Do concept...à produção!
Não são raras as vezes que aqui no fórum nos referimos a um qualquer modelo que, ao passar para a produção, perdeu parte (ou mesmo grande parte) daquilo que nos atraía visualmente no concept.
Felizmente em muitos casos o design mantém-se bastante interessante, com as marcas a tentar um...chamemos-lhe..."ponto de equilíbrio" que possibilite a chegada ao mercado do seu modelo com linhas atractivas e suficientemente fiéis àquilo que há uns 12 ou 24 meses atrás foi apresentado num grande salão dedicado ao motociclo.
Mas casos existem na história do motociclismo em que ocorre o contrário, sendo difícil de perceber (ou aceitar...) que o modelo tenha perdido toda a qualquer semelhança com o concept que largos meses antes lhe fazia adivinhar as linhas.
Além de naturais questões estruturais, parece-me ainda assim perfeitamente aceitável haver algumas mudanças face a um concept...isto para lá dos piscas mais proeminentes, ou menos arestas da carenagem, ou a existência de espelhos.
O "problema" existe quando se percebe ter afinal ocorrido uma diferença bem evidente entre o que existia antes...e passou a haver depois (lembram-se
deste?)
Bem! Aqui ficam vários exemplos de concepts que deram lugar ao modelo de produção e que descobri num site que abordava a temática com algumas imagens comparativas.
Naturalmente que boa parte destes casos resultaram num trabalho muito bem feito pela marca, mantendo a atracção e o impacto visual que se quer numa novidade.