Clube Português Motociclismo
Marcas de Motociclos => Aprilia => Tópico iniciado por: JustGil em Fevereiro 11, 2025, 11:34:46, 11:34
-
Saudações a todos!
Semana passada tive a oportunidade de testar este novo modelo desportivo da Aprilia, que se enquadra muito bem para aqueles que estão limitados a modelos de 35kw, ou carta A2.
O que eu tenho a dizer? A mota é incrível!!! Deixou-me com um enorme sorriso no rosto ;D
Ela proporciona uma condução maravilhosa, quer em termos de ciclística, comportamento em cidade (não senti calor nas pernas/pés proveniente do motor), e o motor... é muito bom, tendo em consideração que é limitada a 35kw/48cv de potência. Mas o que ainda torna a condução viciante é o ronco do motor bicilindrico com cambota a 270º, quando passa das 4 000rpm parece um pequeno motor V2 ou o motor CP4 da Yamaha, e se estiver equipada com quickshift e um escape after market, fica ainda mais gostoso :cool:
De resto, como pontos negativos, não gostei muito da suspensão, principalmente a frontal que a achei muito rígida (dá para regular, mas acredito que não melhore muito), da brecagem reduzida, que poderá dificultar nas mudanças de direção (algo normal nas Rs) e os excessivos modos de condução (SPort, Eco e Rain) a meu ver bastava ter apenas o Sport e opção para ligar/desligar o controlo de tração.
E como pontos positivos, saliento o ronco de motor de origem, o painel TFT (muito informativo, conectividade ao smartphone e GPS e com boa visibilidade), opção para instalar quickshift, posição de condução relativamente confortável, tanto para o condutor como para o passageiro (a posição de condução para mim não é muito agressiva, e os bancos acabam por serem idênticos à minha CB300R em termos de conforto e tamanho), e claro, a estética que está muito bem conseguida :love0001:
Deixo aqui umas fotos e o meu relato em vídeo daquilo que senti.
(https://i.postimg.cc/j2jQPr2p/Aprilia-RS457-frente.jpg)
(https://i.postimg.cc/RFTxqwJP/Aprilia-RS457-traseira.jpg)
(https://i.postimg.cc/Znh0zPtV/Aprilia-RS457-traseira-lateral.jpg)
(https://i.postimg.cc/MZ4jdBFM/Aprilia-RS457-lateral.jpg)
(https://i.postimg.cc/nrpNtNXM/Aprilia-RS457-1.jpg)
-
Obrigado pela partilha.
Gosto da cor (cinzento). A versão em preto sem as jantes vermelhas seria a minha escolha.
-
Muito bonita!!!
TOP!!!
Usufrui do maquinão!!
Boas Curvas :sportbike: :cool: :palmas:
-
De facto é bonita, mas aquela quantidade de pesos na roda traseira indica que o conjunto pneu+jante estão bastante desquilibrados... o que para uma mota nova :pensador:
-
Obrigado pela partilha.
Gosto da cor (cinzento). A versão em preto sem as jantes vermelhas seria a minha escolha.
Para mim tanto faz, acho todas as cores bem conseguidas nesta mota. :love0001:
Mas esta cor em questão, que é meio camaleão, por vezes parece cinza, por vezes roxa e até pode parecer verde, tá fantástico :cool:
-
Muito bonita!!!
TOP!!!
Usufrui do maquinão!!
Boas Curvas :sportbike: :cool: :palmas:
Do pouco que andei, gostei imenso de a pilotar. Ando a ver se ainda este ano troco de mota, e esta é uma forte candidata
Tudo de bom!
-
De facto é bonita, mas aquela quantidade de pesos na roda traseira indica que o conjunto pneu+jante estão bastante desquilibrados... o que para uma mota nova :pensador:
Em condução normal, não notei nada de anormal, mas os pneus não são grande coisa, são uns Eurogrip. Se eu não me engano, são de uma marca indiana
Imagino que numa condução mais desportiva ou no piso molhado aquilo vá escorregar para caramba :-X
-
Penso que se a Aprilia tivesse a fama de fiabilidade das japonesas seria um sucesso de vendas.
-
Penso que se a Aprilia tivesse a fama de fiabilidade das japonesas seria um sucesso de vendas.
Na Índia este modelo está a dar alguns problemas, como na bateria e no motor.
No mercado europeu e norte-americano ainda não vi relatos muito graves.
Mas também já reparei que em termos de acabamento, no mercado indiano a RS457 é diferente. Aqui na Europa os piscas são embutidos nas lâmpadas frontais e os comandos são diferentes.
-
Na Índia este modelo está a dar alguns problemas, como na bateria e no motor.
No mercado europeu e norte-americano ainda não vi relatos muito graves.
Mas também já reparei que em termos de acabamento, no mercado indiano a RS457 é diferente. Aqui na Europa os piscas são embutidos nas lâmpadas frontais e os comandos são diferentes.
Apesar de esta e outras motos indianas terem o nome de marcas europeias escrito nos tanques não deixam de ser motos indianas, desenvolvidas na Índia e pensadas, prioritariamente, para o mercado indiano.
Não conheço os detalhes da parceria da Aprilia, mas as KTM e Triumph, abaixo dos 400cc, são Bajaj e as BMW pequenas são TVS (que também é dona da Norton).
-
Eu achei interessante a versão naked da moto, a tuono 457. Mas tenho receio da assistência técnica... Tanto disponibilidade como preços. Têm ideia de como a marca se comporta nessa área, nomeadamente na zona de Setúbal?
-
Boas,
Que tal tem sido esse percurso com esta máquina?
Dá-nos o teu feedback
:cool: :nice:
-
Eu achei interessante a versão naked da moto, a tuono 457. Mas tenho receio da assistência técnica... Tanto disponibilidade como preços. Têm ideia de como a marca se comporta nessa área, nomeadamente na zona de Setúbal?
O preço das revisões da RS 457 é a rondar os 120€ - 140€ e o intervalo de manutenção é a cada 10 000kms ou de ano em ano.
Sendo sincero, até agora, só vi relatos de problemas de motor e bateria (e os pneus de origem não são grande coisa) mas de proprietários indianos. Lá o modelo tem acabamentos diferentes em relação ao mercado europeu e norte americano, não sei quanto ao restante dos componentes.
De resto, aqui na zona do Porto há 2 concessionários oficiais (que eu conheça) e sendo sincero, já há muito tempo que ando de olho nas motas da Triumph e da Aprilia.
Eu gostaria de ter uma máquina de uma destas marcas, apesar de não serem conhecidas por uma fiabilidade do tipo Honda e não terem tantos concessionários oficiais ou terem um tempo de espera de peças de reposição mais demorado que as marcas japonesas, confesso que são 2 marcas que têm um catálogo cativante, pelo menos para quem gosta de modelos mais desportivos como eu.
E apesar de fazer cerca de 12 000 kms por ano e usar a mota para o dia a dia e até mesmo em dias de chuva, eu tenho a sorte de ter outras alternativas como o carro e uma Kymco Skytown 125 (scooter).
-
Obrigado pelo feedback. Tenho que experimentar a tuono e ver se "encaixo" bem na mota :)