As relíquias de outros tempos (Motos/scooters com +30 anos) > Partilha de recordações de outros tempos (As 2 rodas...um amor de décadas)

Yamaha DT 50 LC...máquina que marcou gerações!

(1/9) > >>

Sapiens21:
Yamaha DT 50 LC...máquina que marcou gerações!


Imagem de uma das mais recentes evoluções do modelo - http://bikzshop.pt

Aqui há coisa de uma semana falei no fórum de uma situação que envolvia uma velhinha Yamaha DT LC e...hoje deu-me para escrever directamente sobre o modelo. 

Não é que seja máquina particularmente vistosa ou com grandes atributos para apreciar (bem pelo contrário...é até bastante espartana), mas algo me impulsionou agora a vir escrever um pouco sobre as DT's 50, modelo que marcou gerações.   

As Yamaha DT existem desde finais dos anos 60', mas não é sobre essas mais antigas que aqui se traz este tópico, mas sim sobre as tão famosas e ainda muito habituais nas nossas estradas... Yamaha's DT LC, as quais porventura desde há pelo menos 2 décadas que são a delícia de muitos jovens com idades de 16-17-18 anos.

Quando apareceram vieram claramente para vingar e se manterem de "pedra e cal" no mercado, fazendo-o durante tanto tempo, que não é com estranheza que se vêem tantas ainda a circular e também a encher websites de usados, como o Sapo Motos, OLX, Custo Justo, etc. 

A diferença para o paradigma maioritário do mercado era clara e este modelo promovia-se a si mesmo através dos seus proprietários e pelas qualidades que evidenciava: Tratava-se de uma moto com uma ciclística apropriada ao uso fora-de-estrada, mas ao mesmo tempo capaz de ser perfeitamente usada no quotidiano, graças ao baixíssimo peso e não muito longe dos 100kg, à suspensão frontal e traseira suficientemente macia (atrás era de mono-mola), roda dianteira e traseira de grande diâmetro e em jantes de raios, guarda-lamas volumoso e concebido num plástico muito maleável, um banco longo e corrido (não era bipartido), uma altura ao solo que lhe permitia passar em praticamente todo o lado sem se correr o risco de raspar algum órgão mecânico e uma robustez de motor que era comum a todas as DT's, independentemente da cilindrada.

Neste caso da 50 e que todos conhecemos, tratava-se de um fiável monocilíndrico a carburador (a 2 tempos) que tem sido desde há muito tempo aclamado pela sua capacidade em devorar Kms e sofrer as maiores "atrocidades", continuando ainda assim a mostrar que não dá parte fraca e que o seu material estava... e está efectivamente feito para durar.

As mais conhecidas por cá foram claramente a DT50LC, a DT125LC e a DTR125 (estas últimas ainda assim bastante menos), apesar de terem sido lançadas - ao longo de décadas - muitas outras, com motores de 80, 100, 175, 180, 200, 230, 250, 350, 360 e 400cc. 

As DT foram assim e ao longo de vários anos, a opção de muitos iniciantes do fora-de-estrada, sobretudo a voluntariosa 50, que por via do preço relativamente acessível, uma mecânica extremamente simples e durável, uma grande leveza de todo o conjunto e uma manutenção barata, conseguiu marcar muitos e ensinar a andar de moto outros tantos.

Actualmente as coisas estão um pouco diferentes no que respeita ao seu aspecto original, sendo já muito mais comum encontrá-las totalmente customizadas (e que quase me apetece dizer "assassinadas), com rodas mais pequenas, estreitas e com pneus de estrada, umas luzes que parecem os pequenos focos de Led da minha bancada de cozinha, escapes todos furado e a emitir uma loucura de Db...
Enfim, isto sem entrar nas alterações que compreendem as rectificações de cilindro, troca do carter, alterações no colector de admissão, etc. e que transformaram por completo o aspecto e sensação original de condução da saudosa DT LC original.

Existem motos que ganham uma empatia natural e esta aqui, a DT 50 LC...a original que saiu com cores distintas e onde inclusivamente foi proposta (imagine-se!) em cor-de-rosa, não deixou de mostrar que para marcar gerações não é preciso ser particularmente bonita. Basta ser boa...muito boa a fazer aquilo que é procurado numa moto do género! :)


Fica assim desta forma o meu tributo ao modelo... :nice:

dfelix:
O sucesso foi tão grande em Portugal que chegou a existir a edição especial "Cabo da Roca"..

Bem feínha por sinal...  :D



(não foi facil encontrar uma foto dela na net!)

NunoMt:

--- Citação de: dfelix em Fevereiro 09, 2017, 01:23:56, 01:23 ---O sucesso foi tão grande em Portugal que chegou a existir a edição especial "Cabo da Roca"..

Bem feínha por sinal...  :D



(não foi facil encontrar uma foto dela na net!)

--- Fim de Citação ---
Tive uma igual. Foi a minha estreia no mundo das motas, e das quedas também

Enviado do meu Vodafone Smart ultra 6 através de Tapatalk

mneves:
Sabes , já me tinha lembrado de fazer isto mas o tempo....
Obrigado pela partilha.
Não tive uma LC mas tive sim uma target  e a aerox.

Joao_Cruz:
Sapiens, tu....não existes! :nice: :nice:
A remexer no bau.
Depois da vespa Pk 50, tive (a meias com os meus irmãos) uma DT 50 LC, que comprei usada.
Fui com ela a Castelo Branco, Lobos da Neve, Faro, etc.
Bons anos.
Motor indestrutível.
Única lacuna era a facilidade em roubar peças.
Tampas laterais já nem as punha e escapes, foram uns quantos.
Que saudades..n

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

Ir para versão completa