Autor Tópico: A MV AGUSTA  (Lida 1811 vezes)

Setembro 04, 2016, 15:51:02, 15:51
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mneves

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O nome Agusta surgiu no início do século XX. Ele pertencia a um pioneiro da indústria aeronáutica italiana da incipiente, conde Giovanni Agusta. Nascido na Sicília, mais tarde ele se mudou para Lombardia e em 1907 fundou sua empresa em "Cascina Costa" em Samarate (Varese). Produção de aeronaves Agusta dispararam durante a Primeira Guerra Mundial, quando o conde também se inscreveu como voluntário na Malpensa Air Batalhão.

Eles decidiram converter a produção das aeronaves aos motociclos, em resposta à crescente demanda dos italianos para o transporte motorizado individual. A primeira coisa que fizeram foi chegar a um motor de motociclo que era barato de produzir e executar, um motor de dois tempos com um deslocamento de 98 cc e um sistema de cronometragem três portas; a moto resultante tinha transmissão da engrenagem principal, uma embraiagem em banho de óleo e uma caixa de duas velocidades.
O Desenvolvimento do motor foi interrompido pela Segunda Guerra Mundial, e em 1943 Cascina Costa foi ocupada por tropas alemãs. A ocupação durou até o final da guerra, quando Domenico Agusta estabelecida Meccanica Verghera a fim de completar o seu projecto de moto: este seria uma nova empresa, uma totalmente preparado para enfrentar os desafios do mercado de motociclos .

No outono de 1945, a primeira MV Agusta foi apresentada ao público. Era para ser chamado de "Vespa 98", mas o nome já havia sido registado. E assim foi designado simplesmente como o "98", disponível em "Touring" e versões "económico". As entregas começaram em 1946, o ano MV Agusta oficialmente começou a competir em corridas de resistência. Ele não teve que esperar muito tempo para sua primeira vitória: na primeira temporada Vincenzo Nencioni ganhou uma corrida de resistência em La Spezia, em seguida, novamente em Monza no dia 3 de Novembro, quando todos os lugares do pódio foram ocupados por pilotos MV Agusta (Vincenzo Nencioni, Mario Cornalea e Mario Paleari).

Foi na sequência destes sucessos iniciais que o 98 "Sport" foi construído. É diferente dos modelos anteriores em virtude da sua garfo telescópico, uma nova 5 cm mais curto armação e manipulação alegre. Alterações no motor aumentou a potencia  para quase 5 cv: um recorde na época para um motor deste tamanho.
Em 1947 MV Agusta foi para a Feira de Milão com uma série de novos desenvolvimentos. Além de uma versão "Luxury" dos 98, de dois cilindros a dois tempos 125 cc motos e 250 cc mono-cilíndricos motos 4 tempos apareceu.
No ano seguinte, a categoria 125 cc foi introduzido nos campeonatos de velocidade italianos (Campionato Italiano di velocità), permitindo MV Agusta a entrar no seu modelo "125 de três engrenagem". Em 1949, o "98" e "125" foram substituídos pelo novo "125 TEL", ladeado pelo 125 Tipo de scooter "B" no mesmo ano.

 MV Agusta  voltou a ser notícia na primavera de 1992, graças a uma declaração inesperada de assessoria de imprensa da Cagiva Motor. Foi anunciado oficialmente que a propriedade da marca Cascina Costa iria para o grupo de Castiglioni após longas negociações com uma série de partes interessadas em finanças e indústria. A única coisa em negociação era propriedade da marca, como o máquinas e motociclos em sua maioria tinham sido vendidos, com a excepção de várias bicicletas de estrada e de corrida amorosamente preservados pela Associação Agusta Trabalhadores Reformados (estes estão agora em exposição no museu em Cascina Costa).
Fãs do motociclismo receberam a notícia com entusiasmo. A compra da marca lendária pelos empresários mais dinâmicos e determinados na indústria de motociclos seria, certamente, digna  do renascimento da MV Agusta. Afinal, a família Castiglioni foram os únicos empresários em cena capaz de reviver empresas em dificuldade e torná-los bem sucedidos. A família Castiglioni havia demonstrado seu talento gerencial quando Cagiva surgiu das cinzas da gloriosa Aermacchi AMF; apenas alguns anos mais tarde Cagiva salvo Ducati, em apuros, uma vítima de estratégias de financiamento público. Por fim, eles se mudou produção Husqvarna Suécia a partir de Schiranna, permitindo ao grupo oferecer gama de moto mais vasto da Europa. Mas, enquanto as outras marcas comerciais envolveu uma herança técnica ou industrial, quando chegou a MV Agusta a única certeza era o prestígio da marca gloriosa.
Confrontados com uma folha de papel em branco, os engenheiros da Cagiva motor procuraram um caminho a seguir, partindo do pressuposto de que um motociclo MV Agusta, para ser fiel à sua herança técnica, tinha que ter um 3 ou 4 cilindros em linha.    Começou  um projecto desenvolvido pela Ferrari, referido como o F4: é um projecto que os engenheiros MV Agusta ainda estão em desenvolvimento para este dia. O motor foi projectado usando soluções exclusivas, como um arranjo radial da válvula e uma transmissão removível, o ex-um desdobramento de motores Ferrari multi-cilindro, o último de motos Cagiva GP.A produção industrial do novo motor procedeu em conjunto com o desenho do chassis set-up e estilo, confiada ao renomado Massimo Tamburini, então diretor do CRC (Centro de Investigação Cagiva). Tamburini já tinha vários anos de experiência de "vestir" este tipo de motor, a experiência adquirida durante a estadia na Bimota (que significa Bianchi, Morri e Tamburini).
O primeiro protótipo foi concluída na véspera da Feira de 1997, em Milão, e apresentado à imprensa em 16 de Setembro do mesmo ano. Ao ver o novo MV Agusta F4, os repórteres foram simplesmente atordoado. Vermelho e prata, assim como seus antecessores, com um sistema de escape de órgãos-pipe reminiscência de sinfonias perdidos, a MV Agusta F4 foi um sucesso imediato, o objecto ideal do desejo de cada motociclista. O processo subsequente de industrialização foi um caso de dois estágios: o primeiro viu uma corrida de produção limitada de 300 motociclos F4 Série Ouro, com a carroçaria de carbono, peças de magnésio e um motor com cárter de areia elenco. Depois veio o fabrico do modelo S, com vista a uma mais amplos da base de clientes, graças a um preço que era metade da versão Gold.
Em Abril de 1999, a Série Ouro F4 foi apresentado "em acção" na pista de Monza, pela primeira vez, colocado num show que atraiu a atenção de mais de cem publicações comerciais. A moto tinha uma velocidade impressionante de mais de 280 quilómetros por hora, um chassis extraordinário  de condução em circulação, todos universalmente reconhecido como estabelecendo novos padrões. Apesar de um preço de mais de 68 milhões de liras (cerca de 35 mil euros), a Série Ouro F4 foi pego pelos aficionados da moto ricos de todo o mundo que incluíram royalties, actores e personalidades do desporto: Rei Juan Carlos de Espanha, Emanuele Filiberto, Lapo Elkan, Tom Cruise, Angelina Jolie, Hugh Laurie, Brad Pitt, Eddy Irvine, Michael Schumacher, Gerhard Berger e todos os jogadores do   futebol italiano que ganhou a Copa do mundo de 2006.
NA Fabricação do novo MV Agusta ouve uma reorganização completa do ciclo de produção, a conversão da planta Schiranna e o estabelecimento de novas linhas de motores e montagem de chassis. As instalações de produção de MV Agusta foram redesenhados em conjunto com a Porsche Consulting. Para aumentar a sua quota de mercado, MV Agusta também investiu em uma nova plataforma de motociclos, criando um revolucionário 3 cilindros de 675 cc . Introduzido em 2012 MV Agusta F3 675, que fez sua estreia em  e logo se tornou uma das motos mais vendidos na classe 600. Mais uma vez, em 2012, o 3-cilindros do motor 675 cc foi usada para alimentar o novo peso médio "naked", a Brutale 675. Ao longo de 2013, a gama continuou a se expandir com a introdução da nova Brutale 800 cc e F3; toda a gama de 4 cilindros também foi renovado com o F4 actualizado 1000 e Brutale 1090. No final de 2013, MV Agusta começou a enviar o Rivale 800 a showrooms: este modelo exclusivo ganhou o "melhor para o futuro da bicicleta do Show 2012" titulo  no ano da sua apresentação. Durante 2013, a empresa apresentou o Turismo Veloce 800, a primeiro, tourer revolucionária a ser construído pela MV Agusta. Por último, os primeiros meses de 2014 viram o lançamento da Brutale 800 Dragster, uma intransigente, estilo de tirar o fôlego "naked" - o mais extremo, essencial naked sempre!
Info retirada de www.mvagusta.com
membro numero 16