Kawasaki Ninja 300
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Movimento jovem
A Ninja 300 tem estilo, perfomance e tecnologia para liderar a sua classe. Com o sistema de embraiagem inspirado nas motos de competição, excelente maneabilidade e o potente motor de 296cc alimentado por injeção de combustível, tornam a Ninja 300 numa moto frequentemente confundida com uma moto de maior cilindrada.
INJEÇÃO DE COMBUSTÍVEL
Injetores finos com dimensão de 60μm contribuem para uma combustão mais eficiente Os novos injetores são mais compactos.
PAINEL DE INSTRUMENTOS MODERNO
Painel de instrumentos moderno e desportivo, reforça o aspeto desportivo da Ninja. O painel multi-funções LCD inclui: velocímetro, relógio, nível de combustível, parciais, odómetro e modo de condução económica. As luzes LED garantem maior visibilidade durante a noite.
TAMPA DO RADIADOR
A nova tampa do radiador está localizada atrás do radiador, e direciona o ar quente para baixo, protegendo o condutor, aumentando assim o conforto quando está imobilizado nas longas filas de trânsito. Redirecionando o ar, ajuda ainda a manter os componentes que estão em contacto com o condutor (depósito, quadro, etc.) com uma temperatura baixa, proporcionando um maior conforto ao condutor.
PNEU TRASEIRO LARGO
Pneu traseiro de 140mm correspondente ao aumento de desempenho do motor e que favorece o aspeto supersport da Ninja 300. O novo pneu proporciona extrema aderência tanto em piso seco, como em piso húmido.
NOVOS PISTÕES
Pistões mais leves com topo plano para reduzir o peso. O revestimento é em alumínio para uma maior durabilidade.
MOTOR DE 2 CILINDROS PARALELOS DE 296CM3, 4 TEMPOS, REFRIGERAÇÃO LÍQUIDA
Os dois cilindros paralelos produzem potência suave, binário em baixos e médios regimes de rotação e elevada aceleração em altos regimes de rotação. Graças ao maior curso, o novo motor da Ninja 300 tem 296cm3. Os novos pistões, cilindro, junta do cilindro e escape contribuem para um melhor desempenho.
ESCAPE 2-1 COM SILENCIADOR DE ESTILO PEQUENO
Mais longo, com maior diâmetro contribui para a melhor perfomance em toda a faixa de rpm. Novo silenciador mais curto com secção transversal complexa permite o volume necessário, enquanto que assegura um ângulo de inclinação suficiente. A proteção do silenciador protege o passageiro do calor e contribui simultaneamente para a redução de ruído.
SUSPENSÃO TELESCÓPICA
Devido ao aumento da perfomance do motor e do quadro mais rígido, a nova suspensão de 37mm foi revista para aumentar o conforto na cidade e promover assim a estabilidade da condução.
CILINDRO EM ALUMÍNIO FUNDIDO
Cilindro em alumínio fundido, tal como na Ninja ZX-10R e Ninja ZX-6R. O novo cilindro proporciona uma excelente dissipação de calor e pesa cerca de menos 600g que anteriormente.
DISCOS DE TRAVÃO EM FORMA DE PÉTALA
Discos dianteiros de 290mm em forma de pétala com bombas duplas permitem uma capacidade elevada na travagem e uma sensação natural no acionamento da manete de travão. Discos traseiros em pétala de 220mm com pistões duplos providenciam uma elevada potência de travagem. Discos em forma de pétala como as Ninjas de maior cilindrada oferecem uma excelente dissipação do abrasivo adquirido na travagem.
SUSPENSÃO TRASEIRA UNI-TRACK
Braço oscilante traseiro original Kawasaki proporciona uma condução suave e estável em todas as condições de piso e velocidades elevadas.
QUADRO RÍGIDO
Novo quadro em forma de diamante, com componentes de elevada tensão, reforçado e com borracha para proteção do motor. A redução de vibrações na Ninja 300 promovem a sensação de conforto de condução para o piloto.
DUPLO ACELERADOR DE VÁLVULAS
Os últimos modelos desportivos costumam usar corpos de acelerador grandes para gerar níveis elevados de potência. No entanto, com borboletas de grande diâmetro, quando o acelerador roda, a potência muitas vezes não é meiga com o piloto dificultando a sua ação em domar a máquina. A tecnologia de duplo acelerador de válvulas permite controlar esta resposta do motor, contribuíndo para um melhor desempenho.
Na maioria dos modelos de combustível injectado, o corpo do acelerador tem apenas uma válvula de borboleta por cilindro. Em modelos com válvulas de estrangulamento duplo, existem duas válvulas de estrangulamento por cilindro: para além das válvulas principais, que são fisicamente ligadas ao punho e controlados pelo condutor. Com este sistema, um segundo conjunto de válvulas, controlado pelo ECU, regula o fluxo de ar da admissão garantindo assim uma resposta natural e linear. Esta regulação do fluxo de ar melhora a suavidade e a eficiência contríbuindo para um melhor desempenho. Como em todos os gestores de tecnologia da Kawasaki, o duplo acelerador de válvulas foi criado sobre o lema "conhecer as necessidades do piloto para lhe fornecer sensações únicas".
EMBRAIAGEM ASSISTIDA E DESLIZANTE
Com base no feedback das corridas, a embraiagem assistida e deslizante usa dois tipos de mecanismos. Actua como um limitador de binário e um mecanismo de auto-travão que torna a alavanca de embraiagem mais leve.
Ficha Técnica:
Tipo de motor Bicílindrico, paralelo com refrigeração líquida
Cilindrada 296 cm³
Diâmetro x curso 62 x 49 mm
Rácio de compressão 10.6:1
Sistema de válvulas DOHC, 8 válvulas
Sistema de combustível Injeção de combustível: Ø 32 mm x 2 com dupla válvula de acelerador
Sistema de arranque Elétrico
Lubrificação forçada, cárter húmido
Potência máxima 29 kW {39 PS} / 11,000 rpm
Binário máximo 27 N•m {2.8 kgf•m} / 10,000 rpm
Transmissão 6 velocidades
Transmissão final Corrente selada
Rácio de redução primária 3.087 (71/23)
Rácios da 1ª mudança 2.714 (38/14)
Rácios da 2ª mudança 1.789 (34/19)
Rácios da 3ª mudança 1.409 (31/22)
Rácios da 4ª mudança 1.160 (29/25)
Rácios da 5ª mudança 1.000 (27/27)
Rácios da 6ª mudança 0.857 (24/28)
Rácio de redução final 3.000 (42/14)
Embraiagem Húmida multidisco, manual
Travões dianteiros Disco em forma de pétala de 290mm. Pinça de 2 êmbolos
Travões traseiros Disco de 220mm em forma de pétala. Pinça de 2 êmbolos
Suspensão dianteira Suspensão telescópica de 37 mm
Suspensão traseira Braço oscilante tipo Uni-Trak, mono-amortecedor a gás com 5 modos de ajuste de pré-carga
Tipo de quadro Tubular, aço, tipo “diamante”
Rasto 93 mm
Curso da roda dianteira 120 mm
Curso da roda traseira 132 mm
Pneu dianteiro 110/70-17 M/C 54S
Pneu traseiro 140/70-17 M/C 66S
Ângulo direção E/D 35° / 35°
C x L x A 2,015 x 715 x 1,110 mm
Base da roda 1,405 mm
Distância ao solo 140 mm
Altura do assento 785 mm
Capacidade de combustível 17 litros
Informação e dados técnicos obtidos em: http://www.kawasaki.pt/
Imagens obtidas em: https://pinimg.com; http://www.motorede.com.br; http://cdn.dealerspike.com
Hoje tive a oportunidade de conhecer o membro Rui Barros (sobrinho de um amigalhaço dos passeios de moto) e com quem estive um bocado à conversa.
Não pude deixar de apreciar a sua Kawasaki Ninja 300 (edição comemorativa dos 30 anos).
Pedi-lhe autorização para me deixar captar umas quantas fotos que aqui deixo mais abaixo.
Uma moto bem fixe, de ar agressivo e "corpo" de moto de maior cilindrada do que a que tem efectivamente. O dono…(percebia-se a "léguas")…adora-a. :nice:
E tem razões para tal…
(https://s15.postimg.cc/bqi1urbqz/WP_20180616_10_50_20_Pro.jpg)
(https://s15.postimg.cc/ntndief4b/WP_20180616_10_49_05_Pro.jpg)
Só me apercebi de uma mão ali na frente, quando revia estas fotos… :) Havia ali mais gente por perto…
(https://s15.postimg.cc/t52a36lsb/WP_20180616_10_49_38_Pro.jpg)
(https://s15.postimg.cc/rran7gu4b/WP_20180616_10_49_32_Pro.jpg)
(https://s15.postimg.cc/hh8888z3v/WP_20180616_10_49_25_Pro.jpg)
(https://s15.postimg.cc/l0u5y6zaj/WP_20180616_10_49_16_Pro.jpg)