Autor Tópico: Mudar de mota, novamente...  (Lida 1399 vezes)

Março 04, 2024, 14:38:03, 14:38
Lida 1399 vezes

Blatzvid

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 27
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CBR 600 F4i
  • Localidade: Lisboa
Bom dia a todos,

Depois de 4 anos com a minha CBR600F F4i sport (tópico aqui no fórum), estou decidido a mudar de estilo mais uma vez.
Para a minha utilização habitual de casa trabalho serve perfeitamente, pois faço cerca de 50km em autoestrada, mas para uma utilização de fim de semana em que faço uma viagem com mais kms e por fora, o corpo pede algo com mais conforto, especialmente se levar pendura.

Por esse motivo pretendo trocar para algo menos desportivo a nível de postura, em que seja confortável tanto para mim como para quem vai comigo. Tenho 1.8m e pernas compridas, na CBR em viagens longas é muito frequente ficar com cãibras nas pernas e quero que isso deixe de acontecer.
Pretendo gastar até 6500€ +/- e queria algo mais recente em que possa colocar pelo menos uma topcase para quando fizer viagens maiores.

Do que pesquisei, cheguei a algumas escolhas: NC750X – Versys 650 – V Strom 650
Neste momento estou mais inclinado para a Kawasaki, pelo site cycle-ergo com a minha estatura é a mota com melhor ergonomia.
As restantes também me agradam, mas pelo que li a Versys consegue ser mais nervosa que a NC, e a V Strom a manutenção será mais cara.

O que acham do meu raciocínio? É uma boa escolha, ou existem mais modelos que devo considerar tendo em conta os meus requisitos?

Obrigado desde já e boas voltas

Março 05, 2024, 18:15:18, 18:15
Responder #1

pacama79

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 35
  • Marca Motociclo: Vespa
  • Modelo Motociclo: GTS 300
  • Localidade: Ponte de Lima
Chinelli não é opção para si?

Março 06, 2024, 09:21:34, 09:21
Responder #2

Blatzvid

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 27
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CBR 600 F4i
  • Localidade: Lisboa
Chinelli não é opção para si?

Não... preferia manter-me nas japonesas!
Tracer 7 também será uma opção (?)

Março 06, 2024, 10:37:37, 10:37
Responder #3

JustGil

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 457
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB300R
  • Localidade: Vila Nova de Gaia, Porto
Dentro desses modelos que indicaste, eu prefiro a estética da Kawasaki Versys 650, porém em termos de motor, prefiro o da Suzuki V-Strom 650.

Uma Triumph Tiger 660 não entraria nessa lista também?

Março 06, 2024, 11:34:56, 11:34
Responder #4

Blatzvid

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 27
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CBR 600 F4i
  • Localidade: Lisboa
Dentro desses modelos que indicaste, eu prefiro a estética da Kawasaki Versys 650, porém em termos de motor, prefiro o da Suzuki V-Strom 650.

Uma Triumph Tiger 660 não entraria nessa lista também?

Não desgosto, mas já fica fora do orçamento, pelo menos com um ano decente

Março 06, 2024, 16:22:54, 16:22
Responder #5

Vasco Gama

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 373
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: F 900 XR
  • Modelo Motociclo: Bajaj Pulsar 200
Uma posta de pescada,

A v-strom 650 não será de todo a melhor em nada, mas é boa em tudo!

A manutenção não é em nada mais cara que a versys, na marca anda pelos 100€ a revisao dos 12k/12k

Em conforto é excelente, em tudo.... top

Depois de 38k e muitas aventuras, no segmento se lá voltar será sem duvida a minha primeira escolha!

A NC750x em conforto, e motor perde para as outras duas, minha opinião, e so fiz 58k numa NC700x claro!

A versys na minha opinião, esteticamente a mais bonita, e um excelente motor e caixa em altas rotações!
Já em baixas, o motor e a caixa não gostam nada!
Excelente para andar sozinho, e o facto de ter rodas 17/17 é uma mota com um espirito mais desportivo!


Não sei se ajuda em alguma coisa, mas deixo a minha opinião!


Mas, lá está, Posta de Pescada!
« Última modificação: Março 06, 2024, 16:30:40, 16:30 por Vasco Gama »
Omnia tempus habent

Março 17, 2024, 19:22:29, 19:22
Responder #6

jmartins13

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 954
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R 1200 RT
  • Localidade: WORLDWIDE
Boas Companheiro,

BMW RT,sem dúvida alguma.
Excelente conforto e protecção, e curva que é para a loucura (para quem sabe claro)
 :yeah:

Março 21, 2024, 14:48:29, 14:48
Responder #7

nfkart

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 310
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Carpe Diem!
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: S1000 XR
  • Localidade: Barcarena
Dentro do que falou, sou da opiniao da V-Strom!

Super fiável esse motor! o melhor 650 do mercado a minha opinião! Moto super equilibrada!  :nice:

A Triumph parece-me ser mais um patamar acima, mas ainda nao experimentei

Março 22, 2024, 14:03:37, 14:03
Responder #8

zinko_pt

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 46
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Transalp XL750
  • Localidade: Lisboa
Eu tive a Tiger 660 Sport. Muita pena de me desfazer dela.
Bom motor, qualidade de construção, fiabilidade, nada a dizer. O conforto é subjetivo e há que testar muito e várias vezes.
Não é amiga dos consumos e é difícl de resistir ao binário a partir das 3k RPM e a progressão até às 11k RPM. Também não foi feita para mau piso: é uma desportiva disfarçada de outra coisa.
A comprar hoje, fazia o esforço de ir à Triumph Centro e não comprava em Lisboa. E as manutenções são mais caras que as japonesas.

