Clube Português Motociclismo

GERAL => Assuntos Diversos => Tópico iniciado por: Sapiens21 em Março 18, 2017, 17:35:02, 17:35

Título: Numa hipotética volta ao Mundo...que tipo de moto levarias?
Enviado por: Sapiens21 em Março 18, 2017, 17:35:02, 17:35
Numa hipotética volta ao Mundo...que tipo de moto levarias?



(https://i0.wp.com/www.worldrider.com/blog/wp-content/uploads/2014/08/dalton-dakar-bike-mist-FORKS-Allan-Karl-710x375.jpg?resize=710%2C375)



Provavelmente a resposta de cada membro apontará na sua maioria a uma moto dentro do conceito "Adventure Bike", o que é natural e perfeitamente legítimo dadas as capacidades deste tipo de motos.


Mas sabendo nós que existem diversas motos com pretensões ou enquadradas dentro deste conceito Adventure, onde existem diferentes preços, um espectro de cilindrada que vai sensivelmente desde as 125cc até +1200cc., diferentes preparações de série, diferente capacidade ou facilidade em levar "a casa às costas"...a pergunta colocada no título acabará por dar respostas diferentes.


Se acaso se for mesmo ao fundo da questão, haverá por um lado quem não abdique do maior conforto e capacidade em transpor as dificuldades do terreno...e que ficam facilitadas pelas maiores motos no conceito Adventure, assim como há quem não abdique da leveza, manobrabilidade e economia de peças e manutenção possibilitado por uma Adventure...ou mesmo uma Dual Sports de menor motorização e dimensão.


E nisto das voltas ao Mundo, havendo quem as já fez em diferentes tipos de motos, existem igualmente os indefetíveis dos modelos que estejam desprovidos, tanto quanto possível, de grandes tecnologias e ajudas electrónicas.
Aliás, para os mesmos a simplicidade mecânica e a  possibilidade de reparação em qualquer oficina é um trunfo para este que é um desafio a longo termo.


O que levarias tu se algo te impelisse a dar uma volta ao Mundo em 2 rodas, deixando tudo para trás durante meses??


(https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/f7/DualSportBMW1200GS_SuzukiDRZ400.jpg)
Título: Re: Numa hipotética volta ao Mundo...que tipo de moto levarias?
Enviado por: jofra em Março 18, 2017, 19:34:33, 19:34
Visto não ter uma equipa de mecânicos ou até mesmo de patrocinadores atrás, teria que levar algo com provas dadas e mecânica algo simples.

Talvez uma transalp 600/650  :cool:

Caso contrario, iria também para a KTM SuperAdventure, va a 1190 adventure chegava.  :megafeliz:
Título: Re: Numa hipotética volta ao Mundo...que tipo de moto levarias?
Enviado por: rodrigues em Março 18, 2017, 20:09:40, 20:09
Levo a minha CB500X pois claro  :cool:
Título: Re: Numa hipotética volta ao Mundo...que tipo de moto levarias?
Enviado por: Morgas em Março 18, 2017, 20:34:27, 20:34


Prontíssimo!!!

(http://i.imgur.com/TQO586Q.jpg)





Título: Re: Numa hipotética volta ao Mundo...que tipo de moto levarias?
Enviado por: Luis Salgueiro em Março 18, 2017, 21:09:08, 21:09
Para uma volta ao Mundo tinha que ser uma genuína todo-o-terreno, de baixo consumo e mecânica fácil .
Algo deste género :  :D
(https://s14.postimg.org/o9gfu94kx/1391675_10152281032630789_1090674098_n.jpg) (https://postimg.org/image/42301y73h/)free image host (https://postimage.org/)(http://)
Título: Re: Numa hipotética volta ao Mundo...que tipo de moto levarias?
Enviado por: Sapiens21 em Março 18, 2017, 22:30:46, 22:30
Ainda ninguém referiu uma que, pelo menos para mim, está entre as que melhor se adaptariam a uma volta ao Mundo em 2 rodas...

A fantástica Dual Purpose Kawasaki KLR 650.


Nem GS's, nem KTM's Adventure, nem nada...esta seria a minha escolha.  :)
Título: Re: Numa hipotética volta ao Mundo...que tipo de moto levarias?
Enviado por: TMXR em Março 19, 2017, 00:55:40, 00:55
Bmw GS 1200... com suspensao mecanica  ;)


Ou entao KTM 1290  :nice:
Título: Re: Numa hipotética volta ao Mundo...que tipo de moto levarias?
Enviado por: meneses85 em Março 19, 2017, 01:37:25, 01:37
GSA 1200, 1290 ADVENTURE ou Super Teneré...

Enviado do meu SM-T550 através de Tapatalk

Título: Re: Numa hipotética volta ao Mundo...que tipo de moto levarias?
Enviado por: Sapiens21 em Março 19, 2017, 09:21:03, 09:21
Visto não ter uma equipa de mecânicos ou até mesmo de patrocinadores atrás, teria que levar algo com provas dadas e mecânica algo simples.

Talvez uma transalp 600/650  :cool:

Caso contrario, iria também para a KTM SuperAdventure, va a 1190 adventure chegava.  :megafeliz:


Sim, com equipa de mecânicos atrás também iria direitinho para uma Big Adventure.  :nice:

Mas não sendo tal possível, a opção algo mais simples faria todo o sentido.

Referi uma Kawasaki KLR 650 por ser um modelo com excelentes provas dadas em percursos variados (infelizmente deixou de se vender por cá...e quanto muito consegue-se por encomenda), mas uma leve e eficaz Ténéré 660 também a colocaria facilmente nas candidatas. Isto sem esquecer que uma CRF250L também o faria bem, ainda que no seu ritmo.  :nice:
Título: Re: Numa hipotética volta ao Mundo...que tipo de moto levarias?
Enviado por: mneves em Março 19, 2017, 09:43:49, 09:43
Com muita sinceridade☺seria com o que tenho  só bastava ter dinheiro para tal ,fica o sonho/desejo!
Título: Re: Numa hipotética volta ao Mundo...que tipo de moto levarias?
Enviado por: Sapiens21 em Março 19, 2017, 11:05:51, 11:05
Sim, a bem dizer qualquer motociclo, por mais improvável que seja, conseguirá fazê-lo.
Assim de repente lembro-me de uma Vespa que, mesmo com a sua roda pequena e os muitos contratempos, percorreu milhares de Kms numa viagem épica. Existe por cá um tópico que retrata a sua viagem... :)

Mas existem modelos que naturalmente conseguem um desafio destes de forma mais facilitada que outros. No entanto, se surgem problemas p.ex. no meio do coração Africano, a simplicidade mecânica é uma ajuda...

Muitos seguem com uma viagem para a frente levando unidades usadas, umas com comprovadas capacidades e outras nem tanto, mas sendo comum a elas o facto de terem mecânicas que se resolvem em "qualquer barracão" no meio do deserto.

Lá vai o Alex Chacon... :palmas:

(http://www.horizonsunlimited.com/events/california-2014/images/AlexChacon-MMD7.jpg)
Título: Numa hipotética volta ao Mundo...que tipo de moto levarias?
Enviado por: twin-pt em Março 19, 2017, 16:16:41, 16:16
Arranjava uma moto de mecânica simples e sem electrónicas, como as primeiras R80 ou R100GS ou alguma moto equivalente. Algo que qualquer mecânico em qualquer lugar conseguisse arranjar em caso de necessidade!

E levava na mochila muitas embalagens de UL250 e Imodium... :lolol:
Título: Re: Numa hipotética volta ao Mundo...que tipo de moto levarias?
Enviado por: Sapiens21 em Março 19, 2017, 18:06:31, 18:06
A questão é que uma volta ao Mundo implica circular durante milhares de Kms em diferentes tipos de terreno e por vezes acontecem coisas (perfeitamente normais) que, em determinados modelos, não se resolvem facilmente com ferramentas normais, ou com atilhos, ou com WD-40...

E nessas alturas podemos estar num local que desconhecemos e de difícil acesso, a +500kms da oficina mais próxima...pelo menos de uma que realmente consiga mexer no nosso motociclo Hi-Tech.

Claro que pode até correr razoavelmente bem e sem grandes azares, mas a simplicidade mecânica ajuda muito nessas alturas e recordo-me p.ex. do Ed March que levou uma C90 com 30 anos a fazer uma volta ao Mundo.

Parece um vídeo "fatela" no início, mas garanto que depois vão gostar do que este tipo fez.  :nice:


Se pesquisarem por Ed March, vão depois encontrar mais... :)
Título: Re: Numa hipotética volta ao Mundo...que tipo de moto levarias?
Enviado por: JPA em Março 19, 2017, 22:34:06, 22:34
Eu numa hipotética volta ao mundo, ia na minha Suzuki .

22litros de gasolina no mínimo de 87 octanas  , eletrónica q.b. com poucos artifícios, e um motor com um excelente binário, apto para tudo...


---mas se pudesse escolher outra, seria a XTZ1200 Super Teneré.  :tornarseanjinho:

Título: Re: Numa hipotética volta ao Mundo...que tipo de moto levarias?
Enviado por: Cross em Março 19, 2017, 23:48:46, 23:48

Africa Twin seria a minha escolha. Na opção mais simples com moto actual.
Senão uma "scrambler" da moda.

Também acho que com toda a eletrotécnica e dependendo dos sítios da viagem, sem assistência mecânica hoje em dia nenhuma dava a volta :)

Voltando ao passado...Lembro-me das Suzuki DR e as Yamaha XT 500, que seria acho que as primeiras a combinar o off-road/Road. Sendo a BMW o mesmo "Gelände/Straße" G/S tradizindo "terra/Estrada" com a 80 salvo erro.

 
Título: Re: Numa hipotética volta ao Mundo...que tipo de moto levarias?
Enviado por: dfelix em Março 20, 2017, 12:15:03, 12:15
Se pudesse escolher...  provavelmente seria uma Tiger 800!  :)


Senão uma "scrambler" da moda.

Daria perfeitamente.
Só que... tinhas de levar uns jerrycans auxiliares.
E nem é pelo consumo! Estas "scramblers" da moda não deixam de ser motos sobretudo citadinas... logo os depósitos de combustível são minúsculos.

Título: Re: Numa hipotética volta ao Mundo...que tipo de moto levarias?
Enviado por: RbAfonso em Março 20, 2017, 17:38:00, 17:38
A solo e com orçamento apertado, muito provavelmente levaria uma  honda cbf 125. Barata, mecanica fácil, versátil, boa autonomia e com alguma capacidade de carga. Isto pensando em passar por países asiáticos, sul americanos e até africanos. Com alguns trocos talvez seguisse numa teneré ou até na minha NC :)
Título: Re: Numa hipotética volta ao Mundo...que tipo de moto levarias?
Enviado por: Moto2cool em Março 20, 2017, 18:31:22, 18:31
Numa hipotética volta ao Mundo...que tipo de moto  eu levaria? Levava a minha BtC (para os desatentos uma Suzuki SV 650)  porque que é minha e eu sei lá quem já andou com as outras motas, e em cada paragem tirava-a do comboio e visitava esse lugar ;)
Título: Re: Numa hipotética volta ao Mundo...que tipo de moto levarias?
Enviado por: marb em Agosto 19, 2017, 13:36:01, 13:36
Sem sombra de dúvida, a Honda Africa Twin ou a BMW R 1200 GS
Título: Re: Numa hipotética volta ao Mundo...que tipo de moto levarias?
Enviado por: jpcontreiras em Agosto 19, 2017, 17:32:55, 17:32
Levava uma Gold Wing com kit trike e reboque.  :nice:
Título: Re: Numa hipotética volta ao Mundo...que tipo de moto levarias?
Enviado por: João_Santos em Agosto 19, 2017, 17:59:44, 17:59
Existem alguns viajantes que já fizeram várias voltas ao Mundo de CUB 110 tendo percorrido um deles mais de 400.000 klms.

Eu optaria pela CB500X e de certeza não ficaria pelo caminho.

João  :scooter: :scooter:
Título: Re: Numa hipotética volta ao Mundo...que tipo de moto levarias?
Enviado por: Black em Agosto 19, 2017, 22:59:57, 22:59
Dar a volta ao mundo!?
Isso num dos círculos polares deve ser perto não!?
Eu pessoalmente levava uma CRF250L para imitar a miúda que fez a volta ao mundo com uma.
Título: Re: Numa hipotética volta ao Mundo...que tipo de moto levarias?
Enviado por: Sapiens21 em Agosto 19, 2017, 23:10:33, 23:10
 :nice:

Escolha sensata.
A CRF 250 também estaria entre as minhas eleitas.

Se bem que tenho a Kawasaki KLR 650 como algo de muito especial para partir à aventura.
E já são alguns os que foram bem longe com uma.  :nice:
Título: Re: Numa hipotética volta ao Mundo...que tipo de moto levarias?
Enviado por: Black em Agosto 20, 2017, 09:08:33, 09:08
As KLR eram excelentes meninas sim senhor.
 :nice:
Título: Re: Numa hipotética volta ao Mundo...que tipo de moto levarias?
Enviado por: João_Santos em Agosto 20, 2017, 13:58:41, 13:58
Para que não resultem duvidas.

https://www.facebook.com/Yagoporamerica/

João  :scooter: :scooter: