Autor Tópico: Honda Hawk 11  (Lida 2762 vezes)

Fevereiro 26, 2022, 16:11:13, 16:11
Lida 2762 vezes

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Honda Hawk 11






A Honda acaba de oficializar a existência daquilo que a revista Japonesa Young Machine já tinha anunciado como estando a caminho...

Uma nova Honda a fazer uso do mesmo motor de 1084cc que está por exemplo em uso na África Twin 1100.

E fê-lo oficialmente ao lançar uma imagem teaser da próxima 'Hawk 11', cujo programa de estreia e apresentação ao Mundo ocorrerá no Osaka Motorcycle Show 2022, que acontece de 19 a 21 de Março.

A Team Red também já terá lançado um curto vídeo teaser de apenas 25 segundos para esta Hawk 11, mas só num dos seus sites em japonês...

Até ao lançamento é provável que apareçam mais informações, mas de acordo com rumores vindos do Japão, a Honda Hawk 11 apresentará uma traseira baixa, com duplo amortecedor de reservatórios separados, como na Rebel 1100, e um subquadro preparado para um ou dois lugares, em linha com a CB1000R.

O nome Hawk não é de todo novo na marca, já que 'começou a vida' em 1977 como sendo o nome mais marcante para designar a CB400T nalguns mercados.

Aguardemos por aquilo que aí vem e se está em linha ou não com os renders que já enchem páginas da net.

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Fevereiro 27, 2022, 22:49:27, 22:49
Responder #1

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
 :pensador:

Esteticamente parece ser um modelo para concorrer com a MVAgusta SuperVeloce 800 e Triumph Speed Triple 1200 RR.
Sobre a motorização, já que é para fazer render o mesmo motor... pode ser pouco... mas sendo uma Honda e sendo mais barata que a concorrência, terá talvez um potencial mercado!

Mas também pode ser um modelo concorrente da Z650/900RS (Kawasaki), da XSR700/900 (Yamaha) e SV650XA (Suzuki)...

Venha de lá essa nova Honda!
« Última modificação: Fevereiro 27, 2022, 23:24:32, 23:24 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Fevereiro 28, 2022, 00:47:09, 00:47
Responder #2

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Lembram-se da CB4 interceptor que se falou aqui?

É habitual a Honda apresentar concepts interessantes... e depois a montanha parir um rato.



Março 09, 2022, 23:15:20, 23:15
Responder #3

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Já está disponivel o 2º teaser quando ainda nem sequer tinhamos visto o 1º....



E uma imagem um pouco mais reveladora:



 :cool:

Apesar de os espelhos não estarem localizados nas extremidades do guiador (peso de punhos), têm um posição/formato pouco convencional... a fazer lembrar um pouco café-racer.
« Última modificação: Março 09, 2022, 23:16:43, 23:16 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Março 10, 2022, 10:32:18, 10:32
Responder #4

Gentleman rider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 335
  • Localidade: Lisboa
Pelo que a ciclística dá a entender parece que esta moto vai ser uma concorrente directa das Triumph Speed Twin/Thruxton.

Parece ser bonita mas as outras Neo cafe sport já o são.

Eu preferia uma ciclística mais desportiva, e um motor mais entusiasmante. Mas veremos o que vai ser.

Março 10, 2022, 11:46:41, 11:46
Responder #5

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4595
  • Sexo
    Masculino

    Masculino

Março 10, 2022, 19:55:45, 19:55
Responder #6

JustGil

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 457
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB300R
  • Localidade: Vila Nova de Gaia, Porto
Será isto?  :pensador:

Espero bem que não...  :'(



Fonte:
https://www.motociclismoonline.com.br/noticias/honda-hawk11-conceito-ousado-e-brutal/

Também espero que a Hawk não tenha esse design, gostava imenso de a ver com umas linhas próximas a uma BMW R Nine T Racer.

Março 17, 2022, 13:05:28, 13:05
Responder #7

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Esta será a imagem mais recente que tem estado a circular.

Parece-me bastante realista, mas nisto da net já sabemos que nem tudo o que parece é...

É diferente q.b. de anteriores renders.

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Março 17, 2022, 14:20:58, 14:20
Responder #8

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4595
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Vão ter que trabalhar muito para chegar aqui:


Março 17, 2022, 23:50:14, 23:50
Responder #9

Gentleman rider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 335
  • Localidade: Lisboa
https://www.motociclismo.it/files/articoli/8/0/3/80340/B_honda-hawk-11-2022.jpg

Está muito... mas mesmo muito bonita.

Principalmente se pensarmos no constrangimento que é fazer uma moto de estrada/desportiva com o quadro da Africa Twin 1100.

Espero que isso signifique um preço competitivo. O que para mim seria algo abaixo dos €14.000

Ao contrário da Triumph tem uma posição de condução sport tourer!

Para quem dizia que as sport-tourers estavam mortas e enterradas tomem lá mais uma  :D
« Última modificação: Março 17, 2022, 23:58:55, 23:58 por Gentleman rider »

Março 18, 2022, 10:23:29, 10:23
Responder #10

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Para quem dizia que as sport-tourers estavam mortas e enterradas tomem lá mais uma 

Parece tão sport-touring quando uma nineT "Racer" ou Thruxton com "marquise"!  :D


Março 18, 2022, 10:34:01, 10:34
Responder #11

Gentleman rider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 335
  • Localidade: Lisboa
Parece tão sport-touring quando uma nineT "Racer" ou Thruxton com "marquise"!  :D

A 9T racer tem uma posição tão deitada quanto uma S1000RR. Aliás era das maiores críticas que lhe eram feitas. Tal como acontece com a Speed Triple 1200RR.

A Thruxton é melhor mas mesmo assim deve ser mais deitada do que a Hawk11.

Esta Honda tem uma posição equivalente à Ducati Supersport. Não é uma R1250RT mas será confortável o suficiente para viagens longas.

Se a Honda não fizer kit de malas/sacos para ela a Givi ou SW Motech vão fazer.

Março 18, 2022, 10:55:54, 10:55
Responder #12

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 902
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Não deixam de ser naked's com semi-carenagem.

Nada a ver com uma VFR ou uma XX, verdadeiras coisas dessas. E VFR as 800 ou 750, não as "modernas".

Destas semi-carenadas para os flanelas continuo a gostar da Thruxton RS, com aquelas Ohlins e os seus 100 cv suficientes para curtir em estilo flanela.
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Março 18, 2022, 12:54:19, 12:54
Responder #13

Gentleman rider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 335
  • Localidade: Lisboa
Não deixam de ser naked's com semi-carenagem.

Neste caso é mais uma trail dado que todo o grupo propulsor e quadro são idênticos à AT/NT1100

O que me levanta as seguintes dúvidas:

Peso - Idealmente ficaria abaixo dos 200kg a cheio mas acho pouco provável. Acima dos 210kg já é relativa desilusão. (A NT1100 pesa 240kg a cheio).

Suspensão - Acredito que seja muito idênticaà NT1100, será suficiente para condução desportiva?

Motor - Bom aqui não há grandes dúvidas, não é  motor mais entusiasmante do mundo, a Hawk 11 não será centrada no seu motor como é, por exemplo, a MT10.

Março 18, 2022, 14:06:02, 14:06
Responder #14

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
A 9T racer tem uma posição tão deitada quanto uma S1000RR. Aliás era das maiores críticas que lhe eram feitas. Tal como acontece com a Speed Triple 1200RR.

A Thruxton é melhor mas mesmo assim...

Nenhuma dessas motos é sport-touring.

A nineT e a Thruxton são neoclássicas.
Tanto a nineT "Racer" como a Thruxton RS (a que trazia de origem a marquise) foram meras versões das respetivas plataformas.
Num período que o interesse por neoclássicas estava no seu pico, as vendas mantiveram-se enquanto os construtores foram experimentado todos os "estilos" que seria possível explorar.
Estas "retro racer" foram apenas um estilo entre muitos. E que desapareceu quase tão rápido quanto surgiu.
Ambas as versões há algum tempo que já não se encontram nos catálogos.

A Speed Triple RR é uma desportiva não assumida.
Não segue os padrões convencionais.
Porque a Triumph não tem capacidade de criar uma Daytona capaz de concorrer com as Panigales desta vida.
Portanto, algo na orientação da Superveloce acaba por baixar expectativas.

Esta Honda tem uma posição equivalente à Ducati Supersport.

A Ducati disponibiliza malas como acessório extra para a Supersport.
Só se esse for o requisito que a classifica como sport-touring.
No que diz respeito a posição de condução, é mais radical que qualquer desportiva japonesa dos anos 90.