A versys 650 parece ser a mais confortável mas o motor é um pouco amorfo.
A NC é a rainha dos consumos, por uma larga margem. Também não excita, mas pode ser divertida.
E que tal uma NX500? Têm a qualidade e fiabilidade japonesa, com umas atualizações face à CB, incluindo a conectividade.  Consumos muito bons e baixo custo de manutenção. Para conforto, só testando. E talvez levar com um vidro maior.
« Última modificação: Abril 07, 2024, 13:44:12, 13:44 por zinko_pt »

Março 22, 2024, 22:44:36, 22:44
Responder #9

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Eu tive a Tiger 660 Sport. Muita pena de me desfazer dela.
Se motor, qualidade de construção, fiabilidade, nada a dizer. O conforto é subjetivo e há que testar muito e várias vezes.
A comprar hoje, fazia o esforço de ir à Triumph Centro e não comprava em Lisboa. E as manutenções são mais caras que as japonesas.

A versys 650 parece ser a mais confortável mas o motor é um pouco amorfo.
A NC é a rainha dos consumos, por uma larga margem, mas também não excita, mas pode ser divertida.
E que tal uma NX500? Têm a qualidade e fiabilidade japonesa, com umas atualizações face à CB, incluindo a conectividade.  Consumos muito bons embaixo custo de manutenção. Para conforto, só testando. E talvez levar com um vidro maior.

A NC quando se tira o proveito dela, bem espremida, esse argumento dos consumos cai totalmente por terra, até porque até a autonomia cai abruptamente...
No entanto, o ambiente urbano é o seu verdadeiro habitat!

A minha "poia" é Transalp 750!
Condução plenamente confortável - recta.
Capaz qb para dentro e fora de estrada.
Motorzão que gosta de todos os regimes!
Preço... é neste caso o calcanhar de Aquiles pois distancia significativamente face ao orçamento de +/-6500€.

Em alternativa olharia para a BMW F700GS e com sorte até vinha com topcase e malas laterais!
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Março 24, 2024, 17:17:19, 17:17
Responder #10

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1930
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Bom dia a todos,

Depois de 4 anos com a minha CBR600F F4i sport (tópico aqui no fórum), estou decidido a mudar de estilo mais uma vez.
Para a minha utilização habitual de casa trabalho serve perfeitamente, pois faço cerca de 50km em autoestrada, mas para uma utilização de fim de semana em que faço uma viagem com mais kms e por fora, o corpo pede algo com mais conforto, especialmente se levar pendura.

Por esse motivo pretendo trocar para algo menos desportivo a nível de postura, em que seja confortável tanto para mim como para quem vai comigo. Tenho 1.8m e pernas compridas, na CBR em viagens longas é muito frequente ficar com cãibras nas pernas e quero que isso deixe de acontecer.
Pretendo gastar até 6500€ +/- e queria algo mais recente em que possa colocar pelo menos uma topcase para quando fizer viagens maiores.

Do que pesquisei, cheguei a algumas escolhas: NC750X – Versys 650 – V Strom 650
Neste momento estou mais inclinado para a Kawasaki, pelo site cycle-ergo com a minha estatura é a mota com melhor ergonomia.
As restantes também me agradam, mas pelo que li a Versys consegue ser mais nervosa que a NC, e a V Strom a manutenção será mais cara.

O que acham do meu raciocínio? É uma boa escolha, ou existem mais modelos que devo considerar tendo em conta os meus requisitos?

Obrigado desde já e boas voltas

Acho que não deves comprar nada sem testares a VStrom, vais ficar muito surpreendido.
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Abril 07, 2024, 14:03:06, 14:03
Responder #11

zinko_pt

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 46
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Transalp XL750
  • Localidade: Lisboa
A NC quando se tira o proveito dela, bem espremida, esse argumento dos consumos cai totalmente por terra, até porque até a autonomia cai abruptamente...
No entanto, o ambiente urbano é o seu verdadeiro habitat!
Nos dias em que conduzi uma, mesmo com uma condução mais viva, ficou sempre abaixo dos 4L. Se calhar quem tem/teve uma tem uma opinião diferente.
Mas sim, se o depósito tivesse 17L, era espetacular.
A minha "poia" é Transalp 750!
Condução plenamente confortável - recta.
Capaz qb para dentro e fora de estrada.
Motorzão que gosta de todos os regimes!
Preço... é neste caso o calcanhar de Aquiles pois distancia significativamente face ao orçamento de +/-6500€.
Eu não ia sugerir isso, para não ser tendencioso  :stuck_out_tongue_winking_eye: e porque sai fora do orçamento.
Muito confortável, sim, mas mais vibrações que a Triumph tricilíndrica! Nada de grave.
Motor um pouco amorfo (condução relaxada) em baixas, só mostra "nervo" acima das 4.5K/5k RPM e que bom nervo! Consumos abaixo dos 5L, mas há quem faça abaixo dos 4L. Deve ser circuito intra-urbano e não no pára-arranca citadino.
É como dizes, uma "faz-tudo", com um bocado das capacidades da Teneré, com um bocado do conforto de uma Versys e com um motor de uma Hornet.