Clube Português Motociclismo
Convívio CP-MOTO => EU VI....(tira uma foto!) => Tópico iniciado por: TMXR em Dezembro 01, 2016, 21:57:58, 21:57
-
Este é o motor da moto ou scooter de muitos dos companheiros do forum, pelo que vos deixo aqui esta nova "vista" do vosso motor para que possam compreender o seu funcionamento, visualizando o interior do mesmo :nice: :nice:
(https://s12.postimg.org/i00qnvlh9/IMG_0287.jpg) (https://postimg.org/image/odptr4qd5/)
(https://s12.postimg.org/4x544lv99/IMG_0289.jpg) (https://postimg.org/image/hojab4515/)
(https://s12.postimg.org/amlcox1fh/IMG_0292.jpg) (https://postimg.org/image/a9tyiqj5l/)
(https://s12.postimg.org/86o4ot8ql/IMG_0293.jpg) (https://postimg.org/image/vxni6x8xl/)
(https://s12.postimg.org/tud2z994t/IMG_0294.jpg) (https://postimg.org/image/acifjbc6x/)
(https://s12.postimg.org/7wgm5gu4d/IMG_0297.jpg) (https://postimg.org/image/5rw94dshl/)
(https://s12.postimg.org/h5isfl30d/IMG_0298.jpg) (https://postimg.org/image/bu3vuvgxl/)
(https://s12.postimg.org/w2r9glg8t/IMG_0299.jpg) (https://postimg.org/image/5hoql1dvd/)
(https://s12.postimg.org/a4usmt18d/IMG_0300.jpg) (https://postimg.org/image/dbpc6flo9/)
(https://s12.postimg.org/7osz8yj5p/IMG_0301.jpg) (https://postimg.org/image/4uptvigzd/)
-
Este motor é o da Africa Twin, com DCT.
João :scooter: :scooter:
-
Tudo ali ao pormenor...
Sobre o DCT, achei interessante como estão ali as coisas tão confinadas naquele espaço e com a necessidade de trabalhar com precisão. :nice:
Só tu te dás ao trabalho com este tipo de fotos pormenorizadas... :palmas: :palmas: :palmas:
-
Este motor é o da Africa Twin, com DCT.
João :scooter: :scooter:
pensei que era o da NC :nice: vou alterar o titulo :nice: :nice:
-
Este motor é o da Africa Twin, com DCT.
João :scooter: :scooter:
Ai é João ???
E eu pensava que era o do " Navio Afundado ", :lolol: , andamos todos enganados, como se tem andado ultimamente a falar de motores, pensei que fosse a continuação da aula. :lolol:
Mas que bela peça de arte esse motor . :nice:
:convivio:
-
Eu reparei pela posição dos cilindros ser praticamente na vertical e os da NC são quase deitados.
Desculpa, pois podia ter mandado PM.
João :scooter: :scooter:
-
Interessante utilizarem cambota a 270º.
Desconhecia por completo.
Faz sentido, considerando que veio suceder um V-Twin.
No entanto, não deixa de ser curioso adoptarem uma abordagem que a Yamaha aplica há mais de 20 anos nos seus bicilindricos paralelos.
-
A Honda por falta de Tecnoclogia gosta de copiar o antiga da Yamaha.
João :scooter: :scooter:
-
A Honda por falta de Tecnoclogia gosta de copiar o antiga da Yamaha.
Não é propriamente uma questão de tecnologia...
É uma opção de configuração. Mas pouco usual na Honda.
O standard dos bicilindricos paralelos é 360º.
O que significa que a ignição do segundo cilindro ocorre alternada com o primeiro, exactamente a cada volta completa da cambota.
No início dos anos 90 a Yamaha inspirou-se um pouco no comportamento e sonoridade dos motores Ducati.
Mas como pretendiam manter o seu tradicional bicilindrico paralelo, alteraram a cambota de 360º para 270º de forma a simular o efeito dos 90º do V-twin.
Isto foi inicialmente utilizado na TXR850 que era de certa forma a resposta às 900SS. Posteriormente passou a ser utilizado também nas TDM.
A actual MT-07 segue a mesma receita.
Sendo a AT antecessora um V-Twin, não é de estranhar que optem por uma abordagem do género.
Porém, a antiga 750 era um V-twin a 52º e não a 90º. Logo, faria mais sentido optarem por uma configuração a 308º em vez dos 270º.
Ou até 180º, já que a marca teve essa abordagem nas CB500.
Porém... optaram pela mesmo abordagem da Yamaha em replicar assim o V-twin a 90º das outras. :)
-
Por vezes uma imagem vale mais que 1000 palavras...
Não sempre, é certo. Mas ajuda... :nice:
E aqui percebe-se perfeitamente pelo funcionamento em diferentes configurações. :)
(https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/aa/Straight-twin_engine_with_different_crank_shaft_angles.gif)