"Wobbels" e "Saves"...
...dois termos que se deseja andem sempre juntos!
(http://www.daidegasforum.com/images2/41/pol-espargaro-motogp-stunt.gif)
http://www.daidegasforum.com
Quem acompanha, mesmo que ocasionalmente, algumas corridas de motos como p.ex. o caso do MotoGP, com toda a certeza já viu que tipo de reacção pode ocorrer num motociclo quando....numa perda repentina de aderência em plena curva, esta (a aderência) é ganha logo de seguida.
Tudo se passa numa fracção de segundos, mas essa perda e ganho subsequente de aderência (que dependendo das condições em que se deu, pode prolongar-se...), tem por norma uma de 2 consequências...
Ou leva o piloto a perder o controlo por via do "efeito chicote" violento, atirando-o literalmente para fora da moto...
....ou então, o condutor sente esse escorregar, faz uma rápida correção da trajetória para contrariar a acção física da moto (que nesse momento tem as rodas desalinhadas) e, ao invés de cair, pode simplesmente levar o condutor a dar um pulo na moto e que só alguma experiencia permite estancar a repentina brusquidão da suspensão, assim como os movimentos oscilantes da direcção e que quase se assemelham a estar em cima de um touro enraivecido.
Adianto também que pode haver algum wobble numa travagem forte e com descompensação rápida da traseira, ou até por via de algum salto - mesmo que pequeno - e que leva a moto a cair com as rodas desalinhadas face ao sentido da marcha (tipo, "aterrar" um bocado de lado).
As reações são violentas e perigosas, podendo levar ao total descontrolo da direccionalidade da moto.
No fundo, o wobbling acontece depois por via de uma descompensação que leva a uma oscilação lateral da roda e não particularmente fácil de contrariar...
Esta é a melhor explicação que consigo dar a algo que passa muito rapidamente de uma boa direcionalidade e controlo, para um descontrolo absoluto e repentino...e que só mesmo alguma sorte e experiência conseguem resolver. Adianto também que este wobble mais violento acontece com alguma carga lateral e normalmente a velocidades um pouco elevadas.
Ao ter indicado no titulo deste tópico que os dois termos deveriam andar sempre juntos, não foi por mero acaso. Se acontecer uma destas situações (wobbles), o que mais queremos é que seja mesmo uma reacção passível de ser salva e evitar assim uma ida ao chão (saves).