Clube Português Motociclismo

Marcas de Motociclos => Yamaha => Tópico iniciado por: mneves em Fevereiro 18, 2017, 10:10:25, 10:10

Título: yamaha Aerox 50cc
Enviado por: mneves em Fevereiro 18, 2017, 10:10:25, 10:10
A algum tempo que queria colocar aqui esta informação sobre uma scooter mítica e com toque algo especial.Como o modelo ainda se vende de igual modo a 19 anos decidi colocar aqui mesmo.
Como o titulo do tópico indica ,vou valar da Aerox 50cc 2t ,também chegou a sair a 100cc a 2 tempos mas por cá teve pouca saída.
Recuamos a 1997 , a famosa target 50 já estava demasiado batida ,eu tive uma,foi a ultima a sair com motor japonês.
(https://img.olx.pt/images_olxpt/902774707_4_644x461_yamaha-target-50cc-carros-motos-e-barcos.jpg)
Era boa ,andava muito bem para os seus cerca de 5 cv mas estava na altura da marca fazer algo novo,assim saiu esta nova scooter que depressa cativou a miudagem da época,eu incluído.
No meu caso ,acabado de "encolher"  a target no meu primeiro acidente em que sem culpa foi perca total,eu só tive nódoas negras,com o ok do seguro e valor na mao eis que com o meu pai vamos a um dos muito poucos stands de motas  da altura,eu ia para a bws pelo preço,o meu pai disse que nao ,quero a melhor e mais segura que tiver(na gama,claro),o preço rondava os 1600eur(convertido do escudo)mais docs.
Foi igual a esta a primeira versao de uma scooter que 19 anos depois se mantém com o mesmo design,motor,so tendo mudado as cores e pouco mais,porque será??
(https://cdn.yamaha-motor.eu/design-cafe/1998/1998_Aerox_red_PS_gc_single_col.jpg)
Em 1997 as 50cc podiam ter 2 tipos de matricula,a amarela ,limitada aos 45kmh e a branca sem limite e com documentos de carro na altura(foi a que tive)
500km de rodagem a 45 kmh limitado sem vários pontos(nos primeiros 50km nem 40 dava tal justo era o motor)
Para mim foi em 4 dias,depois foram retirados os estranguladores,no escape,vareador,aqui sim já dava cerca de 70kmh,passados umas viagens dava 90kmh toda original.
Mais abaixo na potencia,ela nao era assim,destrangulada , a marca revelava 7cv extraídos do motor minarelli.(marca do grupo Yamaha)
Na altura mais ninguem a igualava,veio depois a piaggio/gilera com boas maquinas que ja eram equivalentes,a aprilia na sr50,usou o mesmo motor mas ainda dava mais um bocado se fosse bem rodada.
Características técnicas:
Tipo de motor:
Mono-cilíndrico, refrigeração líquida, 2 tempos
Cilindrada:
49,3cc
Diâmetro x curso:
40,0 mm x 39,2 mm
Taxa de compressão:
12 ± 0,5 : 1
Potência máxima:
2,43 kW às 6.750 rpm(3.2cv)
Binário máximo:
3,53 Nm às 6.500 rpm
Sistema de lubrificação:
Lubrificação separada
Sistema de combustível:
Gurtner, em1997 era o dellòrto12mm
Sistema de ignição:
CDI
Sistema de arranque:
Eléctrico e de pedal
Sistema de transmissão:
Automática, com correia trapezoidal
Suspensão dianteira:
Forquilha telescópica
Curso dianteiro:
80 mm
Suspensão traseira:
Braço
Curso traseiro:
70 mm
Travão dianteiro:(ambas as bombas eram Brembo com tubos em malha de aço ,coisa pouco vista na altura,eram bruscos mas muito bons)
Mono-disco hidráulico, Ø 190 mm
Travão traseiro:
Mono-disco hidráulico, Ø 190 mm
Pneu dianteiro:
120/70-13
Pneu traseiro:
140/60-13
Comprimento total:
1.870 mm
Largura total:
700 mm
Altura total:
1.155 mm
Altura do assento:
815 mm
Distância entre eixos:
1.275 mm
Distância mínima ao solo:
130 mm
Peso:
97 kg
Capacidade Deposito de  Combustível:
7,0 Litros
Num ano fiz 30000km com a primeira aerox,aos 5000km graças a troca do mobil1 pelo shell gripei o motor e a garantia nao cobriu,foi rectificado a 0.25mm pela especificação da marca.
Em 2001 veio esta para casa depois de ter tipo uma Neos pelo meio:
(https://i.ytimg.com/vi/9Uj7h6f8eU8/maxresdefault.jpg)
Aqui foi o descalabro...ja tinha sido ensinado pelo Nuno(pilecas)ex piloto de moto,a mexer em vareadores e eis que faço o seguinte a cerca de 800eur:
Kit cilindro Hebo racing a  70cc (com 1 segmento e preparado para as 16000 rpm)
(http://www.animotos.com/contents/media/kit_hebo80_drd2006.jpg)
carburador de 24mm(o original era 12mm)
vela de platina(nao iridium)
Filtro de ar melhorado mas com a caixa de origem
kit de vareador completo hebo racing
Embraiagem  reforçada
Tranmiçao final mais longa
2 pneus michelin pilot sport
suspencao da frente reforçada
amortecedor de trás regulável/ajustável,recarregavel
Sempre com oleos 100%sintéticos e gasolinas de 98 oct.
escape próprio para o cilindro cromado
(http://www.animotos.com/contents/media/escape_hebo_adress.jpg)
manómetros da serie do Max Biaggi com rpm
Em vez destes:
(https://img.olx.pt/images_olxpt/873897591_1_644x461_manometros-yamaha-aerox-santana.jpg)
tinha estes:
(https://img.olx.pt/images_olxpt/886425609_4_644x461_yamaha-aerox-max-biaggi-carros-motos-e-barcos_rev005.jpg)
Plug &play
guarda lamas a imitar carbono e a zona dos manómetros.
Foi tudo feito por mim e pelo meu pai,nao pedi ajuda de ninguém,so comprei as peças e pus mos a obra.
Nao tenho vídeos pessoais  mas é fácil perceber o que "aquilo" fazia e faz pois ainda anda com o mesmo motor sem ser mexido desde 2004
ficou com cerca de 14 cv e em velocidade máxima o ponteiro passava dos 120 !!!Se era perigosa? na altura tinha juízo e "unhas"
Se gastava muito?na brincadeira menos de 5lt /100 nao era nada.
A lã de vidro do escape so durava 500km ,com os arranques a embraiagem mudava de cor.
Ainda fazia frente a Dtr com 28cv até aos 80kmh
Deixo aqui uns videos de algo 100%igual:


Para desanuviar,algo que também fiz muito na altura :nempenses: :nempenses: :zangadoregras: :zangadoregras:

Atualmente ainda é assim:
(https://cdn.yamaha-motor.eu/product_assets/2016/AER50/950-75/2016-Yamaha-Aerox-R-EU-Matt-Grey-Studio-001.jpg)
(https://cdn.yamaha-motor.eu/product_assets/2016/AER50/950-75/2016-Yamaha-Aerox-R-EU-Absolute-White-Studio-005.jpg)
Se fosse rico comprava outra e fazia o mesmo,existe um mundo de peças para este modelo.
Fiquem bem e desculpem se me alonguei.
(fontes:yamaha portugal,hebo racing,youtube)
(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20170218/e1ef2b803a0df5bb7db1c99b9a0a514b.jpg)
Esta foi em 2005 já com o meu André a tomar o gosto
Título: Re: yamaha Aerox 50cc
Enviado por: Sapiens21 em Fevereiro 22, 2017, 19:30:55, 19:30
Que apresentação fantástica.  :palmas:

Nota-se bm que se trata de um modelo que te disse muito na altura...e de alguma forma ainda continua.

Ainda é um modelo utilizado por alguns jovens (falo das antigas, sensivelmente do ano da tua), mas com imensas modificações.

Gostei muito deste tópico. Extremamente completo e cuidado.  :nice:

Grande Marco.
Título: Re: yamaha Aerox 50cc
Enviado por: mneves em Fevereiro 22, 2017, 20:46:28, 20:46
Obrigado Isaac,
Como disse esta azulinha ainda anda com o mesmo motor  que kitei e sem cuidados desde 2007 .a nível de plásticos está sofrível coitada.....Mas o motor Jesus....
Título: Re: yamaha Aerox 50cc
Enviado por: João_Santos em Fevereiro 23, 2017, 11:21:16, 11:21
Marco essa só voando para dentro da Barragem de Santa Luzia é que acaba. :stuck_out_tongue_winking_eye: :stuck_out_tongue_winking_eye:

João  :scooter: :scooter: