Será isto? Espero bem que não... :'(Fonte:https://www.motociclismoonline.com.br/noticias/honda-hawk11-conceito-ousado-e-brutal/
Para quem dizia que as sport-tourers estavam mortas e enterradas tomem lá mais uma
Parece tão sport-touring quando uma nineT "Racer" ou Thruxton com "marquise"!
Não deixam de ser naked's com semi-carenagem.
A 9T racer tem uma posição tão deitada quanto uma S1000RR. Aliás era das maiores críticas que lhe eram feitas. Tal como acontece com a Speed Triple 1200RR.A Thruxton é melhor mas mesmo assim...
Esta Honda tem uma posição equivalente à Ducati Supersport.
O que me levanta as seguintes dúvidas:
Para mim uma sport-tourer é uma moto com rodas 17", autonomia de pelo menos 170km, capaz de transportar um motociclista + a sua bagagem com o mínimo de conforto e ser capaz de acompanhar uma desportiva numa estrada de montanha. Não tem necessariamente de ser confortável para pendura.
A Panigale V4, Speed Triple RR ou a GSX-R1000 nunca darão uma boa sport-tourer
Aliás, GSX-R1000 (tal como a S1000RR) são desportivas que em conforto não ficam a dever a muitas naked apesar dos avanços serem baixos.
Actualmente só a SX, a GSXS-GT e a RS se podem considerar representes válidas deste legado.O que não impede de se viajar com uma desportiva. Ou havendo skills, ser rápido numa tourer.Mas há que chamar os bois aos nomes...
Está muito... mas mesmo muito bonita.(...)
Só em sonhos uma S1000RR tem o conforto de uma S1000R
Na teoria, isto é incontestável!Numa prática, sinto-me obrigado em contrariar.Porque acho a S1000RR bastante confortável face ao que é habitual no respetivo segmento.
O único ponto negativo está no habitual cansaço que causam os avanços quando se anda devagar ou faz cidade.
Ainda não experimentei a actual S1000R. Mas cheguei a andar uma semana com uma de serviço da geração anterior.A posição dos braços é menos cansativa no geral. Porém, como qualquer naked, o resultado são valentes sovas em estrada aberta e autoestrada.
Eu diria até aos 150km/h. Acima dos 150km/h o vento suporta o tronco e alivia os pulsos
Com um pequeno vidro a S1000R é uma moto confortável até aos 150km/h. Seguramente mais do que a S1000RR. Ou do que a S1000XR
Claro que dá para viajar.Qualquer moto dá. E as minhas maiores viagens até foram de naked.Mas nunca comprei nenhuma moto levando as viagens em consideração.E quem o faz, mantendo-se dentro do ecossistema da Honda... ficará melhor servido com a NT.O que mais uma vez remete esta Hawk com opção para quem procura algo com um estilo neo-coiso ... mas com DCT.
A Kawasaki 1000SX que, como dizes, representa a ST clássica para mim é uma moto demasiado grande e pesada para eu ter interesse nela.
E uma moto de 2022 de que gosto muito e que dá uma excelente sport-tourer é a Yamaha XSR900.
Ainda não vi esta nova ao vivo, mas acho que continua a ser uma adaptação muito mal amanhada.Melhoraram em alguns aspectos mas pioraram em outros face à anterior.Para viajar, não vejo nada que a XSR900 possa oferecer que a MT-09 também não o faça.Aliás, para a MT-09 existe um vidro alto que não estraga muito mais a estética do que já vem estragada de origem.Para servir de alguma coisa, a XSR teria de ser equipada com algo também alto. Porque uma marquise como a da anterior versão Abarth é uma escolha mais cosmética que funcional.
Esteticamente também gosto muito mais da retro XSR
A posição de condução da MT é perfeitamente standard para uma naked.A XSR é que tenta ser um pouco mais "radical" que esse standard.
Adopta um guiador mais baixo e um banco mais recuado com menos "enchimento" para lhe dar um ar mais "café".Mas os pés estão no mesmo sitio. (pelo que até devem ficar mais avançados devido ao banco recuado)E a XSR até tem maior distância entre eixos que a MT! Já que adopta o braço oscilante da Tracer. Suponho que seja precisamente para compensar o banco recuado... Afinal, a MT já por si tem tendência para levantar facilmente a roda.
Para "papar quilometros" com conforto a "posição de condução demasiado trail" tem tudo para ser mais competente.
Apesar de que acho as diferenças entre ambas pouco significativas face ao que oferece uma Tracer.Não compraria uma Tracer. Porque não me identifico com o estilo.Mas isto não me impede de reconhecer que dentro desta plataforma são a ferramenta mais adequada para sport-touring.
Mas sempre preferi a posição de condução das nakeds derivadas de desportivas (S1000R, Tuono V4, Street Triple) (...)Sente-se melhor a moto.
Não consigo concordar. A posição demasiado direita das trail faz com que todo o peso do tronco assente na base da coluna e ao fim de algumas horas isso é pior do que uma posição de condução ligeiramente inclinada para a frente em que parte do peso do tronco é suportado pelos pulsos.