Clube Português Motociclismo

GERAL => Assuntos Diversos => Tópico iniciado por: Sapiens21 em Abril 10, 2017, 17:48:13, 17:48

Título: Moto-Sharing...eras capaz de "embarcar" nisto? :-)
Enviado por: Sapiens21 em Abril 10, 2017, 17:48:13, 17:48
Moto-Sharing...eras capaz de "embarcar" nisto?  :-)



(http://true-beachfront.com/media/cache/b3/a3/b3a30a37d43c8d275d4fde1ebd839acd.jpg)
http://true-beachfront.com/media/cache/b3/a3/b3a30a37d43c8d275d4fde1ebd839acd.jpg



É sabido que já existe por vários países o "car-sharing", o "Neighbour-to-Neighbour car sharing", o "car next door", enfim...há nomes para todos os gostos e todos porventura com as suas particularidades, sendo que o referido em primeiro lugar é o mais conhecido e habitualmente funciona como uma disponibilização de uma frota de carros, podendo o aluguer fazer-se ao trajecto e ao minuto.


Mas além das empresas com as ditas frotas de veículos próprios (e os eléctricos estão em voga nas mesmas), existe nalguns países a possibilidade de se utilizarem determinados automóveis pertencentes a um grupo de pessoas registadas em sites de "car sharing"...


Acontece que no caso das motos a coisa nunca teve tanta visibilidade nesta última vertente mais particular, havendo apenas o normal aluguer de motociclos de empresas. Pelo menos assim se tem passado até aos últimos anos a esta parte, isto porque vão aparecendo notícias de algo que parece querer seguir o exemplo do car-sharing na vertente de motociclos de particulares cedidos a terceiros...


Como os mais atentos a estas coisas já saberão, existe desde há anos uma fácil e rápida possibilidade de alugar um motociclo (estando curiosamente também em voga os eléctricos), não faltando empresas especializadas e a operar com relativo sucesso nessa área.


Mas segundo li, este tipo de modelo de negócio - que até admito poder verificar-se pontualmente em alguns países mas de forma "tímida" - poderá em breve estender-se ao aluguer das próprias motos de particulares a terceiros (a acontecer este ano em algumas cidades Espanholas), mediante regras e cumprimento do funcionamento deste tipo de modelo, possibilitando desta forma ganhar-se algum dinheiro extra.


Claro que as "regras" têm mesmo de existir por forma a evitar problemas. Entre as mesmas está a obrigatoriedade de se ter um seguro específico para este tipo de utilização e contar-se com um dispositivo específico que permite bloquear a moto à distância, mediante um depósito de €99,00 que se recupera no momento em que termina o contrato com a empresa que gere este tipo de modelo de negócio.


E tu, acaso estarias disposto a entrar numa de "moto-sharing"?   8)

Para quem quiser espreitar uma notícia recente do que vai acontecer em Espanha, pesquisar AQUI: http://www.formulamoto.es/electrica/2017/03/21/outo-nueva-empresa-moto-sharing/17920.html



"(....)
Pero aporta una novedad en este tipo de empresas: permitirá a los usuarios alquilar sus propias motos a terceros que las quieran utilizar durante el tiempo que quieran. Será este usuario el que establezca el precio de alquiler. Establecerá el rango de utilización y los periodos por los que se alquila esa moto permitiendo así sacarse un dinero de una moto que no se está utilizando. Deberán cumplir algunos requisitos (seguro para esta utilización, por ejemplo) y contar con el "Kit Outo", el dispositivo que permite controlar esa moto y que incluye un bloqueador a distancia. Este kit lo entrega la propia empresa, con un depósito de 99€ que recuperarás en el momento en que acabes el contrato con Outo.(....)
Título: Re: Moto-Sharing...eras capaz de "embarcar" nisto? :-)
Enviado por: TMXR em Abril 10, 2017, 18:12:37, 18:12
Eu nao so alinhava como ate comprava mais 1 ou 2 maquinas para ir alugando  :nice:
Título: Re: Moto-Sharing...eras capaz de "embarcar" nisto? :-)
Enviado por: dfelix em Abril 10, 2017, 18:58:24, 18:58
Há uns tempos apareceu por cá uma empresa chamada "Mistress Club" com um modelo de negócio deste género...

Tinha vários modelos premium que através de uma mensalidade (que não era propriamente barata) acumulava-se "pontos" que depois valiam períodos de utilização a reservar numa agenda deles.
O negócio certamente que não vingou... pois nunca mais ouvi falar deles.


Título: Re: Moto-Sharing...eras capaz de "embarcar" nisto? :-)
Enviado por: TMXR em Abril 10, 2017, 19:14:42, 19:14
Esse era um bocadinho diferente e funcionava como o "P1 Supercar Club" que é um dos mais conhecidos do genero (e que tambem ja faliu  :lolol:.)


A ideia é formar um clube para o qual entras com uma joia e pagas uma cota anual, tendo depois à tua disposicao um conjunto de maquinas de que podes usufruir segundo algumas regras (limitacao de dias, kms, etc). No fundo é em tudo identico a um "time-sharing".




Estes modelos de negocio de "car/moto sharing" são diferentes... nao pagas para usufruir de algo que nao é, nem nunca será teu, mas tratam-se de tirares um rendimento de algo de que ja es o proprietario, funcionam como se tratasse de uma empresa de aluguer de automoveis: qualquer pessoa pode alugar o teu veiculo pessoal, bastanto para tal pagar-te um valor diario, podendo tu estipular a quantidade de Kms a serem feitos diariamente  :nice:


Tenho 2 carros que actualmente estão praticamente sempre parados... ja pensei em os meter "a render"  :D :D...
Título: Re: Moto-Sharing...eras capaz de "embarcar" nisto? :-)
Enviado por: Moto2cool em Abril 10, 2017, 20:44:38, 20:44
Motas e mulheres não se emprestam a ninguém,... nem pagando  :stuck_out_tongue_winking_eye:
Título: Re: Moto-Sharing...eras capaz de "embarcar" nisto? :-)
Enviado por: Luis Salgueiro em Abril 10, 2017, 21:20:27, 21:20
Motas e mulheres não se emprestam a ninguém,... nem pagando  :stuck_out_tongue_winking_eye:

'Nunca digas Nunca' , tá visto que não viste o filme 'proposta Indecente'  :tornarseanjinho:
Título: Re: Moto-Sharing...eras capaz de "embarcar" nisto? :-)
Enviado por: dfelix em Abril 10, 2017, 22:49:15, 22:49
Motas e mulheres não se emprestam a ninguém,... nem pagando 

Exacto. Despacham-se quando ainda valem alguma coisa para ir buscar modelos mais novos.
Título: Re: Moto-Sharing...eras capaz de "embarcar" nisto? :-)
Enviado por: TMXR em Abril 11, 2017, 00:16:06, 00:16
Estamos no século XXI... À moda e o wife-swapping  :D
Título: Re: Moto-Sharing...eras capaz de "embarcar" nisto? :-)
Enviado por: Sapiens21 em Julho 17, 2017, 17:36:35, 17:36
Paris também parece ter acabado de entrar nisto...e em força!  :feliz:

A cidade de Paris contará com 600 unidades da pequena scooter cuja imagem poderão ver abaixo e ao preço de €4,00 por cada meia hora.

E fontes da Bosch parecem indicar que Madrid e Barcelona lhe seguirão em breve... VER LINK (http://www.masmoto.net/actualidad-seguridad-vial/motos-electricas-compartidas-coup-espana/)



(http://static4.masmoto.net/actualidad-seguridad-vial/files/2017/07/scooter_electrico_compartido_coup_masmoto_01.jpg)

Não tarda e chega cá também... 8)
Título: Re: Moto-Sharing...eras capaz de "embarcar" nisto? :-)
Enviado por: dfelix em Julho 19, 2017, 00:01:52, 00:01
Não tarda e chega cá também... 8)


Recentemente experimentei as ecooltra que andam a circular por Lisboa.
Já tinhas lançado um tópico sobre elas aqui (http://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=1868.msg20312#msg20312).  ;)

(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20170605/964f600e88c7d5f0188a626b122a6d5f.jpg)

Consegui a proeza de avariar uma logo na minha primeira utilização!  :blush:
Título: Re: Moto-Sharing...eras capaz de "embarcar" nisto? :-)
Enviado por: Sapiens21 em Julho 19, 2017, 00:17:15, 00:17
O design destas Coop parece-me um pouco mais interessante. O resto não sei...
Mais um tempo (leia-se, uma década) e o mercado terá mudanças que adivinho muito grandes...

Deixa ver o que nos espera.
Daqui por uns tempos estamos a discutir no fórum as capacidades das baterias em Ah e qual o seu range ou capacidade regenerativa da travagem.  :lolol:
Título: Re: Moto-Sharing...eras capaz de "embarcar" nisto? :-)
Enviado por: dfelix em Julho 19, 2017, 00:31:55, 00:31
O design destas Coop parece-me um pouco mais interessante. O resto não sei...

Sim. São muito mais bonitas.
E têm aspecto de algo pensado de raiz para o efeito.

As da ecooltra são umas quaisquer 50cc modificadas.