O que me levanta as seguintes dúvidas:

Acho que não há aqui grandes dúvidas.

A não ser que as fotos finais e de qualidade venham revelar algo diferente, esta Hawk é para já uma reciclagem da CB4 Interceptor.
Mas ao contrário do concept original, esta versão fará parte do ecossistema da Honda que gira em torno do DCT.
Será mais uma opção evolutiva para o cliente que certamente começou na PCX, actualmente conduz NC... e tenciona evoluir para uma cilindrada superior, mas que tem ainda a sua escolha limitada a alguns estilos/géneros.


Março 18, 2022, 14:25:15, 14:25
Responder #15

Gentleman rider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 335
  • Localidade: Lisboa
A Hawk 11 é a sucessora da VTR1000F Firestorm que nos EUA se chamava Superhawk.

É uma desportiva de estrada como também eram a TL1000S ou a Aprilia Falco.

Mas a Hawk11 tem uma posição de condução menos radical do que qualquer uma destas 3.

Para mim uma sport-tourer é uma moto com rodas 17", autonomia de pelo menos 170km, capaz de transportar um motociclista + a sua bagagem com o mínimo de conforto e ser capaz de acompanhar uma desportiva numa estrada de montanha. Não tem necessariamente de ser confortável para pendura.

Uma tourer é uma moto com rodas 17", autonomia de pelo menos 200km, capaz de transportar dois motociclistas + a bagagem dos dois com conforto. Não tem necessariamente de conseguir acompanhar uma desportiva numa estrada de montanha.

Seguindo as definições acima o leque é muito alargado até porque o aftermarket actual produz soluções de malas/sacos para praticamente todas as motos.

A NT1100 é uma tourer.

A MT10 dá uma boa sport-tourer.

A R1250RT é indiscutivelmente uma tourer

A R1250RS e R1250R estão na fronteira. A S1000XR também.

A S1000R dá uma boa sport-tourer

A Hawk 11 também dará uma boa sport-tourer, como a Ducati Supersport ou a Aprilia RS660 são boas Sport-tourers.

A Panigale V4, Speed Triple RR ou a GSX-R1000 nunca darão uma boa sport-tourer
« Última modificação: Março 18, 2022, 14:30:10, 14:30 por Gentleman rider »

Março 18, 2022, 16:40:09, 16:40
Responder #16

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Para mim uma sport-tourer é uma moto com rodas 17", autonomia de pelo menos 170km, capaz de transportar um motociclista + a sua bagagem com o mínimo de conforto e ser capaz de acompanhar uma desportiva numa estrada de montanha. Não tem necessariamente de ser confortável para pendura.

Isto coloca qualquer praticamente qualquer naked e desportiva dos anos 90 (com alforges) na categoria de sport-tourer.  :D

A Panigale V4, Speed Triple RR ou a GSX-R1000 nunca darão uma boa sport-tourer

Com jeitinho... também dá!
Aliás, GSX-R1000 (tal como a S1000RR) são desportivas que em conforto não ficam a dever a muitas naked apesar dos avanços serem baixos.


A dura realidade é que efectivamente existiu um segmento de mercado com essa designação.
Sendo a VFR800 o mais próximo do que se pode considerar de referência, pois a generalidade do mercado veio responder à mesma.
E até essa derivou em Crosstourer...

Actualmente só a SX, a GSXS-GT e a RS se podem considerar representes válidas deste legado.
O que não impede de se viajar com uma desportiva. Ou havendo skills, ser rápido numa tourer.
Mas há que chamar os bois aos nomes...

« Última modificação: Março 18, 2022, 16:50:55, 16:50 por dfelix »

Março 18, 2022, 17:15:54, 17:15
Responder #17

Gentleman rider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 335
  • Localidade: Lisboa
Aliás, GSX-R1000 (tal como a S1000RR) são desportivas que em conforto não ficam a dever a muitas naked apesar dos avanços serem baixos.

Só em sonhos uma S1000RR tem o conforto de uma S1000R

Actualmente só a SX, a GSXS-GT e a RS se podem considerar representes válidas deste legado.
O que não impede de se viajar com uma desportiva. Ou havendo skills, ser rápido numa tourer.
Mas há que chamar os bois aos nomes...

Eu percebo-te. Ainda assim a Hawk 11 está muito mais próxima de qualquer uma dessas do que de uma CBR600RR.

