Autor Tópico: A Superbike eléctrica com parceria entre...a Blackberry e a Damon Motorcycles  (Lida 887 vezes)

Janeiro 06, 2020, 17:45:31, 17:45
Lida 887 vezes

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
A Superbike eléctrica com parceria entre...a Blackberry e a Damon Motorcycles





Esta será provavelmente uma colaboração algo inesperada, mas a BlackBerry (sim...essa mesmo que estão a pensar) iniciou uma parceria com a empresa canadiana Damon Motorcycles para "criar" uma moto elétrica.

A BlackBerry Mobile aparentemente agora fabrica telemóveis com Android, mas inicialmente a marca era Research In Motion, que entretanto passou a BlackBerry Limited, cuja especialização está em desenvolvimento de software.


Ora a "criação" que resulta dessa parceria é esta superbike eléctrica que se vê na imagem inicial, que foi agora apresentada na feira de tecnologia de Los Angels - CES.

Coloquei a palavra criar entre aspas porque a parte que coube à Blackberry foi essencialmente no software e sistemas de segurança.

Faz uso do sistema operacional QNX da BlackBerry, que está na base do seu sistema de alerta, o qual faz uso de radares, câmaras e outros sensores para fazer um rastreio da velocidade e a direcção de tudo o que se aproxima da moto.

Segundo a BlackBerry, este promete ser um avanaçado sistema de aviso de colisão, altamente seguro e capaz de oferecer "maior consciência do contexto situacional".

Os protótipos desta moto começarão a ir para a estrada ainda durante este ano...






Alguns inks sobre o tema:

Link

Link

Link
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Janeiro 06, 2020, 17:49:56, 17:49
Responder #1

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Só agora foi apresentada no CES com todos os seus "gadgets", mas há uns mesitos saiu um pequeno vídeo da marca sobre este modelo.

O objectivo de todos estes avisos, radares e sensores é tentar evitar ao máximo a ocorrência de acidentes. Manter o condutor o mais seguro possível, por assim dizer...

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Janeiro 06, 2020, 18:34:01, 18:34
Responder #2

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1931
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Tal como Eu antevi noutros tópicos sobre a mobilidade eléctrica, a entrada de "Players" improváveis no mundo dos transportes era expectável.
O Fabricantes atuais em breve iniciam parcerias com estes que agora fazem o trabalho de investigação e desenvolvimento de projecto.

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Novembro 21, 2020, 15:53:02, 15:53
Responder #3

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5295
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Nos últimos dias esta moto tem ganho maior protagonismo e tem voltado a ser debatido um pouco por todo o lado.
E cada vez é maior a sensação que a renovação dos veículos "tradicionais" por novos veículos eléctricos estará para muito breve e cada vez de forma mais "acelerada".
Tanto que não é por acaso que a Damon Motorcycles indica na publicidade deste motociclo eléctrico algo como "uma moto eléctrica para todos".

A marca refez o video de apresentação e parece que este novo será o vídeo comercial de apresentação do modelo:


É agora possível saber-se um pouco mais sobre esta "proposta" pois talvez muito brevemente estará em produção APESAR de já estar também disponível a "pré-reserva".
Parece que esta marca optou por um sistema diferente em que a moto acaba por nunca ser nossa. É uma espécie de aluguer a 24/36/48meses e depois pode ser revertido para novo modelo, entregando o antigo. Poderá ter alguma lógica para as questões ambientais e de reciclagem de materiais... MAS como sempre, deverá ter de inicio um preço algo puxadote para o que é...

Damon Hypersport SX
Autonomia: superior a 240km
Potência: 150cv
Velocidade máxima: superior a 150kmh ( inferior a 3s dos 0-100kmh)
Bateria: 15KW
Carregamento: total em 2h, 80% em 30min

Damon Hypersport SE
Autonomia: superior a 240km
Potência: 100cv
Velocidade máxima: superior a 120kmh ( inferior a 3s dos 0-100kmh)
Bateria: 11KW
Carregamento: total em 1h30min, 80% em 20min
« Última modificação: Novembro 21, 2020, 16:04:15, 16:04 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Novembro 21, 2020, 16:13:42, 16:13
Responder #4

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1931
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Eu já tinha referido no passado que os veículos eléctricos vinham modificar o atual paradigma da sua propriedade por causa da duração e custo das baterias.
O renting ou outro sistema parecido será o futuro. Nas grandes Urbes e arredores vamos assistir a um fenómeno de partilha de veículos, um pouco à semelhança do que se assiste com as trotinetas, em que instalando uma App no smartphone, temos acesso a uma rede de veículos que apanhamos e largamos em qualquer ponto da cidade.

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas