgo que não existem dúvidas quanto aos 860 milhões injectados em 2012 e que, entre outras coisas, serviram para assumir as dívidas da Ducati, que tinha um passivo gigantesco.

O grupo Volkswagen, através da Audi, colocou nessa altura muito dinheiro na Ducati.
Estou em crer que nestes 8 anos a questão não passará tanto pelos modelos que ainda estão para sair, mas mais pelo que ajudou aos que já saíram entretanto. Parece-me a mim...
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 17, 2020, 12:09:54, 12:09
Responder #24

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Julgo que não existem dúvidas quanto aos 860 milhões injectados em 2012 e que, entre outras coisas, serviram para assumir as dívidas da Ducati, que tinha um passivo gigantesco.

A VW não "injectou" 860 milhões em 2012 na Ducati.
A VW pagou cerca de 860 milhões em 2012 pela aquisição da Ducati.

Cerca de 750 milhões pelas acções. Dinheiro portanto destinado aos antigos accionistas.
E o restante para limpar a dívida com os mesmos.

Um passivo de cerca de 20% da facturação anual não é um passivo gigantesco.

Quando a VW ponderou vender a Ducati os valores andavam pelo 1800 a 2000 milhões.
Mais do dobro do que custou. Se o negócio tivesse andado para a frente esse dinheiro seria obviamente encaixado pela VW e não injectado na Ducati. Porque uma compra não é uma injecção de capital.

Estou em crer que nestes 8 anos a questão não passará tanto pelos modelos que ainda estão para sair, mas mais pelo que ajudou aos que já saíram entretanto. Parece-me a mim...

A única grande novidade nestes 8 anos foi o surgimento do stradale em 2018.
Mas é um projecto anterior a 2012. E na prática uma adaptação/redesign de algo que já existia.

Assistimos ao nascimento da subsidiária Ducati Scrambler em 2014.
Mas até esse projecto é anterior a 2012, reciclando muita coisa já existente e recuperando presença num segmento onde já tiveram a linha sport classic, mas sem cometer os mesmos erros do passado.

Fora isso, apenas se observou a evolução natural dos mesmos modelos de sempre e alguns revamps seguindo uma receita que parece funcionar desde os tempos da Cagiva.

Não acredito que a intervenção da VW/Audi/Lamborghini na Ducati seja mais do que fixar objectivos e retirar dividendos.

Até porque há outros problemas na marca que persistem:
O maior é precisamente a distribuição e logística que afecta sobretudo mercados que não o europeu. 
Nomeadamente o mercado norte americano que é enorme.
Esta é uma limitação que a VW facilmente desbloquearia pois detém uma estrutura logística robusta.

O mesmo se poderia aplicar ás redes de financiamento, seguindo um modelo parecido ao da BMW.
Mas 8 anos depois, cada representação recorre à financeira que bem entender. E não necessariamente à da VW.
Em Portugal por exemplo é o BPI.

Há muita coisa que sugere não existir tanta intimidade entre ducati e vw como se lê em muitos comentários em forums e redes sociais.

E faz todo o sentido que seja uma relação "no strings attached".
Porque a qualquer momento se decidirem vender terão menos chatices. É isto que as AG's fazem.
E o sucessor de Piech parece não ter a mesma simpatia com o mundo das motos.

Enquanto a actual direcção for correspondendo ás expectativas (números) da direcção a coisa será tranquila.
É expectável que a Ducati continue a crescer nos próximos anos. Só que isto é cíclico...
Vai chegar uma altura que precisará de reinvestimento no seu catálogo e certamente que o tema da venda voltará estar sobre a mesa.
Por essa altura o porco terá engordado o suficiente para ser vendido bem acima dos 2000 milhões.
E esse encaixe será bem lucrativo e sem ter dado grandes chatices.
É isto que as AG's fazem.  Folhas de excell.  :D

Julho 17, 2020, 13:24:59, 13:24
Responder #25

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Pelo que percebi da leitura de notícias da altura, tratou-se de ficarem com 70% da empresa, ou...deterem o controlo de 70%.


https://www.bikesales.com.au/editorial/details/audi-buys-ducati-for-1-1-billion-29695/

E era 70% e não mais, porque o restante estava nas mãos da italiana BS Investimenti (20%) e também num fundo de pensões (10% restantes)...

A minha referência sobre a "injecção" de dinheiro na empresa, era naturalmente relativo a essa aquisição...esse controlo sobre a mesma, juntamente com aquilo que "aliviava" a marca em termos de passivo para com fornecedores e que poderia mesmo colocar em questão o futuro da empresa e a colocação de modelos no mercado a médio-longo prazo.