Com um kit de malas da GIVI a Hawk 11 faz tudo aquilo que faz uma GSX-S 1000GT menos (provavelmente) transportar o passageiro com o mesmo conforto.

Uma CBR600RR ou CBR1000RR só servem para uma coisa, andar ao ataque. São tortura em tudo o resto. 
« Última modificação: Março 18, 2022, 17:21:56, 17:21 por Gentleman rider »

Março 18, 2022, 17:39:08, 17:39
Responder #18

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Se tudo correr como estão por lá a dizer no Japão, a apresentação deste novo modelo será amanhã, dia 19/03/2022.

Ou seja, bate certinho com o início do Osaka Motorcycle Show 2022.

« Última modificação: Março 18, 2022, 17:40:56, 17:40 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Março 19, 2022, 09:40:13, 09:40
Responder #19

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...

Está muito... mas mesmo muito bonita.

(...)

Hei-la....

Se antes as imagens não permitiam ver grande coisa, agora a apresentação revelou-a...

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Março 19, 2022, 10:56:33, 10:56
Responder #20

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
VÍDEO...




--------------------------------------






"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Março 19, 2022, 12:06:18, 12:06
Responder #21

Gentleman rider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 335
  • Localidade: Lisboa
A moto é muito bonita. Principalmente a frente e traseira retro. O meio da moto nem tanto devido ao quadro ser o da AT1100. Mas percebo (e espero) que isso signifique a tentativa de redução de preço.

A posição de condução é mais radical do que parecia, mas ainda assim acho que não chumba a moto.

Gosto mais da versão cinza/preta do que da azul. E acho que a moto deve ficar bastante bem em vermelho.

O escape megafone opcional também fica muito melhor do que o standard da NT1100.

A primeira Honda que me entusiasma desde a... aaaa... nem me lembro qual  ;D
« Última modificação: Março 19, 2022, 12:09:22, 12:09 por Gentleman rider »

Março 19, 2022, 12:23:58, 12:23
Responder #22

JustGil

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 457
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB300R
  • Localidade: Vila Nova de Gaia, Porto
O resultado final até me agradou  :nice:
Porém, os espelhos naquela posição são um pouco estranhos, acho que ficaria melhor no final dos punhos, como tem a Triumph Street Triple.
Agora veremos a Honda Dax, a irmã da Honda Monkey e da Grom/MSX  :D

Março 19, 2022, 16:35:05, 16:35
Responder #23

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Só em sonhos uma S1000RR tem o conforto de uma S1000R

Na teoria, isto é incontestável!

Numa prática, sinto-me obrigado em contrariar.
Porque acho a S1000RR bastante confortável face ao que é habitual no respetivo segmento.
O único ponto negativo está no habitual cansaço que causam os avanços quando se anda devagar ou faz cidade.
Ainda não experimentei a actual S1000R. Mas cheguei a andar uma semana com uma de serviço da geração anterior.
A posição dos braços é menos cansativa no geral. Porém, como qualquer naked, o resultado são valentes sovas em estrada aberta e autoestrada.

Portanto, acaba por encontrar aqui um equilíbrio... e compreendo que possa não ser uma opinião consensual.


Entretanto já são oficiais fotos desta Hawk 11.
Posso confirmar que vai de encontro ao que era a minha expectativa: É a CB4 interceptor  da "Wish"!


Março 20, 2022, 00:13:53, 00:13
Responder #24

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1930
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Não gostei... :(

Acho que este design retro já começa a ficar demasiado rebuscado e até as imitações Chinesas têm mais "sainete".

Parece estranho, uma marca que faz uma GL1.8, que acabou e lançar uma NT1100, que causa uma revolução chamada XADV que tem duas das scooters mais vendidas em todo o mundo, a famosa PCX e não menos famosa NC750 :stuck_out_tongue_winking_eye: ou a mana gémea Integra, consegue vomitar esta coisa estranha a lembrar as motas de competição dos anos 50 mas com acabamentos em plástico...
Mas isto sou eu que sou parvo!!!
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Março 20, 2022, 20:35:15, 20:35
Responder #25

Gentleman rider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 335
  • Localidade: Lisboa
Na teoria, isto é incontestável!

Numa prática, sinto-me obrigado em contrariar.
Porque acho a S1000RR bastante confortável face ao que é habitual no respetivo segmento.

Concordo, não guiei todas mas a S1000RR é provavbelmente a moto mais confortável na categoria superbike.

O único ponto negativo está no habitual cansaço que causam os avanços quando se anda devagar ou faz cidade.
Eu diria até aos 150km/h. Acima dos 150km/h o vento suporta o tronco e alivia os pulsos

Ainda não experimentei a actual S1000R. Mas cheguei a andar uma semana com uma de serviço da geração anterior.
A posição dos braços é menos cansativa no geral. Porém, como qualquer naked, o resultado são valentes sovas em estrada aberta e autoestrada.

Com um pequeno vidro a S1000R é uma moto confortável até aos 150km/h. Seguramente mais do que a S1000RR. Ou do que a S1000XR

Como passo mais do meu tempo em cima de uma moto abaixo dos 150km/h não vejo como uma S1000RR possa ser mais confortável do que a roadster.

Se passasse mais tempo acima dos 150km/h concordaria contigo que a Superbike pode ser mais confortável do que a Supernaked. E até mesmo do que a crossover


Março 20, 2022, 23:44:58, 23:44
Responder #26

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Eu diria até aos 150km/h. Acima dos 150km/h o vento suporta o tronco e alivia os pulsos

É por volta destas velocidades que as naked começam a evidenciar desconforto do ponto de vista aerodinâmico.
Como as minhas "velocidades cruzeiro" andam em torno disto... entra-se numa janela onde vantagens de desvantagens entre ambas se equilibram.

Com um pequeno vidro a S1000R é uma moto confortável até aos 150km/h. Seguramente mais do que a S1000RR. Ou do que a S1000XR

A S1000XR nem sequer pode ser comparável.
Não só porque a posição é mais erecta que na S1000R.
Mas porque a protecção aerodinâmica está garantida.
A frontal destas motos está à altura do tronco para quem tenha uma estatura média. Com a vantagem de se poder ainda subir um pouco o deflector.
Não é à toa que este género de aventureiras estradistas sem têm tornado as novas sport-tourers.

Não será um "pequeno vidro" que fará tanta diferença na S1000R.
A generalidade da oferta pouco sobe acima do guiador.  E as "marquises" comercializadas como sendo "touring" não ficam acima do vidro original da S1000RR, que se conduz de gatas.
 
A MT-10 neste aspecto tem uma frontal que permite uma melhor adaptação e a "tourer edition" é um bom exemplo.





Voltando à CB4 Interceptor da Wish...
Acredito que no que diz respeito a conforto e protecção aerodinâmica não seja muito diferente da minha R1200S.
Talvez um bocadinho de nada mais confortável porque as peseiras não aparentam ser tão altas.

Claro que dá para viajar.
Qualquer moto dá. E as minhas maiores viagens até foram de naked.
Mas nunca comprei nenhuma moto levando as viagens em consideração.
E quem o faz, mantendo-se dentro do ecossistema da Honda... ficará melhor servido com a NT.
O que mais uma vez remete esta Hawk com opção para quem procura algo com um estilo neo-coiso ... mas com DCT.



Março 21, 2022, 00:32:06, 00:32
Responder #27

Gentleman rider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 335
  • Localidade: Lisboa
Claro que dá para viajar.
Qualquer moto dá. E as minhas maiores viagens até foram de naked.
Mas nunca comprei nenhuma moto levando as viagens em consideração.
E quem o faz, mantendo-se dentro do ecossistema da Honda... ficará melhor servido com a NT.
O que mais uma vez remete esta Hawk com opção para quem procura algo com um estilo neo-coiso ... mas com DCT.

A maioria do uso que dou às minhas motos é sport-touring e por isso a capacidade de serem confortáveis numa viagem é um aspecto que considero fundamental.

A minha opção tem recaído em nakeds desportivas precisamente porque o mercado não oferece sport-tourers relevantes.

A Kawasaki 1000SX que, como dizes, representa a ST clássica para mim é uma moto demasiado grande e pesada para eu ter interesse nela.

A KTM SD1290GT é mais interessante do que a Kawasaki mas eu acho que a SD1290R faz tão bem turismo quanto a GT e é muito mais o meu tipo de moto na vertente sport (para além de muito menos feia)

A Hawk11 para mim tem o tamanho, ergonomia, binário e o peso (espero) para ser uma sport-tourer interessante.

