Cometi uma infracção rodoviária! Quantos pontos perdi?
Eis o que deves saber...
(http://www.invicta.pt/images/codigo/CartaPontos1.png)
http://www.invicta.pt
Decidi criar este tópico para se perceber que implicações pode ter a entrada em vigor deste novo processo de contabilização das contraordenações (iniciado em 01 de Junho de 2016) e que passou a ser efetuado através de um sistema de pontos.
Como penso ser do conhecimento de todos os membros do fórum, a cada condutor foram atribuídos inicialmente 12 pontos, existindo como mínimo de pontos possíveis 0 (zero) e um máximo de 16 pontos.
A contabilização dos pontos é feita nos serviços públicos e não na carta de condução em si, existindo sempre a possibilidade de cada um consultar o seu próprio "cadastro rodoviário", mediante a devida inscrição no Portal da ANSR. VER AQUI (https://portalcontraordenacoes.ansr.pt/_layouts/pages/login.aspx?ReturnUrl=%2f_layouts%2fAuthenticate.aspx%3fSource%3d%252F%255Flayouts%252Fpages%252Fdefault%252Easpx&Source=%2F%5Flayouts%2Fpages%2Fdefault%2Easpx)
As penalizações variam naturalmente consoante o tipo de infracção cometida, pelo que se torna importante saber minimamente o que esperar...
...mais ainda quando se percebe que o excesso de velocidade (+20km/h após o limite em zonas de coexistência) está até entre os que mais penaliza neste processo de contabilização de pontos.
A tabela colocada acima ajuda assim e de forma simples, a perceber as várias formas de perder pontos, contrariamente às apenas 2 que permitem ganhá-los...ou recuperá-los.
Neste momento a "máquina" da ANSR ainda não estará a funcionar na perfeição e, como foi recentemente noticiado, muitos foram os casos que não tiveram perda de pontos após cometimento de infracções.
Mas há-de chegar a altura em que essas situações vão ser ultrapassadas e convém sabermos como funciona este novo processo da carta por pontos!
Para mais informações, aconselho vivamente que passem por aqui, onde encontram tudo de forma detalhada: http://www.cartaporpontos.pt/