Autor Tópico: Benelli TRK502X - primeiro breve contacto  (Lida 4044 vezes)

Setembro 23, 2018, 10:31:19, 10:31
Lida 4044 vezes

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Benelli TRK502X - primeiro breve contacto







Antes de mais nada cumpre-me informar que se tratou apenas de um primeiro contacto com a versão "X" (já conhecia a versão normal), cuja curta análise me foi solicitada aqui no fórum.

Não me vou pronunciar quanto às diferenças entre as duas versões, já que existe por cá um vídeo do Marco que o faz muito bem.

Pronuncio-me de forma genérica quanto ao que vi no interior do concessionário e onde ressalta desde logo o volume deste modelo e que efectivamente não a faz parecer uma 500cc. Não existe aliás nenhuma outra no mercado com estas dimensões e a fazer uso de um bloco de apenas 500cc.







Esta roda de maior diâmetro da frente, juntamente com o facto de ser raiada, ajuda muito a este look avantajado e que prossegue com uma altura ao solo muito relevante.

No concessionário estavam 2 KTM 1290 Super Adventure a não muita distância e posso dizer que esta 502X, no que toca ao impacto que imediatamente dá em termos de dimensões, garanto qu não fica muito atrás.
Se é demasiado tamanho para tão "pequeno" motor?
Não sei... não conduzi.

O depósito de grande capacidade e que domina de certa forma a metade frontal, ajuda também e de que maneira a ter essa opinião de moto de grandes dimensões.
Uma coisa é certa...quem se cruzar com esta moto e cujos conhecimentos avaliem uma moto pelo aspecto, vai ficar com uma ideia de moto de grande cilindrada e nisso a Benelli tem aqui uma aposta ganha. Aliás, a marca consegue-o de forma brilhante com esta "X".







Quanto ao banco... não há mesmo que duvidar: fica-se com as pontas do calçado no chão. E eu tenho 1.81m.
Neste aspecto o Marco poderá dizer melhor do que eu já que conduziu ambas, mas sou da opinião que quem goste mesmo do modelo e pretenda fazer um uso regular, talvez se sinta melhor...bem melhor e à vontade com a versão base.
A sensação que tive, estando parado, não difere muito daquela que tive com a também muito alta África Twin Adventure  Sports.

Gostei do facto de ter algumas "tampas" plásticas a esconder aquilo que antes tinha criticado no modelo, ou seja, algumas soldaduras...
Estejam elas bem feitas ou não, a realidade que é que parte delas deixaram de ficar à vista. Acho que fizeram bem e tomaram a atitude certa em prol do visual!







O painel de instrumentos mantém-se aparentemente inalterado, mas foi nessa altura e quando olhei para o vidro frontal que notei com facilidade o uso de parafusos e roscas muito expostas. Não é algo "gritante", mas julgo que haveria forma de tornar mais aprazível aquela visão.

Na zona do guiador e outras zonas pintadas de cinzento procurei por falhas que merecessem alguma nota, mas daquilo que prescrutei não encontrei nada que merecesse menção.

O acabamento está perfeitamente normal e dentro do expectável para um modelo que custa cerca de €6.500 + despesas pelo que, se até poderia haver alguma menção a fazer-se em unidades iniciais aquando do lançamento da 502 há cerca de 1 anos atrás...agora não posso senão fazer menção de que tudo se apresenta dentro daquilo que um consumidor exigente como o Europeu pretende.





Gostei também do banco da moto, pois aquela densidade promovida pelo material aplicado, dá-me ideia de ser muito bom para aguentar perfeitamente uma viagem longa sem grandes queixumes. Claro que o setting da suspensão pode tramar esta ideia...mas como não andei na 502X, não me pronuncio nesse tocante.





Algo que me desagradou mesmo em termos de apresentação ou cuidado na finalização do produto (e terá sido mesmo a única que considero muito pouco aceitável), teve que ver com a saída dupla do escape, cujo aspecto grosseiro me dava ideia de ter sido efectuado via corte manifestamente deficiente.
Havia rebarbas de material que, ao passar com o dedo, me deram a impressão que permitiriam ralar queijo.
A foto tirada, com forte contra-luz, não ficou a melhor...mas dá para ter ideia. Ao vivo a impressão é pior.
Esta unidade que vi estava como se vê... Desconheço se assim se passa com outras.





Imagem mais aproximada...



A posição de condução, para lá da questão da altura, é francamente boa.
Costas direitas, guiador a uma altura correcta e com comandos acessíveis.

A própria altura do banco face à posição das peseiras, para a minha estatura, estava correcta e sem nada a apontar. Gostei!

Quanto aos painéis da moto, daquilo em que mexi e fui pressionando, pareceu-me estar sólido q.b. e sem se perspectivar ruídos parasitas, se bem que nada substituirá uma análises em contexto de condução, já que outros factores concorrem para uma ideia final neste capítulo.

Foi a minha análise e que não substitui em nada aquilo que é possível apreender num test-ride.
Digamos que é aí que se percebe o fundamental, tendo sido esta apenas e só uma análise de primeiro contacto com o modelo. :)

« Última modificação: Setembro 23, 2018, 11:40:09, 11:40 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 23, 2018, 12:08:51, 12:08
Responder #1

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Bem,esse escape ,não vi ainda nada igual....
De resto ,sim na minha humilde opinião esta está muito bem numa estrada de montanha,terra batida,etc ,não num dia a dia normal,onde para isso nem a normal gosto,para cidade claro.
O banco sendo igual,posso afirmar que se aguentam bem uns seguidos 300 km sem parar,já o fiz.
De resto verdade seja dita que de mês para mês estas máquinas são melhoradas,a minha tinha defeitos de pintura,estas já não .
Obrigado pela análise Isaac .
Quando tiver o vídeo ok da TRK x coloco por cá....
membro numero 16

Setembro 23, 2018, 12:43:32, 12:43
Responder #2

Megamustaine

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1023
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Suzuki + Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: V-Strom 1000 "aka" Mazuki + Himalayan "aka" Manfield
  • Localidade: Tires
Este é o escape da minha. Não está "polido" mas não me choca. Que vos parece?

Enviado do meu Mi A1 através do Tapatalk

I can´t get any younger, time has brutal hunger.....

Setembro 23, 2018, 12:59:56, 12:59
Responder #3

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Está com bem melhor aspecto do que aquela unidade nova que fotografei.

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 23, 2018, 17:39:35, 17:39
Responder #4

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Por mera curiosidade fui agora ver as specs desta 502X e que ainda não tinha espreitado antes....e deparei-me com um peso em ordem de marcha de 235Kg!!  :o

Se antes já era pesadota para 500cc...agora aumentou um pouco.

Uma BMW 850GS, com depósito atestado, consegue ser 6Kg mais leve.


"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 23, 2018, 17:52:02, 17:52
Responder #5

Megamustaine

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1023
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Suzuki + Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: V-Strom 1000 "aka" Mazuki + Himalayan "aka" Manfield
  • Localidade: Tires
Por mera curiosidade fui agora ver as specs desta 502X e que ainda não tinha espreitado antes....e deparei-me com um peso em ordem de marcha de 235Kg!!  :o

Se antes já era pesadota para 500cc...agora aumentou um pouco.

Uma BMW 850GS, com depósito atestado, consegue ser 6Kg mais leve.
Não te consigo confirmar a veracidade da afirmação mas li numa review inglesa que com 90% de combustível, obtiveram um peso de 213kgs.
Acho que por cá ainda ninguém se deu ao trabalho de pesá-la, mas sim, é pesada.

Enviado do meu Mi A1 através do Tapatalk

I can´t get any younger, time has brutal hunger.....

Setembro 23, 2018, 18:00:24, 18:00
Responder #6

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Entendo, mas a ser assim como diria essa tal publicação...é um pouco estranho, já que a própria marca é quem indica 235Kg.

https://www.benelli.pt/pt/modelos/6-touring/95-trk-502-x

Para as dimensões avantajadas que tem este modelo e pude comprovar (que lhe dão uma bela presença, isso não haja dúvidas nenhumas), o peso efectivamente tinha de o ter em algum lado...mas para uma 500cc de 47,6cv é algo pesadota.

Isto é terreno de actuais motos de 1000cc e mais até...  :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 23, 2018, 18:33:52, 18:33
Responder #7

Diogo Capitão

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 319
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB-1100A
É uma boa forma dos ladrões pensarem duas vezes se a querem roubar ou não  :D :lolol:

Setembro 23, 2018, 19:36:18, 19:36
Responder #8

Megamustaine

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1023
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Suzuki + Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: V-Strom 1000 "aka" Mazuki + Himalayan "aka" Manfield
  • Localidade: Tires
Será que o peso divulgado não será com o depósito atestado?
I can´t get any younger, time has brutal hunger.....

Setembro 23, 2018, 19:49:01, 19:49
Responder #9

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
A minha,a normal ,no livrete tem 235kg registados....
membro numero 16

Setembro 23, 2018, 20:31:40, 20:31
Responder #10

Megamustaine

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1023
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Suzuki + Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: V-Strom 1000 "aka" Mazuki + Himalayan "aka" Manfield
  • Localidade: Tires
A minha,a normal ,no livrete tem 235kg registados....

Faz sentido às 2 versões terem o mesmo peso declarado :pensador:?

Não me parece. Vou pensar a minha na balança lá de casa :D
I can´t get any younger, time has brutal hunger.....

Setembro 23, 2018, 23:55:28, 23:55
Responder #11

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Quanto é que a tua 502X indica no livrete??

Posta aí uma foto.  :nice:
« Última modificação: Setembro 24, 2018, 00:05:21, 00:05 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 24, 2018, 08:35:53, 08:35
Responder #12

Megamustaine

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1023
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Suzuki + Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: V-Strom 1000 "aka" Mazuki + Himalayan "aka" Manfield
  • Localidade: Tires
Quanto é que a tua 502X indica no livrete??

Posta aí uma foto.  :nice:

Tenho a mota à uma semana. Só devo recebê-lo daqui a 2 meses.
I can´t get any younger, time has brutal hunger.....

Outubro 28, 2018, 10:23:37, 10:23
Responder #13

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Entretanto já fiquei a saber que o motovlogger Spitfire (membro aqui do fórum) já postou no YouTube o seu vídeo do teste com a 502X.

Imagino que muito em breve o coloque por cá no devido separador, pelo que não me vou adiantar mais... :)  :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Outubro 28, 2018, 13:23:01, 13:23
Responder #14

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Para variar estão relatados dados que invocam em erro.
A x não tem melhorias face a normal,tem sim diferenças,de resto não comento ,eu sei o que são as duas e para o que são e suas diferenças.
membro numero 16

Outubro 28, 2018, 14:57:08, 14:57
Responder #15

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Ainda não vi o vídeo que ele colocou no YouTube. Apenas sei que o tem já por lá.
Mas para estares a dizer isso, é porque já foste ver e... não te agradaram muito as "conclusões". :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Outubro 28, 2018, 15:17:12, 15:17
Responder #16

Megamustaine

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1023
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Suzuki + Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: V-Strom 1000 "aka" Mazuki + Himalayan "aka" Manfield
  • Localidade: Tires
Eu vi o vídeo ontem e sinceramente acho que está um pouco "exagerado". A maneira como ela fala da mota é demasiado "publicitária". Não apreciei por aí além. Quem ouvisse e não visse o video, daria a entender que ele anda a abrir no meio do mato. De qualquer forma fiquei a saber que mesmo ao pé de minha casa, entrando naquela estrada por detrás da Prio, se vai dar àquele descampado. Vale só por isso.
I can´t get any younger, time has brutal hunger.....

Agosto 03, 2019, 00:29:24, 00:29
Responder #17

LeoLopes

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 604
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: X-Max 400
  • Localidade: Lagoa- Algarve
https://www.dueruote.it/news/attualita/2019/08/02/mercato-moto-e-scooter-luglio-2019-modelli-piu-venduti.html?fbclid=IwAR2bieQ4FsYrbG5CVkvd8qa1R7qDLGe7bwfpWxcOhK95cudvbMIwlcUV_qM#

 Esta é uma pequena revolução: no mês passado a BMW R 1250 GS perdeu a moto mais amada para os italianos. E não porque perdeu participação de mercado, de fato. Quanto porque o Benelli TRK 502 o superou com um impulso inesperado: com 433 vendas, foi a moto mais vendida de julho de 2019. Um salto que o projeta para o terceiro lugar da classificação absoluta (atrás do GS e do Honda Africa Twin , para testemunho da bondade das escolhas comerciais e de produtos da empresa Pesaro

Agosto 03, 2019, 08:06:23, 08:06
Responder #18

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386




 Esta é uma pequena revolução: no mês passado a BMW R 1250 GS perdeu a moto mais amada para os italianos.

Foi a versão Adventure da GS que ficou para trás, a GS continua a ser aparentemente a mota mais amada para os italianos :)
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Agosto 03, 2019, 10:50:13, 10:50
Responder #19

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
O artigo refere o mês de Julho, em que efectivamente a Benelli conseguiu ser a mais vendida. :)

Não propriamente no acumulado desde o início do ano, em que fica atrás da BMW GS e Honda África Twin, mas...no passado mês a notícia dá conta dessa curiosidade que foi ter ficado (em Itália) no 1° lugar do top de vendas.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Novembro 11, 2019, 16:04:14, 16:04
Responder #20

halmeida

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 246
  • Marca Motociclo: NotYet
  • Modelo Motociclo: NotYet
  • Localidade: Porto
Para quem não sabe, esteve representada na EICMA 19 a nova versão para o 2020 da trk502x:


Créditos: Norboxe - Facebook

A azul está muito bonita... mas com um ar pesado! :)


É um pequeno facelift, do que percebi, chamou-me a atenção apenas "The new handlebar and the clutch lever are now adjustable.", uns dizem que o banco é novo, mas penso que os acabamentos é que são diferentes, sem certezas.

Fica aí o texto:
"You would see a familiar, adventure-touring focused styling on both motorcycles that includes a semi-fairing design with windscreen and air deflectors and a twin-pod headlight with LED DRLs among other features. Benelli adds that the TRK 502 gets new graphics and plastic textures for an enhanced modern and attractive look.

The TRK 502 X gets even more changes in the form of backlit switchgear, new rear-view mirror design with the TRK logo and new hand grips. The new handlebar and the clutch lever are now adjustable. Further changes include new rear pannier rack made of aluminium alloy and new seat. The off-road-spec (502 X) version continues to feature aluminium alloy 19-inch front and 17-inch rear wheels that are wrapped in 110/80-19 and 150/70-17 section tyres respectively. In comparison, the road-spec version features 17-inch alloy wheels on both ends that are fitted with tubeless tyres."

Existe uma discussão, salvo erro nos comentários do video que está em baixo sobre o deposito ter uma forma ligeiramente diferente, o que a mim não me parece nem encontro confirmação em lado nenhum.



Abraço



Dezembro 15, 2019, 21:52:30, 21:52
Responder #21

LeoLopes

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 604
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: X-Max 400
  • Localidade: Lagoa- Algarve