Clube Português Motociclismo
GERAL => Assuntos Diversos => Tópico iniciado por: 2low em Fevereiro 09, 2026, 18:58:23, 18:58
-
Seguros para motociclos com preços simpáticos
Até à pouco tempo podíamos ir trocando de seguro entre Logo, Una e às vezes na OK mas as coisas têm estado em mutação rápida e a mais recente terá sido a UNA que passou de seguros com preços extremamente simpáticos para preços altamente irritantes de meter nojo, no meu caso o aumento da proposta de renovação subiu 110% de 81€ para 171€, quando num ano nunca usei um reboque, não tive qualquer acidente ou avaria....
Tem acontecido com mais alguém por aqui estes aumentos desproporcionados?
A Logo ainda continua a ter seguros moto baratos?
Alguém conhece outros seguros baratos? (mas companhias de seguro, não de mediadores)
De mediação de seguros a melhor tem sido sempre a Vitorino Seguros e assim continua a ser.
(deixou de apresentar seguros logo/una... agora é fidelidade e tranquilidade)
-
Tive um seguro na UNA e tbm me aconteceu isso... passou de 60 e picos € para uns 180€ :animated-smileys-angry-049:
Como trato do seguro através de um mediador, eles atempadamente me alertaram que isso iria acontece e para não pagar o seguro q iriam procurar outra solução mais em conta, e assim foi e continuo a pagar os 60 e picos € noutra seguradora (com as mesmas assistências e coberturas).
-
2low, porque não queres fazer via mediador de seguros?
Eles encontram semppte o seguro msisceficaz, para o que estamos dispostos a pagar.
Abc,
JpC
-
2low, porque não queres fazer via mediador de seguros?
Eles encontram semppte o seguro msisceficaz, para o que estamos dispostos a pagar.
Abc,
JpC
Isso depende inteiramente do mediador.
Antes fazia sempre cegamente por mediador porque acreditava genuinamente nisso, mas desde que comecei eu a procurar os seguros só uso mediador para o de mota (Vitorinos) que efetivamente compensa. Para o carro consigo sempre consideravelmente mais barato do que os três mediadores que contacto anualmente.
-
2low, porque não queres fazer via mediador de seguros?
Eles encontram semppte o seguro msisceficaz, para o que estamos dispostos a pagar.
Abc,
JpC
Mas é isso que tenho feito de há 3/4 anos para cá porque nas motos há uma referência - Vitorino Seguros
Mas não deixa de ser estranho terem deixado de dar opções tipo Logo / Una / Ok...
(...)De mediação de seguros a melhor tem sido sempre a Vitorino Seguros e assim continua a ser.
(deixou de apresentar seguros logo/una... agora é fidelidade e tranquilidade)
2low, porque não queres fazer via mediador de seguros?
Eles encontram semppte o seguro msisceficaz, para o que estamos dispostos a pagar.
Abc,
JpC
Isso depende inteiramente do mediador.
Antes fazia sempre cegamente por mediador porque acreditava genuinamente nisso, mas desde que comecei eu a procurar os seguros só uso mediador para o de mota (Vitorinos) que efetivamente compensa. Para o carro consigo sempre consideravelmente mais barato do que os três mediadores que contacto anualmente.
Tenho a mesma opinião e é assim que também tenho feito.
Não generalizando, há só uma excepção, quando compras carro/moto nova às vezes compensa e muito tratares do seguro através do próprio stand/comercial, podes ter uma agradável surpresa mesmo com seguro contra todos os riscos...
Pode variar de stand para stand e os acordos que os mesmos tenham.
Nos stands do grupo Stellantis Almada compensa e muito!
-
Os mediadores eram peça fundamental do modelo de negócio das seguradoras antes do digital.
Eram vendedores. E como tal "montavam" o produto como melhor convinha ao utente mas também ao seu bolso.
Por isso os preços eram muito díspares. E tão facilmente vendiam um seguro caro com coberturas desnecessárias a quem não estivesse informado... como vendiam um seguro muito barato a quem procurasse barato, até ao dia que este precisava de assistência em viagem e descobria que não tinha. :)
As seguradoras por motivos óbvios apostaram cada vez mais no on-line.
E para isso funcionar, foi preciso simplificar o processo criando "pacotes" mais fáceis de entender pelo cliente.
O resultado é que os mediadores foram se tornando meros revendedores destes pacotes de seguros.
Porém com a capacidade de mexer um pouco nas características. E que fazem na maior parte dos casos é remover ou reajustar algumas coberturas para baixar o preço.
Só que estes "pacotes" genéricos também foram evoluindo para serem competitivos a ponto que deixa de haver margem de manobra para se possa mexer.
O aparecimento das "low-cost" veio ainda complicar a vida aos mediadores.
Porque acaba por cortar do custo do serviço parte considerável do que seria a margem dos mesmos.
Aliás, muitas destas seguradoras "low cost" são "marcas" que pertencem a outra seguradora mais "premium".
A Logo é da Generali. A Seguro Directo é da AGEAS. A N Seguros é da Lusitania.
Via Directa, OK! Teleseguros e iPronto são da Fidelidade.
Pode não ser o caso de todas, mas pelo menos uma delas (para qual já trabalhei e não posso identificar)... o pacote "low cost" é exatamente o base da "premium" porém mais barato. Porque por razões internas é preferível menor margem do que criar outro.
Diria que a generalidade dos mediadores só existem porque há um enorme mercado que não recorre ainda ao digital.
Quanto à UNA trata-se de um rebrand da Groupama após ser adquirida pelos chineses.
Desconheço se a estratégia deles é operar como low cost. Acredito que tenham feitos campanhas promocionais para obter visibilidade apenas.
-
Eu tive exatamente a mesma experiência com a UNA e não só.
Felizmente a Vitorinos está atenta e antes de a apólice vencer eles entram em contacto com duas ou três alternativas mais vantajosas.
De modo geral todas as seguradoras aumentaram significativamente o valor dos prémios anuais.
Resta saber qual é o motivo? Uma esta estratégia especulativa ou estamos cada vez piores na estrada?
"FONTE:Portugal (ANSR – provisórios até nov. 2025)
Acidentes rodoviários totais aumentaram (cerca de +5,5% comparado com o período homólogo de 2024)."