Outra ST interessante de 2022 (mais certo ser 2023) é a já discutida Moto Guzzi V100 Mandello.

E uma moto de 2022 de que gosto muito e que dá uma excelente sport-tourer é a Yamaha XSR900.
« Última modificação: Março 21, 2022, 00:35:11, 00:35 por Gentleman rider »

Março 21, 2022, 01:48:36, 01:48
Responder #28

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
A Kawasaki 1000SX que, como dizes, representa a ST clássica para mim é uma moto demasiado grande e pesada para eu ter interesse nela.

A SX anda na casa dos 230kg curb.
Não deixa de ser um valor alinhado com este género de moto.
A VFR800 que foi talvez a spor-touring de referência nos 00/10's pesa mais que isso.
A Sprint ST do 2low também.
E a nova GSXSGT não deve fugir à regra, já que anunciam 226 kg a seco.
Nem vou entrar no mundo das K1300S, VFR1200F e outras que nunca entendi a motivação de tanta cobiça há uns anos atrás.

Pessoalmente também acho demasiado peso.
Uma das razões porque nunca compraria nenhuma sport-tourer tradicional.
Mas pior que o peso... só mesmo tudo o resto!
A expectativa é que seriam desportivas com algum conforto. Mas sempre as senti como tourers que se conduz com uma posição desportiva. O pior de ambos.

Há ainda outras questões que me aborrecem na Kawasaki.
Já me disseram que carácter de entrega do motor foi algo que têm melhorado.
Ainda assim... a vida é demasiado curta para se perder tempo com motos feias.

A 1290GT não sendo bonita, até tem carisma.

E uma moto de 2022 de que gosto muito e que dá uma excelente sport-tourer é a Yamaha XSR900.

Ainda não vi esta nova ao vivo, mas acho que continua a ser uma adaptação muito mal amanhada.
Melhoraram em alguns aspectos mas pioraram em outros face à anterior.
Para viajar, não vejo nada que a XSR900 possa oferecer que a MT-09 também não o faça.
Aliás, para a MT-09 existe um vidro alto que não estraga muito mais a estética do que já vem estragada de origem.
Para servir de alguma coisa, a XSR teria de ser equipada com algo também alto. Porque uma marquise como a da anterior versão Abarth é uma escolha mais cosmética que funcional.



Março 21, 2022, 11:18:59, 11:18
Responder #29

Gentleman rider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 335
  • Localidade: Lisboa
Ainda não vi esta nova ao vivo, mas acho que continua a ser uma adaptação muito mal amanhada.
Melhoraram em alguns aspectos mas pioraram em outros face à anterior.
Para viajar, não vejo nada que a XSR900 possa oferecer que a MT-09 também não o faça.
Aliás, para a MT-09 existe um vidro alto que não estraga muito mais a estética do que já vem estragada de origem.
Para servir de alguma coisa, a XSR teria de ser equipada com algo também alto. Porque uma marquise como a da anterior versão Abarth é uma escolha mais cosmética que funcional.

A 2021 MT09 tem uma posição de condução demasiado trail para o meu gosto (pés muito avançados, tanque no colo e guiador muito alto). Sinceramente parece-me ser um deal breaker para mim.

A 2022 XSR900 parece ter uma posição mais próxima da típica roadster desportiva europeia. Mas é preciso confirmar em cima da moto.

A ergonomia é uma das razões que me fazem preferir a XSR900. Esteticamente também gosto muito mais da retro XSR

Mas em quase tudo são a mesma moto sem dúvida.
« Última modificação: Março 21, 2022, 11:23:52, 11:23 por Gentleman rider »

Março 22, 2022, 01:03:01, 01:03
Responder #30

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Esteticamente também gosto muito mais da retro XSR

Também prefiro esteticamente a XSR à MT.
Apesar de a achar mal amanhada.
Parece uma MT acidentada... transformada na garagem por um curioso.
E sempre gostei de transformações de garagem. Simplesmente não comprava uma moto nova que se parecesse com isso.

A posição de condução da MT é perfeitamente standard para uma naked.
A XSR é que tenta ser um pouco mais "radical" que esse standard.

Adopta um guiador mais baixo e um banco mais recuado com menos "enchimento" para lhe dar um ar mais "café".
Mas os pés estão no mesmo sitio. (pelo que até devem ficar mais avançados devido ao banco recuado)
E a XSR até tem maior distância entre eixos que a MT! Já que adopta o braço oscilante da Tracer.
Suponho que seja precisamente para compensar o banco recuado... Afinal, a MT já por si tem tendência para levantar facilmente a roda.

Pessoalmente até prefiro esta posição de condução mais radical.
As generalidade das nakeds que tive acabaram sempre por mais cedo ou mais tarde levar com um guiador mais baixo.
Até a Scrambler que uso sobretudo para "commuting" levou com o guiador da versão "full throttle" pelo mesmo motivo.
Mas nunca foi uma opção por "conforto". Muito menos ser mais adequado para "viajar".

Para "papar quilometros" com conforto a "posição de condução demasiado trail" tem tudo para ser mais competente.
Apesar de que acho as diferenças entre ambas pouco significativas face ao que oferece uma Tracer.
Não compraria uma Tracer. Porque não me identifico com o estilo.
Mas isto não me impede de reconhecer que dentro desta plataforma são a ferramenta mais adequada para sport-touring.

« Última modificação: Março 22, 2022, 01:09:53, 01:09 por dfelix »

Março 22, 2022, 09:38:37, 09:38
Responder #31

Gentleman rider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 335
  • Localidade: Lisboa
A posição de condução da MT é perfeitamente standard para uma naked.
A XSR é que tenta ser um pouco mais "radical" que esse standard.

É verdade.

Mas sempre preferi a posição de condução das nakeds derivadas de desportivas (S1000R, Tuono V4, Street Triple) do que a posição de condução de nakeds projectadas de raíz como tal (Duke, Superduke, MT09).

Sente-se melhor a moto.

Adopta um guiador mais baixo e um banco mais recuado com menos "enchimento" para lhe dar um ar mais "café".
Mas os pés estão no mesmo sitio. (pelo que até devem ficar mais avançados devido ao banco recuado)
E a XSR até tem maior distância entre eixos que a MT! Já que adopta o braço oscilante da Tracer.
Suponho que seja precisamente para compensar o banco recuado... Afinal, a MT já por si tem tendência para levantar facilmente a roda.

Excelente análise e descrição  :palmas:

Para "papar quilometros" com conforto a "posição de condução demasiado trail" tem tudo para ser mais competente.

Não consigo concordar. A posição demasiado direita das trail faz com que todo o peso do tronco assente na base da coluna e ao fim de algumas horas isso é pior do que uma posição de condução ligeiramente inclinada para a frente em que parte do peso do tronco é suportado pelos pulsos.

Não tenho dúvidas que ao fim de umas horas a KTM Superduke 1290GT é mais confortável do que a Super Adventure 1290

Apesar de que acho as diferenças entre ambas pouco significativas face ao que oferece uma Tracer.
Não compraria uma Tracer. Porque não me identifico com o estilo.
Mas isto não me impede de reconhecer que dentro desta plataforma são a ferramenta mais adequada para sport-touring.

As trail/crossover têm ainda outro grande problema para mim. Os barulhos/vibrações aerodinâmicos provocados por aqueles enormes vidros.

Nunca guiei a Tracer9 mas segundo o Neeves da MCN a Tracer9 é particularmente afectada por este problema.
https://www.youtube.com/watch?v=xXUec20Stoo

Muitos donos deste tipo de motos colocam aqueles acrescentos nos vidros mas são coisas inconcebíveis para mim. Creio que se tivesse uma Tracer colocaria o vidro mais baixo que encontrasse.

A Tracer9 tem um depósito maior do que a MT/XSR e, para quem transporta passageiro, um banco mais generoso. Mas para viajar sozinho acho a MT09 muito melhor proposta.

Março 22, 2022, 21:23:58, 21:23
Responder #32

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Mas sempre preferi a posição de condução das nakeds derivadas de desportivas (S1000R, Tuono V4, Street Triple) (...)

Sente-se melhor a moto.

A S1000R demonstra precisamente o contrário.
É uma moto bastante "filtrada" no que diz respeito a sensações.
 
Não consigo concordar. A posição demasiado direita das trail faz com que todo o peso do tronco assente na base da coluna e ao fim de algumas horas isso é pior do que uma posição de condução ligeiramente inclinada para a frente em que parte do peso do tronco é suportado pelos pulsos.

Há uns 20 anos atrás concordaria contigo.
Hoje em dia... nem por isso.