Chegou-se a dizer na altura que se tratou de uma certa excentricidade do Martin Winterkorn, enquanto CEO da VW.
Quando o questionaram sobre se valeria a pena comprar a Ducati, o mesmo respondeu..."I like everything that's red"  :)

A situação da marca na altura seria débil q.b. para que fosse vista como uma operação de sucesso.
Isto foi o que chegou a dizer um analista do Crédit Suisse, suposto especialista no sector: "A aquisição da Ducati é provocada pela paixão da Volkswagen por marcas e não pela lógica industrial ou financeira”.

O que é certo é que o dinheiro não deixou de dar um jeitão, numa altura em que era mesmo necessário! A partir de aí o crescimento da empresa foi significativo e chegaram mesmo a bater recordes de produção em anos seguintes.

Pergunto-me se o destino actual da empresa, volvidos estes 8 anos, acaso seria o mesmo se fosse adquirido por uma marca Chinesa... :pensador:
Provavelmente o Claudio Domenicali não estava no lugar e por lá estaria outro de olhos mais rasgados e que respondia directamente ao chairman de nome Tu Jianhua, ou assim...  :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 17, 2020, 17:45:35, 17:45
Responder #26

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Este é um tema que foi discussão recorrente no passado... e esse link deixou-me com a sensação que andei enganado este tempo todo.  :)
Então fui pesquisar e o "finantial report"  da Audi em 2012 indica o seguinte:


(o pdf não deixa fazer copy)

Ou seja, a aquisição foi mesmo de 100%.
749 milhões pela totalidade do capital social da empresa.
Os cerca de 860 milhões indicados nesse e outros artigos devem corresponder à despesa total incluindo as liabilities (passivos).

Mas comprar não é injectar capital!
É adquirir as participações de outros accionistas.
Quem vende a participação é quem encaixa o dinheiro! Não é a entidade que está a ser transaccionada, por enorme "jeitão" que possa dar...

Não entendo de onde vem a ideia que a marca se encontrava numa situação débil.
Os principais construtores europeus cresceram imenso desde 2007 e a Ducati não foi excepção.
A aquisição até ocorreu numa altura de enorme crescimento devido à introdução de novos modelos.
Nomeadamente a Multistrada que se tornou de imediato um best seller.

Tinha passivo é certo... mas não me parece que cerca de 20% da facturação anual seja critico.
Aliás é perfeitamente legitimo para um construtor que necessite de se financiar para investir em novos projectos.
E a Ducati tinha imensos... que têm surgido entretanto.

Se a VW ao comprar o passivo limpou essa "dívida" ou tornou-se credora da mesma.. não sabemos.
Nunca encontrei nenhuma publicação que faça referência a isso.
É uma administração alemã. Não me admiro que a esteja a pagar à mesma...

Se o destino da Ducati seria diferente se fosse adquirida por uma marca Chinesa?
Não sabemos. Sabemos que a Ducati pós-Cagiva já passou por um vasto número de administrações.
A VW é apenas mais uma. E certamente outras a sucederão.
O rumo da marca estará sempre na mão da direcção que se tem mantido italiana.
A administração actualmente alemã, mas poderia perfeitamente ser chinesa, é um orgão à parte.

A tendência natural é divagar-se bastante sobre este tema.
E o facto da VW ser um player gigante do sector automóvel é muito fértil para isso.
Só que na realidade isto é tudo um negócio. Para holdings o que interessa é as folhas de excel.


Julho 17, 2020, 20:00:48, 20:00
Responder #27

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Existem indicações demasiado díspares quanto a tudo isto... :)

Esse pdf fala de facto na aquisição de 100% dos direitos de voto da Ducati Motor Holding S.p.A., mas por um valor afinal diferente do que, aparentemente, passou para várias publicações.

Há demasiadas informações contrárias para algo que deveria ser mais transparente.  :)

Quanto a nova afirmação de 20% de passivo com base em contas que indicaste um pouco mais atrás, confesso que isso causa alguma dúvida.   ;)
Ou seja, dos 860 milhões (que pelos vistos até serão inferiores), 750 eram para a aquisição de acções e o restante para o passivo. Isto representaria, pelas contas, que o passivo seriam 110 milhões...

Acontece que (e a disparidade de informações em websites é tramada) o que indicam é que se tratava de 200 milhões de euros de passivo (não li referências a 110 ou próximo...).

E depois, como tinha indicado, falam em vários websites que o valor que terá saído dos cofres alemães correspondeu a 70% e que eram detidos pela Investindustrial.

https://www.asphaltandrubber.com/news/audi-buys-ducati/

Mas independentemente do que seja - e esse pdf sendo oficial é o mais relevante - com esta operação financeira relevante e com muitos dígitos, não deixo de acreditar que representou imenso para o futuro da Ducati e a fez ganhar outro fôlego comercial.

Muito provavelmente um fôlego que nenhuma outra administração se chegou sequer próximo.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama