Clube Português Motociclismo
GERAL => Assuntos Diversos => Tópico iniciado por: carlospira em Dezembro 16, 2016, 22:18:13, 22:18
-
Boas pessoal,
Gostaria de perguntar se existe algum produto que se passe/coloque nas top-case para que os autocolantes consigam colar bem....É que quero colar na minha e eles não agarram...Ela é um pouco rugosa.
Agradecia a vossa ajuda.
Um abraço
:scooter: :scooter: :scooter:
-
Só se for com uma ligeirinha camada de cola de contacto transparente por exemplo.
-
""Ela é um pouco rugosa.""
Carlos é por isso mesmo que não cola e com colas, seja qual for, vai ficar sempre mal colado.
João :scooter: :scooter:
-
Desengordura bem com álcool a zona onde vais colar e depois de colocado dás calor com secador de cabelo ao mesmo tempo que vais calcando por cima do autocolante com um pano úmido.
O pano úmido é para não deixar o autocolante voltar a encolher, desta forma molda-se ás rugas do plástico.
No inverno, a cola dos autocolantes fica mais dura e não adere tão bem.
-
Explicação dada por um Profissional Qualificado. :nice: :nice:
João :scooter: :scooter:
-
Boas,
Obrigado pelas opiniões pessoal.
Vou testar algumas e depois darei feedback.
Um abraço
:scooter: :scooter: :scooter:
-
Mete cimento que o Tó vai colar de certeza,hehe :tornarseanjinho:
-
Mete cimento que o Tó vai colar de certeza,hehe :tornarseanjinho:
Foi comprar outra Top, aquela não dava para colar o Tó :lolol:
Por acaso até fico triste nestas situações em que nos pedem ajuda e depois ficamos sem saber de nada, perde-se a vontade de colaborar.
-
Vamos presumir que a ausência de notícias são boas notícias e o problema ficou ultrapassado :)
-
BOAS PESSOAL !!!!!
Não se passa nada de especial.... :bandeiraportugal: :bandeiraportugal: :bandeiraportugal:
Apenas não dei noticias porque estou á espera que chova...literalmente !!
Eu explico.
Tal como sugerido aqui e noutros lados, limpei bem com álcool, e depois com a ajuda do secador de cabelo e dum pano tentei colar o dito cujo...Está colado...mas... parece-me que quando vier a chuva...vai á vida... Aquela porra do plástico da top case da Kappa é danada...
Obrigado pela ajuda e desculpem-me ter demorado a dar noticias ( que isto quase pegava fogo ) :megafeliz: :megafeliz: :megafeliz:
Um abraço
:scooter: :scooter: :scooter:
-
Tens de dar secador, o calor obriga não só a cola a aderir e como o plastico do autolcolante se deforma ele acaba por ficar com mais área colada
-
Como aplicar um autocolante:
Tens de lixar (progressivamente com grãos de 600 a 1000), usar uma chama de Camping Gaz para remover o desmoldante, aplicar acetona e depois álcool isopropílico (AGA por exemplo), promotor de aderência para plásticos e finalmente pões o autocolante. O ideal é usares um "squeege" da 3M para remover as bolhas de ar. Depois plastificas com vinil transparente, com cuidado para evitar as bolhas, lixas suavemente com lixas 1000 e 1200 e aplicas várias camadas de verniz de 2 componentes para embutir o autocolante plastificado na top case.
Finalmente, lixas o verniz com grãos de 1000 a 3000, fazes um polimento com massa de corte 3m. Passados 2 meses podes aplicar polish.
Há mais passos intermédios, mas é fastidioso descrevê-los.
Boa sorte
-
Pedroareias uma explicação que mais parece da NASA, altamente, parabéns.
João :scooter: :scooter:
-
:yeah: :yeah: :yeah: :yeah:
Tudo muito complicado....Vou mas é trocar de top case !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :megafeliz: :megafeliz: :megafeliz: :megafeliz:
A sério, obrigado companheiros, vou tentar com cola para plásticos quando precisar de colar mais alguns "tós"... A ver vamos.
Um abraço e bom ano para todos vós com muitos kms em duas rodas com segurança.
:scooter: :scooter: :scooter: :scooter:
-
Boa noite e antes de mais...Bom Ano 2017 a todos.
Gostaria de aproveitar o tópico....roubando um pouco do espaço do Carlos Pirra, seu autor..para pedir ajuda ao pessoal mais conhecedor (Rodrigues, PedroAreias, etc...) exatamente sobre o processo contrário, como retirar um autocolante. Neste caso é o autocolante que vem junto ao bocal do depósito a aconselhar para lermos o manual de utilizador. Eu comecei por aquecer o autocolante com um secador de cabelo e depois com muito cuidado tentei levantar uma ponta. Acabou por sair uma capa plástica transparente do mesmo mas ficou o resto em papel (parece papel mas aquilo é meio papel/plástico) e completamente colado. Para já não mexo mais pois não sei como retirar o resto e obviamente que não quero andar ali com as unhas a tentar puxar o dito papel....Por isso a ajuda que peço aos entendidos é mesmo como hei-de retirar o dito autocolante sem andar a "riscar" para que ele descole do depósito.
Obrigado
-
Para retirar a cola ou restos de papel com cola uso o Spray da 3M da foto abaixo.
Não danifica as pinturas nem plásticos, aplica-se e espera-se uns minutos antes de retirar com um pano, tem a ação de amolecer o papel e a cola
(https://www.selfadhesive.co.uk/media/catalog/product/cache/1/image/9df78eab33525d08d6e5fb8d27136e95/3/m/3m-citrus-cleaner_50098-500ml_resized.jpg)
Quanto à colocação dos autocolantes nas Top-case mais rugosas existem vinis mais finos para esse fim com outro tipo de cola, obviamente muito mais caros, os autocolantes foram feitos em vinil de impressão normal.
Desconheço o grau de rugosidade da Top do @carlospira, neste caso aconselho a usar cola de contacto nas duas superfícies, Autocolante e Top, a cola de contacto vai preencher as rugas permitido melhor aderência.
Retira o papel do autocolante, coloca numa base limpa virado para cima e espalha a cola de contacto por cima da cola do autocolante.
Existe cola de contacto em spray mas é um investimento avultado apenas para um autocolante, uma bisnaga pequena chega bem.
Marca primeiro um circulo com caneta o local do autocolante e espalha a cola com pincel apenas nesse local.
Pela minha parte não posso ajudar mais.
Bom ano 2017
-
Viva Rodrigues
Parece ser isso mesmo que eu preciso para fazer um trabalho correto. Já agora onde se pode comprar esse spray? Custo? É que só tenho mesmo aquele autocolante para tirar!!
Mas muito obrigado pela indicação.
Cumps
-
Viva Rodrigues
Parece ser isso mesmo que eu preciso para fazer um trabalho correto. Já agora onde se pode comprar esse spray? Custo? É que só tenho mesmo aquele autocolante para tirar!!
Mas muito obrigado pela indicação.
Cumps
Nesse caso fica caro só para um autocolante pois custa 16 € mais IVA.
É preferível colocar algodão umedecido com álcool em cima até sair, mas não esfregues antes de amolecer.
Se ficar uma marca ligeiramente baça na zona retirada passa com polish.
-
Viva
Confesso que agora fiquei assustado com essa ideia do alcool mas ok. Ver se ganho coragem. Vou tentar humedecer mesmo só em cima do autocolante e o menos possível. Quem me mandou andar a tentar tirar aquilo??? Estava lá tão bem!
Obrigado Rodrigues. Depois conto como correu.
Cumps
-
Eu já desengordurei muitos carros com álcool para colocar vinil e até agora só me aconteceu um problema com um por não terem avisado que tinha levado um banho em sintético sem endurecedor nem verniz, claro que deparei logo com o caso assim que o pano ficou com tinta, por acaso levava letras na zona onde comecei a limpar ;).
Se o depósito aguenta com derrames de gasolina melhor aguenta com um pouco de álcool.
-
Pois, realmente. Vou tentar.
Cumps
-
E pronto, já tentei.
Correu bem mas não foi logo com o alcool. Eu bem tentei mas não dava porque o papel era plastificado ou coisa do género e não absorvia nada. Só se lá ficasse uns dias com o alccol em cima e mesmo assim não sei. Assim peguei no secador de cabelo e aqueci o raio do papel e com a unha ( :???:) lá fui tirando mas ainda deu bastante trabalho. Sempre que tentava agarrar uma ponta ele partia e nada feito. Mas com muita paciência e cuidado consegui tirar todo o papel. Agora tinha ficado imensa cola e foi a vez de tentar com um microfibras embebido em alcool remover aquela pasta toda. E resultou. Sempre sem fazer muita força e tal mas lá tirei aquela papa toda. Depois limpei com um quick detail e fui buscar o liquido de polimento, Poorboy SSR-01 (será?), e poli e limpei aquela zona. E depois acabei com mais uma aplicação do quick detail....ficou otimo.
Rodrigues, como prometido aqui deixo o relato. Agradeço a ajuda e o apoio.
Peço também desculpa ao CarlosPira por lhe ter "roubado" um pouco o tópico. Sorry
Cumps
-
Boas,
"Peço também desculpa ao CarlosPira por lhe ter "roubado" um pouco o tópico. Sorry" --Carly , sem stress, isto é um espaço de ajuda e partilha de conhecimentos entre companheiros, por isso , sempre que fôr necessário, pergunta !! Sendo ou não um tópico meu.
Rodrigues, obrigado pela ajuda, ( vou tentar no próximo colar nas duas superfícies tal como sugeres).
Um abraço e boas curvas.
:scooter: :scooter: :scooter: