Não esquecendo os beneficios em termos de mercado e de aumento no numero de motociclistas que "nasceram" com esta lei, sempre torci o nariz a isso.E a razão é simples: não consigo conceber a ideia de alguem ser autorizado a conduzir uma 125 sem antes ter formação para o fazer ( aliás, nem 125, nem qualquer outra cilindrada, nem qualquer veiculo a motor que seja ). Essa minha ideia, talvez retrograda, deve-se ao sem numero de asneiras que vejo cometer diariamente pelos "PCXistas" e afins. ...
Tudo tem vantagens e desvantagens. A formação para conduzir motociclos centra-se no controlo do veículo e da falta de formação podem resultar quedas ou despistes.Mas a maioria das asneiras que vejo fazer na estrada não depende de falta dessa formação: filtering em velocidade, circular na berma, cavalinhos, despique entre motociclistas, circulação em alta velocidade em vias urbanas, exibicionismo, etc.A maioria dos motociclistas tem carta de carro também, muitos ainda mais antiga que a carta de mota, por isso tem obrigação de saber como se comportar na estrada, seja qual for o veículo.
Só veio foi lixar a questão do estacionamento em cima dos passeios, que normalmente até era bastante cuidadosa e agora, não fosse a EMEL e as primas, era o caos total!!
Isto para combater os exageros dos "meninos" da Uber/Glovo, que tem sido uma autêntica selvajaria...